Nintendo divulga os resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal; Wii U vendeu 2,4 milhões de unidades nos últimos nove meses

A Nintendo divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal 2013-14. Até o final de dezembro, a Big N obteve um luc... (por Alex Sandro de Mattos em 29/01/2014, via Nintendo Blast)


A Nintendo divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal 2013-14. Até o final de dezembro, a Big N obteve um lucro líquido total 10.195 milhões de ienes (aproximadamente 99 milhões de dólares), 30% a menos em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas totalizaram 499.1 bilhões de ienes (ou 4.39 bilhões de dólares), sendo que desse total, 68,1% foram em vendas fora do Japão.


Entre os meses de abril e dezembro de 2013, a Nintendo obteve um prejuízo operacional de 1.578 milhões de ienes (aproximadamente 15.3 milhões de dólares) devido à desvalorização do iene em relação ao dólar e euro, e diminuição das vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano fiscal anterior, causado pela fraca vendagem do Wii U. Ainda assim,  o número é relativamente alto: 499.12 bilhões de ienes (aproximadamente 4,8 bilhões de dólares), graças ao forte desempenho do Nintendo 3DS.


Nos últimos nove meses foram vendidos 2.41 milhões de unidades de Wii U, totalizando 5.86 milhões de consoles vendidos no mundo todo desde o lançamento. As vendas de softwares do Wii U totalizaram 15.96 milhões de unidades nesse mesmo período, com destaque para The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Super Mario 3D World e Wii Party U, que venderam mais de um milhão de unidades cada no mundo todo.

Foram vendidas 11.65 milhões de unidades do 3DS em todo o mundo entre abril e dezembro de 2013, sendo desse número 7.34 milhões de 3DS XL, 2.41 milhões de 2DS e o restante o modelo padrão do portátil, totalizando 42.74 milhões de unidades vendidas desde o lançamento. As vendas de software do 3DS atingiram 57.25 milhões de unidades no período com números impressionantes de Pokémon X & Y, que vendeu 11.61 milhões de unidades mundiais, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds com 2.18 milhões de unidades, Animal Crossing : New Leaf com 3.52 milhões, Mario e Luigi: Dream Team com 2 milhões de unidades e Tomodachi Collection: New Life com 1.82 milhões unidades vendidas.

Até dezembro de 2013 foram vendidos 100.9 milhões de unidades de Wii e 153.93 milhões de Nintendo DS. No número de softwares, foram vendidos 829.34 milhões de jogos de Wii e 942.32 milhões de jogos do DS.

A previsão da Nintendo é vender apenas 400 mil unidades no próximo trimestre fiscal no mundo todo. É evidente que o desempenho abaixo do esperado do Wii U foi o principal responsável pelos resultados financeiros e redução de previsão anunciada na semana passada. Apenas para comparação, desde o lançamento foram vendidos 5.86 milhões de unidades no mundo todo, enquanto já foram vendidos 4.2 milhões de PlayStation 4 e 3 milhões de Xbox One, sendo que o console da Nintendo está há mais de um ano no mercado e os concorrentes há apenas três meses.

O presidente da Nintendo já anunciou que efetuará cortes de salários de executivos pelos próximos cinco meses. Iwata fará um pronunciamento para acionistas amanhã a respeito sobre os próximos passos da Nintendo para melhorar os números no próximo ano fiscal e aguardaremos os próximos movimentos da Big N.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google