Top 10

Nintendo 64 e seus 10 jogos mais marcantes

Comemorando os 20 anos do lançamento ocidental do Nintendo 64, vamos conferir quais foram seus jogos mais memoráveis.

Lançado em junho de 1996 no Japão, o Nintendo 64, terceiro console da então famosíssima Nintendo, chegou em terras ocidentais pela primeira vez apenas três meses depois. Assim, agora em setembro, comemoramos 20 anos do lançamento ocidental do console. Com um dos controles mais icônicos da empresa, o multiplayer para quatro pessoas sem periféricos e alguns dos títulos mais memoráveis da história dos consoles, sem dúvidas esse é um videogame que fez história.

Com cerca de 300 jogos lançados na América do Norte, a quantidade é de fato bem menor do que outros grandes consoles como o Super Nintendo (784) e o PlayStation 2 (mais de 1800). Entretanto, muitos foram os jogos com ótima qualidade lançados para o 64. Dessa forma, escolher somente dez deles para a matéria foi uma missão bem complicada. Para respeitar as diversas franquias lançadas, somente o encanador italiano ícone da empresa aparece mais de uma vez na lista. Outras grandes franquias como Pokémon e The Legend of Zelda possuem somente um título na lista, a fim de abranger mais franquias. Afinal, uma lista de top 10 só com Zeldas, Marios e Pokémon não tem tanta graça assim, certo? Vamos lá!

10- Conker's Bad Fur Day

Nada como um título da Rareware para começar essa lista em alto estilo. A aventura para adultos da Rare, Conker’s Bad Fur Day levou quatro anos para ser desenvolvida e, quando lançada, fez grande alvoroço, mesmo que no final da vida do Nintendo 64. O título é mais um combo de ação e plataforma que foi muito forte no console com outros títulos. O jogo narrava as aventuras do alcoólatra Conker, quando este tentava voltar para casa e encontrar sua namorada após uma noite de bebedeira sem igual. 


Conker’s Bad Fur Day não teve boas vendas, isso por conta do lançamento tardio e do foco voltado ao público adulto. Mas isso não impediu que o game marcasse a história do N64. Considerado por muitos como o melhor visual visto no console, ele foi o último game da Rare lançado para o 64, ganhou notas altíssimas pela crítica e sua jogabilidade desafiante e criativa também chamou bastante atenção. Mesmo que seja uma das últimas estrelas do 64, não deixa de ser uma estrela por causa disso.

9 - A série Turok

Nessa colocação não conseguimos escolher apenas um título, optando por dar o nono lugar da lista a toda a franquia. Turok fez seu nome e teve seus anos dourados na época do Nintendo 64 e escolher um dos quatro títulos para a lista é bastante complicado. Mesmo que o spin-off Rage Wars seja fácil de ser retirado da disputa, pela sua aceitação um tanto quanto menor que os outros, além de ser totalmente desconexo com a história, a trilogia Dinossaur Hunter, Seeds of Evil e Shadows of Oblivion fez grande sucesso.

Com vastos cenários para a época, jogabilidade flúida e ótimo enredo, a trilogia marcou a história do console. Sendo uma mistura de seres jurássicos e eventos próprios de ficção científica, a série da Acclaim garantiu várias horas de jogatina entre amigos ou no single player. Outra característica marcante do título é a criatividade de suas armas, comparável a títulos como Unreal Tournament e Doom. 

8 - Perfect Dark

Já falamos de jogos de tiro e de jogos da Rare. Chegou a hora de falar de um dos grandes jogos de tiro da Rareware. Não estamos falando ainda do agente secreto de número icônico, essa hora ainda vai chegar. Aqui estamos falando do protagonismo épico de Joanna Dark, agente secreta de Perfect Dark. O game de tiro em primeira pessoa lançado no ano 2000 é considerado por muitos o sucessor espiritual do lendário GoldenEye, por conta de usar a mesma engine, porém com melhorias claras na jogabilidade.


Perfect Dark acompanha as missões da agente Joanna Dark enfrentando inimigos que vão desde inteligências artificiais até seres extraterrestres no ano de 2023. O jogo marcou presença como um dos melhores FPS do console, além de ter como referência seu clássico antecessor da mesma empresa, o já citado GoldenEye. Com grande variedade de armas, ótimos gráficos e um enredo incrível, Perfect Dark pode não ter tido o impacto que 007 teve, mas com certeza foi um excelente e marcante título para o Nintendo 64.

