Item Box

Ícones da Nintendo unidos lutando a seu favor: Descubra o poder das Assist Trophies de Super Smash Bros. Brawl (Wii)!

Trophies são estatuetas colecionáveis presentes na série principal de luta da Nintendo desde a versão para GameCube, Super Smash Bros. Mel... (por Anônimo em 08/01/2014, via Nintendo Blast)

Trophies são estatuetas colecionáveis presentes na série principal de luta da Nintendo desde a versão para GameCube, Super Smash Bros. Melee. Relembrando diversas personalidades, itens e localizações que permeiam a história da empresa, essas figuras traziam consigo um pequeno texto ilustrativo demonstrando a importância daquela referência. Uma das maiores novidades que o último lançamento da franquia, Super Smash Bros. Brawl, trouxe para o combate foram os Assist Trophies, versões vivas dessas estatuetas que lutam ao seu lado auxiliando a nocautear seus oponentes. Confira todas elas!

Parecidos, mas diferentes

Assist Trophies têm uma finalidade bem similar a outro item recorrente da série, as Poké Balls: diversas celebridades (esquecidas ou não) do universo Nintendo são invocadas para o campo de batalha e se aliam ao jogador que as usou. É por esse mesmo motivo que nenhum Pokémon pode ser invocado por um Assist Trophy, visto que os monstrinhos de bolso já possuem seu próprio item de invocação. Assim como Pokémons de Poké Balls, Assist Trophies também são invencíveis em sua maioria, então a melhor estratégia para se defender deles é correr!

Não se desespere: assim como ocorre em alguns casos de Pokémons das Poké Balls, nem todas as invocações de Assist Trophies são perigosas
Apesar das similaridades, a função de um Assist Trophy varia bastante de acordo com o personagem invocado. Por exemplo, diferente das Poké Balls que são conhecidas por trazer o inferno à arena de batalha quando utilizadas em imensas quantidades e ao mesmo tempo, somente uma invocação de Assist Trophy pode ser trazida a arena de uma vez. Mesmo que a configuração de frequência de itens esteja alta, o próximo Assist Trophy somente irá surgir na arena depois que a última invocação deixá-la.

Mas o principal ponto a destacar é sua utilização bem diferente do uso de uma Poké Ball. Uma vez em mãos, o Assist Trophy será automaticamente usado pelo seu personagem, levando em consideração que ele esteja em pé e tocando o chão e não durante um pulo, recebendo um golpe ou atacando. Isso nem sempre é bom porque, como acontece com Poké Balls, existem horas mais oportunas para usar Assist Trophies e aproveitar os descuidos dos adversários.

A invocação de um Assist Trophy será liberada assim que você pegar o item do chão, então planeje sua estratégia com antecedência
Além disso, usar determinados tipos de Assist Trophies perto das beiradas da arena pode inutilizar totalmente a invocação. Uma forma recomendada de evitar esse desperdício é pegar o item durante um pulo (através do botão de ataque ou, mais agilmente, pelo de defesa) ou pular logo antes de pegá-lo do chão. Dessa forma, você terá um pouco mais de espaço e tempo para se posicionar melhor antes de lançar a invocação aliada.
Contudo, fique atento: seus oponentes podem fazer você largar o item desferindo golpes e provavelmente tentarão te manter suspenso no ar para isso

Mas que bela coleção de troféus!

Super Smash Bros. Brawl possui 27 convidados diferentes que podem ser invocados através das Assist Trophies para te ajudar (ou atrapalhar a todos!) no meio do combate. Todos eles possuem uma franquia de origem e, dos 27 personagens, 6 são secretos e exigem o cumprimento de algum objetivo antes de serem encontrados por esse item. Em ordem alfabética, são eles:

Andross

Franquia: Star Fox
Homenageando sua robótica aparência original do primeiro jogo da série lançado para Super Nintendo, o antagonista de Fox McCloud voa para o fundo da arena quando invocado e arremessa projéteis retangulares nos oponentes do jogador que o invocou por alguns segundos.

