Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Breloom e a trupe de Doubles

Na nona análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time criado com as regras para times Doubles da Smogon.


E continuando a nossa série de times, trazemos um grupo de um modo jogo inédito aqui na coluna, uma equipe Double. Apesar de trazer várias similiaridades com o time da coluna anterior, aqui podemos usar vários Pokémon que são banidos em VGC. Além disso, o Moveset dos Pokémon é completamente diferente. Só para lembrar que esse grupo é baseado nas regras do Smogon. Então, sem mais delongas, vamos ao time.

Breloom - O Cogumelo Socador



Breloom @ Focus Sash
Ability: Technician
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Adamant Nature
- Mach Punch
- Bullet Seed
- Spore
- Protect

Breloom é com certeza um dos Pokémon do tipo Fight mais legais já feitos até hoje, principalmente por conta da sua tipagem e dos Moves que ele foi ganhando com o passar das gerações. Graças a esses ganhos ele pode ser considerado de suporte e ofensivo ao mesmo tempo. Sua Abiltity, Technician, aumenta em 50% o poder de todos os golpes com base 60 ou menos, isso faz com que, por exemplo, Mach Punch fique com 60 de base de dano. Focus Sash é seu item que o faz ficar em campo com 1 ponto de HP em caso de golpes fatais.

Breloom montado dessa maneira pode ser um dos nossos Lead (quem entra em primeiro em campo) graças a sua características de suporte e ofensiva. A Nature é Adamant para maximizar o Attack em conjunto com  os EVs (Effort Values, ou valores de esforço em tradução literal), com essa distribuição ele fica com o máximo de Speed possível sem o benefício da Nature, podendo passar vários Pokémon dos mais usados em Doubles. Mach Punch, como já dito, se beneficia da Ability de Breloom, além de ganhar pontos de ter STAB (Same Type Attack Bonus ou bônus de ataque do mesmo tipo) e ter prioridade de +1, perfeito para derrubar Pokémon que já foram prejudicados. Bullet Seed é seu outro STAB que é uma faca de dois gumes, pois pode bater muito, como pode bater pouco, pois os ataques variam de 2~5 hits por ataque, e por ser do tipo Grass, bate com dano neutro em quase tudo. Spore e sua arma de suporte, pois coloca o Pokémon adversário para dormir e abre caminho para o parceiro destruir tudo o que aparece pela frente, mas cuidado que agora na 6° gen os Pokémon do tipo Grass são imunes. Protect faz o que sempre fez, protege nosso Pokémon para verificar qual a estratégia do adversário e responder a altura.

Suicune - O Purificador das Águas


Suicune @ Sitrus Berry
Ability: Pressure
EVs: 252 HP / 80 Def / 120 SpA / 56 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Tailwind
- Protect

Suicune é com certeza um dos mais chatos Pokémon para se jogar contra. Nosso cão lendário pode ser ofensivo ou defensivo, porém em todas as formas ele é muito chato de se derrubar. Graças a suas ótimas bases defensivas e um alto HP. Sua Ability desde sempre é Pressure, já que Water Absorb infelizmente não foi liberada. Sitrus Berry é seu item que recupera 25% de HP quando ele está próximo do vermelho na barra de vida.

No nosso time o cão de água nos auxilia e bate da mesma maneira. Seu IV (Internal Value, valores internos em tradução literal) em Attack é zerado para que os danos de possíveis Foul Play sejam diminuídos. Os EVs foram distribuídos para que ele aguente golpes, bata com razoável força e não seja ultrapassado com facilidade pelos adversários. Hydro Pump é seu STAB que bate com força nos adversários que tomam dano neutro do tipo Water e destruir os que tomam dano super efetivo. Ice Beam é sempre importante para derrubar Landorus alheio e outras ameaças que tomam super efetivo para Ice. Tailwind é o pulo do gato do Set, já que dobra a Speed do time por 3 turnos, excelente para abrir o caminho para a vitória. Protect é para checar e proteger nosso Pokémon e ganharmos tempo para montarmos nossa estratégia.

Heatran -O Titã Cabeça Quente


Heatran @ Leftovers
Ability: Flash Fire
EVs: 168 HP / 252 SpA / 88 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Heat Wave
- Earth Power
- Substitute
- Protect

O gigante de magma também pode causar problemas para o adversário. Graças a sua tipagem, Fire e Steel, ele toma dano pouco efetivo de 10 outros tipos. Heatran pode ser montado tanto para ser defensivo, quanto ofensivo, no entanto, nesse time ele está mais levado para o ofensivo. Flash Fire é sua Ability que anula totalmente qualquer dano do tipo Fire e aumenta o poder dos golpes desse tipo em 1.5x. Leftorvers é seu item que recupera um pouco de vida a cada turno.

O IV de Heatran é zerado pelo mesmo motivo do Suicune, e sua Nature é a Modest, na qual aumenta o Sp. Attack de Heatran, deixando o atributo no máximo com a distribuição de EVs. Os EVs de HP e Speed foram colocados para fazer com que ele aguente um pouco mais em campo e consiga passar por alguns adversários, principalmente se Suicune ativar Tailwind. Heat Wave é seu STAB que acerta os dois Pokémon adversários e ainda tem uma pequena chance de deixá-los queimados. Earth Power pega aqueles Pokémon Fire do adversário, como Charizard X, e tem uma chance de diminuir em um estágio a Sp. Defense do do mesmo. Substitute cria uma “cópia” usando 25% do HP. E Protect fecha o Set para proteger nosso titã e nos dar um tempo para pensar.

