#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Hoenn

Relembre os oito primeiros passos na jornada para se tornar Champion da recém-visitada Hoenn.


A jornada em Hoenn começa na pequena Littleroot Town, que é para onde Brendan ou May se muda com sua família, tendo o outro personagem como seu amigo e rival. A partir do momento em que recebe seu primeiro Pokémon, o jogador enfrentará diversos treinadores durante sua aventura. Do GBA ao 3DS, relembre os líderes de ginásio do longo caminho ao sucesso!

Roxanne (The Rock-Loving Honors Student)

No ginásio de Rustboro City, Roxanne é a treinadora que detém o posto de líder. Responsável por entregar a Stone Badge aos desafiantes que conseguem derrotá-la, ela utiliza Pokémon do tipo Pedra e foca em ataques desse tipo em suas batalhas, por acreditar que essas investidas são uma estratégia sólida.

Roxanne se tornou líder de ginásio para poder aplicar os conhecimentos adquiridos na Pokémon Trainers’ School de sua cidade. Ela aprecia enfrentar novos treinadores para descobrir suas estratégias e aprender tudo sobre seus Pokémon.

Brawly (A big wave in fighting)


Brawly é o jovem líder do ginásio de Dewford Town, especializado em Pokémon do tipo Lutador. A tática do jovem surfista consiste em utilizar ataques físicos diretos de seu Machop e Makuhita. Brawly entrega a Knuckle Badge como prova oficial de sua derrota.

Comenta-se que Brawly tenha nascido em Kanto, onde costumava treinar com Bruno da Elite Four, outro mestre do tipo Lutador. Em Hoenn, utiliza seu tempo livre para se dedicar ao surfe. Ele treina seus Pokémon em locais escuros, como seu próprio ginásio e a Granite Cave, que fica próxima a Dewford.

Wattson (The cheerfully electrifying man)

Wattson, além de ter sido o fundador de Mauville, atua como líder do ginásio da cidade. Seu tipo favorito de Pokémon é o Elétrico, do qual faz uso nas batalhas contra treinadores que vêm à cidade em busca da Dynamo Badge.

Muito carismático, Wattson está sempre rindo e buscando ser otimista, mesmo quando é derrotado. Ele teve que congelar seus planos de reformar Mauville, mas está sempre disposto a organizar armadilhas em seu ginásio e enfrentar os jovens que tentam participar da Hoenn League. Durante os jogos que retratam a região, ele pede ao jogador que visite New Mauville, uma usina elétrica próxima à cidade. Ele planejava que esse local fosse transformado em uma cidade subterrânea, porém também houve imprevistos e esse projeto foi cancelado.

Flannery (One with a fiery passion that burns)

Flannery foi recentemente escolhida como líder de Lavaridge Town. Sua paixão ardente pelas batalhas Pokémon resultou na escolha do tipo Fogo como a especialidade do ginásio da cidade e a torna encarregada de defender a Heat Badge dos adversários que vêm para desafiá-la.

Por ainda ser nova no trabalho, Flannery força uma postura intimidadora, mas que não reflete sua verdadeira personalidade. Ela percebe que não estava agindo como si mesma e que seus Pokémon poderiam estar ficando confusos com essas súbitas mudanças de atitude. Seu avô já fora membro da Elite Four de Hoenn e pode ter atuado como um de seus mentores.

Norman (A man in pursuit of power)

Embora Petalburg seja a primeira cidade com ginásio Pokémon na trajetória do protagonista, ele é apenas o quinto a ser enfrentado. A causa disso é que o líder Norman, especialista no tipo Normal, não vai aceitar ser desafiado até o personagem conseguir quatro Badges, provando que ele esteja à altura do desafio, pois não aprecia enfrentar novatos. O detalhe mais importante é que esse treinador é o pai do jogador!

Norman e sua família se mudaram para Littleroot Town em Hoenn para que ele pudesse assumir o cargo de líder na cidade de Petalburg, o que demonstra o fato de ele ser considerado alguém que vive em função dos monstrinhos de bolso. Seu estilo flexível e o treinamento equilibrado de seus Pokémon é o que dá nome à Balance Badge, que ele entrega a quem o vence. Ao ser derrotado pelo(a) próprio(a) filho(a), ele diz que se sente frustrado como líder de ginásio, mas ao mesmo tempo feliz e triste pela criança. Embora geralmente esteja no ginásio, ele é um pai atento e apoiador quando tem a chance de estar presente.

Winona (The bird user taking flight into the world)

A líder do Fortree Gym, Winona, é usuária de Pokémon do tipo Voador, utilizando como estratégia a alta velocidade desses monstrinhos. Aqueles que conseguem voar mais alto que ela durante a batalha recebem a Feather Badge como símbolo da vitória.


Sua afeição com os Pokémon voadores é tamanha que ela afirma que juntos eles são como um só ser. Winona é uma treinadora dedicada e graciosa, refletindo esse estilo nos monstrinhos que utiliza em batalha. O traje que veste é bastante relacionada à sua especialidade, passando uma impressão de agilidade.

Tate and Liza (The mystic combination)

Os jovens irmãos gêmeos Tate e Liza são ambos líderes do ginásio de Mossdeep City, compondo a única batalha de ginásio em dupla da franquia, até o momento. Quem supera os dois especialistas no tipo Psíquico ganha a Mind Badge.


Tate e Liza afirmam poder ler a mente das pessoas, e por isso não precisam conversar entre si para definir suas estratégias. Por terem essa habilidade, podem trabalhar bem em conjunto, apoiando um ao outro. Isso também pode ser visto no fato de que eles conversam alternadamente e sem hesitar.

Wallace (Artist, and lover of water)

Em Ruby, Sapphire e remakes, Wallace é o último desafio da Hoenn League. Líder do ginásio de Sootopolis City, ele utiliza o tipo Água e centra seu time em Milotic. Quando o jogador o derrota, recebe a Rain Badge e se torna habilitado a desafiar a Elite Four.


Wallace busca batalhar com dignidade e respeito, ao mesmo tempo que usa seus Pokémon para se enaltecer como treinador. Ele acha que seu senso de elegância único combina com as ilusões aquáticas que esses monstrinhos podem originar. Wallace está presente em diversos momentos além da batalha em seu ginásio, participando de eventos bastante importantes na história dos jogos.

Juan (The Gym Leader with the beauty of pure water)

Já unicamente em Emerald, a história foi um pouco alterada, tal que Wallace tenha ascendido ao posto de Pokémon Champion de Hoenn. Juan, que fora anteriormente seu mentor, tem um estilo bastante semelhante ao de seu pupilo e assume o mesmo posto que Wallace tinha nos demais jogos.

Embora não haja muita informação sobre Juan, por ele só ter aparecido em um jogo, sabe-se que ele é bastante famoso em Sootopolis — principalmente com o público feminino. Como Wallace, ele é adepto do lado elegante dos Pokémon do tipo Água e reflete essa sofisticação em sua própria personalidade.
Rumo a Ever Grande City!
Isso encerra o terceiro capítulo dos líderes de ginásio do mundo Pokémon. Embora Hoenn ainda esteja fresca nas memórias dos treinadores Pokémon devido ao recente lançamento de Omega Ruby e Alpha Sapphire, os donos do GBA também puderam conferir o esplendor de uma rica e diversa região com Ruby, Sapphire e Emerald. Bi ou tridimensionalmente, Hoenn tem muito a oferecer àqueles que aceitam aventurar-se por ela.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google