Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Surpresa do Pokémon Blast

Na sétima análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time especial da Tier OU (OverUsed).


Fim de ano, época de fechamento de mais um ciclo. E para celebrar esse momento traremos hoje um time cheio de coisas diferentes que surpreendem e muito os adversários, já que quase tudo nele foge das regras. Esse time foi pensado nas Regras da Smogon na Tier OU (OverUsed). Então, sem mais delongas, vamos ao time.


Abomasnow - O Monstro de Gelo


Abomasnow @ Abomasite
Ability: Snow Warning
EVs: 252 Atk / 252 SpA / 4 SpD
Brave Nature
- Blizzard
- Earthquake
- Wood Hammer
- Ice Shard

O monstrão de gelo da 4° geração é o invocador de clima do nosso time. E como estamos na época do Natal, nada melhor do que utilizar um time baseado em tempestade de neve. Infelizmente, Abomasnow tem uma velocidade extremamente baixa, e sua tipagem também não ajuda, já que ele tem 7 desvantagens contra tipos bem comuns no Metagame. Seu item lhe proporciona a forma Mega, e Snow Warning traz a nevasca para o campo, mas agora por somente 5 turnos.

Nesse time Abomasnow tem a missão de bater em tudo que aparecer na sua frente, por conta disso os EVs (Effort Values, valores de esforço em uma tradução literal) foram distribuídos para deixar seus ataques no máximo. Blizzard é seu STAB (Same Type Attack Bonus) arrasa-quarteirão que tem uma pequena chance de congelar, além disso, ele se beneficia de 100% de acerto durante o Hail. Earthquake bate em muita coisa, e mesmo sem STAB pode derrubar vários Pokémon que tomam dano x2 do tipo Earth. Wood Hammer é seu STAB do tipo Grass, apesar do Recoil (dano recebido pelo Pokémon que usou o golpe). Ice Shard é seu último golpe com prioridade +1 que pode derrubar tudo aquilo que os outros golpes deixaram no raio de ação, além de ter STAB.

Nidoqueen - A Rainha Protetora

Nidoqueen (F) @ Life Orb
Ability: Sheer Force
EVs: 112 HP / 252 SpA / 144 Spe
Modest Nature
- Stealth Rock
- Sludge Wave
- Ice Beam
- Earth Power

Nidoqueen foi, ao lado do seu companheiro Nidoking, os primeiros a terem um gênero dentro dos jogos. Como nossa rainha tem bases maiores em Attack do que em Sp. Attack, ninguém espera que ela venha desse jeito. Life Orb é seu item que consome 10% de vida, porém aumenta em 20% o poder dos golpes. Por sua vez, sua Ability Sheer Force elimina todos os efeitos secundários dos golpes, mas aumenta o dano base em 33%. Se somarmos o aumento do item em conjunto com a Ability, temos 53% de aumento, fora os Moves que têm STAB.

Os EVs foram distribuídos para que o Sp. Attack fique no máximo, chegando a um total de 273 pontos. Parece baixo, mas o item e a Ability compensam essa "deficiência". Stealth Rock suja o campo adversário e causa dano toda vez que o adversário troca de Pokémon. Sludge Wave é seu STAB que ficou em evidência com a introdução do tipo Fairy na 6° geração. Ice Beam é sempre necessário para derrubar as mais diversas ameaças, como os tipos Dragon e principalmente os Grass. Earth Power é seu STAB que se beneficia e muito da sua Ability e Item, podendo derrubar vários adversários.

Scizor - A Destruição Metálica

Scizor @ Leftovers
Ability: Technician
EVs: 248 HP / 96 Atk / 164 SpD
Adamant Nature
- Defog
- U-turn
- Bullet Punch
- Roost

Scizor é um dos Pokémon mais usados desde a 4° geração, pois graças a sua tipagem ele aguenta uma grande quantidade de golpes, e graças à introdução do tipo Fairy, o tipo Steel perdeu a resistência que tinha aos tipos Ghost e Dark, mas isso não os comprometeu de forma alguma. Leftovers é um dos itens mais usados desde a 2° geração, já que recupera o HP de todos Pokémon que o usam todo turno. Technician é uma das melhores Abilities introduzidas até hoje nos jogos, já que aumenta em 50% o dano dos Moves que tem base de poder menor ou igual a 60.

A função do inseto metálico no time é limpar o campo, bater o quanto puder e sobreviver. Para isso seus EVs foram distribuídos para ele ter quase o máximo de HP e também ser nossa barreira especial. Defog é o Move que o faz ser essencial, já que limpa o campo e também diminuiu em um estágio a evasiva do adversário. U-turn é seu Move com STAB que permite bater e correr, já que causa dano neutro em quase tudo e permite a troca no mesmo turno. Bullet Punch é seu golpe característico que, além de ter STAB, se beneficia da sua Ability e tem prioridade de +1, podendo derrubar ou causar grande dano em muitos Pokémon. Roost é o seu Move de recuperação, já que recupera sempre 50% da vida a cada vez que é usado.

