Pokémon Blast

Seis da Vez: Time Tyranitar e os Guerreiros da Tempestade

Na décima análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time Tier OU (OverUsed).

 Jogar Pokémon competitivo hoje em dia é praticamente uma arte, pois são tantos fatores a se levar em consideração, que às vezes nos preocupamos muito mais com a pré-batalha do que com os acontecimentos durante a batalha propriamente dita. O time a seguir foi montado é OU (OverUsed, os mais usados em tradução literal) baseado nas regras da Smogon. Então sem mais delongas, vamos ao time.


 Tyranitar - O Rei das Tempestades


Tyranitar @ Smooth Rock
Ability: Sand Stream
EVs: 232 HP / 108 Atk / 168 Spe
Adamant Nature
- Pursuit
- Crunch
- Stone Edge
- Stealth Rock

O invocador das tempestades foi, ao longo do tempo, ganhando Moves importantes que hoje em dia fazem dele um dos Pokémon mais versáteis no Metagame OU. Ele pode ser usado ofensivamente, defensivamente, como suporte, misto, enfim, de diversas maneiras. A sua Ability Sand Stream chama a tempestade de areia por 5 turnos, mas com o acréscimo dado pelo seu Item, Smooth Rock, a tempestade dura agora 8 turnos.

Como sabem, a Sand Stream causa dano em todos os Pokémon, menos nos tipos Steel, Ground e Rock, e naqueles que possuem a Abilities Magic Guard e Overcoat. Então Tyranitar pode ser o Lead (quem entra primeiro na batalha). A Nature é Adamant para aumentar o Attack. Os EVs (Effort Values, ou valores de esforço em tradução literal) foram distribuídos para deixar o HP quase no máximo e ter valores razoáveis em Attack e principalmente em Speed, para passar algumas ameaças. Pursuit é seu STAB (Same Type Attack Bonus, ou bônus de ataque do mesmo tipo) com prioridade SOMENTE nas trocas, ou seja, se o adversário trocar o Pokémon, ele tomará dano dobrado. Crunch é seu outro STAB destruidor que pode baixar um estágio da Defense do Pokémon adversário. Stone Edge também tem STAB e uma boa chance de causar dano crítico, mas nem tudo são flores: esse golpe possui apenas 80% de chance de acerto, e geralmente o erramos no momento errado. Stealth Rock é seu golpe de suporte, e causa dano em todos os tipos, perfeito para causar dano indireto no adversário.

Excadrill - O Cavador de Túneis


Excadrill @ Life Orb
Ability: Sand Rush
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- Iron Head
- Rock Slide
- Rapid Spin

Excadrill é um dos Pokémon mais “apelões” da 5° geração. Ele foi rapidamente banido pela Smogon por conta do combo Sand Stream e Sand Rush, que dobra a Speed dos Pokémon que possuem essa Ability durante a tempestade de areia. E além disso ele possui uma base muito alta de Attack, portanto ele se aproveita e muito bem da tempestade. Agora que os climas foram “piorados” na 6° geração, ele habita a Tier OU, mas quem o usou na 5° geração não esquece da destruição que ele causava. O Item do nosso Pokémon é o Life Orb, que consome 10% da vida e aumenta o dano dos golpes em 20%.

Se Excadrill entrar em campo após a tempestade ser ativada, com certeza você irá derrotar pelo menos dois ou três Pokémon adversários. A Nature é Adamant para, em conjunto com a distribuição de EVs, maximizar o Attack dele e deixar com incríveis 405 pontos. Os EVs são colocados também em Speed para que ele possa aproveitar de maneira correta a sua Ability. Earthquake é seu STAB poderoso que pode destruir os adversários que tomem dano neutro para o tipo Ground. Iron Head é seu outro STAB que pode causar Flinch (uma espécie de paralisia temporária) e arrebentar com os Pokémon Fairy do adversário. Rock Slide é seu golpe para pegar Pokémon Flying, que povoam o Metagame. Rapid Spin é um dos seus golpes mais importantes, não causa nada de dano, mas limpa o nosso lado do campo de golpes como Spikes, Stealth Rock e outros.

Talonflame - O Caçador de Fogo


Talonflame @ Leftovers
Ability: Gale Wings
EVs: 248 HP / 252 SpD / 8 Spe
Careful Nature
- Brave Bird
- Will-O-Wisp
- Bulk Up
- Roost

O amado e odiado pássaro da 6° geração é um dos Pokémon mais usados e também mais versáteis dos Pokémon Flying encontrado no começo dos jogos. Talonflame ficou do jeito que é graças à sua Hidden Ability Gale Wings, que dá prioridade +1 para todos os golpes do tipo Flying. O Item de Talonflame é Leftovers, que recupera uma pequena quantia de HP e aumenta a permanência dele em campo.

A Nature do nosso Pokémon é a Careful, que aumenta o Sp. Defense e diminui o Sp. Attack. Os EVs foram distribuídos para deixar Talonflame com o máximo de Sp. Defense possível e com quase o máximo do HP. Brave Bird é seu golpe já clássico do tipo Flying que tem uma ótima base, mas infelizmente é inútil contra qualquer Pokémon do tipo Steel. Will-O-Wisp queima o Pokémon adversário e também o pega desprevenido, pois o adversário não sabe se nosso Pokémon é ofensivo ou defensivo. Bulk Up aumenta em um estágio o Attack e a Defense, e caso o adversário permita, pode aumentar os atributos de Talonflame e fazer com que ele passe por cima do adversário. Roost fecha o Set e é perfeito para nosso Pokémon, pois recupera em 50% a vida dele e se beneficia da sua Ability, mas cuidado quando usá-lo, pois ele pousa no chão e fica suscetível a golpes do tipo Ground, como por exemplo Earthquake.

