Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #240: Mario Maker; Pikachu vs Solrock; Sonic e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! Fale, galere! Estão todos tensos por causa do Enem? Relaxem, esse é um momento para revisar de leve, sem estressar demais. Ninguém vai aprender nada agora, antes da prova. E contem com as vibrações pedrásticas de boa sorte. Se passarem, já sabem que foi graças a mim. Se ficarem, é porque não leram o suficiente da minha coluna — dá azar. XD Na coluna de hoje, temos perguntas sobre Sonic Runners, Pokémon nos desenhos não ser "verídico" com relação ao jogo, RPGs de ação e mais.

Pedra, qual é o nome que se dá aos RPGs ao estilo Zelda, Secret of Mana, Secret of Evermore, Crono Trigger, etc., onde as batalhas são rápidas e em “tempo real”, sem aquela coisa de turnos e tal? E se possível, poderia me indicar alguns títulos bons do gênero (de preferência pra consoles antigos)?
Anônimo "d'Ação" da Silva
Esse tipo de RPG é chamado de Action RPG. Entretanto, Chrono Trigger não se encaixa nesse sub-gênero. Apesar de não haver transição de tela nas batalhas e apesar da posição dos personagens no cenário ter importância, não há movimentação livre por parte do jogador, sendo que este ainda deve fazer escolhas por meio de um menu de opções. Portanto, se encaixa mais no gênero RPG tradicional.

Quanto a outros jogos bons desse tipo, e já que você parece estar mais interessados em títulos de SNES, alguns outros que posso te recomendar fora os que você citou são: Terranigma, Illusion of Gaia, Soul Blazer e ActRaiser.
Tá fortinho, hein!
Pedra, no Mario Maker para desbloquear todos os itens eu tenho que jogar durante um determinado tempo, certo? Mas esse “jogar” é de jogar fases, de criar fases, ou de ambos?
Anônimo "M. aker" da Silva
Para desbloquear os itens de Super Mario Maker você precisa jogar no modo de criação. Fique brincando nesse modo por entre 5 a 10 minutos, arrastando objetos, experimentando coisas, até que apareça um aviso dizendo que um novo carregamento de itens chegará em breve (geralmente após 2 dias).
Aguardando o Super Pedra Maker. XD
Pedra, eu curto bastante Pokémon (jogo) e animes, mas queria saber como as pessoas podem gostar do anime Pokémon? Eu fui assistir um episódio só pra ver (foi o solid as solrock), como alguém consegue ganhar de Solrock e Lunatone com Pikachu e Swallow?
Anônimo "Pokéxatiado" da Silva
Sim, infelizmente esse é o grande problema do anime de Pokémon: durante todas as centenas de episódios que já foram ao ar, pouquíssima coisa mudou. Sim, os monstrinhos novos foram aparecendo, seguindo os jogos lançados, assim como as novas regiões, novos treinadores, etc. Mas a estrutura dos episódios continua igual. Sempre. Igual.

Ash, Pikachu e os amigos atuais chegam a algum lugar, se deparam coincidentemente com algum evento importante, Equipe Rocket usa um disfarce pior que o do Clark Kent e ainda consegue enganar todo mundo, Ash salva o dia batalhando com o Pikachu. Bom, tudo bem, nem tooodos os episódios são assim, mas acho que podemos dizer sem exageros que 90% deles são. Dessa forma, o anime infelizmente ficou permanentemente voltado ao público mais infantil, já que aqueles que acompanham a mais tempo acabam enjoando. E é uma enorme pena, porque a série tem um potencial gigantesco para um anime mais “sério”, como já ficou mais do que provado com o especial Pokémon Origins. Dá para entender porque eles querem manter o anime “amigável para crianças”, mas eles bem que podiam fazer um outro anime paralelo, ao estilo de Origins. Sem Ash. Sem Pikachu. Sem Equipe Rocket. ¬¬
Como assim um Pokémon Pedra perdendo? Tenho que dar umas aulas. ¬¬
Pedra mais pedrona de toda a pedrolandia, é possível ser banido do Super Mario Maker?
max Wilson, o banido
Banido do Super Mario Maker especificamente não, mas você pode ser banido da Nintendo Network por completo, caso você abuse de postagens ofensivas. Eu ainda não soube de nenhum caso de alguém ter sido banido devido à uma publicação de fase com layout… ehm… inapropriado, mas na dúvida é melhor evitar de publicar fases desse tipo… por mais engraçada você ache que seja.
O que você anda aprontando para ser banido?
Pedra, comprei um Pokémon Soul Silver!Acontece que o save do antigo dono(que eu nem conheço), parece com uma rom hackeada: todos os lendários e as badges! E agora,o que vc me conselha? Manter esse save que me deu até inveja, ou começar meu próprio jogo?
Anônimo "Invejoso" da Silva

