Pokémon Blast

Competitivo 101: Modalidades de combate; estudando o metagame de Pokémon!

Aprenda um pouco mais sobre as várias formas de se combater em Pokémon, estudando as diferenças entre Singles, Doubles, Triples e Rotation Battles!

Arrumem suas mesas e se preparem para a aula! Sejam bem-vindos a mais um Competitivo 101, onde estudamos o cenário competitivo de Pokémon! Agora que já estudamos todos os conceitos dos papéis que os Pokémon podem atuar e tivemos uma aula básica sobre predict, é chegada a hora de passar para a parte mais complexa do estudo: o metagame. Aqui, iremos aprender um pouco mais sobre as modalidades de combate, suas principais diferenças no competitivo e como idealizar seus times em cada um.

Confronto de honra

A primeira modalidade e a mais popular de todas, é denominada Singles. Neste estilo de combate, os jogadores preparam times de seis Pokémon e vão à luta em embates de um contra um. Existem duas divisões nesse estilo, 3x3 e 6x6 e, embora os nomes sejam bem auto-explicativos, vale reforçar que o primeiro envolve selecionar apenas três dos seus Pokémon para entrar em combate após analisar o time inimigo e, no outro, o confronto é com o time inteiro.
Em Singles, é cada Pokémon por si!
Nesse estilo de combate, há uma maior liberdade para selecionar sua equipe, pois a sinergia está no que seus Pokémon podem fazer entre si fora do combate, e não dentro dele. Por exemplo, sua escolha pode estar mais associada aos tipos dos seus monstrinhos, ao invés de selecioná-los pelos ataques ou movimentos que podem usar, contanto que tenha um certo domínio de predict.

Quando se vai formar um time para 3x3, costuma-se formar um time de muitos Sweepers, Tanks e Walls, para selecioná-los de acordo com a necessidade visto o time adversário. Como tudo é decidido em poucos turnos, também são muito usados o Choice Items, para maximizar a eficácia de seus movimentos no combate. Vencer através de dano indireto não é muito comum, mas ainda assim é possível ver times defensivos nesse território.
O preparo antes da batalha: desde a quinta geração, existe o Team Preview, que é o período antes do embate onde se pode ver o que lhe aguarda no time do oponente. Isso tornou ligeiramente inviável o uso de Leads dedicados e Zoroark, pois isso acabava com seu efeito surpresa, mas ainda assim eles estão presentes quando usados por bons treinadores. A vantagem desse modo é que lhe permite se adequar ao que o oponente pode tentar fazer no princípio do combate, começando um confronto de predicts antes mesmo do embate ter início!
Já no 6x6, as estratégias variam muito. Existem muitos estilos de combate quando se joga com o time completo, algo que abordaremos mais a fundo no futuro, mas quase todos os papéis aparecem na maioria dos times, muitas vezes com Pokémon que atuam com mais de uma função. Além disso, como os switches são constantes, é comum ter um Pivot no time e garantir o momentum no embate, assim como o uso de Entry Hazards é predominante e por isso é bom sempre ter alguém no time para dar conta desse tipo de situação. Choice Items também são comuns, mas com um maior controle devido ao medo da perda de ritmo da ofensiva.

Embora seja o mais popular estilo de todos, Singles não é usado em torneios oficiais da Nintendo. Contudo, é nessa modalidade que ocorrem grandes campeonatos como os da Smogon University, da Liga Organizada Pokémon e do Pokémon Blast. Por isso, é sempre bom ter idealizado o seu time para combater aqui, e decerto é um dos modos mais divertidos de se jogar!

Quem sabe não nos enfrentamos num torneio desses?

Conte comigo, parceiro!

Agora em equipe!
Já em Doubles, o ritmo é outro. Nesse estilo de combate, os jogadores entram em campo com dois Pokémon por vez, tendo de contar com a sinergia entre os parceiros o tempo todo para uma máxima eficácia de seus movimentos. Assim como no Singles, os treinadores carregam um time de seis monstrinhos para o embate, mas os estilos são compostos por 4x4 ou 6x6. Diferente do estilo anterior, contudo, são mínimas as diferenças entre ambos.

Aqui, a liberdade na seleção de times costuma ser menor, pois uma sinergia é necessária entre os Pokémon que entram em campo ao mesmo tempo. Com isso, é preciso sempre ter criaturinhas que se deem bem em dupla, e testar a cumplicidade de todos da sua equipe para garantir que qualquer formação  ou ao menos a maioria delas  seja eficaz numa situação de confronto, sempre tentando cobrir uns as fraquezas do outro ou melhorar seus movimentos.
Feito para equipe: existem muitos ataques no jogo que foram feitos exclusivamente para batalhas Doubles ou Triples, carinhosamente apelidados por este que vos fala de Team Moves. Estes movimentos têm como função atuar de maneira a dar suporte ao(s) parceiro(s), melhorando seu desempenho naquele turno ou diminuindo o desempenho adversário. Alguns desses golpes são Helping Hand, que aumenta o poder do próximo ataque de seu parceiro, e Follow Me, que atrai todos os golpes dos adversários para si, protegendo o outro Pokémon. Estudem todos, pois serão úteis!
Times de Doubles costumam ter um enfoque mais hiperofensivo e, portanto, não costumam ter muitos Walls e Clerics, mas podem contar com Supporters para reforçar a ofensiva da equipe em ação. Além disso, movimentos de alteração espacial também são muito usados, assim como mudanças climáticas que ajudem o time como um todo. Por fim, como todo o metagame é hiperofensivo, a velocidade é um fator chave e, portanto, times costumam trabalhar muito nisso com movimentos que brinquem com a velocidade, como Tailwind, Trick Room e Priority Moves.
Disparo espalhado: alguns movimentos têm sua funcionalidade alterada em Doubles, geralmente pela natureza do movimento em geral. Golpes que deixam o Pokémon descontrolado, como Outrage e Thrash, não podem ser mirados em um determinado alvo. Além disso, ataques que atingem em área podem atingir tanto somente os oponentes (como é o caso de Blizzard e Heat Wave) como podem pegar em todos no campo, incluindo o Pokémon parceiro (como acontece em Earthquake e Surf). Esses golpes tem seu poder reduzido em 25% quando usados em mais de um alvo, então sempre tenham cuidado!
Devido ao uso excessivo de golpes em área, também é extremamente comum no cenário Doubles o uso de movimentos de proteção, como Protect, Wide Guard, Quick Guard e Mat Block. Isso ocorre tanto para se defender de um ataque que o Pokémon parceiro possa vir a usar, como para analisar o que seu oponente faria e, assim, poder traçar uma estratégia melhor. É amigos, se achavam predict difícil com apenas um monstrinho em campo, esperem para ver como é com dois!

