Usuários da rede 4G da operadora
Claro em todo o país estão encontrando dificuldades para jogar
Pokémon GO. Logo após realizar login, o mapa é carregado, porém não aparece nenhum ginásio, Pokémon ou Pokéstop. O problema ocorre em celulares de praticamente todas as marcas. A frustração é tamanha que a
hashtag #ClaroSemPokemonGo está entre as mais populares do Twitter.
É possível resolver essa situação através de uma alteração no
smartphone. Nos aparelhos com sistema operacional
Android, é preciso ir até o menu de configurações e procurar por "Redes Móveis", "Mais" ou "Cartões SIM". Na sequência, deve-se alterar a frequência da internet de "4G" para "3G" ou de "LTE/WCDMA/GSM" para "WCDMA/GSM".
Já os usuários do
Iphone precisam fazer o caminho Ajustes -> Celular -> Opções de Dados Celulares -> Voz e Dados. Nesse último menu, a rede tem que ser alterada de “4G” para “3G”.
Em ambos os casos, a velocidade da internet diminuirá para todas as aplicações do
smartphone, entretanto Pokémon GO voltará a funcionar normalmente.
Nas redes sociais, alguns usuários acusam a operadora de praticar o
traffic shaping, uma técnica que restringe os acessos a determinado aplicativo para evitar o congestionamento da rede. O Marco Civil da Internet classifica essa prática como ilegal. Outra possibilidade é a de que a
Niantic tenha banido os IPs utilizados pela Claro por engano.
Até o momento, a operadora não se manifestou sobre o assunto.