Barbara the Bat

Franquia: Jam with the Band
Uma invocação secreta que exige o desbloqueio de 25 músicas do My Music para poder ser usada. A protagonista roqueira da série de jogos musicais de Nintendo DS conhecidos como Daigasso! Band Brothers no Japão, Barbara toca sua guitarra elétrica e emite ondas sonoras “eletrizantes”, machucando qualquer oponente que esteja por perto.

Devil

Franquia: Devil World
Vilão de um obscuro jogo para Famicom desenvolvido por Shigeru Miyamoto e lançado apenas no Japão, Devil tem o poder de modificar os limites da tela, aproximando-os para perto da arena, o que não necessariamente beneficia o jogador que o invocou. Contudo, ultrapassar as margens da tela que Devil manipula não penaliza os jogadores com Hoop Damage, isto é, o dano-sobre-tempo acumulado ao deixar dos limites da arena.

Dr. Wright

Franquia: SimCity
Dr. Wright era o carismático conselheiro do jogador e prefeito na versão de SimCity para Super Nintendo. Além de ter seu nome emprestado do criador da série Will Wright, ele tem a habilidade de magicamente construir prédios assim que é invocado ao campo de batalha, lançando todos os oponentes que estiverem no local da construção para cima com bastante força.

Excitebikes

Franquia: Excitebike
Diversos (e minúsculos) motoqueiros em 8-bit do clássico de NES Excitebike podem ser invocados para causar uma verdadeira onda de dor aos oponentes atingidos por eles. Alguns corredores caem para fora da arena ao chegar nas bordas, enquanto outros dão a volta e continuam atacando por mais algum tempo.

Gray Fox

Franquia: Metal Gear
Um dos mais misteriosos antagonistas de Solid Snake, que exige o desbloqueio de Snake como personagem jogável para ser invocado. Pelo antigo nome de Frank Jaeger e revestido por uma armadura exoesquelética, o ciborque-ninja percorre a arena cortando os oponentes com sua espada, que também pode refletir projéteis inimigos. Gray Fox compõe uma das duas invocações third-party cuja marca a Nintendo não tem propriedade.

Hammer Bro

Franquia: Super Mario
Representando um dos mais altos postos das tropas “tartarugônicas” de Bowser, o Hammer Bro arremessa martelos nos adversários da forma como faz nos jogos do encanador bigodudo. Ele também aparece em algumas fases do modo The Subspace Emissary como um inimigo comum.

Helirin

Franquia: Kururin
Helirin é um peculiar helicóptero controlado pelo protagonista Kururin para resgatar seus irmãos perdidos no jogo Kuru Kuru Kururin, de Game Boy Advance, lançado apenas em território japonês e europeu. Quando invocado, Helirin voa até uma parte da arena e passa a servir de obstáculo, podendo ser usado como plataforma ou parede contra outros perigos.

Infantaria & Tanques

Franquia: Advance Wars
Desbloqueado após jogar 300 partidas. Diversos soldados e tanques do exército Orange Star podem ser invocados para lutarem pelo jogador, atirando em tudo no seu caminho. O sentido em que avançam depende da direção na qual o jogador estiver olhando antes de usar o item. Assim como as invocações de Excitebike, esta utiliza gráficos originais do jogo de Game Boy Advance.

Isaac

Franquia: Golden Sun
Desbloqueado após jogar 200 partidas, o herói da série de RPGs da Camelot para Game Boy Advance usa seu feitiço de Psynergy “Move” para expulsar oponentes da arena em três tentativas. É possível desviar das mãos de energia criadas por ele através do comando de esquiva, o que requer bastante prática, então é mais fácil escapar de seus golpes pulando.

Jeff

Franquia: Earthbound
Filho do famoso cientista Dr. Andonuts, Jeff Andonuts é amigo de Ness e um dos “quatro escolhidos” na aventura de SNES. Como é o único da turma a não desenvolver os misteriosos poderes de PSI, ele busca compensar essa falta construindo bugigangas para combater Giygas. Quando invocado, Jeff usa uma dessas invenções, os Bottle Rockets, poderosos foguetes teleguiados feitos de garrafas. A quantidade lançada depende da colocação do jogador que o invocou, sendo ao máximo quatro foguetes, e seus ataques sempre terminam com um foguete ainda mais poderoso, o Big Bottle Rocket.

