Blast Files

Caso #15: A série Mother/EarthBound faz alusões a drogas e alucinógenos?

Investigando o "barato" por trás de dimensões alternativas, tortas mágicas, cogumelos estranhos e detalhes censurados

Sabemos muito bem que os três jogos da série Mother/EarthBound têm um estilo pitoresco, fazem um recorte bem caricato do mundo real e apresentam uma história bem doida. Há quem diga que essas coisas só poderiam sair da cabeça de alguém sob efeito de substâncias psicoativas, mas não vamos restringir a criatividade e esquisitice de Shigesato Itoi a esse tipo de coisa. Quando dizemos "alusões a drogas e alucinógenos", referimos-nos a elementos do jogo que mencionam substâncias psicoativas ou que são, de fato, drogas. Pois então vamos mergulhar mais uma vez nessa incrível franquia para caçar essas possíveis referências.


Em primeiro lugar, precisamos alertar para o perigo de spoilers nessa matéria! Para podermos explicar e nos aprofundar nas possíveis referências a drogas em cada um dos jogos da série, será preciso revelar detalhes do enredo. Portanto, isso poderá estragar algumas surpresas. Lembramos também que o objetivo aqui não é denunciar, difamar ou deslegitimar a série Mother, mas apenas nos divertir nessa procura por detalhes escondidos.

Escondendo o cigarro




  • Jogo da franquia: EarthBound Beginnings (NES)
  • Probabilidade de ser verdade: Alta

  • O primeiro jogo da série Mother foi recentemente lançado pela primeira vez no Ocidente, com o título EarthBoud Beginnings, através do Virtual Console do Wii U. O que muitos não sabiam é que a localização do jogo já havia se dado desde a época do lançamento japonês, quando uma versão americana chegou a ser anunciada, porém nunca vendida oficialmente. Um análise dos arquivos do protótipo da versão traduzida já mostravam censuras por parte da Nintendo of America.

    E uma das mais visíveis censuras foi na referência a drogas. Na versão japonesa, os sprites dos inimigos Crow e B.B. Gang Members traziam claramente um cigarro em suas mãos. Diferentemente dos exemplos que veremos a seguir, esse é apenas um detalhe visual que não interfere nem no enredo nem na jogabilidade do game. 

    De maneira semelhante, algumas placas nas farmácias de EarthBound (SNES) foram trocadas de "Drug" para "Shop". A palavra "drug" é como o termo "droga" em português, ou seja, não se refere apenas a substâncias psicoativas ou ilícitas, mas também a remédios e medicamentos em geral. Ainda assim, essa censura foi feita. Engraçado é que nem todas as placas do jogo foram alteradas.

    Outro lado da realidade





  • Jogo da franquia: EarthBound (SNES)
  • Probabilidade de ser verdade: Baixa
  • Fourside é uma das maiores e mais metropolitanas cidades em EarthBound, representada também em uma das arenas de Super Smash Bros. Melee (GC). Dentre as atrações para adultos, temos, é claro, um bar. Para evitar referências a bebidas alcoólicas, o local foi renomeado como um café na versão americana do jogo — um tipo de censura bem comum para a Nintendo of America. Fato é que lá, ao interagir com as prateleiras de bebidas, a mensagem "???" irá aparecer.

    Após a mensagem, Ness e seus amigos são transportados para Moonside, uma realidade paralela na qual toda a paisagem é formada por contornos coloridos e preenchimento preto. Nesse outro mundo, a lógica é inversa: sim significa não, e não significa sim. Mas o difícil mesmo é entender o que as pessoas dizem, pois muitas das falas dos personagens não fazem sentido algum. Confira:

    Um personagem aparece repetidas vezes e, após lhe saudar e se despedir ao mesmo tempo, irá transportar Ness para outro local de Moonside. Abusando desse teletransporte, é possível chegar até a estátua Evil Mani-Mani, causadora de toda a ilusão. Pois é, apesar das mudanças sensoriais, dos diálogos sem nexo e dos teletransportes pelo poder das palavras, o fato de a derrota da Evil Mani-Mani libertar todos de Moonside acaba não dando muito espaço para concluirmos que tudo não passou de uma embriaguez precoce.

