Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #286: Pendrives no Wii U; pronúncia de jogos e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos que estão surpresos com Mario "le parkour" no iPhone e iPad, preparados para mais um N-Blast Responde? Na coluna dessa semana, uso minha sabedoria hiperdimensional para responder dúvidas sobre a vinculação de NNID no Wii U e 3DS, o uso de pendrives e HD externos no Wii U, como se pronuncia o # de Tokyo Mirage Sessions ♯FE e mais!

Meu irmão vai comprar Megaman Xtreme pro 2DS dele no Virtual Console e eu Mario Bros. 3 no meu, mas ele é muito fã de Mario e queria jogar comigo. A minha pergunta é: Mario Bros. 3 no 3DS tem multiplayer?
Yuri Muraiare, o irmão bondoso
O Super Mario Bros. 3 do Virtual Console tem o mesmo multiplayer que a sua versão original, em que os jogadores alternam a vez sempre que o outro perde uma vida, um jogando com o Mario e o outro com o Luigi. É um modo multiplayer um pouco antiquado para os dias de hoje, mas é assim que era feito naquela época. xD
Multiplayer só um de cada vez!
Olá Pedra, tudo bem? Então, tô pensando em comprar o Mario Sports Mix na eShop, mas estou com uma duvida. Eu gostaria de saber se quando eu finalizar o download eu vou conseguir acessa-lo no menu do Wii U ou eu terei que iniciar o modo Wii? E também gostaria de saber se tem como jogar com Game Pad.Anônimo "Esportista" da Silva
Sim, o Mario Sports Mix foi adicionado ao catálogo da eShop do próprio Wii U, o que significa que você poderá acessá-lo diretamente, sem ter que entrar no modo Wii. E sim, ele é compatível com o GamePad, mas o uso de pelo menos um Wii Remote é obrigatório.
Boom-shakalaka! Ah não, pera, esse é outro jogo... :P
Querida Pedra, tudo bem? Diga-me: como é a pronuncia certa daquele polêmico jogo do Wii U, é Tokyo Mirage Sessions hastag Fire Emblem ou é só Sessions “ife ê”? O jogo não se chamava Shin Megami Tensei antes?
Anônimo "#Pronúncia" da Silva
O mais certo seria "Tokyo Mirage Sessions Sharp ‘ÉF-I’", já que “sharp” é o nome americano correto do símbolo #, antes de todo mundo começar a chamá-lo de hashtag (como a linguagem de programação C#, por exemplo, que se pronuncia “C sharp“). Em todo caso, é melhor chamar o jogo só de “Tokyo Mirage Sessions”, ou então de “aquela mistura de Shin Megami Tensei e Fire Emblem” xD.

Sim, inicialmente o jogo tinha o nome de “Shin Megami Tensei X Fire Emblem”, já que seria um crossover das duas séries, mas esse título era apenas provisório (apesar que teria sido melhor se tivessem mantido xD).
Prefiro dizer "Tokyo Mirage Sessions Jogo da Velha Fê" xD
Pedra recentemente a Praça Mii teve uma atualização e apareceu novos jogos porém não consigo jogar nenhum deles, o StreetPass está ativado, tenho mais de 200 amigos que aparecem por lá mas quando tento jogar aparece aquele coelho falando para tentar mais tarde. O que faço agora Pedra?
Gwendolin, o perdido na praça
Para poder jogar os novos jogos da Praça Mii, você precisa comprá-los, pois ao contrário dos primeiros, eles não são gratuitos. Então isso que o coelho deveria estar falando são instruções para comprar os jogos e não uma mensagem de erro.


