Pokémon Blast

Cinco Pokémon que você precisa testar no seu time

Confira algumas alternativas menos usuais que podem fazer a diferença para a estratégia do seu time

O grande desafio em Pokémon é sem dúvidas montar o seu time. Ter uma plena noção dos pontos fortes e fracos, criar estratégias e formas de contra-atacar outras diversas estratégias exige experiência e, sem dúvida, tempo. Também não é difícil omitir alguns Pokémon em meio a tantas possibilidades para um time, principalmente alguns menos "convencionais". Então, segue agora uma lista de cinco Pokémon que muitas vezes passam batidos, mas podem te ajudar a ocupar aquele espaço vazio ou ajudar a lidar com aquele Pokémon que está dando trabalho para o seu time.

5. Exploud

Pokémon do tipo Normal são subestimados com frequência. Apesar de imunes a golpes do tipo Fantasma, essa imunidade funciona dos dois lados. Seus golpes são fracos contra Pokémon dos tipos Pedra e Aço, e são fracos a golpes do tipo Lutador e costumam ser bem problemáticos. Exploud não deixa de ser um Pokémon difícil de encaixar, sendo lento e bem suscetível a Pokémon com alto ataque, principalmente do tipo Lutador. Quando bem utilizado, porém, Exploud se mostra um Pokémon poderoso e um ótimo recurso para diversos times.


Exploud possui um SP.Atk razoável, que pode ser amplificado equipando Choice Specs, mas sua grande vantagem é seu moveset e sua habilidade. Exploud tem acesso a Boomburst, um poderoso ataque com 140 de dano base que ainda recebe 50% de bônus de STAB pelo seu tipo Normal. A utilidade de Boomburst ainda é aumentada pela habilidade oculta de Exploud: Scrappy, que permite que golpes do tipo Normal acertem Pokémon do tipo Fantasma. Não sendo suficiente, Exploud também tem acesso a Focus Blast e Overheat, poderosos golpes que são super efetivos contra os dois tipos resistentes ao seu Boomburst: Pedra e Aço.

4. Machamp

 Machamp raramente é a primeira escolha quando se pensa em Pokémon do tipo Lutador. Os status de Machamp são razoáveis, mas ele comumente é superado por outros Pokémon do seu tipo em outras funções, tornando Machamp um Pokémon não tão visto por aí. Porém, o grande atrativo de Machamp está na combinação de sua habilidade com um dos golpes de alto risco do jogo. Machamp possui a habilidade No Guard, que garante que todos os golpes desferidos por ou contra ele acertem-no.


Apesar dessa habilidade o tornar vulnerável a golpes poderosos, como Hurricane, ela dá a Machamp o melhor Dynamic Punch do jogo, golpe do tipo Lutador que sempre causa status de confusão quando acerta, mas só tem 50% de chances de acerto (agora 100%, graças a sua habilidade). Stone Edge também faz uso dessa habilidade e é perfeito para contra-atacar Pokémon do tipo Voador, que são a grande fraqueza de Machamp. Seus status também o tornam um Pokémon versátil, podendo ser equipado com Assault Vest, que aumenta sua SP. Def em 50% caso ele só use golpes ofensivos, ou até mesmo com Choice Scarf, aumentando sua velocidade em 50% a custo de só poder usar um golpe a cada vez que ele é posto em batalha, mas que costuma pegar muito adversário desprevenido.

3. Starmie

Starmie está aqui por um motivo um pouco diferente dos outros Pokémon. Starmie é um Pokémon amplamente utilizado, possuindo ótimos status que podem torná-la um grande Pokémon ofensivo, além de ter Recover a sua disposição e Rapid Spin, muito útil para eliminar efeitos de golpes na arena que causam danos residuais, como Stealth Rock ou Spikes. Starmie no entanto, se mostra duplamente efetiva contra Pokémon que usam essas estratégias graças a um golpe em especial.


Starmie pode utilizar Reflect Type, golpe que a torna exatamente do mesmo tipo do Pokémon oponente, e pode torná-la útil para as mais diversas situações. Sua alta velocidade permite que esse golpe seja quase sempre utilizado antes do golpe oponente, o que pode surpreender ao criar uma resistência inesperada. Starmie então é um counter perfeito para Ferrothorn, um dos mais utilizados Pokémon defensivos, por torná-la imune ao seu Leech Seed, além de tirar seus Spikes ou Stealth Rocks da arena e ainda ter a chance de causar burn como efeito secundário de seu Scald. Uma Starmie que faça bom uso de Reflect Type é sempre uma surpresa desagradável para o adversário.

2. Porygon2

Acredito que Porygon2 seja a grande zebra dessa lista. Além do seu tipo unicamente Normal, que afasta muita gente, ninguém quer usar um Pokémon que ainda tenha uma evolução disponível, ainda mais quando essa evolução não possui status ofensivos tão atrativos quanto os de Porygon Z. A questão é que a mera existência de Porygon Z é que faz Porygon2 ser utilizável. Porygon2 faz um excelente uso do item Eviolite, que aumenta em 50% a Def e Sp.Def de Pokémon que ainda possam ser evoluídos, aumentando ainda mais seus já bons status defensivos.


Apesar de não possuir um lado ofensivo tão forte quanto o de sua evolução, ele é confiável para atacar, por não ser derrotado tão fácil e pelo seu acesso a Tri-Attack, um excelente golpe do tipo Normal. Além de tudo, Porygon2 pode se encaixar a praticamente qualquer necessidade do seu time graças ao seu moveset diverso e à sua habilidade Trace, que permite que Porygon2 copie a habilidade do adversário, tornando-o uma ótima opção contra Pokémon que tem habilidades que lhe garantam imunidades, como Heatran ou Vaporeon, ou até revertendo um Intimidate para reduzir o ataque de um Gyarados, por exemplo. Porygon2 é um Pokémon que se pode encaixar virtualmente em qualquer time.

1. Volcarona

Volcarona não é um Pokémon visto com muita frequência em times por aí, e não é tão difícil entender o porquê. Sua combinação de tipos, embora dê uma boa cobertura ofensiva, a torna alvo fácil para vários Pokémon, incluindo tipo Voador, que não raramente tem uma velocidade maior que a dela, como Talonflame ou Mega Pidgeot. Além disso, Volcarona tem uma fraqueza dupla contra golpes do tipo Pedra, o que quer dizer que um único stealth rock tira metade de seu HP, a tornando inutilizável em um time sem um Pokémon que use Rapid Spin ou Defog para cobrir essas fraquezas.


No entanto, em uma situação propícia, Volcarona pode ser um monstro difícil de parar. Apesar de sua baixa Def, ela possui uma boa Sp.Def que a deixa resistente contra uma variedade de Pokémon, inclusive Heatran, que apesar de ser utilizado frequentemente contra a Volcarona, é mais fraco contra ela que o contrário. Além disso, Volcarona pode usar Quiver Dance, que a deixa com 50% a mais de Speed, Sp.Def e Sp.Atk, que são status já bons nela. Seus golpes de Fogo e Bug Buzz, de Inseto, garantem uma ótima cobertura contra diversos tipos, e Volcarona ainda conta com Giga Drain como seu grande trunfo secreto, que a ajuda a recuperar HP e a torna extremamente nociva contra Pokémon do tipo Água e Pedra, que seriam as escolhas óbvias contra ela.

Capa: Nívia Costa
Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google