    As aparências comprovam

    • Jogo da franquia: EarthBound (SNES) e Mother 3 (GBA)
    • Probabilidade de ser verdade: Alta
    Como mostramos acima, uma cafeteria foi capaz de transportar Ness para uma dimensão muito louca. Mas, mesmo sendo obviamente uma versão censurada de um bar, será que café poderia realmente ser uma droga no mundo de EarthBound? Um personagem visto nas cidades Summers e Fourside fala sobre seu "vício" em... café e cappucino? Bom, suas bochechas rosadas e o copo com um líquido amarelo espumante parecem ser de alguma receita nova de café, hein? Ainda mais que *hic* causa soluço e até *blurp!* arroto!
    Em Mother 3 (GBA), não tivemos o pente fino da Nintendo of America. Por isso, dá para ver claramente um fantasma se empanturrando de vinho e ainda tecendo alguns elogios exagerados a respeito. Mas que mal à saúde isso poderia fazer a alguém que já está morto, não é mesmo?

    Uma torta "deliciosa"

    • Jogo da franquia: EarthBound (SNES)
    • Probabilidade de ser verdade: Alta
    Na turística e litorânea cidade Summers, há um local no qual as pessoas mais refinadas da alta aristocracia encontram-se para comentar sobre obras de arte bem modernas. No Stoic Club, é muito divertido ver o que as personagens acham de composições como... uma pedra. Nesse seleto clube, a esposa do capitão do porto da cidade é conhecida por fazer uma torta mágica, que parece interessar pessoas de muito longe para virem experimentar. Inclusive você, jogador.

    Fora do Stoic Club, é possível provar o Magic Cake. Na primeira mordida, Ness e seus amigos parecem entrar em uma outra dimensão. Tudo fica em tons de roxo e rosa, as imagens ficam turvas, sinuosas e movendo-se lentamente. Nesse "estado", Ness tem um sonho, que, na verdade, mais parece uma transferência de sua consciência para a de Poo. O quarto membro da equipe é vivenciado pela primeira vez durante esse sonho de Ness, e são as ações de Poo nesse momento que o levam a encontrar os seus companheiros.
    As alterações sensoriais e o "sonho" causados pelo Magic Cake seriam evidências bem claras de que há alguma substância psicoativa na receita. Apesar de só ser possível "experimentá-lo" uma vez no jogo, a mulher que prepara a Magic Cake vende itens restauradores. Dentre eles, temos a Magic Tart, que recupera PP. Esse mesmo item também está presente em Mother 3.
    Não fique assim, Ness, você ainda terá outras oportunidades
    nos casos abaixo:

    Relaxando numa epifania

    • Jogo da franquia: EarthBound (SNES)
    • Probabilidade de ser verdade: Média
    Em dois momentos de EarthBound, um personagem de uma espécie fictícia oferece a Ness um café ou um chá para "relaxar". O primeiro momento é na vila dos Mr. Saturn, cujas falas também não têm muito nexo e vêm em uma fonte bem bizarra. O outro momento acontece em Tenda Village, onde os estranhos (e tímidos) Tendas vivem. Ao tomar o café ou o chá, Ness tem uma espécie de epifania. 
    Pense bem antes de responder
    Sob um plano de fundo que consiste numa abstrata animação psicodélica e uma música profunda, são feitas várias rememorações da jornada de Ness até aquele momento e diversas reflexões sobre o papel dos jovens heróis nessa predestinada missão de salvar o mundo. Ambos os momentos são bem interessantes para o jogador, uma vez que é quase que um diálogo entre você e o Shigesato Itoi. Ainda assim, não dá para não ficar perturbado e tentar imaginar que substância eles colocaram no café e no chá. Só não podemos traçar um paralelo tão sólido com as drogas porque trata-se de bebidas oriundas de civilizações fictícias, nas quais outras explicações para tais efeitos podem ser dadas.

