Sabia que a Nintendo já trabalhou com um híbrido de Game Boy Advance e celular em 2004?

Há vários comentários de analistas e jornalistas a respeito do mercado mobile e o impacto sobre a Nintendo. Mesmo que os acionistas da em... (por Alex Sandro de Mattos em 28/01/2014, via Nintendo Blast)


Há vários comentários de analistas e jornalistas a respeito do mercado mobile e o impacto sobre a Nintendo. Mesmo que os acionistas da empresa pressionem Satoru Iwata para lançar as franquias em smartphones e tablets, o presidente afirmou que não pretende levar as séries da Big N para outros dispositivos portáteis. Mas você sabia que a Nintendo já trabalhou em um híbrido de celular e portátil de jogos?


No ano de 2004, a companhia Danger, uma das mais especializadas em design e softwares para dispositivos portáteis, estava trabalhando em parceria com a Nintendo para a criação de um portátil híbrido de Game Boy Advance e o celular Sidekick.

Esse GBA/Sidekick possuía uma loja de aplicativos em que os usuários poderiam baixar jogos clássicos do Game Boy, como se fosse o Virtual Console que vemos hoje em dia no eShop do Wii U e 3DS. Chris Salvo, um ex-funcionário da Danger, revelou o conceito por trás desse híbrido de GBA e celular:
"Você ligava o seu Game Boy e jogava normalmente em seu portátil. Então, você recebia uma chamada telefônica, o jogo no Game Boy magicamente pausava e uma tela de alerta sobre o jogo perguntava se você queria atender a chamada. Assim que você terminasse a ligação, o jogo continuava normalmente.

Tínhamos a nossa própria rede e uma loja de aplicativos que parecia ser uma ótima maneira de distribuir ROMs de Game Boy. Tínhamos trabalhado em tudo também. Você podia navegar pelos jogos na loja de aplicativos do Game Boy, escolher um, comprá-lo, baixá-lo e estar jogando-o em segundos, sem a necessidade de carregar cartuchos com você."
Segundo o ex-funcionário, a Danger começou a trabalhar para tornar esse produto algo real e os executivos da Nintendo adoraram a ideia, porém, o projeto fracassou:
"Os executivos da Nintendo estavam encantados, eles absolutamente adoraram. Infelizmente... a licença da Nintendo para todos os seus jogos de seus catálogos não incluíam direitos para a distribuição eletrônica. Isso, juntamente com a necessidade de tirar novas screenshots, escrever um novo exemplar de catálogo em formato eletrônico, determinar preços, etc, significava que, de nenhuma maneira, poderíamos ter obtido um catálogo suficiente de títulos pronto em tempo para o Natal daquele ano. Todo o projeto fracassou e morreu, mas, caramba, foi legal!"
Mais uma história curiosa da Nintendo. Sabemos que a Big N raramente trabalha com outras companhias e é interessante notar alguns conceitos utilizados nos atuais hardwares da empresa que estavam sendo pensados em 2004.

Já imaginou um híbrido de portátil da Nintendo com celular? É mais uma história que apenas a nossa imaginação pode pensar no que aconteceria se esse projeto visse a luz do dia.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Seria uma saída inteligente para o uso dos smartphones, mas pelo menos para mim, os softwares disponíveis para ele teriam que ser únicos não apenas ports de jogos portáteis, basicamente seriam jogos indie da própria nintendo.

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  2. Espero que a Nintendo nao atire nos proprios pes e fique apenas com a liberacao de Demos para os celulares. Quem iria comprar um portatil sabendo que tem o mesmo jogo para celular. Aiaiai Nintendo, pense bem.

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