Game Music

Take That! Relembre todas as emoções vividas em um tribunal com a trilha sonora de Phoenix Wright: Ace Attorney (DS)

Como Phoenix Wright: Ace Attorney (DS) conseguiu cativar tantos, sendo um jogo de mecânicas tão simples? Talvez por causa de sua históri... (por Gabriel Gonçalves em 04/01/2014, via Nintendo Blast)

Como Phoenix Wright: Ace Attorney (DS) conseguiu cativar tantos, sendo um jogo de mecânicas tão simples? Talvez por causa de sua história inteligente e personagens carismáticos. E também por causa de sua trilha sonora. 


A maior parte das faixas segue um estilo eletrônico, por MIDI, principalmente porque originalmente o game foi lançado para GameBoy Advance, em 2001, no Japão. O port para DS, lançado em 2005, teve em seu quesito sonoro apenas uma leve melhora na qualidade de reprodução. Mas esse estilo monofônico acaba sendo uma das marcas registradas da série, e é a causa de várias das melodias "grudarem" facilmente na cabeça.

As faixas presentes no jogo foram compostas com Masakazu Sugimori, que também trabalhou como compositor dos outros títulos da série, e executadas por Naoto Tanaka, que usou o pseudônimo de Akemi Kimura.

Tribunal Musical

Masakazu Sugimori
As falas dos personagens em Ace Attorney são contadas por meio de textos, e isso fez com que o áudio ganhasse um destaque especial em cada momento. Logo no início do primeiro caso em que Phoenix trabalha, no qual ele tem que provar a inocência de um amigo de infância acusado de assassinato, vemos o advogado nervosíssimo antes de entrar no tribunal. Mia Fey, sua mentora, conversa com ele para tranquilizá-lo. Enquanto essa ação ocorre, a música Courtroom Lobby – The First Prelude toca ao fundo. A faixa capta perfeitamente a tensão momentos antes de um julgamento começar. Ela também aparece em todos os casos subsequentes do primeiro jogo.

O julgamento então começa, e o juiz fala um pouco sobre o caso em questão. Enquanto a promotoria revela os detalhes iniciais que a polícia descobriu sobre o assassinato, a música Trial é que ganha a vez nos nossos ouvidos.

Os tribunais de toda a série Ace Attorney acabam se desenrolando de maneira semelhante. Uma testemunha é chamada, e resta ao advogado de defesa achar contradições no relato. Enquanto fazemos a Cross-Examination, ou seja, tentamos achar algum furo no que a testemunha disse, a música Examination Moderate toca. A faixa traz consigo um clima de mistério, e é perfeita para quando estamos fazendo perguntas à testemunha. 

Então, após achar uma contradição, ou mentira, está na hora de escolher alguma prova relacionada ao crime e mostrar ao juiz que a pessoa relatando o caso está equivocada. Nesse momento, Phoenix grita o seu famoso "Objection!", e os primeiros acordes da música de mesmo nome começam a tocar. É impossível não sentir como se fossemos os melhores advogados do mundo ao ouvir a melodia. 


A testemunha, então, tenta corrigir seu erro, relatando o porquê de ter se contradito anteriormente. Mais uma vez, temos uma Cross-Examination pela frente. Apesar de semelhante, a faixa Examination Allegro tem um tom de urgência maior que a versão anterior. 

Eventualmente, achamos uma outra contradição, afinal, quem começa mentindo termina mentindo também. A testemunha não tem para onde ir, e já está óbvio que ela sabe mais do que está contando. A música Cornered ganha a vez. Considerada por muitos jogadores como a melhor faixa, Cornered expõe exatamente o que a testemunha mentirosa sente quando a verdade é revelada – encurralada e sob muita pressão. Costuma ser também um dos pontos altos dos tribunais do jogo. Então, é hora de contar a verdade por trás de todo o mistério, e a música Announce the Truth marca os momentos finais do julgamento. 


Provada a inocência, é hora de relaxar. A verdade já foi exposta e o verdadeiro criminoso já está preso. A faixa We Won the Case combina com os (geralmente) finais felizes dos casos de Phoenix Wright. 

Meio advogado, meio detetive

O gameplay de Phoenix Wright: Ace Attorney é dividido em duas partes. Como já vimos, uma delas é o tribunal, onde devemos provar a inocência de nossos clientes. A outra é a parte de investigação, onde falamos com pessoas e procuramos pistas na cena do crime. Esse trabalho de detetive também é marcado por sua trilha sonora. 

Normalmente, a primeira coisa que fazemos é ir para o Centro de Detenção falar com o acusado. Enquanto fazemos nossas perguntas, a faixa The Guard's Elegy toca. Lenta e melancólica, é perfeita para mostrar o quão mal o preso se sente por estar sendo taxado de assassino.


Com as informações iniciais em mãos, é hora de investigar a cena do crime e seus arredores. Quando encontramos alguém com quem podemos conversar, a música Investigation Opening entra em cena. O clima leve dela nem sempre combina com o humor dos cidadãos com quem conversamos, já que eles podem ser realmente relutantes em contar o que sabem. Já Happy People costuma ser um bom sinal para os jogadores, já que quando ela toca, isso quer dizer que a pessoa que interrogamos está de bom humor. É hora de aproveitar a situação e tentar arrancar o máximo de informações dela. 


Quando avançamos para uma parte crítica da investigação ou fazemos alguma descoberta surpreendente, a faixa The Core nos acompanha. Misteriosa, ela estimula o jogador a descobrir todos os segredos permeando o caso ao fundo. 

Pessoas vem, pessoas vão…

Alguns personagens do jogo são carismáticos demais para passarem despercebidos. E para marcá-los, nada melhor do que incluir um tema próprio para eles. De cara, lembramos de Maya Fey, a jovem assistente de Wright. Empolgada, determinada e meio ingênua são algumas de suas características. Turnabout Sisters é o nome da música que melhor capta sua personalidade. Uma variação mais lenta, Turnabout Sisters Ballad, também está presente no jogo. 

Além disso, não podemos nos esquecer de Dick Gumshoe, o atrapalhado detetive que aparece nas horas mais inconvenientes. Se o coitado vive recebendo cortes no salário (muito por causa de sua falta de capacidade dedutiva), pelo menos ele recebeu uma faixa só para ele. Outro detetive que aparece é Jake Marshall, nem tão atrapalhado, mas com certeza mais… excêntrico. Sua faixa, Detective from the Wild West, também está entre uma das preferidas entre os fãs.

É claro que, falando de músicas tema no game, temos que mencionar o de Marvin GrossbergAge, Regret, Retribution. É uma pena que Marvin não tenha tido muito destaque no resto da série, até mesmo porque sua faixa é uma das mais icônicas da série. 

Muito mais do que simples músicas…

A trilha sonora de Phoenix Wright: Ace Attorney deixou um grande legado, e não só para os jogos futuros da franquia. Versões orquestradas ou em estilo de jazz, blues e rock são facilmente encontradas no Youtube, além de remixes das versões originais. O filme baseado no game, Gyakuten Saiban, lançado apenas no Japão, contou com versões rearranjadas das canções presentes.

Simples, viciantes e com diversas variações, a trilha de Ace Attorney nunca deixou nada a desejar. Talvez o único pecado no quesito sonoro do jogo sejam as horas em que não há nenhum tipo de música ao fundo, o que dá uma certa sensação de monotonia. Ainda assim, a estreia do advogado de cabelo estranho não poderia ter sido melhor acompanhada.


Revisão: Catarine Aurora
Capa: Daniel Silva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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