Game Music

Poké-Música Parte 3: Os embalos de Hoenn

Venha visitar a fascinante região de Hoenn, onde os poderes da natureza se misturam e belas melodias enchem os ares.


Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald foram os primeiros títulos dos monstrinhos a estrear no Game Boy Advance. Agora, os games esbanjam cores e gráficos em maior definição. Mas não foi somente no visual que a franquia se renovou. Com o poder de processamento do novo console, a trilha sonora passou dos simples arranjos com bits para melodias mais elaboradas e que começavam a ganhar um ar mais orquestrado. Vamos colocar os fones e relembrar algumas das músicas que ficaram na memória de todo treinador Pokémon que passou por Hoenn?

IMPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!

Oh! Os sons estão evoluindo!

Para começar a falar da parte musical dessa bela região do mundo Pokémon (que aliás, não, não tem água demais!), vamos comentar a primeira sinfonia que ouvimos quando o jogo se inicia. A música de introdução que precede o tema clássico da série é uma das composições mais simpáticas e alegres do jogo. Depois da bela abertura, o jogador vai parar na pacata Littleroot Town que, assim como todas as cidades-natais dos protagonistas dos games, possui um tema simples e calmo. Essa melodia ganhou um ar mais animado ainda por conta dos remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire.
Uma nova aventura em uma região espetacular está prestes a começar!


Omega Ruby e Alpha Sapphire aproveitaram muito do estilo musical criado por X & Y para fazer a remasterização das principais músicas de Ruby, Sapphire e Emerald. A melhora é surpreendente, mas o mais incrível é que as melodias não perdem seus ares originais e nem suas principais características. Elas de fato, apenas ficaram muito melhores do já eram. Podemos notar isso principalmente nas sinfonias que tocam durante os encontros com Pokémon selvagens e nas batalhas do jogador com outros treinadores.
Seja lutando contra um Pokémon selvagem ou contra um treinador, esteja preparado para uma ótima música!

Apesar de se tratarem de duas equipes de vilões completamente diferentes, tanto Team Magma quanto Team Aqua receberam o mesmo tema musical quando o jogador entra em confronto com um de seus capangas. A música é forte e transmite todo o ar de maldade desses grupos de ideias megalomaníacas. Já por outro lado, a melodia que é ouvida quando o jogador finalmente derrota a poderosa Elite Quatro de Hoenn e vai combater o habilidoso Campeão da Liga, Steven Stone, é uma variação do tema dos confrontos com líderes de ginásio, mas que mesmo assim não deixa de ser uma bela sinfornia.
Team Aqua e Steven Stones possuem temas musicais incríveis.

Wally é um personagem secundário que, mesmo não acrescentando muitos elementos importe a trama dos games, ficou preservado no coração e na memória de muitos jogadores com carinho. O jovem começa assustado e muito tímido para se tornar um treinador Pokémon e em pouco tempo se torna um rapaz confiante em suas habilidades e em seu time. A música que toca quando o jogador tem seu último confronto com esse interessante personagem é um dos temas mais belos do game.
Wally é inexperiente, mas seu tema musical mostra que o jovem tem determinação!

Músicas na terra, na água e no ar

Hoenn presenteou a série e seus jogadores com algumas das cidades mais interessantes do mundo Pokémon. Desde o começo da franquia, cada cidade tinha seu próprio tema musical. O problema era que a música criada a partir de bits muitas vezes tornava uma melodia muito parecida com a outra. Com o melhoramento musical trazido pela terceira geração, as cidades ganharam muita personalidade com suas sinfonias próprias. Um exemplo disso é a simpática melodia da pequena Oldale Town.
Oldale Town é a primeira cidade que o protaginista visita em sua longa jornada.

As músicas que tocam durante a jornada do treinador pelas diferentes rotas de Hoenn também são destaque da trilha sonora de Ruby, Sapphire e Emerald. Vale a pena citar as músicas das Rotas 101 e 110. Enquanto a primeira tem um ar mais calmo, refletindo bem o tom de “início” da aventura, a segunda já possui um tom mais forte e consegue transmitir um ar de determinação tanto ao jogador quanto ao personagem enquanto o caminho em direção a ser um Mestre Pokémon se torna cada vez mais curto.
As Rotas 101 e 110 possuíam os temais musicais mais interessantes.

Outras cidades que merecem destaque quanto a sua composição musical são Petalburg City e Sootopolis City. Enquanto a melodia da primeira possui um tom mais alegre e animado, a sinfonia da segunda tem um tom mais sóbrio e até épico. Essas sinfonias em particular ficaram muito melhores quando remasterizadas para os remakes, assim como o visual das cidades que parecem mais vivas do que nunca.
Petalburg City é bela mas Sootopolis City é muito mais charmosa.

Mas não é apenas caminhando pelas cidades, rotas ou cavernas de Hoenn que podemos ouvir músicas maravilhosas. Uma das melhores adições trazidas pelos remakes, a habilidade de voar sobre a região de Latias ou Latios com o “Soar", introduziu também uma das músicas mais belas de toda a franquia. É simplesmente incrível ficar ouvindo aquela sinfonia animada enquanto se está sobrevoando Hoenn livremente pelos ares.
O que é melhor que sobrevoar Hoenn em Latias/Latios? Fazer isso ao som de uma bela música, claro!

Menções honrosas

Não podemos terminar essa matéria sem mencionar uma das músicas que mais se destacou nos remakes. O Episódio Delta foi um conteúdo extra que, além de explicar vários aspectos da misteriosa Mega Evolução, introduziu uma personagem muito carismática e determinada. A jovem Draconid, Zinnia, é uma treinadora que domina os Pokémon do tipo dragão como nenhum outro treinador da série, e o tema musical que toca durante os confrontos com a jovem é um dos mais animados e empolgantes de toda a franquia. Sem falar que antes de ter a batalha final com essa misteriosa jovem, o jogador ainda precisa cruzar os vários andares do Sky Pillar ouvindo um tema que parece ter saído de uma sinfonia clássica… Simplesmente épico!
Zinnia é misteriosa, mas possui uma das melhoras músicas dos remakes.
Deoxys é um Pokémon misterioso. Essa criatura de forma estranha pode ser encontrada em Pokémon Emerald através de um evento e, quando o jogador finalmente consegue entrar em confronto com o monstrinho laranja e azul, uma música estranha começa a tocar. Além da aparição de Deoxys ter se tornado muito mais incrível nos remakes, a trilha sonora do combate ganhou tons bem mais trabalhados e anima o espírito do jogador que precisa capturar o monstrinho em pleno espaço sideral.
Uma luta no espaço contra um Pokémon lendário? Não se preocupe porque uma boa música não vai faltar.
Outra composição musical que precisamos citar é o novo tom que pode ser ouvido quando se está “surfando” com seu Pokémon preferido. A música de um dos movimentos mais utilizados na série foi totalmente renovada. O mesmo ocorreu com a sinfonia que é tocada quando o jogador usa sua bicicleta para cruzar distâncias mais rápido. Quem diria que surfar pelos mares e andar de bicicleta no mundo virtual poderia ser uma experiência tão agradável aos ouvidos?
Seja nos mares ou em cima de uma bicicleta, uma boa trilha sonora sempre te acompanhará!

Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!

E então, gostaram da seleção musical de Hoenn ou acham que existe alguma música especial que deveria ser incluída na lista das mais tocadas? Não perca a continuação do nosso especial na próxima semana, quando vamos explorar os sons misteriosos de Sinnoh!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google