Game Music

As melodias de Wind Waker HD são acordes entoados por ventos épicos

Se encante com uma trilha sonora que viaja pelos mares e pelos ventos.


Que a música é um elemento muito importante na franquia Zelda, isso é um assunto indiscutível. Todo o jogo em que Link precisa enfrentar uma série de perigos e desafios para se tornar um verdadeiro herói e derrotar o mal é sempre acompanhado de uma trilha sonora que, de uma forma ou de outra, desempenha algum papel fundamental na trama do game. Em Wind Waker o caso não é diferente. Apure seus ouvidos e descubra como as músicas que cercam esse game que ganhou um belíssimo remake em HD são embaladas pelos ventos.

Sons carregados de memórias

Criadas pelo mestre musical da série Zelda, Koji Kondo, algumas das melodias que fazem parte da trilha sonora original de Wind Waker foram remasterizadas e lançadas no CD especial “The Wind Waker HD Sound Selection”, com 50 faixas , que foi lançado como recompensa do Club Nintendo pelo Japão. Já a composição musical original do game conta com incríveis 133 faixas dividas em dois CDs! São músicas para cada momento marcante do jogo e que definitivamente não deixam escapar nenhum detalhe dessa história eletrônica tão fascinante.
O genial Koji Kondo é responsável pela trilha sonora fantástica desse incrivel e inesquecível game.
As duas melodias que iniciam essa grande aventura épica certamente são algumas das composições mais belas dessa obra. A música do título é uma versão reduzida da “Staff Credits” (a música dos créditos, que vamos comentar depois), mas que mesmo assim já tem o poder de convidar o jogador a conhecer uma história e um mundo completamente diferente aos que jogadores da franquia Zelda estavam acostumados até Ocarina of Time. Já “The Legendary Hero” é a música mais épica do game, tocada enquanto o game conta os acontecimentos que levaram ao desaparecimento de Hyrule. Tudo isso através de uma série de desenhos simples que parecem saídos de um livro antigo e que trazem uma sensação de nostalgia que faz a mente de qualquer fã da série viajar no tempo.


Apesar do grande oceano de Wind Waker ser tão vasto (é muito grande mesmo, pois somente os jogadores que encontraram todos os peixes que marcam a carta marítima sabem o quanto demorado isso é), somente algumas ilhas possuem melodias próprias. A primeira delas é justamente a casa do nosso bravo Link, Outset Island. Não se surpreenda se você encontrar na música alguns arcodes que lembrem a melodia de Kokiri Forest em Ocarina of Time, pois Wind Waker possui uma forte ligação com esse game. Já em "Windfall Island", a melodia é uma das mais divertidas do jogo. Não se surpreenda se você se interessar em atracar mais tempo por aqui por causa da música do que apenas pelas side-quests do game.


"Dragon Roost Island" é outra das melodias das ilhas que é uma das mais cativantes e empolgantes do game. Com tons de música flamenca e um toque de flauta, ela se encaixa com perfeição no clima que cerca a ilha. Infelizmente o mesmo efeito não se reproduz com a melodia que se ouve ao adentrar em Forest Heaven. Apesar de o interior da ilha ser uma visão bela da natureza mágica do universo Zelda, a melodia possui apenas alguns tons que conseguem distingui-la de apenas uma música ambiente qualquer. Mas nem por isso ele merece ser esquecida, pois certamente a Deku Tree não gostaria disso. Ainda bem que temos a divertida e excitante sinfonia tocada pelos Koroks, liderada pelo simpático Makar durante a cerimônia especial.



Outra falha na escolha da músicas específicas para certos locais do game fica por conta das melodias das dungeons. Em geral, todas elas são muito similares em seus tons simples e com alguns acordes marcantes, mas nada que vá ficar na lembrança do jogador depois que ele derrotar o boss e pegar o Heart Container. Pelo menos essa “deficiência musical” foi compensada na belíssima e épica sinfonia que toca toda a vez que Link entra no King of Red Lions e se aventura pelo Grande Mar. É uma das músicas mais divertidas no game e que consegue tornar qualquer viagem marítima mais agradável. E se existe alguma música de uma dungeon que mereça uma menção nessa matéria, com certeza o mérito fica por conta da melodia com ares quase digitais que se ouve durante a batalha contra Gohdan, na Tower of Gods.


As sinfonias do Herói dos Ventos

Apesar de a origem do poderoso Wind Waker não ficar muito clara no game (ainda mais quando o King of Red Lions dá o artefato a Link como se fosse um brinde qualquer), sabe-se que o Rei de Hyrule teria utilizado o bastão mágico para conduzir uma música com a prece dos Sages para invocar o poder dos deuses. É através dele que Link consegue fazer o jogador assumir o papel de um maestro e produzir peças musicais que, além de criarem sons melódicos, conseguem controlar os ventos. Algumas melodias são muito simples como a “Wind’s Requiem” ou a “Song of Passing”. Outras já são mais elaboradas como a “Ballad of Gales” ou a “Command Melody”. Mas apesar de algumas diferenças musicais, todas elas compartilham a mesma semelhança de que, sempre ao serem tocadas, parece que estamos ouvindo um coral de vozes que canta ao vento.




Definitivamente as canções mais bonitas que o bastão mágico de Link pode reproduzir são as que ele executa em dueto com a brava Medii e o simpático Makar: “Earth God's lyric” e “Wind God's aria”, respectivamente. Apesar da beleza e poder dessas sinfonias, o brilho da musicalidade fica por conta das melodias que a dupla de personagem executa sozinha e que podem ser ouvidas várias vezes sempre parecendo possuir tons novos. “Medii’s Prayer” e “Makar’s Prayer”, mesmo curtas, são algumas das sinfonias mais belas que o jogador poderá ouvir ao longo de sua jornada.




Outra composição interessante fica por conta da música tema de Tetra e dos piratas. É impossível ouvir essa melodia sem se imaginar assistindo um desenho animado de piratas que se aventuram pelo alto-mar enquanto vivem divertidas aventuras. O que definitivamente é um grande contraste quando vamos compará-la à música que se ouve durante a batalha final contra Ganondorf. Parece que o ritmo impactante e, em alguns momentos, rápido da melodia consegue captar com perfeição o nível épico do combate enquanto Link precisa enfrentar seu pior inimigo e assistir o que restou de Hyrule desaparecer consumido pelas águas ao seu redor.


Para finalizar com uma aventura que consegue conquistar um lugar muito especial no coração de qualquer jogador, somente Koji Kondo é capaz de compor seu famoso “Staff Credits” que consegue transmitir aquela sensação de completude de final de jogo e quase fazer o usuário derramar uma lágrima enquanto ele assiste todos os personagens e momentos que marcaram sua aventura passarem pela tela. Wind Waker é uma aventura que elevou o universo Zelda a outro patamar e conseguiu carregar uma história fantástica, emocionante e cativante na leveza dos ventos ao som de suas incríveis melodias.


Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google