Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #236: Zoroark; Story of Seasons; Super Mario Maker e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! Olá, súditos pedrásticos! Estão curtindo o tal Brasil Game Day? E aí, conseguiram algo bom ou está tudo pela metade do dobro? XD Na coluna de hoje, temos Story of Seasons (um quase Harvest Moon), Eu no Wind Waker, o que é preciso para zerar Super Mario 3D World, Pokémon Shuffle Mobile, Ryu no Smash Bros. e mais.


Pedra eu fui pegar uma imagem do Zoroark pra colocar num grupo do Facebook, mas quando eu fui no Google imagens eu vi MUITAS fotos do Zoroark lutando contra o Lucario de fan arts dos dois (e outras coisas digamos assim indecentes) e isso me deixou perplexo. Esses dois Pokemon tem alguma rivalidade?
Anônimo "Zorro" da Silva
Primeiramente, sim, é um pouco assustador como as buscas mais inofensivas podem resultar em imagens de gostos no mínimo bizarros… o melhor é ignorar essas e fingir que não viu. >.<”

Bom, quando a Lucario e Zoroark, não há nenhuma rivalidade canônica entre eles. Ou seja, nada nos games nem no anime que tenha colocado um contra o outro. Entretanto, os dois compartilham muitas semelhanças. Começando pela revelação de ambos, que foram feitas em filmes estrelados por cada um e antes dos lançamentos dos jogos de suas respectivas gerações (4ª geração pro Lucario e 5ª pro Zoroark). Além disso, os nomes dos dois foram mantidos iguais aos originais em japonês, os dois tem dois estágios de evolução, pertencem ao mesmo Egg Group (Field), tem a mesma porcentagem de gênero e precisam exatamente da mesma quantidade de experiência para chegar ao nível 100. Por fim, eles apresentam uma fisionomia muito parecida, sendo que os dois são bípedes e se assemelham a raposas.

Devido a tudo isso, os dois sempre foram vistos como Pokémon paralelos. Contudo, acho que o Lucario tem grandes vantagens em uma luta, já que além de seu tipo (Fighting) ser forte contra o tipo do Zoroark (Dark), Lucario pode Mega Evoluir, enquanto Zoroark não.
Imagem dos dois lutando feita por um fã. Assim não há risco de imagens de... outra categoria. ¬¬"
Pedra, me help aqui! Tenho muitas dúvidas que só você pode resolvê-las. 1 – Estou pensando em comprar Story of Seasons, é um jogo bom? Eu tava pensando em provar Harvest Moon mas aí disseram que os produtores perderam o direito sobre o título HM e agora estão com SoS. 2 – Para comprar Story of Season, preciso de espaço no meu cartão SD, mas eu não quero deletar nada.. Pretendo comprar um novo com um tamanho maior. Qual é tipo com tamanho máximo que o 3DS suporta? E quanto está o preço mais ou menos? 3 – Como faço pra transferir tudo certinho do meu cartão de memória atual para o novo que eu vou comprar? Não vai dar pau na minha Nintendo network, eshop…?
Anônimo "Harvest" da Silva
1) Exatamente, Story of Seasons (3DS) é um “Harvest Moon só-que-não”. É um jogo exatamente do mesmo estilo da série, mas que foi desenvolvido pela Marvelous Entertainment separado da Natsume, sendo que esta é quem tem os direitos sobre a série e, por isso, teve que receber outro nome. Mesmo assim, é um jogo muito bom… aliás, é bem melhor que o Harvest Moon 3D: The Lost Valley, também para o 3DS e, este sim, desenvolvido pela Natsume. Ironicamente, Story of Seasons manteve muito mais características da série Harvest Moon, tem uma apresentação bem mais bonita (The Lost Valley recebeu um estilo “chibi” demais…) e as novidades são bem mais interessantes (entre elas um safari com animais exóticos, como macacos e papagaios). Portanto, sim, Story of Seasons é bom e vale a pena pra qualquer fã da série Harvest Moon.