Jill

Franquia: Drill Dozer
Protagonista de um criativo jogo do mesmo criador da série Pokémon, Satoshi Tajiri, e desenvolvido pela Game Freak para Game Boy Advance, Jill se torna líder de um grupo de ladrões justiceiros quando seu pai é ferido e precisa deixar o cargo. Da mesma forma que no seu jogo, ela utiliza seu Drill Dozer como furadeira, machucando todos os oponentes pelo caminho quando é invocada.

Kat & Ana

Franquia: Wario Ware
Obviamente combinadas para se ler “Katana”, Kat & Ana são veteranas na série de festa Wario Ware, estrelando como ninjas desde o primeiro jogo da franquia. Apesar disso, elas ainda mal deixaram o jardim de infância! Kat, a mais velha, de cabelo rosa, adora animais, enquanto Ana, a irmã caçula de cabelo laranja, ama plantas. Quando invocadas, elas voam pela tela cruzando em X sobre os adversários. Encostar em uma das duas durante o golpe causa 10 pontos de dano, mas ficar no meio da cruz que formam dobra a força do ataque.

Knuckle Joe

Franquia: Kirby
Um dos diversos inimigos cuja habilidade Kirby pode copiar em Kirby Super Star (SNES), Knuckle Joe transfere poderes de artes marciais à bolota rosa, ensinando-o diversas técnicas de combate corpo a corpo. Ao ser invocado para a arena de Smash, Knuckle Joe cria uma barreira de socos usando sua técnica “Vulcan Jab” e finaliza com seu gancho “Rising Break” ou o poderoso soco “Smash Punch”. Trata-se de uma das invocações mais mortais sendo capaz de nocautear um oponente à partir de 0% de dano se usado da forma correta.

Lakitu e Spinies

Franquia: Super Mario
Lakitus são um dos inimigos mais clássicos da série Super Mario, ao lado de Goombas, Koopa Troopas e Piranha Plants, existindo desde os primórdios da primeira aventura do encanador em Super Mario Bros. para NES. Foi pensando nesse mérito que Lakitu retém sua aparência pixelizada e nostálgica como uma invocação de Assist Trophy. Ele ajuda o jogador que o invocou lançando Spinies sobre os oponentes, que, em compensação, podem tentar nocauteá-lo caso alcancem sua altitude. Inimigos feridos em Spinies que ainda não caíram no chão são lançados com força para baixo, algo conhecido por Meteor Smash.

Little Mac

Franquia: Punch-Out!!
Um lutador peso leve que faz jus a seu nome, Little Mac consegue ser mais baixo até mesmo que Mario. Sua força não condiz com o tamanho, contudo, e, quando invocado, pode realmente fazer um estrago nos oponentes dando socos e ganchos de alto dano. Só não dependa muito dele, já que costuma cair da arena facilmente. O design dessa invocação é baseado na aparência clássica de Little Mac do Punch-Out original para NES, ao invés da mais recente do último jogo lançado para o Wii, pois o remake saiu apenas um ano após Super Smash Bros. Brawl.

Lyn

Franquia: Fire Emblem
Representando a ilustre ocasião em que Fire Emblem estreou no ocidente através do sétimo jogo da série, para Game Boy Advance, Lyndis é uma nômade das planícies de Sacae cujo ataque, ao ser invocada, imita os golpes críticos aleatórios do seu jogo. Empunhando a Mani Katti, Lyn se concentra, desaparece por um momento e reaparece atingindo o oponente mais próximo dela com grandes chances de nocauteá-lo, dependendo do dano acumulado.

