Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #237: Jogos infantis, Yoshi em Mario Maker, Suikoden e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Outubro mal começou e você já tem ótimo um motivo pra se animar: tem mais um N-Blast Responde com a minha esbelta forma, meu lindo olhar caolho e minha sabedoria infinita! Na coluna de hoje, temos  dúvidas sobre as evoluções das raças de Zelda entre Ocarina of Time e Wind Waker, os próximos lançamentos da Nintendo, jogos infantis, os power-ups de Super Mario Maker e mais!


Pedra, duas perguntas sobre Wind Waker: 1) Se os Rito são a evolução dos Zora, os Koroks são a evolução dos Kokiri? 2)A Great Deku Tree desse jogo é a mesma que a do Ocarina of Time? Se sim, como ela está viva? Se não, quem é ela?
Anônimo "Descendente" da Silva
1) Exato. Em um momento desse jogo, a Deku Tree diz que “há muito tempo atrás, os Koroks tinham formas humanas, mas quando foram morar no mar, tomaram essas formas [de plantas]”.

2) Certamente não é a Great Deku Tree do começo de Ocarina of Time – que serve de primeiro dungeon – já que ela morre nesse mesmo jogo. Entretanto, vemos depois que ela é substituída por uma nova Deku Tree jovem e é bem possível que, sim, esta seja a Deku Tree de Wind Waker. Muitos acreditam que a Forest Haven – a floresta onde os Koroks moram, em Wind Waker – seja a Kokiri Forest de Ocarina of Time, que sobreviveu à inundação tornando-se uma ilha. Se isso for verdade, as Deku Trees dos dois jogos realmente poderiam ser as mesmas. Entretanto, tudo isso não passa de especulação e nunca foi revelado oficialmente a relação entre as duas árvores e mesmo as duas regiões.
Pedra, no Super Mario Maker é possível usar o Yoshi em fases no estilo Super Mario Bros. 3 e/ou Super Mario Bros.? E, por favor, você pode me dizer quais são todos os power-ups que podem ser usados no jogo?
Anônimo "Dinomontaria" da Silva
Não. O Yoshi – como power-up – é exclusivo aos modos Super Mario World e New Super Mario Bros. Já o Yoshi como avatar é exclusivo ao modo clássico, desde que você o desbloqueie, hehe…

Isso é porque eles tentaram manter o máximo das regras de cada tipo de jogo do Mario, para ser fiel a cada um deles. Então, por exemplo, no modo clássico você não pode pegar cascos de Koopas, já que isso não era possível no jogo original, mas nos modos mais novos você pode. Da mesma forma, diferentes power-ups estão disponíveis nos diferentes modos, obedecendo as regras de cada versão:
  • Cape Feather, a pena que dá a capa ao Mario (apenas no modo SMW);
  • Fire Flower, a flor de fogo (todos os modos);
  • Mystery Mushroom, o cogumelo misterioso que transforma o Mario em um das dezenas de avatares de personagens 8-bit disponíveis (apenas modo clássico);
  • Propeller Mushroom, a roupa com a hélice na cabeça (apenas no modo NSMB);
  • Super Leaf, a folha que dá a cauda de guaxinim ao Mario (apenas no modo SMB3);
  • Super Mushroom, o bom e velho cogumelo pra aumentar de tamanho (todos os modos);
  • Super Star, a estrela de invencibilidade (todos os modos);
  • Tall Mushroom, o cogumelo que deixa o Mario magrelo e esquisito (apenas no modo clássico);
  • Yoshi (apenas nos modos SMW e NSMB).
Além desses, há outros itens que podem ser considerados power-ups, mas que não aparecem de blocos, mas sim no meio das fases, como as nuvens de Lakitu, o Koopa Clown Car e o Kuribo’s Shoe, aquele sapato verde e que é exclusivo aos modos clássico e SMB3.

Pedra gostei bastante de Suikoden Tierkreis de DS pela sua história e seu gráfico … há outro jogo para DS ou 3DS… e como anda a série atualmente?
Anônimo "Suikoden" da Silva
Não, não há nenhum outro jogo da série Suikoden para o DS nem para o 3DS. Na verdade, depois desse que você citou, apenas mais um jogo da série foi lançado, em 2012, no PSP e apenas no Japão, chamado Genso Suikoden: Tsumugareshi Hyakunen no Toki (bom, isso sem contar um jogo de caça-níqueis tematizado com a série xD). Como você pode ver, a série está abandonada desde então e a própria Konami afirmou que ela está parada no momento. Então parece que não veremos um novo Suikoden tão cedo, infelizmente.

Pedra,teria como você me explicar o final de Ocarina of Time? Se o Link voltou tempo,o Ganondorf não voltou à vida? E aliás outra pergunta, bem fora do contexto, quem é o pai do Ganon (já que um Gerudo homem só nasce a cada 100 anos,se eu não me engano…)
Anônimo "das Dúvidas Atemporais" da Silva
Sim, quando o Alfacinho volta pro passado no fim de Ocarina of Time, o Ganondorf continua vivo. E é justamente daí que decorre a divisão da linha do tempo da MINHA série em três:

1) Uma das linhas de tempo surge quando o Alfacinho volta para o passado e, devolvendo os poderes da Master Sword e da Ocarina, ele e a Zelda impedem que Ganondorf entre no Reino Sagrado e obtenha a Triforce, evitando assim que ocorram os eventos que levaram a ascensão do malvadão ao poder. Essa linha do tempo continua com Majora’s Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventure.