    Nas entrelinhas

    • Jogo da franquia: EarthBound (SNES)
    • Probabilidade de ser verdade: Baixa
    Na cidade de Threed, uma das placas com o nome da cidade pode esconder uma estranha referência à maconha através de algumas coincidências (ou não). Essa placa em questão não pode ser vista por inteiro devido a um prédio em sua frente, deixando apenas as quatro últimas letras à mostra: "eed". "Weed" é um dos termos mais usados para se referir à canábis. Coincidentemente, o prédio que bloqueia a visão da primeira letra é uma drogaria. 

    Quando interagimos com a placa, surge uma mensagem de uma organização de adultos que alerta sobre os perigos de jogar videogame por muitas horas seguidas. Uma das linhas de texto é "Qualquer coisa em excesso não é bom", o que pode ser uma referência ao abuso da substância por jovens, levando os adultos a deixarem essa mensagem para outros pais e mães. Até aí, tudo bem, né?
    Bom, o problema é que essa mensagem não está presente na versão japonesa do jogo, e seria muito improvável que, durante a localização, um conteúdo extra desse tipo fosse adicionado. Ainda mais se considerarmos que alusões a drogas sejam justamente o que a tradução da Nintendo of America mais luta para apagar. Além do mais, o nome da cidade na versão original é "Threek", o que esbarra com a referência à sílaba final "eed" do nome americano.

    Cogumelos de Tanetane Island

    • Jogo da franquia: Mother 3 (GBA)
    • Probabilidade de ser verdade: Alta
    A jornada de Lucas e seus companheiros para Tanetane Island em Mother 3 é bem cansativa. Tanto é que o grupo chega à ilha com o HP no mínimo e com zero de PP, ou seja, incapazes de restaurarem-se. Diante deles, há uma colônia de cogumelos fartos e de coloração roxa com bolinhas brancas. Os próprios personagens estranham a aparência dos fungos e hesitam em comê-los, mas, numa ilha deserta, até mesmo uma criança como Lucas devoraria-os sem pensar duas vezes. É ai que "bate" algo de muito estranho em nossos heróis.
    Após distorções sensoriais semelhantes à vez em que Ness comeu o Magic Cake, o grupo inteiro desmaia e, ao acordar, deparam-se com uma versão de Tanetane Island um pouco mais... psicodélica. A vegetação agora é de cor rosa berrante, a música adquire um tom muito mais instável e alucinações esquisitas começam a aparecer. Inicialmente, nossos heróis confundem uma cobra com um guarda-chuva e, depois, estão vendo personagens que definitivamente não deveriam estar naquele lugar — e inclusive conversam e batalham contra eles. Para piorar, o inimigo é representado por um rosto sorridente e de um olho só!
    É assim que seus adversários se apresentam depois de uma boa dose de cogumelos
    Apenas Boney, o cachorro de estimação de Lucas, não experimentou os cogumelos. Seus latidos acabam sendo a única indicação de que o que os demais personagens estão vendo não é real. Eventualmente, porém, a "onda" passa, mas as memórias de um dos momentos mais perturbadores dos videogames não vai embora tão fácil. Entendeu agora porque é tão difícil para a Nintendo of America trazer Mother 3 para o Ocidente?

    Sóbrios ou doidões?

    E o resultado para o exame anti-doping da série Mother é... Sim! Detectamos altas concentrações de substâncias psicoativas nos cogumelos de Tanetane Island, no Magic Cake, no café de Saturn Village e no chá de Tenda Village. O álcool pode não ser claramente a razão para Ness viajar para Moonside, mas com certeza temos um alcóolotra em EarthBound e um fantasma pingunço em Mother 3. E, afinal, vimos inimigos tabagistas em EarthBound Beginnings!
    Acho que não tem para onde fugir, pessoal. Os casos que mostramos aqui são sim referências a drogas e substâncias psicoativas. Obviamente, não estamos querendo dizer que os jogos da série foram escritos e desenvolvidos após uma boa dose de alucinógenos, mas que há sim momentos em que nossos protagonistas chegaram a consumí-los. Isso, é claro, não tira nem um pouco o charme da franquia Mother e só aumenta seu estilo ousado e pitoresco.
    Revisão: Jaime Ninice
    Capa: Felipe Fabrício

    Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
    Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


    Disqus
    Facebook
    Google