#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Unova

Unova contou com mais líderes de ginásio que todas as outras regiões do mundo Pokémon.


Como os acontecimentos de Pokémon Black 2 e White 2 se passam dois anos após os de Black e White, algumas coisas mudaram — incluindo a equipe de líderes de ginásio que deve ser enfrentada. Após relembrar os membros da Sinnoh League, vamos recapitular vários treinadores importantes de Unova!

Cilan, Chili e Cress (Triple Trouble)

B/W: Os trigêmeos de Striaton City são novatos no cargo de líderes de ginásio, mas não vão buscar facilitar para treinadores iniciantes. Dependendo do Pokémon inicial do jogador, eles o farão enfrentar o tipo ao qual ele tem desvantagem. Cilan é um usuário do tipo Grama, logo confronta os que escolheram Oshawott; Cress é especialista no tipo Água, portanto é o oponente dos treinadores de Tepig; Chili reflete sua personalidade fervente com o tipo Fogo, lutando com os donos de Snivy. Os três entregam uma mesma recompensa pela vitória: a Trio Badge, que simboliza suas três competências.


B2/W2: Os irmãos conversam sobre o fato de não estarem à altura dos demais líderes de ginásio e que sentiam que apenas juntos formavam um único treinador competente. Após serem derrotados pela Shadow Triad, membros do Team Plasma, eles decidem abandonar temporariamente o cargo, tendo em vista que não se sentem em pleno direito de estarem à frente do ginásio.

Lenora (An Archeologist with Backbone)

B/W: Além de diretora do Nacrene Museum, Lenora é uma líder de ginásio bastante atenta e focada na sua pesquisa. Ela acredita que a curiosidade é o que faz a vida valer a pena. Com seus Pokémon do tipo Normal, em especial sua Watchog, ela batalha contra desafiantes que, caso consigam derrotá-la, recebem a Basic Badge.

B2/W2: Lenora pausou suas atividades de líder de ginásio para poder se dedicar ao trabalho de estudar fósseis e esqueletos. O ginásio em si, que costumava ser parte do museu, serve agora apenas como uma biblioteca, onde ela continua suas pesquisas. Na primeira visita ao museu, ela oferece um dos Fósseis que podem ser restaurados em Archen ou Tirtouga. A conexão de Lenora com a arqueologia começou por influência de seu pai, que trabalhava no ramo.


Cheren (The one who seeks the right path)

B/W: Cheren, Bianca e o jogador são amigos de infância. Eles recebem seus primeiros Pokémon juntos e saem em suas jornadas, tornando-se rivais e se encontrando eventualmente durante o jogo. Cheren batalha para se tornar um treinador forte e compreender o que faz uma pessoa merecer esse adjetivo.

B2/W2: Dois anos depois de Black and White, Cheren se tornou líder do ginásio de Aspertia City, onde o jogador começa sua jornada — logo, é o primeiro a ser enfrentado. Utilizando Pokémon do tipo Normal, ele é responsável por entregar a Basic Badge aos vencedores no lugar de Lenora.

Roxie (Poison days, poison on the stage)

Em Black 2 e White 2, Roxie é a líder do segundo ginásio na aventura do jogador, que fica em Virbank City. Ela é especialista em Pokémon do tipo Venenoso e responsável por entregar a Toxic Badge a quem a derrota. Quando vista pela primeira vez, ela está discutindo com seu pai, Pop Roxie, que decidiu se tornar ator no Pokéstar Studios.

Além de treinadora Pokémon, Roxie também toca baixo elétrico em uma banda. Seu ginásio é um pouco incomum: o jogador deve descer alguns degraus para descobrir que se trata de, na verdade, um clube musical, onde ela e seus companheiros se apresentam.

Burgh (Premier Insect Artist)

Apesar de morar na grande e movimentada Castelia City, Burgh retorna a Nacrene City em busca de inspiração quando sofre seus bloqueios criativos — o que não é muito raro. No ginásio do qual é líder, ele expõe os quadros que pintou, que em geral retratam os Pokémon favoritos, os do tipo Inseto. Ele recompensa os vitoriosos com a Insect Badge.

B/W: Após a batalha contra Lenora, Burgh aparece no ginásio, apenas a tempo de ver a Team Plasma roubando parte de um fóssil do Nacrene Museum. Ele e o jogador seguem até a Pinwheel Forest para recuperar o item. Já em Castelia City, mais uma vez é preciso deter a equipe de malfeitores que invadiu a cidade antes de finalmente encontrar Burgh no ginásio.

B2/W2: Burgh não está no Castelia Gym assim que o jogador visita o local. É preciso primeiro explorar Castelia Sewers ao lado de Hugh, o rival, para poder finalmente enfrentar o líder de ginásio da cidade.

