Mais um ano se passa e com isso temos mais um campeonato mundial de TCG. Como fã assumido de jogos de cartas, eu acabo acompanhando tudo. Tendências, novidades, expectativas, mecânicas e zebras são coisas constantes no assunto e tornam o TCG um hobby maravilhoso. Toda a questão de coleção, troca, sorte, jogos e torneios criam uma atmosfera única e gratificante.
O Andrew é esse cara aqui, ó. |
Genesect: O alerta vermelho para sua derrota
A priori, Genesect era para ser um Pokémon "secreto", o último da Pokédex de Unova, número 649. Seus códigos estavam escondidos no cartucho e ele era para ser uma surpresa da Nintendo no final da quinta geração. Contudo, a segurança do Nintendo DS era muito fraca e Genesect, Keldeo, Victini e Meloetta vazaram em questão de horas após o lançamento do título. Como sempre, a Nintendo fingiu não saber o que houve, "ocultando" a existência dos quatro monstrinhos até a hora que fosse viável para ela os lançar. Assim, Genesect só foi revelado próximo ao fim da vida útil da quinta geração e, com isso, só tivemos acesso a ele e às cartas dele bem na reta final de Black & White. Pelo menos oficialmente. Como era um Pokémon que tinha como objetivo ser a arma final da equipe Plasma, ele deveria ser muito forte, e a Nintendo não desapontou ninguém. Com status monstruosos, Genesect facilmente se tornou uber. Por sua vez, ele, como carta, ficou incógnito até a última coleção da série Plasma, a Explosão de Plasma. Tanto sua versão normal quanto sua versão EX se tornaram staples no jogo e elevaram os decks de energia de planta ao competitivo.Uma das cartas que mais rodavam na era Black &White era a Pokémon Catcher. Carta de item que tem como intuito pegar o oponente desprevenido e trocar o Pokémon ativo dele por um no banco. Posteriormente, no Starter Set de Kalos ela sofreu um revés, o qual exigia que uma moeda fosse jogada, caso o resultado fosse cara ela funcionaria. Um coroa a tornaria inútil. Isso se devia ao eminente lançamento da carta baseada no personagem Lysandre, uma carta homônima que tinha o mesmo efeito da Catcher, contudo, para a coleção XY. Igual a Pokémon Catcher era para a carta Gust of Wind, carta do primeiro Base Set de 1999, que continha o mesmo efeito de trocar o Pokémon ativo por um do banco.
Seu oponente então equipa uma Energia de Plasma no Genesect-EX e ativa o Red Signal. Joga seu Keldeo-EX pro banco e puxa seu Squirtle para frente. Como a Energia de Plasma serve como uma energia incolor quando equipada, ele agora tem as três energias necessárias para atacar com seu golpe, Megalo Cannon. O efeito dele causa 20 de dano a um dos Pokémon no banco do jogador defensor, ALÉM dos 100 de dano que ele causa ao Pokémon defensor ativo.
Assim, ele não só leva seu Squirtle embora como seu Keldeo-EX com PS baixo também sofre dano mortal. Ele leva seus três prêmios, dois deles vindos do Keldeo-EX, e ganha a partida. Além disso, com quatro Energias de Plasma e quatro Genesect-EX no deck, Andrew teria muita facilidade para ativar esse efeito, visto que ele também funciona do seu banco. Genesect-EX é comparável ao Darkrai-EX, outro monstrinho temido. Conta com 170 de PS (Pontos de Saúde) contra os 180 de Darkrai-EX. Seus ataques também são bem parecidos. Darkrai-EX causa 90 de dano ao Pokémon defensor e 30 a um Pokémon no banco, escolhido por você. Coicidentemente, Darkrai-EX estava no deck do último campeão mundial.
O resto do elenco
Em um metagame onde existe o Hypnotoxic Laser, que envenena E adormece o Pokémon adversário ao mesmo tempo e Virbank City Gym que TRIPLICA o dano de envenenamento, a existência de uma habilidade como essa se torna um verdadeiro quebrador de estratégias. Se não bastasse isso ele tem o golpe Emerald Slash. que procura no deck duas energias de planta E permite liga-las a um Pokémon do banco, e esse Pokémon obviamente será Genesect-EX.
Veja bem, Genesect-EX precisa de duas energias de planta e uma incolor para atacar com seu Megalo Cannon. É ai que entra a Energia de Plasma para poder suprir essa energia incolor e ativar o efeito da habilidade dele. Para coroar tudo, tanto Genesect-EX como Virizion-EX tem um custo de recuo baixíssimo, de apenas uma energia incolor, permitindo que eles sejam facilmente alternáveis para aproveitar da sinergia existente entre os dois E para suprir a necessidade de retornar um dos dois pra frente, caso uma Catcher ou até mesmo o Red Signal de um Genesect-EX resolva trocar os dois de lugar.
Os Suprimentos do exército
Você pode defender-se de Pokémon fortes do oponente caso o seu ativo esteja com poucos PS, pode recuar um Pokémon posto em atividade pelo inimigo com uma Catcher, e pode até mesmo servir para a construção de seu Genesect-EX, acelerando a entrada dele em campo.
Diretamente ligado a esse efeito, temos a carta Energy Switch, ela serve para garantir que os Pokémon trocados para o banco e/ou moribundos forneçam suas energias para Pokémon mais saudáveis, por assim dizer. Essa carta é um eterno staple (carta muito útil que é extremamente necessária para um ou mais decks) do jogo e tem muito valor nostálgico
Também temos a famosa Ultra Ball, que ao custo do descarte de duas cartas quaisquer da sua mão, a Ultra Ball pode caçar qualquer carta de Pokémon no seu deck e a depositar graciosamente na sua mão.