7 - Banjo-Kazooie

Mais uma das pérolas AAA da Rare. Banjo-Kazooie foi uma excelente surpresa estreante no Nintendo 64. Contando as aventuras da dupla de protagonistas que dão nome ao título, o game de aventura e plataforma inovou em jogabilidade e trouxe uma aventura cheia de puzzles e desafios ao console, garantindo horas de gameplay para muitos jogadores. Até hoje o título é lembrado como um dos melhores lançados pela Rare na história.


Lançado no final de 1998, um ano depois o título recebeu dois prêmios da Academia de Artes Interativas e Ciências, sendo eles o de  Melhor Jogo de Ação do Ano e Melhor Realização em Arte/Gráficos. O sucesso de Banjo-Kazooie em crítica e em vendas, com 2 milhões de cópias vendidas só nos EUA, garantiu a continuação Banjo-Tooie, com qualidade do mesmo nível do primeiro título, mas lançado bem mais no final da vida do console da Nintendo.

6 - Mario Party, Kart, Tennis…

Outro momento que se tornou impossível escolher apenas um título.  O Nintendo 64 ficou marcado como palco de estreia de várias grandes franquias da Big N. Além disso, outras franquias tiveram seus títulos lendários lançados no console. Mas no caso dos spin-offs de Mario, vários foram os estreantes no Nintendo 64. Fora o já consagrado desde o SNES, Super Mario Kart e o retorno grandioso de Mario Tennis, tivemos a estreia de grandes variações como Mario Golf e Mario Party


Garantindo horas de jogatinas sensacionais, o multiplayer desses títulos foi marcante no console, principalmente pela opção de quatro jogadores, que aumentava a dinâmica da jogatina. Com jogabilidade unindo diversão e criatividade, os títulos traziam vários personagens icônicos da franquia Mario Bros. e também do seu companheiro de casa, Donkey Kong. Títulos que fizeram tanto sucesso que garantiram a prolongação das franquias até atualmente, com outros dois Mario Party lançados para 64, um total de oito Mario Karts, continuações para Golf e Tennis e também o lançamento da franquia Mario & Sonic at the Olympic Games

5 - Pokémon Stadium

Finalmente chegamos nele: o título lançado no início de 2000 que fez um sucesso estrondoso. Pokémon Stadium foi a segunda vez que os monstrinhos de bolso apareceram nas três dimensões, sendo vistos anteriormente no famoso Pokémon Snap, também do Nintendo 64. O jogo trouxe os 149 Pokémon para que os jogadores disputassem em batalhas baseadas em turno combinando ataques e efeitos no melhor estilo já conhecido do Game Boy. 


Além disso, Mewtwo era possível de ser liberado também, graças ao periférico Transfer Pak, que permitia jogar Pokémon Red, Blue e Yellow através da tela da televisão. Fora isso, várias ligas estavam presentes no jogo, além dos líderes de ginásio e também de quizes e mini-games muito divertidos. Com isso tudo e ainda a opção de multiplayer com até quatro jogadores, o jogo garantiu que a febre dos monstrinhos de bolso se estabelecesse nos consoles de mesa com maestria, tendo um ano depois a justa continuação Pokémon Stadium 2, com a adição dos monstrinhos da segunda geração, Johto. 

4 -GoldenEye 007 

A quarta posição dessa lista só poderia ser dele. O jogo que até hoje é considerado como um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa da história. GoldenEye 007 foi lançado em 1997 e é baseado no filme de mesmo título do agente secreto mais famoso do cinema. O jogo contava com fases que acompanhavam a história do filme, mas para além do singleplayer, o que mais chamou a atenção de todos foi seu multiplayer.


Com uma mecânica divertida e prática, mesmo com a tela dividida em quatro, GoldenEye garantiu o divertimento de finais de semana de milhares de jogadores e seus amigos durante vários anos. O jogo é tão icônico que recentemente recebeu um mod em gráficos atuais para PC chamado de Goldeneye: Source. Prova de que os fãs, mesmo com novos jogos sendo lançados todo ano, não se esquecem da experiência que foi jogar esse clássico em sua época.

3 - Super Mario 64

O “bronze” desse top 10 vai para o personagem principal da Nintendo. Ele que possui mais de uma centena de jogos próprios. Mario teve seu primeiro contato com o mundo em três dimensões no Nintendo 64 e esse contato foi de extrema maestria. Super Mario 64 conseguiu traduzir com qualidade a experiência das aventuras em plataforma 2D para um mundo 3D igualmente em plataformas, mas com explorações em todas as direções.