Pedra, quero baixar mais jogos no meu Wii U, mas preciso economizar, uns 100GB acredito ser suficiente.Por isso, o Wii U aceita pendrives invés de HDs externo?Não quero comprar um HD pois não preciso de muita memória, o Wii U nem tem tantos jogos bons e o HD fica limitado ao console.
Anônimo "USB" da Silva
A princípio, sim, pen drives podem ser usados como uma alternativa de armazenamento externo para o Wii U, mas o uso deles não é recomendado. A principal função dos pen drives é de armazenamento e não acesso constante a dados, como no caso de HDs externos. Por isso, a comunicação de um pen drive costuma ser bem menos rápida do que um HD externo e isso pode facilmente levar a falhas de leitura durante o jogo, fazendo-o travar. Por isso, mesmo que a sua necessidade de espaço não seja tão grande, prefira usar HDs externos e, não só isso, um que possua fonte de alimentação própria, ou, se não tiver, use um cabo USB em Y. Isso, também, para garantir que não ocorram falhas de comunicação durante o jogo.

Olá Pedra. Comprei um 3DS há um tempo e fiz uma ID BR. Comprei alguns jogos. Depois comprei um Wii U e fiz conta canadense. Minhas dúvidas são: 1) A única vantagem de vincular a mesma ID no 3DS e Wii U é poder usar o mesmo saldo na eShop? 2) Existe previsão de um jogo comprado no Wii U poder ser jogado no 3DS, se utilizada a mesma ID? Ex: Super Mario World, disponível para jogar nos dois consoles. Ou sempre será necessário comprar esse jogo separadamente no 3DS e no Wii U? 3) Ao formatar o 3DS, mas não deletar a ID BR, eu perco os jogos já comprados? O saldo da conta do ID br seria inútil no Wii U? 4) Hoje, pensando também no My Nintendo, o ideal é ter uma ID americana ou canadense? 5) É recomendável que eu formate o meu 3DS pra vincular a ID americana do meu Wii U?
Anônimo "da maior pergunta já vista no N-Blast Responde" da Silva
1) Além dessa, outra vantagem é que usando a mesma conta em ambos consoles e se você usar o My Nintendo, todas as compras que você fizar na eShop dos dois vão acumular pontos na mesma conta My Nintendo, permitindo que você ganhe prêmios mais rapidamente. Caso contrário, usando uma conta diferente em cada console, você teria que ter também duas contas My Nintendo e ir somando os pontos separadamente.

2) Você está se referindo a algo chamado “cross buy”, que é a possibilidade de comprar um jogo uma única vez para poder jogá-lo em mais de um console. Há alguns raros casos onde isso dá para fazer isso com o 3DS e o Wii U, como é o caso do jogo Mario vs. Donkey Kong Tipping Stars… e pra falar a verdade, não estou me lembrando de nenhum outro fora esse. xD Mas mesmo jogos que têm versões nos dois consoles – como Super Smash Bros. 4 ou Hyrule Warriors, por exemplo – é necessário comprar ambas separadamente. Até mesmo para jogos de Virtual Console que são exatamente iguais.

3) Se você formatar o 3DS, todos os dados serão apagados do console. Se você não apagar a NNID que você tinha usado anteriormente, todas as compras continuarão vinculadas a essa conta e você poderia baixar tudo novamente, desde que você vinculasse novamente a mesma conta NNID depois de formatar… mas isso tiraria o sentido de ter que formatar pra começo de conversa. No seu caso, o seu interesse seria formatar para vincular uma conta diferente (a que você usa no Wii U), então, sim, nesse caso você vai perder todos os jogos que você tinha comprado com a conta brasileira. Sim, o crédito de uma conta só funciona na eShop do país correspondente. Não dá para compartilhar crédito de eShop que usam moedas diferentes e, pra piorar, o Wii U nem sequer tem eShop brasileira, então, sim, o crédito da sua conta brasileira do 3DS é inútil no Wii U.

4) Com relação especificamente ao My Nintendo, não há vantagem entre as contas americana e canadense. A diferença continua sendo entre os métodos disponíveis para adicionar crédito e os valores dos jogos apenas.

5) Como você já comprou jogos no 3DS usando sua conta brasileira, eu diria que não vale a pena perder eles, não. Como eu falei acima, as principais vantagens de compartilhar a conta seriam compartilhar o crédito e compartilhar a conta My Nintendo, e não acho que nenhuma dessas justifique você se desfazer dos jogos que já comprou.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google