Apesar de menos popular que Singles, Doubles é a única modalidade usada atualmente no torneio oficial da Nintendo, o VGC (Video Game Championship). Embora ainda não seja possível participar dele estando no Brasil, é possível que isso chegue ao nosso território em breve, então é sempre bom estar antenado para esse tipo de combate!

Três é demais!

Uma batalha bem cheia!
As batalhas em Triples são extremamente parecidas com as Doubles, exceto que, nesse caso, existem três monstrinhos em campo simultaneamente. Devido a quantidade exacerbada de Pokémon em campo, todos os confrontos costumam ser de 6x6, e algumas diferenças sutis na natureza dos golpes em área mudam a forma de se fazer estratégias nos dois tipos de confronto.

Quando em confrontos Triples, a natureza do cenário é como se estivessem acontecendo duas batalhas Doubles ao mesmo tempo, pois os golpes em área dos lados da direita e esquerda afetam apenas os Pokémon à sua volta, deixando os do outro extremo ilesos. Todavia, quando um desses golpes é usado pelo monstrinho do centro, ele atinge a todos os adversários (e parceiros), mas também é alvo de todos os golpes dos inimigos. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado na hora de escolher quem fica no meio!
Absorvendo o impacto: existem habilidades que não somente tornam inúteis golpes de um determinado tipo, como permitem ao jogador tirar proveito deles. Essas habilidades de efeito de absorção concedem ao Pokémon a capacidade de não receber dano algum de um certo tipo de ataque e conferem alguns bônus ao recebê-los, como é o caso do aumento de HP de Volt Absorb, a elevação de Attack por Sap Sipper e o crescimento no Special Attack de Storm Drain. Aproveite-se dessas habilidades para usar golpes em área que atinjam seus parceiros com ataques dos elementos certos, assim causando dano no inimigo e melhorando sua própria situação!
Além disso, a formação que está em campo pode ser alterada através do botão Shift, que permite a um Pokémon dos cantos trocar de posição com o central em troca de não poder agir nesse turno. É um movimento arriscado por fazer o Pokémon entrar na rota de colisão de todos os golpes inimigos, mas pode salvar um monstrinho mais importante de uma encrenca futura!

Triples é uma modalidade pouco usada atualmente devido a sua complexidade e pouca exploração. Não é uma das mais jogadas em torneios oficiais ou extra-oficiais, mas muitos treinadores se especializam no tipo e sempre existe a chance de ocorrerem torneios do tipo. Se gosta do estilo, não custa nada se aventurar nele!

A festa da predição

A última modalidade a ser abordada hoje é a pouquíssimo usada Rotation. Nesse estilo de combate, três Pokémon vão ao campo simultaneamente, mas somente um pode agir por vez, assim como somente um pode receber dano. No início de cada turno, o treinador seleciona um dos monstrinhos para atacar e escolhe seu golpe, e então o campo dos dois lutadores rotaciona e alinha os atacantes para aquele turno. É como jogar pedra-papel-tesoura, mas numa proporção bem maior. Assim como em Doubles, aqui existem modalidades de 4x4 e 6x6, mas a diferença é irrelevante.

O que torna esse estilo particularmente interessante, é sua semelhança com Singles e um novo nível de predict. Enquanto existem apenas dois Pokémon se digladiando por turno, a possibilidade de trocar e atacar no mesmo turno e poder ter uma noção das mais prováveis rotas de troca do adversário é o que torna o confronto dinâmico continuamente.

Isso explicaria como
ocorre a rotação.
A formação do time costuma ser centrada em trios de tipos que tenham uma boa sinergia entre si, usando de referência o clássico Grass-Water-Fire, assim podendo fazer trocas que absorvam o dano e atinjam com força total. Da mesma maneira, habilidades que absorvam determinados elementos são muito usadas para suprir as fraquezas uns dos outros e tirar máximo proveito das situações!

A modalidade Rotation, assim como Triples, não é muito utilizada em torneios e afins. Todavia, é um gênero divertido e que não exige que um time seja criado especificamente para ele, então você pode muito bem se aventurar por aqui com seu time de Singles ou alguns dos Doubles e Triples. Basta criatividade e muita prática!

Isso conclui a nossa aula de hoje. Infelizmente, eu terei de ficar devendo o Ask Me-owth dessa semana devido a extensão do conteúdo e porque não houve muitas perguntas na aula passada, mas estas serão respondidas durante a próxima aula ou podem me perguntar via Twitter! Espero que o conteúdo tenha sido aprendido e estudem-no com cautela, pois precisaremos muito dele nas próximas partes. Dispensados!
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Doug Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google