#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Sinnoh

A mítica e misteriosa Sinnoh trouxe líderes de ginásio com desafios tão interessantes quanto a sua história.


A jornada de Dawn/Lucas foi primeiro apresentada nas terras nipônicas em 2006, com o lançamento de Diamond e Pearl nas telas do Nintendo DS. Em 2008, Platinum surgiu como uma versão complementar e com muitas adições interessantes à jogatina. Apesar de haver algumas mudanças na história, certas coisas nunca se alteram no mundo Pokémon — é hora de apostar corrida contra seu rival na missão de coletar as Badges de Sinnoh! Próxima parada, Pokémon League! Dez segundos para a arrancada! Nove… Bah! Quem tem tempo para contar?!

Roark (Call me Roark the Rock)

Por ser rica em recursos minerais exploráveis, a cidade de Oreburgh se especializa em mineração. É da Oreburgh Mine que seus habitantes tiram o sustento, utilizando Pokémon para ajudar na coleta dos materiais. O profissional no comando do estabelecimento é Roark, que também encabeça o ginásio local que, como de se esperar, especializa-se em monstrinhos do tipo Pedra. O jogador enfrenta esse desafio inicial em busca da Coal Badge, a prova da vitória no ginásio.

O Cranidos de Roark não é facilmente derrotado se você não usar golpes super efetivos contra ele e derrotá-lo antes que precise trocar de Pokémon, principalmente pelo fato de Roark utilizar Stealth Rock, que causaria dano aos monstrinhos que você inserir na batalha. As obrigações de Roark não o impedem de visitar o Underground — uma das funcionalidades de D/P/Pt — diariamente, geralmente em busca de Fósseis Pokémon. Ele demonstra ter bastante conhecimento do subterrâneo de Sinnoh e dos tesouros ali escondidos.

Gardenia (Master of Vivid Plant Pokémon)


A líder de ginásio de Eterna City exige que todas as suas aprendizes sejam derrotadas antes do jogador poder desafiá-la em batalha. Todas as treinadoras utilizam Pokémon do tipo Grama, recorrendo bastante ao uso de golpes que mudem o status dos monstrinhos adversários. No ginásio, Gardenia é o último empecilho para se obter a Forest Badge.

Gardenia reconhece as fraquezas do tipo que utiliza, mas não quer dizer que ela as considere um fator determinante para o resultado de uma batalha. No Old Chateau, ela demonstra seu temor a respeito dos Pokémon fantasmas quando fala dos rumores de um monstrinho desse tipo (Rotom) habitando o local. Entretanto, ela menciona que não saberia como se sentiria sabendo da existência de algum Pokémon Fantasma/Grama — melhor nem citar Pumpkaboo e Phantump perto dela.

Maylene (The Barefoot, Fighting Genius)

Maylene diz não entender bem o conceito de força e como ela chegou ao topo do ginásio de Veilstone City, mas leva as batalhas muito a sério. Estar ao lado de seus Pokémon do tipo Lutador é o que faz valer a pena dar o seu melhor como líder. O jogador não vai receber a Cobble Badge até conseguir superá-la em uma batalha.

O esforço de Maylene como líder de ginásio é marcante. Ela continua utilizando roupas leves e descalça mesmo em locais frios como forma de treinar a si mesma. Ela parece admirar bastante a líder de Snowpoint City, Candice. Maylene também parece ter um apetite voraz, como é visto até mesmo em HG/SS, quando ela está participando de uma competição de comilança no restaurante de Celadon City.

Crasher Wake (The Torrential Masked Master)

Para avançar dentro do ginásio de Pastoria City, o jogador tem que alterar o nível da água várias vezes. O líder Crasher Wake batalha ao lado de Pokémon do tipo Água, focando não tanto na seriedade das batalhas como Maylene, mas lutando para estar sempre se divertindo, quer ele ganhe ou não. A prova oficial da vitória no Pastoria Gym é a Fen Badge.


Crasher Wake tem sua própria canção tema, que canta em suas diversas aparições nos jogos. Embora Barry queira que ele seja seu mentor, o líder da cidade de Pastoria não parece estar muito de acordo com isso. Wake participa regularmente de lutas livres e é considerado profissional nessa área.