Rotom-Wash - A Máquina Sorridente

Rotom-Wash @ Leftovers
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpA
Bold Nature
- Volt Switch
- Will-O-Wisp
- Hydro Pump
- Pain Split

A lavadora automática está no nosso time para ser nossa barreira física. Rotom naturalmente consegue sobreviver muito tempo em campo, mas esse especificamente é muito chato de ser derrubado. Leftovers garante que uma pequena quantidade de HP seja recuperada todo turno e Levitate é sua Ability desde sempre, fazendo com neutralize os danos de Moves do tipo Earth.

Os EVs de Rotom foram arranjados de maneira a ficar com o máximo de Defense e HP possível, fazendo com que ele seja muito complicado de derrubar. Volt Switch é seu golpe de bater e correr, já que causa dano e permite a troca no mesmo turno, e também tem STAB, não derruba muita coisa, mas abre caminho para os outros membros do time. Will-O-Wisp é um dos golpes principais para esse Rotom, já que queima o Pokémon adversário e tira um pouco de vida todo turno, além de cortar pela metade o Attack do Pokémon adversário, perfeito para ser usado em Terrakion e outros Pokémon. Hydro Pump é seu outro STAB que dá um bom dano em tudo que recebe dano neutro do tipo Water. Pain Split fecha o Set e o deixa praticamente imortal, já que esse Move soma a quantidade de HP atual dos Pokémon e divide por dois, ou seja, recuperando o HP de Rotom e causando dano no Pokémon adversário.

Latios - O Dragão Espirituoso

Latios (M) @ Choice Scarf
Ability: Levitate
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Draco Meteor
- Psyshock
- Hidden Power [Fire]
- Trick

O dragão de Éon é uma das maiores surpresas desse time. Como Latios tem uma base alta de Speed, chegando a incríveis 350 pontos, dificilmente os jogadores o usam com o item Choice Scarf, que aumenta a Speed em 50%, ou seja, ficando com incríveis 525 pontos e passando praticamente tudo, menos aqueles golpes que tem alguma prioridade. Levitate é sua Ability desde sempre e lhe dá imunidade total a golpes do tipo Earth.

Os EVs de Latios foram distribuídos para ter o máximo de Speed e Sp. Attack, ou seja, ser rápido e bater muito forte. Draco Meteor é seu STAB arrasa-quarteirão, causando um grande dano. O único porém desse Move é que há uma chance pequena de errar, mas a sorte sempre tem seu papel em momentos cruciais do jogo. Psyshock é seu outro STAB que utiliza seus Stats de Sp. Attack para bater na Defense do adversário, perfeito para pegar os tipo Fairy, que são imunes a seu outro STAB. Hidden Power Fire é seu golpe para pegar os tipo Steel que resistem aos outros dois golpes, alguns exemplos são os Ferrothorn e Scizor. Trick fecha o Set para atormentar aqueles Pokémon que dão suporte ao time, por exemplo, como por exemplo os usuários de Defog e Stealth Rock.

Clefable -  A Guerreira Lunar


Clefable @ Leftovers
Ability: Magic Guard
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD
Bold Nature
- Moonblast
- Calm Mind
- Flamethrower
- Soft-Boiled

O último membro do nosso time é a fadinha extremamente irritante Clefable. Esse Pokémon pode parar times inteiros se usado com destreza. A Ability de Clefable faz com que ela seja imune a todos os tipo de danos indiretos à ela, ou seja, é imune a Poison, Burn e todos os Hazards (como são chamados os Moves Stealth Rock, Spikes e por ai vai). Leftovers é seu item que recupera o seu HP todo turno e faz com que ela permaneça por mais tempo em campo.

Como Clefable tem uma boa base de Sp. Defense, os EVs foram distribuídos para ter o máximo de Defense e HP possível. Moonblast é seu poderoso STAB que tem uma chance de diminuir em um estágio o Sp. Attack do adversário. Calm Mind é seu Move de incremento de Stats, já que aumenta em um estágio o Sp. Attack a Sp. Defense, e depois de usado algumas vezes faz com que nosso Pokémon bata forte e aguente vários golpes. Flamethrower é perfeito pra pegar as ameaças do tipo Steel que podem derrubar nossa fada. Soft-Boiled fecha o Set e aumenta a permanência de Clefable em campo, já que recupera 50% do HP toda vez que é usado, e com essa distribuição de EVs, ela fica com 394 de HP, ou seja, recupera 197 pontos sempre que usado.

E com isso finalizamos esse time OU. Essa é a última postagem da coluna nesse ano, semana quem vem não teremos uma nova postagem, mas em breve teremos uma surpresa na coluna do Pokémon Blast. Vai ser algo totalmente diferente do que já foi feito até agora. Obrigado a todos pelo apoio nas postagens, caso tenha alguma crítica, sugestão, ou comentário deixe ai embaixo, estou sempre lendo tudo. Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos!

Colaboração: Felipe Gama
Revisão: Alan Murilo
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google