Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #178: Velocidade do Sonic, Pokken Fighters e mais

Confiram toda a minha sabedoria sobre a Nintendo com as dúvidas enviadas no meu Ask durante esta semana. Leia tudo ou... PEDRALITY!


Ilustríssimos súditos pedrásticos, is your body ready para mais um N-Blast Responde? Temos muitas dúvidas interessantes e sobre diversas séries na coluna de hoje como aquele tal misterioso Pokken Fighters, qual é a velocidade máxima do Sonic, o melhor método para se pescar em The Legend of Zelda: Twilight Princess, Pikmin, Professor Leitão vs Super advogado Fênix e muito mais! Leia tudinho, hein!?

Pedra quais são as chances de um Wii U bricar? E o que faria isso acontecer? Acabei de ver uma matéria na televisão onde a pessoa alega que após uma atualização o aparelho dele 'bricou' e eu (e todos os donos do Wii U também) tenho o maior medo de o meu também dar problemas...
Carlos Roberto (não o Roberto Carlos)
O Wii U tem uma famosa situação de risco de brick que envolve a "atualização do primeiro dia". Logo depois de ligar o Wii U e conectá-lo à internet pela primeira vez, é necessário fazer uma atualização gigantesca e muitos casos de brick aconteceram porque o console foi desligado enquanto esta atualização estava sendo instalada. Mas vale lembrar que o perigo é só durante a INSTALAÇÃO e não o DOWNLOAD. É o download que é super demorado, mas se a conexão ou energia cair neste momento não há perigo. O problema é o console desligar depois que download terminar e a instalação começar, mas isto é relativamente rápido, durando apenas alguns minutos. Mas pelo que entendi, você já tem o console e imagino que ele já esteja atualizado. Então você já passou por esse momento de tensão e não precisa mais ter medo.

Pedra qual seria a velocidade máxima que o Sonic poderia chegar? Agradeço desde já.
Anônimo "Velocista" da Silva
Realmente, a velocidade do Sonic é extremamente variável. Se acreditarmos em descrições do personagem, então o Sonic é capaz de ultrapassar a velocidade da luz. Agora, se isso fosse verdade mesmo, então:

1) De acordo com nosso amigo Einstiein, o Sonic seria capaz de viajar no tempo (e, aliás, em Sonic CD, ele realmente faz isso);

2) Ele deveria ser capaz de atravessar qualquer fase de qualquer jogo instantaneamente;

3) A participação dele em corridas, como as vistas nos jogos de olimpíadas com a turma do Mario, seria completamente injusta.

Falando nesse assunto, há um vídeo muito interessante do canal do YouTube, "The Game Theorists", no qual eles se aprofundam nesse debate e concluem não só que o Sonic é bem menos rápido do que supostamente deveria ser, como também que a velocidade dele no seu primeiro jogo é metade do que a do Mario no primeiro jogo dele no NES! xD Enfim... quem sabe o Sonic simplesmente opta por não usar toda a velocidade dele?


PEDRA!!!! Por que não responde minhas perguntas? RESPONDA ESSA SE NAO VOU SAIR POR AÍ QUEBRANDO PEDRAS. Bem é o seguinte: eu não sei como que pesca em Zelda TP para Wii eu não sei o movimento que tem que fazer com o controle. Eu balanço para cima, baixo, esquerda, direita e nada ,me responda
Anônimo "Pescador que não sabe pescar" da Silva
Ora essa, Sr. Pescador Anônimo, é como eu digo pra outras pessoas que fazem o mesmo: como vou saber que não respondi as suas perguntas se nem sequer sem quem você é? De qualquer forma, são muitas perguntas que recebo, então infelizmente não dá pra responder todas. Sobre a sua pergunta, veja este vídeo que ensina detalhadamente a complexa arte da pesca em Twilight Princess:

Pedra vc acha que jogos violentos tem o mesmo efeito de uma dose de cocaína?
Anônimo "Sou da Paz" da Silva
De forma alguma! Por mais que se trate de um jogo violento, não dá nem pra comparar com o uso de cocaína, que é uma droga que danifica o organismo e causa dependência química e psicológica. Não estou dizendo que jogos violentos devam ser tratados com banalidade... eu acredito, sim, que os pais/responsáveis devem ter cuidado com os jogos/filmes/etc. aos quais as crianças têm acesso, pois dependendo da mentalidade e do emocional de tal criança, é possível sim que um jogo violento ou com conteúdo forte lhe cause alguma influência negativa. Só o pai/responsável da criança saberá dizer se ela é apta a jogar um determinado jogo sem que aquilo lhe afete de forma ruim. Dito isso, acredito também que, na maioria dos casos, jogar um jogo violento não faz mal a ninguém e, pelo contrário, pode até servir como uma forma de canalizar sentimentos como raiva, frustração, etc. Completamente diferente da cocaína ou outra droga qualquer, que só causam mal.