2) O modelo original do 3DS aceita qualquer cartão SD do tipo comum (apenas SD) ou SDHC. Estes últimos têm capacidade máxima de 32GB e, portanto, isso será o máximo que você conseguirá para o seu 3DS, mas garanto que será mais que suficiente. Atualmente já existem cartões SD do tipo SDXC que possuem capacidades bem maiores, mas estes não funcionam no 3DS. No Brasil, cartões SDHC de 32GB estão custando entre R$90 a R$120, mais ou menos.

3) Mudar de cartão SD do 3DS é super simples, basta usar um computador para copiar e colar o conteúdo de um para o outro. Sim, só isso, sem segredo nenhum. Desde que você mantenha o mesmo 3DS, claro. Não há nenhum risco de perder nada, nem a conta, nem saves, nem os jogos baixados, então pode ficar tranquilo.
“Harvest Moon só-que-não”
Prezada Pedra, nunca nos encontramos formalmente, porque até agora só joguei, da sua série, “A Link Between Worlds” (3DS) e “The Wind Waker” (Wii U). Mas mesmo assim, tire a minha dúvida: Esse novo The Legend of Zelda que sairá para Wii U é um remake do primeiro jogo lançado para NES, ou será um jogo com uma história totalmente nova a ser incluída na já confusa cronologia da sua série?
Leonardo Mendes, o Zeldaventureiro
Hmmm… bom, você pode não ter me encontrado ainda nesta minha linda e esbelta forma pedrástica com que vos escrevo, mas você se encontrou comigo, de certa forma. Em Wind Waker, sabe aquela linda pedra do “Pirate’s Charm”, aquele colar que o Alfacinho usa pra se comunicar telepaticamente com Tetra e o King of Red Lions? Pois bem, se você prestar atenção em um dos diálogos do jogo, um certo personagem diz que essa pedra “é uma versão melhorada das Gossip Stones”. Não que dê pra melhorar o que já é perfeito, claro, mas sim, aquela linda pedra nada mais é do que eu, em outra forma. Em todo caso, não deixe de jogar os outros jogos da MINHA série assim que tiver a oportunidade, principalmente, é claro, aqueles em que EU apareço em toda a minha beleza e magnificência.

Sobre o novo jogo da MINHA série, pro Wii U, muito pouco foi revelado ainda, mas do que já foi mostrado já deu pra ver muita coisa diferente do primeiro da série, então certamente não será um remake e sim um jogo totalmente novo, para ser enfiado em algum lugar da confusa cronologia. xD
Claro que não é uma pedra comum ¬¬. E que cara de songamonga é essa, Alfacinho? Tá me estranhando? ¬¬
Pedra, para zerar Super Mario 3D World precisa passar por todas as fases usando os cinco personagens?
Anônimo "Stamps" da Silva
Depende o que você considera “zerar” o jogo. Se você quer dizer abrir e terminar todas as fases, não, não é necessário. Para desbloquear o último mundo, o “Crown World”, você precisa pegar todas as estrelas verdes até o Flower World, pegar todos os carimbos escondidos nas fases e conseguir a bandeira dourada em todas os estágios. Portanto, não é necessário terminar as fases com os cinco personagens. Agora, se com “zerar” você quer dizer completar o jogo 100%, então, sim, tem que vencer as fases com todo mundo. Porque só assim você receberá todos os carimbos especiais dos personagens e conseguir as estrelinhas que aparecem no save.
Todos os carimbos dos personagens: em busca dos 100%. XD
Pedra pra eu desbloquear as costumes de Mario Maker eu preciso completar o 100 Mario Challenge em que dificuldade?  Pokémon Shuffle é legal? Como é esse jogo?
Anônimo "Maker" da Silva
Você pode terminar o 100 Mario Challenge em qualquer dificuldade para receber o Mystery Mushroom Costume de prêmio… MAAAS há um número limitado de costumes que você pode ganhar vencendo em uma única dificuldade, o que basicamente significa que você terá que jogar nas 3 dificuldades para desbloquear todas as costumes.

Sim, Pokémon Shuffle é um jogo muito divertido. É bem diferente dos jogos tradicionais da série, sendo na verdade um jogo de puzzle estilo “Match 3″, que tem se tornado muito popular principalmente em jogos mobile. Sabe esses jogos que tem um tabuleiro cheio de pecinhas onde você tem que juntar fileiras de pelo menos 3 iguais? Sim, tipo Puzzle & Dragons, Puzzle Quest, Candy Crush, Bejeweled e muitos outros. Mas, mesmo assim, o jogo utiliza vários elementos da série Pokémon para dar um diferencial.

