Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 2: Hau’oli City e o primeiro Trial

Dando continuidade à nossa jornada, do Poké Finder ao Team Skull, várias aventuras o esperam na grande Hau’oli.

Se você está começando a ler esse detonado agora, não perca a primeira parte onde apresentamos a introdução da aventura! Caso já esteja nos acompanhando, você pode se lembrar que paramos justamente na entrada da grande cidade que é “capital” da primeira ilha do jogo. Após o encontro com Hala e Tauros, o caminho está livre para seguirmos e explorarmos essa grande cidade. Então, preparem-se para continuar a jornada!

Atualizando a Rotom Dex

Ao entrar na cidade, uma moça próxima a um carro logo na entrada te chamará para conversar e irá explicar um pouco sobre o costume de como se cumprimentar em Alola. Após terminar a interação, converse com a mulher parada na calçada à direita e responda a ela que participará dos Trials para receber mais uma Potion. Retornando, desça a primeira rampa para a praia à esquerda e você conseguirá uma Pokéball logo ao lado dela.


Terminada a coleta de itens na entrada da cidade, siga pela rua para encontrar Hau. Ele o levará a uma loja para atualizar sua Rotom Dex, disponibilizando a função Poké Finder, que te permite tirar fotos dos Pokémon, dependendo do lugar onde estiver. Dentro da loja, você ainda poderá ganhar uma bagatela de 10 Ultra Balls. Para isso, converse com o homem de jaleco branco à direita. Ele irá lhe pedir para ajudá-lo em uma pesquisa capturando 10 espécies diferentes de Pokémon. Caso já tenha feito isso até aqui, você receberá na hora os itens.


Saindo da loja, e Lillie irá conversar com você e Hau sobre o Poké Finder, quando se desenrolará uma cena onde Rotom tira uma foto de vocês três de surpresa. Eles se despedem e novamente você fica sozinho, mas por pouco tempo. Um homem nota que você já tem o Poké Finder e sugere uma rachadura em um muro próximo para você experimentar o mecanismo. Chegue perto do muro e aperte R para tirar uma foto de Pikachu.

Treinando na cidade e mudando a aparência

À esquerda da loja, assim como em outros dois pontos da cidade, você verá um cercado com um portão semelhante ao encontrado na Trainer’s School. A grama alta aqui será útil para você treinar um pouco mais seus Pokémon a fim de conseguir mais vantagem para os desafios que surgirão mais à frente. Nesse setor, terão Pokémon entre os níveis 5 e 8, entre eles:
  • Wingull;
  • Alolan Meowth;
  • Abra;
  • Alolan Grimer;
  • Pichu;
  • Alolan Rattata.
Terminando as novas capturas e treinos, siga em frente pela rua e você encontrará Lillie novamente, em frente a uma loja de roupas. Ela lhe entregará uma Lens Case, onde você armazena diversas lentes de contato a fim de mudar a cor dos olhos do seu personagem. Fale com a senhora na entrada da loja para receber uma Silk Scarf. Caso queira, você já pode trocar sua aparência comprando algumas roupas disponíveis na loja e, ao lado esquerdo dela, poderá cortar e pintar seu cabelo.


Seguindo em frente por essa rua, você encontrará o segundo Centro Pokémon e, caso fale com o rapaz logo na entrada dele, receberá uma Heal Ball. Do outro lado da rua você encontra mais um portão para um setor com grama alta. Treine mais um pouco, caso queira, e siga por esse setor até o final para encontrar um Revive. Saindo dessa área e seguindo para a próxima rua, você escutará um casal discutindo sobre o aparecimento do Team Skull.


Caso siga pela direita após essa conversa, verá que Hala estará bloqueando a saída da cidade junto com o Tauros. Parece que voltaram a ter problemas entre eles. Assim, você não terá muita escolha a não ser seguir a rua para baixo. Indo para o quintal da grande casa à direita de quem desce a rua, chegue próximo aos coqueiros para conseguir um Ether. Dentro da casa, converse com a moça na cozinha para pegar o Lumiose Galette.


Vire pela rua para encontrar o terceiro setor com grama alta e, seguindo a rua, Hau lhe fala sobre a loja de doces. Enquanto conversam, vocês escutam um grito vindo do porto sobre o Team Skull. Correndo em direção ao porto, entre no último setor de grama da cidade e siga até o seu final para conseguir a primeira a TM49 - Echoed Voice. Descendo as duas rampas antes de entrar diretamente no porto e seguindo até o final, você poderá encontrar também um Super Potion

O primeiro contato com o Team Skull

Chegando ao porto, fale com o rapaz de amarelo próximo à entrada da estação para receber um X-Attack. Converse com a mulher ao lado dele para que ela lhe dê também um X-Defense. Finalmente, após essa enorme coletânea de itens, vá falar com Ilima que está parado no meio do porto. Enquanto conversam, vocês serão surpreendidos por dois capangas do Team Skull, que vão querer enfrentá-los.


