#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Johto

Relembre os desafios de ginásio de Johto, que eram apenas o começo de jogos incríveis da franquia Pokémon.


Johto não teve o privilégio de ser retratada tantas vezes quanto sua vizinha Kanto, mas não perdeu o prestígio e nem a chance de ter seus mapas refeitos na tela do DS. As versões Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver retrataram as duas regiões três anos após a época de Red. Nelas, é a vez de Ethan/Kris/Lyra sair em sua jornada para enfrentar os poderosos líderes de ginásio de sua região e conseguir enfrentar a Indigo League.

Falkner (The Elegant Master of Flying Pokémon)

Falkner, especialista em Pokémon do tipo Voador, não aceita que insultem seus monstrinhos alegando que basta um do tipo Elétrico para derrotá-lo — bem, boa sorte para ele caso o jogador capture Mareep na Route 32, logo ao sul da cidade. De qualquer forma, o líder de Violet City não apresenta uma grande ameaça a treinadores iniciantes, pois tem o time com os menores níveis de todos os ginásios da franquia. A recompensa pela vitória em seu ginásio é a Zephyr Badge.

Falkner conta que seu pai costumava ocupar o seu cargo, mas deixou seus Pokémon e a responsabilidade com ele. Em HeartGold e SoulSilver, ele e Janine (da qual falamos na semana passada), líder de Fuchsia City, são vistos conversando sobre seus respectivos pais, cada um afirmando que o seu é o melhor treinador de todos.

Bugsy (The Walking Bug Pokémon Encyclopedia)

Quem quiser obter a Hive Badge precisa enfrentar Bugsy, em Azalea Town. Seu time do tipo Inseto centra-se em Scyther, que conhece o movimento U-turn nas versões HG/SS. Por causa disso, sua estratégia é enviar o Pokémon louva-a-deus em primeiro lugar na batalha, no lugar de ser uma última carta na manga, como é comum dos líderes de ginásio. Contando com uma alta velocidade, Scyther pode causar algum dano e ao mesmo tempo ser trocado com os outros Pokémon do time do líder de Azalea Gym.

Bugsy é considerado uma autoridade devido às suas pesquisas sobre Pokémon do tipo Inseto. Como ele mesmo admite, ainda restam muitos mistérios acerca deles a serem estudados — o que é verdade no mundo real, já que só temos catalogada uma pequena fração das espécies de insetos que estima-se existirem. Ele diz já ter participado e vencido várias vezes no Bug-Catching Contest, um evento realizado no National Park.

Whitney (The Incredibly Pretty Girl)

Ao perceber que todos estavam envolvidos com batalhas Pokémon, Whitney entrou na onda e rapidamente virou um talento nesse ramo, até ser escolhida como líder do ginásio da sua cidade. Conseguir a Plain Badge pode até parecer fácil ao se saber que Goldenrod Gym é um ginásio especializado no tipo Normal, mas batalhar contra Miltank é um desafio bem diferente dos ginásios anteriores.

O moveset de Miltank é o mesmo nos jogos das gerações II e IV. Caso batalhe com um Pokémon do sexo masculino, Attract será um problema — o monstrinho poderá se apaixonar e deixar de atacar em alguns turnos. Embora Stomp cause um bom prejuízo, é Rollout que estraga a diversão, pois o movimento dobra de poder a cada acerto. Causou um certo dano à Pokémon vaca leiteira? Milk Drink recupera até metade de seus pontos de vida. Ao ser derrotada, Whitney cai em prantos e não entrega a insígnia até se acalmar.

Morty (The Mystic Seer of the Future)

Como líder de ginásio de Ecruteak City, Morty pesquisa sobre os Pokémon lendários associados à lenda de sua cidade — Suicune, Entei e Raikou — e começou seu treinamento por acreditar ser a pessoa que faria Ho-Oh aparecer. Por causa dessas experiências, ele afirma ter vislumbres do futuro.

Especialista em Pokémon do tipo Fantasma, ele entrega a Fog Badge a quem derrota seu time, sempre representado por Gengar. Morty reconhece que o jogador, embora tenha um nível de força semelhante ao dele, tem algo a mais — o que faz com que ele seja digno de ser o escolhido por Ho-Oh.

Chuck (His Roaring Fists Do the Talking)

Chuck é um treinador diferente dos demais. Ele costuma treinar em conjunto com seus Pokémon do tipo Lutador em seu ginásio em Cianwood City, para a tristeza de sua esposa, que tem pouco tempo disponível em sua rotina. Ao ter sua meditação sob a água de uma cachoeira interrompido e ser derrotado, ele dá a Storm Badge.


Apesar do treinamento constante, o físico de Chuck não é de todo atlético. Em HG/SS, ele conta através do Pokégear que costuma comer doces escondido de sua mulher — embora ela tenha percebido sua barriga proeminente.

Jasmine (The Steel-Clad Defense Girl)

Jasmine precisa da ajuda do jogador para restaurar a saúde de um Ampharos da Glitter Lighthouse, conseguindo remédios da cidade de Cianwood. Após curar Amphy, como o Pokémon é conhecido, Jasmine retorna a seu ginásio, onde utiliza Pokémon do tipo Aço para batalhar.

Muito tímida, Jasmine não externa bem suas emoções em palavras, mas é gentil e atenciosa. Ao ser derrotada, a líder de Olivine City entrega a Mineral Badge. Eventualmente, ela troca um Steelix — da mesma espécie da estrela de seu time, apelidado Rusty — por qualquer outro Pokémon do jogador.

Pryce (The Teacher of Winter's Harshness)

Mestre dos Pokémon do tipo Gelo, Pryce é um treinador com muitos anos de experiência. Considerado um dos personagens mais idosos da franquia até o momento, o líder de Mahogany Town entrega a Glacier Badge aos desafiantes que conseguem derrotá-lo em batalha.

Ao contrário da maioria dos líderes de ginásio, Pryce conta que não se sente desapontado ao perder batalhas Pokémon contra os jovens treinadores que partem em suas jornadas. Ele é grato por poder enfrentar tantos habilidosos treinadores, mesmo sendo bem mais velho que eles.

Clair (The Blessed User of Dragon Pokémon)

Para poder chegar à Indigo Plateau, a última a ser enfrentada é Clair, usuária do poderoso tipo Dragão. Sua linhagem familiar é bastante ligada a esses Pokémon, visto que seu primo, Lance, também é grandemente reconhecido por especializar-se neles. A líder de
Blackthorn City diz conseguir enfrentar a Elite Four, mas sabe-se que ela não consegue derrotar seu primo.

Um pouco convencida demais de suas habilidades, Clair não vai aceitar de imediato ter sido derrotada, forçando o jogador a passar pelo Dragon-master challenge antes de receber a Rising Badge. Mesmo descrente de que o jovem treinador conseguiu passar em um teste que a própria não superara, ela cumpre sua tarefa e o incentiva a derrotar a Pokémon League — principalmente para que se sinta melhor por ter sido derrotada por ele.


Isso conclui o nosso segundo especial sobre os líderes de ginásio. Quem jogou Gold, Silver, Crystal, HeartGold ou SoulSilver teve a chance de conhecer uma região bastante interessante — e, no geral, alguns dos jogos mais divertidos da franquia. Afinal, quem pôde jogar uma dessas versões apreciou, além de Johto, a nostálgica Kanto e seus treinadores muito memoráveis e mecânicas que renovaram o lado saudosista de Pokémon.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google