Devil's Third é um desses jogos violentos que chegarão ao Wii U
Hey, listen! Oops, personagem errado! Pedrinha pedrinha; quando colocamos um Pokémon no Poké Bank, ou o trocamos (Wonder Trade, GTS, etc), sua ID ainda conta na Loto-ID?
Anônimo "Fairy Type" da Silva
Ahhh, Navi, sua chata, é você né!? Então escuta aqui, sua fada tagarela, vê se fala pro mané do Alfacinho parar de ficar me batendo com a espada, me explodindo e atirando flecha em mim, ouviu?!? Faça isso ou eu te aprisiono em uma garrafa vazia pra sempre!!!

Bom, sobre a pergunta... sim, o sorteio da Loto-ID considera todos os Pokémon que você possui, independente de se você os conseguiu por conta própria, por troca, por transferência, etc. Aliás, se não fosse assim, seria extremamente difícil de se ganhar pois o número usado para comparação é a ID do Treinador Original do Pokémon. Ou seja, se as IDs de Pokémon obtidos por troca não contassem, a loteria consideraria apenas um único número para comparação, que é a ID do seu treinador. Por isso, quanto mais trocas você fizer, maiores serão as suas chances de ganhar prêmios na Loto-ID.

Pedra, eu estava conversando com um vizinho, e quando falamos no assunto "jogos" ele me revela ser um fã da Sony. O que mais me irritou é ele falando mal da Nintendo, sempre dizendo que ela ta falindo, e ele nem deixa continuar a falar e diz que "a Nintendo não está tendo jogos bons e nem vai ter"
Anônimo "Vizinho do mal" da Silva
Vamos por partes... primeiramente, o fato dele ser fã da Sony não deveria ser nada para te irritar. Afinal, ele tem tanto direito de ser fã da Sony como você tem de ser fã da Nintendo. Agora, ele ficar falando mal da Nintendo sem nenhum embasamento, simplesmente repetindo as frases que ele ouviu de outros anti-Nintendo por aí, isso é simplesmente um sinal de ignorância e imaturidade. Contestar essas coisas estúpidas que ele diz é fácil: sobre a Nintendo falir, você sabia que a empresa tem a gigantesca quantidade de cerca de 10.5 bilhões de dólares armazenada no banco? Mesmo que a Nintendo tivesse uma perda de mais ou menos 250 milhões de dólares por ano (que é mais do dobro de que ela teve neste último ano), o dinheiro que ela tem é suficiente para que a Nintendo continuasse operando por 38 anos consecutivos sem nem sequer considerar nenhuma venda de suas propriedades intelectuais.

Sobre os jogos, você pode tranquilamente afirmar que Mario Kart 8, pro Wii U, já vendeu aproximadamente 2.3 milhões de cópias pelo mundo, que é muito mais do que qualquer exclusivo do PS4. E, claro, você pode sempre lembrar a ele que o 3DS atualmente já vendeu cerca de 45 milhões de unidades, o que é mais do que cinco vezes os 8.7 milhões que o PS Vita alcançou. A melhor contestação quanto a "Nintendo não ter bons jogos" seria simplesmente fazer ele jogar um pouco de Mario Kart 8, Super Mario 3D World, Pikmin 3, The Wind Waker HD, Ocarina of Time 3D, A Link Between Worlds, Pokémon X/Y e tantos outros. Alguém de mente pelo menos um pouco aberta logo seria capaz de captar a mágica dos jogos da Nintendo e a verdadeira essência de um videogame... mas pelo que você me descreveu dele, infelizmente ele não parece ter a mente nem um mínimo aberta e só a ideia de encostar em um controle da Nintendo já vai ser como pedir pra um vampiro segurar uma cruz. Enfim, em casos de cabeças de extrema dureza, não há muito o que se pode fazer, mas lembre-se de discutir civilizadamente e respeitando os gostos dele, porque se você começar a criticá-los, você só estará se rebaixando ao nível dele.
Olá Pedra! Eh o Toni Miya... Estou jogando Pikmin (GCN) e estou gostando, mais ter que acabar em 30 dias eh um pouco chato! =( Minha dúvida eh saber qual habilidade especial de cada Pikmin, tantos os antigos quanto os novos. Bjs ^^
Toni Miya, o sobrinho do Tio que não faz meu jogo ¬¬'
O sistema de 30 dias pode parecer um pouco limitador, mas eu sempre achei ele legal por dar uma sensação realista de urgência. E uma vez que você pega o jeito da coisa, é mais do que o suficiente pra se fazer tudo o que o jogo oferece. Os tipos e habilidades dos Pikmin são:

- Vermelho: tem um ataque um pouco mais forte que o normal e pode andar no fogo. Em Pikmin 3, eles são os mais rápidos em derrubar paredes de terra;
- Amarelo: podem ser jogados mais longe do que os demais. No primeiro Pikmin, eles são os únicos capazes de carregar Bomb Rocks. A partir de Pikmin 2, eles são resistentes à eletricidade. Em Pikmin 3, eles são os mais rápidos em cavarem buracos;
- Azul: podem sobreviver dentro d'água;
- Roxo: são mais lentos, mas tem um ataque e força bem maior que o normal. Têm um alcance menor ao serem atirados, mas causam dano com o impacto. Em Pikmin 2, não são afetados por ataques de vento e nem entram em pânico;
- Branco: são mais fracos, mas também mais rápidos. São resistentes a ataques de veneno e eles próprios são venenosos, causando dano a inimigos que os ingerem. Em Pikmin 2, eles são capazes de localizar tesouros enterrados;
- Pedra: semelhante aos Pikmin roxos, são mais pesados e causam dano no impacto ao serem jogados, mas a sua estrutura também os torna capaz de destruir vidros e cristais. São imunes a ataques de esmagamento (são meus favoritos — por que será?);
- Voador (rosa): são mais fracos, mas a habilidade de voar os permite passar por cima de terrenos perigosos e passar por cima de obstáculos.
Pedra, aguardo ansiosamente por Professor Leitão vs Super advogado Fênix "certo" e queria sua opnião. Conheço todos os jogos do pássaro advogado, mas nunca joguei nenhum jogo do Leitão e queria saber por qual jogo da 6tologia dele eu começo para entender melhor a historia e o universo dele.
Anônimo "Entre pássaros e leitões" da Silva
Ah, você faz muito bem em procurar jogar os jogos do professor Leitão porque não só vai tornar a experiência de jogar o crossover bem mais divertida, como também porque todos os jogos da série são excelentes. Bom, decidir em que ordem jogar a série é mais ou menos como decidir em que ordem assistir os filmes da série Star Wars, pois ambas séries começaram na segunda metade da "hexalogia" pra só depois contar a primeira metade da história. Então, se você quer seguir a ordem cronológica, jogue nesta sequência: Last Specter, Miracle Mask, Azran Legacy, Curious Village, Diabolical Box e Unwound Future.

Mas, assim como em Star Wars, eu gosto de recomendar o uso da ordem em que eles foram criados, pois há um certo encanto em deixar a primeira trilogia pra depois e ver como algumas coisas vão se encaixando para os eventos da segunda. Nesse caso, a sequência é: Curious Village, Diabolical Box, Unwound Future, Last Specter, Miracle Mask e Azran Legacy. Ah, e se você realmente quer adentrar no universo do professor, vale lembrar que existe também um filme chamado Professor Layton and the Eternal Diva que cronologicamente se situa entre Last Specter e Miracle Mask e também um jogo de iOS/Android chamado Layton Brothers: Mystery Room que se passa anos depois dos jogos principais da série, tento o filho do professor como um dos protagonistas.

Disputa acirrada para ver quem aponta o dedo mais longe
Pedra, Pedrinha, Pedrona, sabe dizer se o Smash Bros do 3ds terá suporte ao Download play? Tambem gostaria de uma lista com os principais jogos que permitem essa característica que, na minha humilde opinião, não é tão explorada quanto deveria.‎
Thiago Prochnow da Silva, querendo dividir a porrada
Thiago, Thiaguinho, Thiagão, até o momento não foi dito nada explicitamente sobre ser possível ou não usar o Download Play com o Super Smash Bros. for 3DS, mas ao que parece não será não. Especula-se que não vá existir esse recurso porque no trailer do jogo aparece o texto "sistemas e jogos adicionais são necessários para jogar o modo multiplayer". É verdade, é uma pena que o Download Play não seja mais utilizado... imagino que é porque não deve ser fácil encontrar um equilíbrio entre disponibilizar uma parte do jogo "gratuitamente" que consiga ser divertida mas que ainda seja capaz de incentivar a outra pessoa a comprar o jogo também. Não garanto que sejam todos, mas segue uma lista com jogos que permitem uso do Download Play no 3DS:

- Mario Tennis Open;
- Tetris Axis;
- Pac-Man Party 3D;
- Cooking Mama 4;
- Steel Driver;
- Deca Sports Extreme;
- Super Street Fighter IV: 3D Edition;
- Cartoon Network: Punch Time Explosion;
- Luigi's Mansion;
- Sonic Lost World;
- Starfox 64 3D;
- Sonic & All-Stars Racing Transformed ;
- Mario Kart 7.


Pedra,eu estou muito feliz com o retorno do Meta Knight, mas o que é aquilo na mão dele? É algum tipo de protetor? E por quê? Ele já tinha isso antes? Eu nunca vi ele com algo assim na mão e se ele já teve, eu nunca tinha reparado!
Anônimo "Reparador" da Silva
Sim, isso que o Meta Knight está usando é uma espécie de armadura para as mãos e, realmente, é a primeira vez que ele aparece com isso. E por que a necessidade dessa proteção? Vai ver está trabalhando parcialmente como modelo de mão e por isso ele precise ter cuidado pra que elas não sofram dano...


Pedra lindona, o que vc acha que esse Pokken Fighters é? Eu ouvi um rumor que é na verdade Pokémon + Tekken, eu acho muito improvável, mas compraria mesmo assim pois sou fã dos 2. E se fosse pra Nintendo lançar um game de Pokémon pro Wii U qual vc acharia melhor: Battle Revolution 2, Pokémon Stadium 3 ou Pokkén Fighters?
Anônimo "Temos que... batalhar!?" da Silva
Pois é, esse tal de Pokken Fighters por enquanto continua um mistério. Até o momento não passa de um nome que a Nintendo registrou e pode acabar acontecendo dela nem sequer utilizá-lo, mas não é de se surpreender que muitas pessoas o associaram àquela imagem — também muito misteriosa — de um "protótipo" pra um novo jogo da série Pokémon, na qual pode-se ver um Blaziken lutando contra um Lucario, no meio da rua. A ideia de uma mistura de Pokémon com Tekken pode parecer estranha inicialmente, mas se você pensar bem não é tão improvável assim.

Vamos às evidências. Primeiro, claro, o nome "Pokken" que remete demais a "Pokémon+Tekken" para ignorar. Segundo, a Namco (dona da série Tekken) está bem próxima da Nintendo ultimamente, ajudando inclusive a desenvolver os novos Super Smash Bros. Terceiro: a Nintendo tem feito vários crossovers inusitados ultimamente: Pokémon Conquest, Hyrule Warriors e o futuro Shin Megami Tensei X Fire Emblem. Quarto: Pokémon Conquest é um crossover com a série Nobunaga's Ambition e Hyrule Warriors é um crossover com Dynasty Warriors... sabe qual é a empresa dona dessas séries e que também ajudou a desenvolver esses jogos? Isso, mesmo, a Namco. Considerando tudo isso, um Pokémon+Tekken já não parece tão estranho, não é?

De repente poderia ser algo como o Hyrule Warriors: não um encontro de personagens da série, mas um jogo de luta de Pokémon usando a engine de Tekken, por exemplo... quem sabe poderia resultar em algo interessante! Sobre qual jogo eu gostaria que eles fizessem, eu votaria em Pokken Fighters, porque imagino que seria algo mais novo e original do que a fórmula da série Stadium, que já se tornou um pouco repetitiva. Mas é claro que se eu pudesse escolher um novo jogo para a série no Wii U, eu — assim como a população inteira do planeta, com certeza — escolheria um RPG open world e com possibilidade de jogar online. Imagine um Monster Hunter, mas com Pokémon ("Pocket Monster Hunter"? xD), usando os sistemas tradicionais de batalhas, captura, trocas, líderes de ginásio, etc. Seria o máximo, ou não?? Melhor do que isso, só o MEU jogo mesmo!!! #PedraPraPresidenteDaNintendo

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas aqui ask.fm/nintendoblast para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google