A principio, descartar dois cartas da sua mão parece totalmente demeritório, mas Andrew manteve-se um passo a frente do oponente e criou pequenos combos que podem ajudar para com essa adversidade. De fato, a existência desses combos ajuda a acelerar o deck e torna até que uma opção interessante o descarte de dois cartas. É uma opção ótima para quando o Genesect-EX não vem na primeira mão, e com isso, temos duas cartas para atrapalhar a vida do oponente.
Em primeiro lugar, a poderosa Enhanced Hammer. Essa carta tem como alvo as energias especiais ligadas ao pokémon defensor oponente. No metagame atual, energias especiais comem soltas, não só as perigosíssimas Energias de Plasma, como as Double Colorless Energy, staples indispensáveis em inúmeros decks, incluindo o do Mewtwo-EX e as monstruosas Herbal Energy e Strong Energy, que serão lançados pela Copag no Brasil na coleção Furious Fists.
Esse martelo garante com que o oponente seja pego de surpresa, para que assim, precise recorrer a uma energia especial, recurso esse que não está disponível cem por cento do tempo para o oponente. Um Mewtwo-EX perde toda sua utilidade sem uma Double Colorless Energy, assim ameaçando muito a situação de um usuário dele, visto que, Energy Switch não cobre a transferência de uma Double de um Pokémon para outro.
Também temos a Tool Scrapper, ela visa baixar o sarrafo em Muscle Bands, G Boosters e qualquer coisa que um Garbordor engraçadinho possa ter equipado à ele para ativar o seu efeito.
Outro item interessante desse deck é a Super Rod. A Super Rod permite que você recupere três cartas da pilha de descarte, podem ser qualquer combinação de três cartas, mas elas só podem ser pokémon ou energias básicas e em um pequeno combo com a Super Rod, temos disponível a carta Professor's Letter
G-Booster está no deck com o intuito de amplificar o dano de Genesect-EX ao máximo. Ele abre um ataque homônimo pra Genesect-EX, que ao custo do descarte de duas energias, causa 200 de dano. Descarte esse que pode ser facilmente suprido pelo combo Super Rod + Professor's Letter. Assim, terminamos os itens, agora devemos ir para o campo dos apoiadores, um dos mais clássicos apoiadores é o N, carta super importante no early game (situação de quando o jogo se inicia)
Temos também uma velha conhecida de guerra da quinta temporada, a Skyla,que é sem dúvida é uma carta ótima. Ela tem uma aceleração de jogo incrível e é sem dúvida uma das cartas mais úteis desse deck.
É preferível a busca por cartas de Item e Estádio, pois essas podem ser baixadas imediatamente, enquanto as de Apoiador são limitadas a um por turno, o que aumentaria as chances de seu oponente fazer algum movimento visando arrancar ele da sua mão, como usar o N, por exemplo.
Professor Sycamore é uma carta interessantíssima para esse deck. Perfeita quando se tem uma mão com uma, ou duas cartas, principalmente em um deck aonde um combo com Shadow Triad ou Super Rod é possível, essa carta serve para você pegar uma mão nova e adicionar muita consistência ao seu jogo. E já que falamos na Shadow Triad...
A chegada da Equipe Plasma
Shadow Triad vai aproveitar-se das Ultra Balls e Professor Sycamores que você usar para criar uma região aonde suas cartas do Team Plasma estão seguras de qualquer tipo de atentado que seu oponente possa fazer a elas. Entre as diversas cartas que a Shadow Triad podem buscar, tem um item que eu separei especialmente para esse momento, a Colress Machine é uma carta que funciona como uma versão automática do Red Signal de Genesect-EX. Seu efeito é justamente o de buscar e anexar a um de seus pokémon Plasma, uma Energia de Plasma.
![]() |
E eis a decklist completa. |
E após a vitória...
O torneio mundial desse ano, sem dúvidas foi memorável. Insetos roxos robotizados voando pelos céus disparando canhões laser uns nos outros é sem dúvida uma visão fantástica, mesmo que ela fique apenas na cabeça dos jogadores, mas sem dúvidas, mesmo com diversos counters (carta ou baralho usado no intuito de contra atacar determinada situação) poderosos, como Delphox e Pyroar, nas coleções XY e Flash de Fogo, respectivamente, Genesect-EX e Virizion-EX continuarão um deck poderoso e viável para o ano que vem, de fato, Andrew conseguiu passar por cima de um deck de Pyroar, provando a força de um deck que, a primeira vista, deveria ser totalmente fraco contra ele. Assim terminamos o deck do canadense campeão mundial da divisão Masters, Andrew Estrada, um deck poderoso, cativante, e que apesar de parecer complicado a primeira vista é muito simples e divertido. Apesar de ser parecido com os outros decks de Genesect-EX e Virizion-EX, que é comumente chamado de "VirGen", criando uma cacofonia péssima em nossa língua, esse deck é bem pessoal e se diferencia bastante de outros decks que abusam do combo de Genesect-EX e Virizion-EX.O formato comum dele é o uso de, além de várias staples diferentes, dos Pokémon Drifloon e Drifblim, Pokémon que com apenas uma energia incolor causa um dano de 50 vezes o número de energias especiais na pilha de descarte do oponente, o que é bem interessante em um torneio onde seus maiores oponentes tinham várias Energias de Plasma que podiam fazer com que o balãozinho causasse 200 de dano no oponente. Mesmo assim, o deck de Andrew com suas pessoalidades e fatores surpresas se tornou uma ameaça e tanto. Tornou-se o modelo principal que será seguido no próximo ano, até o próximo torneio mundial aparecer. Firmando ainda mais o VirGen como um deck fortíssimo no meta.