2) Outra linha do tempo surge quando o Alfacinho derrota o Ganon no futuro e não volta para o passado. Essa linha do tempo continua com a ressurreição do Ganon e o selamento e inundação de Hyrule, o que leva aos eventos de Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks.

3) A terceira linha do tempo surge no caso do Alfacinho ser derrotado em Ocarina of Time. Essa é a minha preferida. =) Isso leva aos eventos de Link to The Past, os Oracles, Link’s Awakening, A Link Between Worlds e os primeiros jogos da MINHA série.

Quanto ao pai do Ganondorf, embora nunca seja explicitamente revelado quem é, parte da resposta é dada em Ocarina of Time mesmo, pelo ser mais inteligente, belo e supremo de todos: EU, é claro. Em um dos meus indispensáveis conselhos repletos de conhecimentos, eu digo que, como a tribo de Gerudos é quase que inteiramente composta de mulheres, estas costumam ir para Hyrule Castle Town à procura de parceiros. Ou seja que Ganondorf provavelmente é meio Gerudo, meio Hylian, com algum pai desconhecido por aí.
Ditto é uma explicação bastante plausível
Pedra, quais são os próximos grandes lançamentos da Nintendo (seja para este ano ou para o seguinte), se tratando de jogos? E qual a data prevista para o lançamento deles?
Anônimo "Preparando a Lista de Compras" da Silva
Estes são os próximos jogos da Nintendo anunciados até o momento, com suas respectivas datas previstas (note que são apenas jogos da Nintendo e não third-parties, visto que entendi que essa foi a pergunta):

Chibi-Robo! Zip Lash (3DS) – 09/10/2015
Yoshi’s Wooly World (Wii U) – 16/10/2015
Fatal Frame: Maiden of the Black Water (Wii U) – 22/10/2015
The Legend of Zelda: Tri Force Heroes (3DS) – 26/10/2015
Animal Crossing: amiibo Festival (Wii U) – 13/11/2015
Mario Tennis: Ultra Smash (Wii U) – 20/11/2015
Pokemon Super Mystery Dungeon (3DS) – 20/11/2015
Xenoblade Chronicles X (Wii U) – 04/12/2015
Devil’s Third (Wii U) – 11/12/2015
Hyrule Warriors Legends (3DS) – 1º Semestre 2016
Star Fox Zero (Wii U) – 1º Semestre 2016
Mario & Luigi: Paper Jam (3DS) – 2º Semestre 2016
Pokken Tournament (Wii U) – 2º Semestre 2016
Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Wii U) – Agosto 2016
Fire Emblem Fates: Birthright/Conquest (3DS) – 2016
Shin Megami Tensei x Fire Emblem (Wii U) – 2016
The Legend of Zelda Wii U (Wii U) – 2016

Fatal Frame é um dos grandes lançamentos deste mês para Wii U
Pedra qual jogo infantil você mais gosta? Zelda e Kid Icarus são considerados infantis?
Anônimo "Infantil" da Silva
Primeiramente, temos que definir o que é um “jogo infantil”. Espero que você não seja como essas pessoas que pensam que apenas porque os gráficos são coloridos, os personagens carismáticos ou porque o jogo não possui nenhum conteúdo adulto o classifique automaticamente como infantil. Não, jogos infantis são diferentes de jogos para todos. Jogos para todos são aqueles que são capazes de divertir pessoas de qualquer idade, sejam crianças que estão começando a jogar videogames, sejam veteranos de longa data. Então, jogos do Mario, da MINHA série, Kid Icarus, Pokémon e muitas outras séries da Nintendo não são infantis, são para todos. Infelizmente há muitos que se consideram adultos demais para jogar jogos assim, que não têm nada explicitamente adulto, como violência, sexo ou temas polêmicos e destas pessoas só podemos ter pena, porque eles perdem de apreciar a verdadeira essência dos games.
Este é um jogo para todo mundo se divertir
Esclarecido isso, o que define, então, um jogo infantil de verdade? Será que isso sequer existe? Bom, na minha opinião, existe e são aqueles jogos feitos especificamente para crianças pequenas, com o objetivo de ajudar a ensinar e educar. Ou seja, jogos educativos, como por exemplo Sesame Street: Cookie’s Counting Carnival, do Wii. Note que a própria classificação ESRB desses jogos é diferente. Ao invés de “E – Everyone” (todos), é “EC – Early Childhood” (infância). Se eu gosto de algum jogo desse tipo? Bom, aí é que está: os jogos infantis de verdade realmente são voltados apenas para crianças. Não tenho nada contra eles, mas por não ser criança, não é o tipo de jogo que vai conseguir me entreter. Percebe agora a diferença em relação aos jogos para todos, como Mario e Zelda?
Este sim é um jogo infantil…
 mas essa capinha de Wii Remote aí eu quero!! xD

Patreon no Blast: ajudem The Legend of Pedra a voltar!!!

Eu sei que é difícil de acreditar, mas meus escrav– colaboradores do Blast agora querem receber para trabalhar! Pode uma coisa dessas?! Bom, a boa notícia é que um dos projetos que entrou nisso é a continuação da minha HQ, o The Legend of Pedra!! Está certo que apenas poder ilustrar a minha incrível história já deveria ser um pagamento mais que suficiente, mas sem dúvida se esse esquema der certo vai fazer a HQ voltar de uma vez por todas e parar com essa enrolação!



É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google