O capitão lhe pedirá para dar conta de um dos capangas enquanto ele lida com o outro. Dessa forma, enfrente o capaganga de frente para você ; ele usará um Zubat de nível 8, nada muito desafiador para seus Pokémon caso tenha usado e abusado das gramas altas pelo caminho até aqui. Ao terminar a batalha, Ilima irá curar todo o seu time como forma de gratidão pela ajuda.


Após uma breve conversa, Ilima lhe perguntará se você está pronto para começar o Trial dele. Caso você responda “sim”, ele te desafiará para uma batalha imediatamente! E usará os seguintes Pokémon:
  • Yungoos (Nível 9);
  • Smeargle (Nível 10).
Bem como o capanga do Team Skull, ele não será um problema. Só tenha cuidado com os ataques de Smeargle, pois ele possui golpes elementais. Ao terminar a luta, Ilima falará para você dar continuidade ao Trial, seguindo para a Rota 2 (aquela saída da cidade que antes estava bloqueada pelo Tauros). Retornando pelo caminho, pegue um Revive nos Correios conversando com um homem sentado à direita. Na área gramada à esquerda do prédio poderá pegar também um Tiny Mushroom no meio da grama alta.

Desbravando a Rota 2

Na entrada para a Rota 2, Tauros ainda estará lá com Hala. Interaja com o Pokémon para que ele fuja na direção da Rota, deixando o caminho livre para você passar. Subindo pela estrada, fale com o senhor à esquerda para que ele te explique como agora existem alguns Pokémon selvagem mais ofensivos que te atacam diretamente na grama alta. Esses Pokémon, quando derrotados, geralmente deixam cair alguma fruta. Nessa área você pode encontrar diversos Pokémon entre os níveis 7 e 10, entre os quais temos:
  • Alolan Meowth;
  • Makuhita;
  • Smeargle;
  • Abra;
  • Drowzee;
  • Yungoos;
  • Alolan Rattata.

Seguindo em frente pelo caminho, encontrará uma treinadora. Passe por ela e vireà direita, atravesse a grama alta e chegará ao cemitério de Hau’oli. Logo no primeiro túmulo, você encontrará um Paralyze Heal. Existem vários itens e treinadores aqui. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para pegar diversos Pokémon do tipo fantasma (Ghost) entre os níveis 7 e 10. Aqui temos:
  • Gastly;
  • Drifloon;
  • Misdreavus;
  • Zubat.

Ainda no cemitério, siga pelo beco no canto esquerdo para encontrar a TM100-Confide. Aos fundos do local, terá outro túmulo com um item próximo, dessa vez, um Super Potion. Ainda nos fundos, atrás de um túmulo velho você encontrará um Big Mushroom. E assim não há mais nada para fazer no cemitério, a não ser treinar mais um pouco seus Pokémon.


Voltando para a Rota 2, termine de subir a estrada e volte pela direita descendo os platores para pegar uma Heal Ball. Subindo novamente, siga pela esquerda para explorar o estacionamento e pegar mais uma Super Potion. Dentro de uma das portas do local, você pode conversar com o rapaz sentado na mesa para ganhar duas Nest Ball e, dando continuidade ao caminho, enfrentar mais um treinador, mas nada ameaçador.


Após a luta, um Delibird aparecerá no seu caminho bem aflito e correrá. Siga-o para chegar em Belly Frield, uma plantação de frutas onde o Team Skull está novamente causando problemas. Eles usarão um Drownzee de nível 10 para enfrentá-lo (caso tenha Pokémon com golpes noturnos será muito rápido vencer). No fim da luta, ganhe uma Oran Berry do senhor que você salvou e colete várias frutas em uma pilha próxima ao chão. Siga para trás da casa para encontrar também um Silver Powder


Mais à frente, após mais uma luta contra um treinador, você encontrará uma grande área gramada. A partir daqui, você também conseguirá encontrar mais alguns Pokémon entre os níveis 8 e 10 na grama. Entre eles:
  • Growlighte;
  • Spearow;
  • Cutiefly.