Em cada fase você luta contra um Pokémon determinado e este tem um tipo associado a ele (água, fogo, grama, elétrico… você sabe o esquema). Antes de entrar na fase você escolhe 4 Pokémon que possui para usar na batalha e isto é muito importante, pois como é típico da série, os diferentes tipos podem ser fortes ou fracos contra outros. Além disso, cada Pokémon também tem diferentes poderes de ataque, habilidades especiais, podem aumentar de nível para ficarem mais fortes e tem até as Mega Evoluções, que dão poderes ainda mais especiais. E, como não poderia faltar, você também deve capturar os Pokémon. Para isso você deve vencer a fase e, quanto menos movimentos tiver usado, maior será a chance de captura. O jogo tem centenas de fases normais, fases expert e ainda fases especiais que aparecem em eventos de tempos limitados. Como deu pra perceber, o jogo tem muito a oferecer… desde que você curta esse tipo de puzzle, claro. Ah, e eu falei que o jogo é grátis? Sim, você pode baixar esse jogo sem pagar absolutamente nada, no 3DS e agora também no Android e iOS. Portanto, mesmo que você ainda esteja na dúvida se vai gostar ou não, você não tem nada a perder, então experimente-o!
Prefiro Super Pedra Maker! ¬¬
Pedra, você acha que seria uma boa ideia poder sincronizar os dados do Pokémon shuffle do 3DS para o Pokémon Shuffle Mobile?
N00b da Silva, o sincronizador
Sim, com certeza seria interessante pra quem já avançou bastante no 3DS não ter que fazer tudo de novo no mobile. Entretanto, dá para imagina porque eles não possibilitaram isso e provavelmente não o farão.

Primeiro, porque a versão de 3DS, por ter sido lançada antes, conta com muitas fases que ainda não foram disponibilizadas na versão mobile. Então, se fosse possível sincronizar, você ficaria com um monte de Pokémon que ainda não poderiam ser obtidos normalmente no mobile.

Segundo, porque isso daria uma vantagem enorme aos que importassem seus saves do 3DS, em relação aos que estão começando no mobile pela primeira vez, que seriam especialmente prejudicados nos eventos de competição.

E terceiro, porque isso reduziria muito o ganho da Pokémon Company com o aplicativo. Fazer os jogadores que já jogaram no 3DS ter que começar de novo no mobile significa mais chances destes gastarem dinheiro com microtransações para passar de novo de fases que já haviam passado no 3DS. Ainda mais que a versão mobile é notavelmente mais difícil que a de 3DS.
Imagina se fosse Pedra Shuffle. Ninguém passaria nem da 1ª fase. XD
Pedrosa, sou fã do personagem Ryu de Street Fighter. Para ter ele no Smash (Wii U e 3DS) qual DLC devo comprar? Existe mais de uma opção de download? Nunca comprei DLC e estou meio perdido… queria otimizar o investimento.
Anônimo DLCilva
Veja neste link a lista completa de DLCs disponíveis para Super Smash Bros. for Wii U/3DS.

Como você pode ver, para ter o Ryu você pode comprar a DLC individual dele mais a fase Suzaku Castle pelo valor de $6,99 (para ter acesso nas duas versões), o Fighter Bundle #1, que vem ele, a fase Suzaku Castle, o Mewtwo, o Lucas e o Roy, pelo valor de $21,96, ou então o Collection #2 Bundle, que vem ele, o Lucas, o Roy e mais um monte de fases e roupas de Mii, pelo valor de $29,16.

Daí, qual escolher depende de quais conteúdos te interessam e quanto você está disposto a pagar. Esse jogo sempre me motivou a ter tudo que já foi lançado, então eu optei pelo Collection #2, já que ele é o que vem mais coisas (e porque o Mewtwo eu já tinha recebido pela antiga promoção do Club Nintendo).
Deviam ter me chamado no lugar dele. ¬¬
É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google