Metroid

Franquia: Metroid
As criaturas alienígenas que dão nome à série de aventuras espaciais e são o pesadelo da caçadora de recompensas Samus Aran reaparecem como uma invocação de Assist Trophy para te ajudar no combate. Sua função é se cravar nos crânios dos oponentes, causando dano constante. Diferente da penalidade de flor do Lip’s Stick, o Metroid também provoca paralisia nos seus alvos, tornando a recuperação muito mais difícil. É possível se soltar mais rapidamente das garras do monstrengo atacando e se mexendo com vigor.

Mr. Resetti

Franquia: Animal Crossing
Mr. Resetti é uma toupeira de pavio curto bem estressada responsável pela segurança no progresso de jogo dos moradores da série Animal Crossing. Se você desligar seu jogo sem salvar, pode ter certeza que Mr. Resetti estará te esperando com uma bronca bem longa da próxima vez que voltar a jogar. Ao ser invocado, Mr. Resetti não ajuda praticamente nenhum dos lados da luta, preferindo usar seu tempo para reclamar dos jogadores e criticar o combate, ocupando boa parte da tela e obscurecendo a ação com um balão de fala. Se levar muitos golpes, sua bronca dura ainda mais tempo, e ele pode até literalmente explodir de tanta raiva!

Labrador Retriever

Franquia: Nintendogs
Filhote-propaganda da versão Labrador & Friends da famosa série de cãezinhos virtuais de Shigeru Miyamoto para Nintendo DS, o pequenino Labrador retriever obscurece praticamente toda a visão da arena ao ser invocado, sem ajudar substancialmente qualquer dos lados da luta. Apesar disso, existe uma vantagem em usá-lo contra oponentes CPU já que, para simular confusão, a inteligência artificial simplesmente cessa suas ações na presença do “Nintendog” até que ele deixe a tela. Masahiro Sakurai, diretor da série, escolheu essa raça de filhote por ser, segundo ele, a mais famosa em todo o mundo.

Ray MK III

Franquia: Custom Robo
Desbloqueado após jogar 100 partidas. Ray MK III é a terceira iteração do modelo “Ray” de robôs personalizáveis da série Custom Robo usado pelo protagonista de Custom Robo Arena, o primeiro jogo da franquia para Nintendo DS. Mesmo com seu pequeno tamanho de robô de brinquedo, Ray pode devastar oponentes com seus ágeis disparos à laser e mísseis explosivos. Além disso, ele persegue jogadores fujões com propulsores nas suas costas, dando bastante dor de cabeça para quem pretende evitá-lo.

Samurai Goroh

Franquia: F-Zero
Um antigo rival de Captain Falcon nas corridas intergaláticas de naves espaciais F-Zero, Samurai Goroh também é líder de uma facção de bandidos que vivem atrás de tesouros e recompensas e piloto da nave número 5, a Fire Stingray. Ao ser invocado, Samurai Goroh usa sua espada para perseguir os oponentes de seu invocador assim que entra na arena.

Saki

Franquia: Sin and Punishment
Protagonista de um shooter on-rails que era exclusivamente japonês até seu lançamento no Virtual Console para Wii em 2007, Saki Amamiya é membro da equipe de resgate da raça humana na invasão dos alienígenas conhecidos como Ruffians, que pretendem dizimar nossa espécie. Saki utiliza sua Dolphin Gun, uma espécie de híbrido entre arma e espada, para atirar nos oponentes distantes e cortar os que se atrevem a chegar perto dele.

Shadow The Hedgehog

Franquia: Sonic The Hedgehog
Conhecido como “forma de vida perfeita”, Shadow foi o mais novo antagonista de Sonic assim que estreou na série em Sonic Adventure 2 para Dreamcast (e pela primeira vez em um console Nintendo em Sonic Adventure 2: Battle para GameCube). Uma das duas invocações third-party que não pertencem à Nintendo, Shadow utiliza o poder das Chaos Emeralds para conjurar Chaos Control, um feitiço que torna o tempo devagar para todos os adversários. Ele é desbloqueado juntamente com Sonic como personagem jogável.