Keldeo - A Jovem Espada da Justiça


Keldeo @ Choice Specs
Ability: Justified
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 30 SpA
- Scald
- Hydro Pump
- Secret Sword
- Focus Blast

Particularmente, um dos Pokémon que eu mais gosto dentre todos os existentes. Keldeo consegue entrar em campo e arrebentar com as estratégias do adversário. Após o lançamento dele ,na 5° geração, ele pulou rapidamente para a Tier OU, e como ele não tem nenhum atributo abusivo, ele dificilmente será banido ou caíra de onde está. Sua Ability é Justified, que aumenta em um estágio o Attack quando atingido por um golpe do tipo Dark. O Item de Keldeo é o Choice Specs, que aumenta em 1.5x o Sp. Attack dele, mas o trava em um único golpe.

A Nature do nosso pônei é a Timid para que ele possa ficar com o máximo possível de Speed, em conjunto também com a distribuição dos EVs, que foram colocados para que ele seja o mais rápido possível e bata o quanto puder. Scald é seu STAB que, apesar de não ser tão poderoso, tem a chance de queimar o adversário, e acredite, este efeito secundário é ativado quase sempre. Hydro Pump é seu STAB arrasador que pode levar times inteiros, mas tem uma pequena chance de errar. Secret Sword é seu STAB que ignora completamente as alterações de atributos do adversário e dá o dano baseado na Defense e não na Sp. Defense do adversário, ou seja, se o adversário utilizar 2 Bulk Up e aumentar a Defense em dois estágios, ele ignora essa mudança para calcular o dano no oponente. Focus Blast é seu último golpe que também tem STAB e é arrasador, mas cuidado, ele tem apenas 70% de chance deacerto e pode errar nas horas errar nas horas cruciais, criando uma desvantagem para o treinador.

Serperior - A Serpente dos Olhos Nobres


Serperior @ Life Orb
Ability: Contrary
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Leaf Storm
- Dragon Pulse
- Hidden Power [Fire]
- Giga Drain

O inicial de planta da 5° geração finalmente teve a sua Hidden Ability liberada e ele pulou rapidamente para as Tiers mais altas. A Ability Contrary é uma das melhores inseridas na 5° geração, mas até então, ela era restrita a pouquíssimos Pokémon e muitos deles não tão usados assim. Mas agora com Serperior a coisa mudou de figura, pois este Pokémon mediano pode ser usado com o combo que vamos mostrar a seguir. O Item colocado é Life Orb, que tira 10% de vida e aumenta o dano em 20%.

Serperior no nosso time foi montado para ficar com o máximo de Speed possível, por isso seus    EVs foram distribuídos para ficar deixar esse atributo no máximo em conjunto com a sua  Nature, Timid, e também deixar o Sp. Attack no máximo. Leaf Storm é seu STAB que o deixa útil no time, esse golpe geralmente diminui em dois estágios o Sp. Attack, mas graças à sua Ability, ele aumenta em dois estágios o Sp. Attack, portanto, use sem moderação. Dragon Pulse não tem STAB, mas depois de usar um ou dois Leaf Storm, ele pode derrubar vários Pokémon que não tomam dano do tipo Grass. Hidden Power [Fire] é para derrubar os Pokémon do tipo Steel e Bug que podem causar problemas para Serperior. Giga Drain fecha o Set com seu STAB e além de causar dano recupera o HP do nosso Pokémon

Diancie - A Fada Criadora de Diamantes

Diancie @ Diancite
Ability: Clear Body
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Moonblast
- Diamond Storm
- Earth Power
- Protect

A fada Diancie é o último membro do nosso time, e podemos dizer que é um dos mais poderosos. Depois de transformada ela tem potencial para destruir o time adversário, mas cuidado com golpes de prioridade, pois o HP dela é muito baixo. Sua Ability é Clear Body, mas depois de mega evoluir ela fica com Magic Bounce, que rebate todos os golpes do tipo Other usado pelo adversário.

Diancie no nosso time tem a missão de passar o carro no adversário e causar a destruição do adversário. A Nature dela é Timid para deixar a Speed no máximo em conjunto com a distribuição dos EVs, além disso, seu Sp. Attack fica no máximo sem o auxílio da Nature, chegando a incríveis 419 pontos. Moonblast é seu STAB arrasador que pode derrubar praticamente tudo no Metagame, além de ter uma chance de derrubar em um estágio o Sp. Attack do adversário, por vezes forçando uma troca. Diamond Storm é seu outro STAB que bate muito forte nas coisas que seu outro STAB não consegue derrubar, além de ter uma chance muito grande de derrubar em um estágio a Defense do Pokémon adversário. Earth Power está no Set para derrubar os Steel que os outros dois golpes não podem derrubar, além de ter uma pequena chance de derrubar a Sp. Defense do adversário. Protect fecha o Set para protegermos nosso Pokémon e nos dar algum tempo para pensar no próximo passo.

Assim encerramos mais um Seis da Vez com um excelente time na Tier OU. Sei que por vezes pode parecer que o time tem um número alto de Pokémon lendários, e vou tentar diminuir ainda mais nas próximas colunas. Em breve teremos também análises individuais de cada Pokémon, então se quiserem escolher o primeiro a ser analisado deixem aí nos comentários, e também caso tenham alguma crítica ou  sugestão fiquem à vontade. Um abraço a todos, até a próxima!
Colaboração: Hector Llado
Revisão: Alan Murilo
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google