Jogamos

Análise: BOXBOY! (eShop/3DS) é simplicidade e criatividade em blocos

Dos mesmos desenvolvedores de Kirby, BOXBOY! coloca os jogadores para pensar fora da caixa.


É muito comum ver megaproduções na indústria de games. Grandes projetos que levam anos de desenvolvimento com marketing milionário, transforma-os em blockbusters. Por outro lado, vemos jogos que, com apenas uma ideia criativa, conseguem tanto destaque como os tais títulos AAA. É nesse segundo grupo que se encaixa BOXBOY!.

Desenvolvido pelo HAL Laboratory, estúdio responsável pela série Kirby, BOXBOY! é um jogo de puzzle com um protagonista quadrado. Qbby possui apenas uma habilidade, a de expelir blocos de si, e isso é mais do que o suficiente para fazer você pensar e se divertir bastante.

Pense fora da caixa

Há um feeling de Game Boy em BOXBOY!, e não apenas pelo trocadilho do nome e por sua jogabilidade, focada nos dois botões de ação principal e no direcional, mas também por seu visual e trilha sonora. O jogo é inteiramente monocromático, ou seja, tudo é em preto e branco acompanhado de sons chiptune. Nostalgia e carisma!

Sem delongas ou tutoriais, você já começa direto em uma fase e tem acesso às duas habilidades principais de Qbby: pular e criar blocos. O pulo do personagem é curto e expelir blocos será a solução mais viável para superar os puzzles. Há uma parede alta em seu caminho? Crie um bloco, coloque-o no chão e suba nele para alcançar o topo. Deparou-se com um grande buraco? Faça uma sequência de blocos horizontais e use-os como uma ponte para alcançar o lado oposto.

O que torna a habilidade de Qbby mais criativa é a possibilidade de definir a disposição dos blocos. Com três deles, por exemplo, você pode alinhá-los todos na horizontal, na vertical ou em formato de L. Cada puzzle exige uma disposição diferente de blocos e você precisa olhar o cenário atentamente para encontrar a forma ideal de vencê-los.

BOXBOY! reúne 17 mundos principais, mais cinco desbloqueáveis, sendo que cada um contém entre seis e oito fases. Cada mundo acresenta um elemento que varia os puzzles, como botões, lasers, esteiras, portais, ímãs, blocos elétricos, gravidade, ou seja, não há repetitividade. As fases duram poucos segundos, mas alguns puzzles farão você pensar por vários minutos porque há um limite de blocos que Qbby pode criar.


A liberdade de tentativa e erro torna BOXBOY! bastante agradável. Não há limite de vidas ou tempo e sempre há um checkpoint antes de cada obstáculo nas fases. Portanto, você poderá testar as mais variadas formações de blocos a bel prazer sem precisar começar a fase do início. Para os jogadores que querem um desafio maior, há coroas espalhadas pelas fases. Caso queira coletá-las, será preciso usar o menor número de blocos possível para não ultrapassar o limite proposto pela fase e achar a disposição de blocos ideal para pegar as coroas.
Aqui é preciso criar uma sequência de blocos que passe sobre o botão e
 forme um degrau para Qbby subir. Prepare sua massa cinzenta!

Criatividade ao cubo!

Criar blocos não é só útil para superar obstáculos e buracos, mas também como proteção para Qbby. Você pode colocá-los sobre espinhos, blocos elétricos e até criar uma formação ao redor do personagem para protegê-lo de lasers. Além disso, superar fases e coletar coroas rendem Tokens. Esses são usados como moedas de troca na loja do jogo. Dá para comprar roupas diferentes para Qbby, livros com dicas extras, desbloquear músicas e dois modos de jogo, Time Attack e Score Attack.

Gravidade, lasers, espinhos e botão. Tudo ao mesmo tempo!
Mas, e se você ficar preso em puzzle e não souber como superá-lo? BOXBOY! traz a ferramenta Hint (Dica) na tela inferior do portátil. Você utiliza uma Play Coin, aquela moeda obtida a cada cem passos ou chacoalhões (sabemos que você faz isso, seu espertinho!) com o 3DS no modo Sleep, e o jogo mostra exatamente como passar daquela parte complicada. Um recurso bastante útil e funcional para quem não quer ficar muito tempo preso em uma fase.

Doando blocos

Uma das coisas mais legais de BOXBOY! é a possibilidade de enviar uma demo para um amigo via conexão local. Para isso, basta colocar um portátil próximo do outro e selecionar o recurso Download Play no 3DS receptor. Mas vale lembrar que a demo dá acesso apenas aos dois primeiros mundos do jogo e, ao desligar o portátil que recebeu a demo, ela será deletada automaticamente.

Jogadores com mais afinco poderão ainda, após terminar o jogo, tentar superar as fases no Marathon Mode. BOXBOY!  lhe desafia a superar todas as fases de um mundo em sequência, no menor tempo possível, utilizando o menor número de blocos e sem mortes para obter o rank S. Os modos Marathon, Time Attack e Score Attack classificam seu desempenho, mas seria interessante se o jogo oferecesse rankings online ou se pudéssemos comparar tempos com amigos e outros jogadores via StreetPass.

BOXBOY! é um jogo extremamente criativo e carismático, entrando fácil para a lista de títulos essenciais para fãs de puzzles. Ao terminá-lo, você vai ficar com aquele gostinho de quero mais. Esperamos que, assim como aconteceu com Pushmo, BOXBOY! receba uma sequência, afinal, é umas das boas (caixinhas de) surpresas disponíveis na eShop do 3DS.
Qbby é tão versátil quanto Kirby. Lugares apertados e
altos não são problemas para o protagonista quadrado

Prós

  • Apesar de curtas, as fases são criativas;
  • Dezenas de estágios extras;
  • A ferramenta de dicas é funcional;
  • Visual e aúdio carismáticos.

Contra

  • Ausência de recurso StreetPass ou online para comparar pontuações.
BOXBOY! — eShop/3DS — Nota: 8.5

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Victor Pereira



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google