Top 10

Pokémon Sun/Moon (3DS) e as melhores Alola Forms

Uma das novidades destes novos jogos de Pokémon são as formas alternativas da primeira geração, mas quais são as melhores?

Pokémon Sun/Moon (3DS) está dando o que falar desde o seu lançamento. São várias novidades que o jogo traz e muitos dizem que é uma das melhores histórias da franquia até então. Porém, entre as grandes novidades dessa geração não se encontram somente novos Pokémon e novos ataques, mas também repaginações de monstrinhos lá da primeira geração, a fim de dar um tom nostálgico e ao mesmo tempo um toque de originalidade à franquia.

Nessa ideia somos apresentados às Alola Forms, formas alternativas de Pokémon já conhecidos que, por conta do clima tropical bem diferente da região de Alola, evoluíram em uma direção diferente das nossas espécies conhecidas há 20 anos. Com aparência, tipos e habilidades modificados, os Pokémon com “Formas Alola” são uma forma criativa de reinventar a geração que deu origem a essa poderosa franquia que ganhou o mundo. Vamos agora listar as 10 formas mais interessantes que foram lançadas com a sétima geração.

10 - Rattata

Começando a lista temos um velho conhecido das gramas aos arredores de Pallet. O bom e velho Rattata, na região de Alola, precisou concorrer por território com os mal encarados Yungoos e, em desvantagem, foram obrigados a recuar para regiões mais urbanas e mudar seus hábitos, tornando-se Pokémon de vida noturna. Por conta desse background, a forma Alola de Rattata é do tipo Normal/Noturno e apresenta coloração mais escura, com traços mais ameaçadores que a sua versão de Kanto. Bem interessante em design e tipo, uma pena que sua evolução não tenha seguido um padrão tão interessante quanto.


09 - Vulpix

Outro Pokémon básico que chamou bastante atenção. O principal fato foi que, ao contrário de Rattata, que teve um tipo acrescentado ao seu original, a forma Alola de Vulpix teve uma quase inversão do seu tipo, indo do Fogo para o Gelo. No contexto, dizem que os Vulpix chegaram em Alola junto com os primeiros humanos a residirem no arquipélago, mas acabaram migrando para as grandes montanhas, tendo que se adaptar ao frio e, por isso, se modificando tanto. Além dessa mudança de cores, é dito que a cauda do Vulpix de Alola pode gerar ondas de frio que resfriam o ambiente ao seu redor.


08 - Raichu

O Pokémon surfista bronzeado. Brincadeiras a parte, Raichu teve um acréscimo um tanto quanto criativo em sua forma de Alola. Além do tradicional tipo Elétrico, o Raichu dessa região também apresenta o tipo Psíquico. Esse tipo é, inclusive, o que garante a habilidade do monstrinho flutuar em sua cauda como se fosse uma prancha de surf. Ninguém sabe ao certo o motivo da forma evoluída de Pikachu ter um tipo diferente em Alola, mas seu design ficou ainda mais fofinho que o original, além de que a sua habilidade exclusiva, Surge Surfer, pode vir bem a calhar, uma vez que duplica os stats de velocidade do rato Elétrico/Psíquico quando ele está em terrenos elétricos. 


07 - Muk

Com o acréscimo do tipo Noturno, temos a Forma Alola de Muk. Com uma aparência colorida que lembra as distorções de cores causadas pela poluição de óleos e petróleo, a evolução do Grimer também conta com cristais tóxicos por todo o corpo, os quais ele usa como se fossem dentes e garras. É dito que esse Pokémon possui uma toxina própria que o deixa muito mais perigoso do que os Muk de outras regiões. Fora do background, o Alola Muk é realmente bem agressivo se comparado à sua versão de Kanto, mesmo com tantas cores.


06 - Sandshrew

Sandshrew tradicionalmente são vistos em regiões áridas e possuem a capacidade de virar uma bola e sair rolando por aí. Porém, o tatu bola em Alola perdeu essas características. Por conta da grande atividade vulcânica presente nas regiões áridas deste arquipélago, é dito que os Sandshrew de lá foram obrigados a subir para as montanhas mais frias, se adaptando ao ponto de mudar bastante de forma. A aparência de iglu do Pokémon tatu lhe dá uma defesa muito superior a do seu primo terrestre e suas garras são muito mais resistentes. Essa combinação fez com que o Pokémon passasse a ser do tipo Gelo/Aço. É dito também que, por perder muita velocidade com o aumento da sua carapaça, o Sandshrew de Alola desliza no gelo com a sua barriga a fim de ganhar mais velocidade. Consegue imaginar que fofo deve ser isso?