Lançamento de estreia do console em 1996, o jogo é repleto de desafios, fases criativas, chefes interessantes e sempre com a trilha sonora perfeita, ligando nostalgia e inovação. Super Mario 64 foi um grande marco para a franquia do encanador, além de ganhar uma versão posteriormente para o portátil Nintendo DS. Foi o primeiro passo para vários outros grandes títulos como a série Mario Galaxy, Super Mario 3D Land e o mais recente Super Mario 3D World, de Wii U

2 - Super Smash Bros.

O segundo lugar vai para a maior franquia de luta da Nintendo, além de ser atualmente uma das franquias mais relevantes de jogos de luta do mercado de games. Super Smash Bros. foi lançado em 1999 e rapidamente explodiu em sucesso por conta da união dos personagens mais icônicos da empresa na época numa arena de luta para, assim como a maioria dos games de N64, até quatro jogadores.
Com apenas 12 personagens, sendo quatro secretos, Super Smash Bros. revolucionou os jogos de luta dando uma nova dinâmica para os combates, além de incluir itens e dar mais relevância para as arenas nas quais os embates aconteciam. Não é surpresa ver até hoje campeonatos desse game serem disputados em eventos locais sobre animes, games e cultura geek em geral. Vale lembrar que até hoje os personagens “originais” desse título são conhecidos como Os 12 Originais, formados pelos icônicos: Mario, Donkey Kong, Link, Samus, Yoshi, Kirby, Pikachu, Luigi, Cap. Falcon, FoxNess e Jigglypuff. Sem dúvidas um grupo histórico!

1 - The Legend of Zelda - Ocarina of Time

Muitos devem estar pensando: “tinha que ser Zelda…”. Outros já podem estar pensando “acho bom mesmo…”. Mas a verdade é que, independentemente da qualidade, nenhum jogo consegue ser tão memorável na história do Nintendo 64 do que The Legend of Zelda - Ocarina of Time. A primeira experiência de Zelda em três dimensões não inovou apenas na adaptação da jogabilidade para os 64 bits como também trouxe uma das histórias mais interessantes da franquia até hoje. 


Considerado por muitos um dos melhores jogos da história dos videogames, com ótima trilha sonora, enredo criativo e ótimo uso das funcionalidades do controle controverso do Nintendo 64, o título ganhou diversos prêmios ao longo da vida e vendeu mais de 2,5 milhões de cópias apenas em 1998, mesmo sendo lançado somente 39 dias antes do ano novo. Ao todo, vendeu  7,6 milhões de cópias no mundo todo, um marco para a época. Servindo de referência para mecânicas até hoje utilizadas na série, o jogo ganhou uma versão remasterizada em 2011 para o Nintendo 3DS. Com certeza um título que marcou a infância/adolescência de muitos.

Menções Honrosas:

Impossível fazer uma lista do Nintendo 64 sem pelo menos uma dezena de menções honrosas. Como explicamos no início da matéria, tentamos ao máximo não colocar títulos de franquias repetidas na lista, para que ela fosse mais abrangente. Por isso alguns títulos como The Legend of Zelda Majora’s Mask, Banjo-Tooie, Pokémon Snap e Pokémon Stadium 2 não apareceram por ali, mesmo que altamente memoráveis para a vida do console. 
Outros tantos não entraram na lista, mas com certeza entrariam num top 20. Entre eles vale citar os originais da Nintendo como Donkey Kong 64, Star Fox 64 e F-Zero X; além também de grandes títulos da Rare que ficaram de fora da lista, como o já citado Banjo-Tooie e o game de luta Killer Instinct Gold. De outras empresas, temos também International Superstar Soccer 64, Cruis'n USA, Excite Bike 64, Doom 64, Mortal Kombat Trilogy e Resident Evil 2. Além disso, ainda vale lembrar da grande presença da Lucas Arts no console, com os grandes Star Wars Rogue Squadron, Star Wars Racer e também Shadows of the Empire.

Enfim, daria para citar vários outros games aqui, mas infelizmente não temos espaço. O fato é que o Nintendo 64 foi um ótimo console, conseguiu verdadeiros milagres mesmo utilizando a tecnologia “ultrapassada” dos cartuchos e com controles aparentemente complicados de utilizar para muitos. Com títulos memoráveis não só para o console, mas para toda a história dos videogames, não é difícil ficar com vontade de revisitar alguns deles depois dessa viagem no tempo. Parabéns ao Nintendo 64 pelos 20 anos!

Diagramação:Revisão: Luigi Santana

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google