Bom, ter todas as badges não é suspeito. Afinal, esse é um dos objetivos finais do jogo, não? xD Quanto aos lendários, se você se refere apenas aos lendários que aparecem nesse jogo, também não é nenhuma surpresa, já que também é algo que todos procuram fazer depois de terminar o jogo. Agora, se com “todos os lendários” você quer dizer inclusive lendários que não aparecem nesse jogo e só podem ser obtidos por meio de eventos e transferências, aí realmente fica um pouco mais suspeito. Mas também não é nada impossível de se fazer legalmente, então não dá pra dizer com certeza que sejam hackeados. O que denunciaria sem nenhuma dúvida é se algum deles tiver algum movimento que não pode aprender normalmente.

Continuando: quanto à sua dúvida de se manter o save ou reiniciar. Acho que a resposta é bem fácil: reinicie! Ora, caso contrário, que graça tem?? Como você disse, o antigo dono já fez tudo o que era possível fazer no jogo. E daí o que vai restar pra você, fora ficar treinando os monstrinhos? Está certo que devem ter Pokémon valiosos aí, mas do que adianta, se você não vai ter tido a diversão de ter conquistado tudo isso? Não sei, eu não veria graça em manter esse save e não poder jogar desde o começo. Agora, uma coisa sim: se você tiver os materiais necessários (outro DS/3DS e outro jogo dessa geração), certamente seria muito interessante transferir os lendários, para depois poder recuperá-los e usá-los no seu save. Mas só se você tiver condições de fazer isso, caso contrário, continuo sendo da opinião que você deve reiniciar sim.



Pedra, eu estou querendo baixar o Sonic Runners para meu Galaxy S5, e eu quero saber se esse jogo é bom.
Anônimo "Run Sonic, Run" da Silva
Olha, Sonic Runners é um jogo bom… e ao mesmo tempo não é. Eu explico: o jogo em si é bem divertido, sem dúvida nenhuma. E não é para menos, o Sonic se encaixa perfeitamente no gênero “runner“, tão popular em jogos mobile ultimamente. Ora, poderíamos até dizer que o Sonic é um dos runners originais! xD (Está certo que não eram runners automáticos como agora, mas a ideia é parecida, hehe…) Portanto, o jogo tem muito mais cara de um Sonic clássico de verdade do que outros, como Sonic Jump ou mesmo o popular Sonic Dash. Além disso, o jogo está lotado de referências nostálgicas a jogos antigos da série e mesmo de outros jogos e franquias da SEGA, o que é um prato cheio pra qualquer fã.

Infelizmente, há vários pontos negativos e eu diria – pelo menos atualmente – que eles acabam pesando mais que os positivos. Pra começar, o jogo está completamente abarrotado de tudo quanto é tipo de micro-transições, propagandas e formas de te forçar a gastar dinheiro. Depois, o jogo está cheio de telas de load, o que o faz ficar extremamente lento. Ainda mais porque ele requer uma conexão constante com a internet e faz verificações disso a todo momento. Pra deixar a coisa ainda mais lenta, as fases tem diálogos longos e desnecessários, alguns destes que nem sequer podem ser pulados. Por fim, o jogo ainda está cheio de falhas e trava frequentemente, mesmo em smartphones mais novos.

Resumindo: debaixo de todas essas camadas de armadilhas pra se gastar dinheiro, propagandas, lentidão e bugs, há um jogo divertido. E isso é uma pena, porque – pedramente falando agora – eu até gostaria de jogar, mas com todos esses inconvenientes, eu prefiro evitar a fadiga. Mas como o jogo é grátis, não custa nada – literalmente xD – você baixar e chegar às suas próprias conclusões.
Ao menos não é Sonic Boom Runners. XD

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google