Latios -O Dragão Guardião de Hoeen


Latios (M) @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 29 HP / 0 Atk
- Draco Meteor
- Psyshock
- Tailwind
- Protect

O dragão guardião é um dos destruidores do nosso time, além de prover um suporte excelente. Ele entra aqui para bater forte em tudo que aparecer na sua frente e nos deixar alguns turnos mais rápido, caso seja possível. Sua Ability desde sempre é Levitate, infelizmente ele ainda não ganhou outras Abilities. Life Orb é seu item, e toda vez que usamos um Move de ataque, ele tira 10% da vida de Latios e aumenta em 20% o dano, um dos melhores itens já feito até hoje.

Talvez você esteja estranhando por qual razão o IV seja 29 em HP, mas a explicação é simples, esse número foi colocado para diminuir o dano da Sandstorm e do Hail, além de diminuir também o dano causado pelo Life Orb. O Attack é zero pela mesma situação dos outros. Latios tem a Nature Timid para ficar com o máximo de Sp. Attack. Seus EVs foram distribuídos para que ele possa ser rápido e bater forte. Draco Meteor é seu STAB arrasador, mas cuidado, mesmo com míseros 5% de chance de errar isso acontece com relativa frequência e nos momentos mais críticos. Psyshock é seu outro STAB para bater principalmente nos tipo Fairy que são imunes ao seu outro STAB. Tailwind já foi comentado aqui, e ele é importante para abrir o caminho para a vitória. Protect também já foi comentado, e protege nosso Pokémon e nos ganha tempo.

Landorus - Therian -O Gênio Destruidor


Landorus-Therian (M) @ Choice Scarf
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- Stone Edge
- U-turn
- Superpower

O gênio Therian é um dos mais usados da lista da Smogon, e isso se deve a sua grande variedade,  podendo ser ofensivo, defensivo, suporte, misto e de diversas outras maneiras. Suas bases são excelentes e por isso ele se sobressai muito bem em quase todas as Tiers. Na forma Therian ele fica com a Ability Intimidadte, que diminui em um estágio o Attack dos dois Pokémon adversários, ideal para forçar uma troca logo no inicio da batalha. Seu item é o Choice Scarf, ele aumenta a Speed de Landorus em 50%, contudo o prende no golpe utilizado.

Landorus Therian com a Nature Adamant e com a distribuição de EVs colocada, ele fica com o máximo de Speed e Attack, sendo que o último fica com incríveis 427 pontos. Portanto, podemos ver que nesse time a missão dele é bater forte e  destruir os adversários. Earthquake é seu STAB arrasador, ele acerta todos os Pokémon em campo, portanto cuidado com o seu Pokémon. Stone Edge está no Set para pegar Pokémon do tipo Flying e tem uma alta chance de causar dano crítico. U-turn é um de seus principais golpes, pois além de dar uma boa cobertura por ser do tipo Bug, Landorus  bate e volta, nos proporcionando tempo para pensar no próximo movimento. Superpower fecha o Set para bater muito forte nos Pokémon tipo Steel e Dark que são usados aos montes.

Kanghaskhan - A Destruidora e seu Filhote


Kangaskhan (F) @ Kangaskhanite
Ability: Scrappy
EVs: 144 HP / 252 Atk / 4 Def / 108 Spe
Adamant Nature
- Fake Out
- Return
- Power-Up Punch
- Sucker Punch

A mamãe destruidora fecha nosso time. Ao lado de Landorus Therian, ela é Top 3 de usagem. Tudo isso graças a Ability devastadora que ela adquire ao mega evoluir, Parental Bond, que faz com que seu filhote bata também, só que com 50% da força original, ou seja, ela sozinha pode destroçar o time do adversário. Esse Pokémon tem tanto poder que foi banido rapidamente do Metagame OU para reinar soberana em Doubles.

No nosso time Kangaskhan foi montada para destruir adversários que não estejam tão preparados. Os EVs foram distribuídos para que ela fique com o máximo de Attack possível, chegando a poderosos 383 pontos, graças a adição dada pela sua Nature, Adamant. Os outros EVs foram colocados em HP para que ela aguente alguns golpes e em Speed para passar outros Pokémon e destruir o adversário. Fake Out é sua prioridade +3 com STAB, se bater em Pokémon que tem dano neutro, ele tira muito da vida do adversário. Return é seu STAB arrasador com o máximo de poder ele fica com 102 de poder e o Pokémon precisa gostar do seu treinador, some esse poder e o dois ataques que o Parental Bond dá e ele destrói adversários que tomem dano neutro do tipo Normal, só para lembrar que Frustration tem o mesmo poder, mas nesse caso o Pokémon precisa odiar o treinador. Power-Up Punch, um golpe novo da 6° gen  que causa dano e aumenta em um estágio o Attack, nesse caso aumenta em dois estágios, por conta de Parental Bond. Sucker Punch fecha o Set, é seu golpe com prioridade +1 para derrubar o que Return/Frustration não conseguiram.

E esse foi mais um time no Seis da Vez. Nessa edição você conferiu um time Double, e na próxima iremos trazer um time na Tier OU. Mas antes do próximo time teremos mais uma parte dos Mitos de Sinnoh, fiquem ligados. E para finalizar, caso tenha uma dúvida, sugestão, crítica ou qualquer outra situação, comente aí embaixo. Estou sempre de olho e procurando maneiras de melhorar a coluna. Um forte abraço e até a próxima!
Colaboração: Hector Llado
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google