05 - Exeggutor

A polêmica palmeira do tipo Grama/Dragão causou um rebuliço quando foi divulgada. A forma Alola de Exeggutor é o pokémon mais alto de todos e chegou ao quinto lugar da lista por conta da sua adequação ao que realmente é uma palmeira. Tanto que o povo de Alola diz que essa é, na verdade, a forma original de Exeggutor, sendo aquela velha conhecida a forma alternativa de outras regiões. Seu tamanho é explicado pela quantidade de raios solares que a região recebe durante todo o ano, fortalecendo o crescimento do Pokémon. Além de usar seu longo pescoço como chicote, o Exeggutor de Alola também possui uma cabeça a mais na cauda, que se comporta de modo independente das outras três.


04 - Golem

Esta forma Alola foi uma das últimas e mais recentes a serem divulgadas, sendo oficializada apenas depois do lançamento dos jogos. Os Golem de Alola, assim como suas pré-evoluções, perderam o tipo Terra e, por conta do magnetismo de região na qual vivem, agora apresentam o tipo Elétrico juntamente com o tradicional tipo Pedra que já tinham. Esse tipo também traz para o Pokémon a habilidade Galvanize que transforma todos os ataques Normais em Elétricos! O Alola Golem utiliza a bateria que possui nas costas para arremessar pedras eletrificadas em seus inimigos. Com um design bem interessante, é dito que, por conta da pouca agilidade, os Golem de Alola podem até arremessar alguns Alola Geodude no lugar das rochas. Bem violento esse monstrengo!


03 - Marowak

A medalha de bronze desse top 10 fica para ele que, desde muito tempo, possui relações muito próximas com o tipo Fantasma. Quando as Mega Evoluções surgiram, um forte boato se espalhou dizendo que um “Mega Marowak” seria lançado e que teria o tipo Fantasma junto. Os anos passaram e o boato nunca se concretizou. Entretanto, em Pokémon Sun/Moon a coisa mudou: a forma Alola de Marowak é do tipo Fogo/Fantasma! 

O tipo Fogo se deve ao fato da necessidade do Pokémon de se defender da extensa quantidade de Pokémon do tipo Planta que existem no arquipélago, perigo mortal para os monstrinhos do tipo Terra como Cubone. Agora, com ossos que o Pokémon acende através do atrito com a testa, o Alola Marowak possui também poderes fantasmagóricos. Esses poderes seriam provenientes da sua relação em pares muito íntima. Essa proximidade entre os Marowak ligam eles para além da vida, dando aos monstrinhos uma espécie de sexto sentido.


02 - Sandslash

A prata fica para esse incrível Pokémon do tipo Gelo/Aço. A forma evoluída de Sandshrew acrescentou no lugar dos tradicionais espinhos marrons de Sandslash grandes estalactites de gelo que o Pokémon utiliza como forma de defesa. Por conta do peso do gelo, é bem mais lento que sua forma tradicional, mas com garras muito mais poderosas. Ele possui mais poder de ataque do que seu primo das outras regiões.

Sandslash de Alola são bem reclusos e vivem nas profundezas das montanhas mais altas. No entanto com essa beleza e força, duvido que tenha um treinador ou treinadora que não vá se aventurar atrás dele. Para os desavisados, o Pokémon é exclusivo de Pokémon Moon, então fiquem atentos!


01 - Ninetales

O primeiro lugar da lista vai para a raposa que deu o que falar durante tantos meses que antecederam o lançamento da nova geração. Ninetales, assim como sua pré-evolução, mudou drasticamente de tipo em Alola. Mas se a mudança do Fogo para o Gelo já foi surpreendente, a forma de Alola de Ninetales ainda tem o acréscimo do tipo Fada, dando muito mais graça e beleza ao Pokémon de nove caudas.

Com a capacidade de criar cristais de gelo a partir de seus pelos, não é só a beleza desse Pokémon que chama a atenção. Ninetales de Alola ainda possui um temperamento muito dócil e comportamento protetor. Em Alola, esse Pokémon é considerado um mensageiro dos deuses e, inclusive, existem boatos de que salvou humanos em perigo inúmeras vezes nas montanhas.


Gostinho de “quero mais”

Se uma coisa deixou um gosto estranho na boca foram as formas Alola de Pokémon Sun/Moon. Com vários espécimes interessantes e algumas ideias muito criativas, muitos jogadores acharam que os 18 espécimes que tiveram alterações foram muito poucos para o potencial que isso tudo poderia trazer. Várias espécies com rumores de que teriam formas alternativas como Arcanine, Nidoking e Nidoqueen acabaram não aparecendo. Mas pelo menos temos aqui bons exemplos de criaturinhas que tiveram uma renovação muito bem-vinda na sétima geração.

Mas e vocês leitores? Gostaram mais de alguma outra Alola Form? E quais Pokémon vocês gostariam que tivessem sido reapresentados na sétima geração para nós? Quais tipos eles teriam? Não deixem de comentar!



Revisão: Ana Krishna Peixoto


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google