Elesa (The Shining Beauty)

B/W: Fora do seu trabalho como líder de ginásio de Nimbasa City, Elesa é uma modelo. Entretanto, é durante as batalhas que ela se sente realmente autêntica. Sua especialidade é no tipo Elétrico e os movesets de seus monstrinhos incluem o útil Volt Switch, que lhe permite trocar de Pokémon logo após atacar. Caso um treinador a derrote, ela o condecora com a Bolt Badge.

B2/W2: Um flashback com Elesa e sua amiga Skyla mostra que a líder do Nimbasa Gym sentia que as pessoas a consideravam uma pessoa reservada por causa de suas roupas. Ela revela ser fã de trocadilhos, embora não seja muito boa com eles, como observado por Skyla. Foi por querer mudar sua imagem que Elesa foi a única líder de ginásio a sofrer um redesign.

Clay (The Underground Boss)

Clay é o líder do ginásio de Driftveil City, especialista no tipo Terra e responsável por entregar a Quake Badge aos vencedores. Seus Pokémon conhecem o movimento Bulldoze, que causa dano e diminui a velocidade dos oponentes. Fora do ginásio, ele costuma explorar a Twist Mountain, onde ele já encontrou fósseis e os doou ao Nacrene City Museum.

B/W: O jogador tem que seguir a Team Plasma até Cold Storage e enfrentar alguns membros da organização para poder desafiá-lo no ginásio. Depois de derrotado, ele ajuda a liberar o caminho para Chargestone Cave, através da qual o jogador pode chegar à próxima cidade.

B2/W2: Após a batalha de ginásio, Clay leva o jogador e seu rival ao Pokémon World Tournament para que eles o conheçam e participem dos eventos ali realizados. 

Skyla (The Highflying Girl)

Skyla é líder do Mistralton Gym e seu tipo favorito de Pokémon é o Voador. Os treinadores que a derrotam recebem a Jet Badge. Ela é uma piloto e dona do aeroporto de Mistralton City, o que justifica sua preferência pelos monstrinhos alados. Ela é uma amiga próxima de Elesa, líder de Nimbasa City.

B/W: Ao adentrar a cidade, Cedric Juniper, pai da Professora Juniper, melhora sua Pokédex e apresenta o jogador a Skyla. Antes de poder desafiá-la, entretanto, o jogador deve segui-la até o topo da Celestial Tower, pois ela acredita ter visto um Pokémon do tipo Voador ferido.

B2/W2: Depois de ser derrotada, Skyla leva o jogador de avião à pequena Lentimas Town para que ele possa acessar a cidade de Opelucid.

Brycen (Ice Mask)

B/W: Brycen costumava ser uma estrela de cinema, mas seguiu o conselho de Alder e se tornou um treinador após um incidente durante a filmagem de um filme. Ele se tornou líder do ginásio de Icirrus City utilizando Pokémon do tipo Gelo. Em Black and White, ele é o sétimo líder de ginásio a ser derrotado e recompensa os vitoriosos com a Freeze Badge.

B2/W2: Brycen deixou as batalhas Pokémon de lado para voltar a se dedicar ao cinema. Ele é protagonistas de alguns filmes produzidos pelos Pokéstar Studios.

Drayden/Iris (The Spartan Mayor/The Girl Who Knows the Hearts of Dragons)

B/W: O ginásio de Opelucid City é especializado no tipo Dragão e quem vence a batalha contra o líder recebe a Legend Badge. Entretanto, quem detém esse cargo depende da versão. Em Black, o líder é Drayden, que também é o prefeito da cidade; já em White, a jovem Iris está no comando. Em ambas as versões, os jogadores recebem de um deles a oitava e última Badge, estando aptos então a desafiar a Elite Four de Unova.
B2/W2: Dois anos depois os acontecimentos de Black and White, Drayden continua no posto de líder de Opelucid City. Iris, após treinar intensamente com ele, assumiu o cargo de Champion quando Alder decidiu se aposentar dele. Nesses jogos, o Opelucid Gym é o sétimo a ser enfrentado e por isso há ainda outra Badge a se conquistar.

Marlon (A Bigger Splash Than the Sea)

Em Black 2 e White 2, o último desafio na Unova League é Marlon, o líder do ginásio de Humilau City. Ele batalha ao lado de Pokémon do tipo Água e defende a Wave Badge dos treinadores que o enfrentam. 

Ao mesmo tempo que é bastante tranquilo, Marlon costuma dar bons conselhos aos treinadores e comparar as situações à imponência do oceano. Além de treinador Pokémon, Marlon também é um bom nadador e pescador. Após derrotá-lo, o jogador recebe a oitava Badge e pode, assim, enfrentar a Elite Four nessas versões.

A seleção de Badges de Ash no anime foi bem diversa.

É o fim de mais um capítulo da nossa comemoração dos vinte anos da franquia Pokémon. O próximo e último passo nessa jornada é reviver os oito treinadores da Kalos League enquanto nos preparamos para descobrir mais do que Pokémon Sun e Moon prometem trazer no final deste ano!

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google