Starfy

Franquia: The Legendary Startfy
Estrelar protagonista de uma famosa série nipônica que já conta com três jogos para GBA e dois para Nintendo DS, sendo o último o único também lançado no ocidente, Starfy é príncipe do reino de Pufftop e chegou até mesmo a conhecer e se aliar momentaneamente a Wario. Como uma invocação, Starfy tem a enorme desvantagem de ser vulnerável a ataques e facilmente nocauteado para fora da arena. Acerte-o muitas vezes, contudo, e ele explodirá, o que pode ser perigoso para oponentes demasiadamente ofensivos.

Tingle

Franquia: The Legend of Zelda
Tingle é o estranho mas carismático personagem da série The Legend of Zelda que acredita ser a reencarnação de uma fada e ajuda Link de diversas maneiras ao longo dos jogos do herói desde sua primeira aparição em Majora’s Mask. Como a única invocação representando o universo de Zelda, Tingle aparece com o design de The Wind Waker e, através do feitiço das suas palavras mágicas "Tingle! Tingle! Kooloo-limpah!", realiza as um dos efeitos: criar diversos Hammers e Golden Hammers, tornar o chão escorregadio para todos os jogadores, aproximar a câmera para quem o invocou, aplicar o efeito de Curry em todos os jogadores ou simplesmente sair voando sem causar nenhuma mudança na luta.

Waluigi

Franquia: Super Mario
O rival de Luigi equivalente ao que Wario é para Mario, Waluigi surge, como uma invocação, com uma raquete de tênis para representar sua estreia na série do encanador: Mario Tennis, para Nintendo 64, no ano de 2000. Outra justificativa para isso é que Waluigi é um dos poucos personagens da série que não foi criado por Shigeru Miyamoto e sim por Fumihide Aoki, da Camelot, responsável por Mario Tennis e Mario Golf. Ao ser invocado, Waluigi luta contra os outros oponentes dando diversos chutes com longas pernas e finalizando com um mais forte ou uma raquetada.

O que vem por aí

Diretor de jogos e da série Super Smash Bros, Masahiro Sakurai já confirmou a volta dos Assist Trophies nos próximos títulos, Super Smash Bros. for Wii U e Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, mas ainda poucos deles foram revelados no seu blog.

Uma invocação que volta à arena de batalhas de Smash Bros. aparentemente com a mesma função é o cãozinho de Nintendogs, dessa vez representado por um buldogue francês.


Outro que reaparece para ajudar os jogadores no combate é Starfy, de The Legendary Starfy. Não sabemos se dessa vez ele manterá as mesmas desvantagens de Super Smash Bros Brawl.


Por fim, uma invocação totalmente nova! Skull Kid vestindo a Máscara de Majora, de The Legend of Zelda: Majora’s Mask, também aparece nos próximos jogos da série. Sua pose na foto relembra a forma de como Skull Kid atraia a Lua para mais perto de Termina, mas seu efeito em Smash Bros. ainda é desconhecido.


Já sobre as imagens publicadas pelo diretor em seu blog, corre certa especulação a respeito de uma onde Zelda parece estar aliada a um Phatom de The Legend of Zelda: Phatom Hourglass e The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Essa poderia ser uma nova invocação, visto que Zelda, no fundo, faz uma provocação ao invés de um ataque, porém, por enquanto, tudo isso são apenas rumores até que Sakurai se pronuncie.

Agora é sua vez: Diga nos comentários quais astros e estrelas do multiverso Nintendo você gostaria de ver (ou rever) nos próximos jogos da série como uma invocação de Assist Trophy. Explique sua decisão dizendo a importância desse personagem para seu jogo de origem, como ele poderia ajudar no campo de batalhas e quais efeitos poderia trazer a favor dos jogadores!

Revisão: Bruna Lima
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostaria que o Isaac ou o Mathew de GS fossem jogáveis nesse novo Smash. Um novo Assist trophy que ficaria legal aparecer seria o Young Link de Majora's usando, aleatoriamente, uma das máscaras de transformação (Deku, Zora, Goron ou Fierce Deity). Mas como já apareceu o Skull kid, acho meio difícil ele aparecer. Eu acho que o Falco deveria voltar desta vez como um trophy :P

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google