Seguindo pela direita nesse gramado alto, haverá uma treinadora para enfrentar e, logo atrás dela, outro Super Potion. Para a esquerda do gramado, existe uma área cercada na qual você encontrará mais um treinador e um Revive. Após a exploração, continue seguindo em frente para encontrar Hau. O rival lhe perguntará como os seus Pokémon estão depois de tantas batalhas. Respondendo que “já estiveram melhor”, seu amigo te levará para dentro do Centro Pokémon em frente e lhe dará mais três Revive


Dentro do Centro Pokémon, recupere seus monstrinhos e converse com a moça de vestido branco que está próxima ao Café. Ela pedirá a você que capture um Cutiefly e que o mostre para ela na Pokedéx. Caso já tenha feito isso, basta falar com ela novamente e ela lhe dará 3 mil créditos. Ainda no Centro, a garota em pé próxima a entrada lhe oferecerá  um Machop em troca de seu Spearow. Efetue a troca caso queira, mesmo se seu Spearow estiver no PC.


Do lado de fora do Centro, vá até o coqueiro e vasculhe a pilha de frutas no chão. Você terá uma boa chance de encontrar pela primeira vez um Crabrawler ali. Depois disso, vasculhe novamente a pilha para pegar várias frutas.

O primeiro Trial

Siga à direita para encontrar Ilima na entrada do primeiro Trial do jogo. Ele te avisará que uma vez dentro do Trial, você só sairá depois de completá-lo. Assim, certifique-se de que está pronto para entrar, com Pokémon recuperados e itens à mão. Logo na entrada, Ilima lhe dará as boas vindas oficiais à Verdant Cave e explicará como funciona o Trial: enfrente todos os Pokémon do local e vá até o final da caverna para enfrentar o chamado Pokémon Totem para, só então, conquistar um Z-Crystal.


Você não poderá capturar Pokémon dentro da caverna até completar o Trial, então vamos manter o foco na missão! Logo em frente, terá um buraco com o primeiro Yungoos que você enfrentará, no nível 11. Siga para a direita e colete um Super Potion no chão. Descendo pelo caminho, atrás da pedra central, encontrará o segundo Yungoos, também no nível 11. Após vencê-lo, passe pela ponte de pedra e volte pelo caminho para encontrar o TM31 - Brick Break


Siga em frente e passe pela tábua de madeira à sua direita. Suba a rampa da esquerda e interaja com o buraco que existe ali. Você verá que o último Pokémon aparecerá em outro buraco. Vá pela esquerda até o final para encontrar um X-Defense. Aproveite e interaja com o buraco daqui e, novamente, verá o Pokémon em um terceiro buraco. Volte pela ponte de pedra e suba agora a rampa da direita. Passe pelo buraco engatinhando para pegar um Super Potion e alcançar o terceiro buraco.


Novamente, o Pokémon não estará ali. Ao sair, dois capangas do Team Skull aparecerão para atrapalhar seu Trial. Batalhe contra um deles, que usará um Drowzee no nível 11. Após a luta, eles perceberão que estão presos ali com você, pois, do lado de fora, um Pokémon muito feroz o aguarda. Assim, eles decidem te ajudar a pegar o Pokémon que falta, bloqueando um buraco cada um. Vá novamente no buraco não bloqueado por eles para enfrentar um Gumshoos também no nível 11.


Após vencê-lo, siga para a saída da caverna e converse com o homem de azul. Siga em frente e encontrará um totem com o Z-Crystal dentro. Interaja com ele e surgirá o Pokémon Totem desse Trial: um Gumshoos gigante de nível 12 com a defesa aumentada. Ele chamará também aliados para ajudarem na batalha, mas Pokémon entre os níveis 15 e 20 vencerão o desafio de forma fácil, principalmente se tiverem algum golpe do tipo Lutador (Fighting). 


Ao terminar a luta, Ilima surgirá e lhe dará os parabéns por ter completado o Trial. Assim, você poderá pegar o Normalium-Z, pedra que permite usar Z-moves do tipo Normal. A partir de agora, os Pokémon selvagem poderão chamar aliados para a batalha. Você recebe 10 Great Balls de Ilima e ele te chamará para ir até a Rota 3. Aproveite o caminho de volta para explorar a caverna. Além de Yungoos você encontrará também alguns Zubat e Alolan Digletts entre os níveis 7 e 11 aqui.


Ao sair da caverna, você verá Ilima novamente. Ele irá lhe explicar que, agora, as barricadas que bloqueavam determinados caminhos da ilha estarão livres para a sua passagem. Isso lhe permite acessar finalmente a Rota 3. O capitão do Trial também pedirá que você avise ao Kahuna Hala que concluiu o desafio. Entretanto, Kukui chegará e lhe ensinará finalmente a usar o Z-move. Ele pede para você buscar Lillie, que se perdeu dele durante uma exploração na Rota 3. Então, passe no Centro Pokémon e vamos rumo à Rota 3 continuar a aventura!


Mas isso, meus amigos, ficará para a próxima semana!

Revisão: Jaime Ninice

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google