Anos após desaparecer, Sadness retorna como jogo para Wii U

Survival horror que havia sido anunciado no primeiro ano de vida do Wii reapareceu como projeto para o Wii U.

Não são incomuns os casos da indústria de jogos que são anunciados, recebem atenção e depois simplesmente se perdem no limbo para sempre. Um dos casos com maior repercussão na geração passada foi Sadness, um misterioso survival horror em preto e branco. Anunciado quando o Wii ainda se chamava Revolution, no início de 2006, pela desenvolvedora polonesa Nibris, o jogo se destacou tanto por ser um dos únicos do gênero mostrados para o novo console da Nintendo, aproveitando-se dos controles de movimento que na época ainda eram novidade, quanto pelo estilo diferente, sem cores e com uma história instigante que se passava na Ucrânia pré Primeira Guerra. O jogador controlaria Maria, que precisava proteger seu filho Alexander, cego após um acidente no trem em que estavam.


Bem na verdade, pouco material de Sadness foi divulgado. Apenas um vídeo live-action, algumas concept arts assustadoras e composições musicais. A ausência de uma demonstração técnica sempre colocou o projeto sob suspeitas e, de fato, após muita enrolação, foi confirmado o seu cancelamento juntamente com o fechamento da Nibris em 2010.

O que ninguém esperava, contudo, é que Sadness ainda guardava surpresas. Segundo informação do Kotaku, os pequenos estúdios Cthulu Games e HullBreach Studios compraram os direitos sobre a marca e a trarão para o Wii U. Infelizmente, parece que pouco do conceito original será aproveitado. O novo Sadness deverá ser um RPG e quebra-cabeça 2D, desenvolvido com a engine Unity. Com sorte, contudo, poderemos experimentar um pouco do que nos foi prometido oito anos atrás, e se bem executada a proposta tem potencial.



Além disso, se a ideia se espalhar quem sabe não vemos uma retomada de outros "vaporwares" (jogos abandonados antes do lançamento). O próprio Wii possui mais casos emblemáticos, como o Winter, outro survival horror que chamou bastante atenção quando revelado somente após o seu cancelamento, e o jogo de ação Project H.A.M.M.E.R..

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google