Fantina (The Alluring, Soulful Dancer)

Desde que se mudou para Sinnoh, Fantina está sempre vestindo roupas formais. Afinal, além de estar ocupando o cargo de líder do ginásio de Hearthome City, ela se tornou uma especialista em Super Contests. O jogador pode inclusive enfrentá-la caso participe desses eventos, mas o que realmente importa aqui é a batalha de ginásio, na qual Fantina usa o tipo Fantasma para defender a Relic Badge.


Fantina mistura francês e inglês enquanto fala, uma marca de ter vindo de outro país. Ela diz sempre querer aprender coisas novas e estar sempre se superando, evidenciado por ela participar tanto de batalhas quanto de Contests, que são realizados em sua cidade. Ela é uma entusiasta por dança e admira muito Dahlia, uma Frontier Brain que é conhecida pelo seu estilo.

Byron (The Man with the Steel Body)

Canalave City é lar de um porto, de uma biblioteca com livros ricos em mitos da região de Sinnoh e, como as demais cidades importantes da região, de um ginásio Pokémon. O líder Byron, mestre do tipo Aço, é também o pai do supracitado Roark. Ele não leva a vitória do jogador contra seu filho com surpresa — reconhece que o líder de Oreburgh ainda é muito inexperiente no seu cargo. Ao ser derrotado, Byron entrega a Mine Badge.

Byron se sente feliz com o surgimento de novos treinadores para manter o futuro dos Pokémon interessante, mas continua treinando. Seu local favorito para continuar se dedicando às batalhas é a Iron Island, onde ele já morara por um bom tempo. Byron já trabalhara com a extração de minérios na própria Iron Island na época em que ela era próspera.

Candice (The Diamond Dust Girl)


Para combinar com o clima de Snowpoint City, “a cidade da neve”, só mesmo uma treinadora especialista no tipo Gelo. Candice acredita que as pessoas devem focar ao máximo nas coisas que desejam fazer, algo que ela mesma diz seguir quando se trata de Pokémon, moda e romance. É tanto que ela é alvo de admiração de pessoas como Maylene devido ao seu esforço e estudo como líder de ginásio. Ela deve entregar a Icicle Badge àqueles que a derrotam no Snowpoint Gym.

Candice não é fria e distante como ela mesmo acha que uma líder de ginásio com essa escolha de tipo favorito deveria ser e sente-se mal por se forçar a agir assim às vezes. Maylene menciona que Candice desejava treinar com ela para compreender melhor o tipo Lutador, tendo em vista a má configuração entre os dois tipos.

Volkner (The Shining, Shocking Star)

Em Sunyshore City, Volkner, entendiado por não ter desafiantes fortes o suficiente para travar uma batalha memorável, passa boa parte do seu tempo reformando o ginásio do qual é líder. Seu plano de enfrentar a Elite Four é um pouco atrasado com a chegada do jogador, que o desafia para uma batalha. Ansiando por algo que o faça lembrar a diversão de uma boa luta, Volkner promete enfrentá-lo com todo o potencial de seus Pokémon do tipo Elétrico. A recompensa por fazê-lo reconhecer que ainda existem oponentes à sua altura é a Beacon Badge, a última necessária para enfrentar a Pokémon League.

A diversão de Volkner era reformular o puzzle de seu ginásio, que acabou causando quedas de energia em Sunyshore. O motivo por trás da escolha do tipo Elétrico foi sua primeira Badge, que ele ganhou com o movimento Thunderbolt. Volkner e Flint, membro da Elite Four, são amigos próximos e vistos frequentemente juntos, inclusive tendo uma batalha em dupla contra o jogador e seu rival em Pokémon Platinum.


Com esse último combate eletrizante, temos outras oito Badges e estamos prontos para desafiar a Pokémon League, mas isso é assunto para outro texto. Assim como diria Barry, quem tem tempo para ficar esperando? Ainda falta relembrar os líderes de ginásio das duas mais novas regiões!

Revisão: Luigi Santana
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google