Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #321: Super Mario Odyssey, bateria do Switch, problemas com o 2DS, e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Ilustríssimos súditos pedrásticos, já estão batalhando valentemente em turnos Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia? A série está bombando com mais esse jogaço para o 3DS e enchendo os cofres da Big N! xD Mas vamos falar do N-Blast Responde desta semana. Temos perguntas a respeito de amiibo falsos, problemas de bateria no Nintendo 2DS, a eShop brasileira no Switch e mais!


Olá Pedra, tudo bom? Venho aqui para ver se você me dá uma luz. Estou tendo sérios problemas com meu Nintendo 2DS. Sempre que troco o cartucho, ele reinicia de volta para a hora original da primeira vez que foi ligado, 01/01/2011. E isso dá problema nos jogos. Como resolvo isso?
Erivelton Freitas e o DeLorean portátil
Bom, a primeira possibilidade é que o seu 2DS tenha se transformado em uma máquina do tempo e esteja fazendo você voltar pra 2011 toda vez que troca o cartucho… mas é um cenário pouco provável.

A outra possibilidade é que seja algum problema na bateria do portátil, já que é ela que “mantém” a data/hora. Pode ser apenas um mal contato, e se for isto, talvez apenas abrir o compartimento da bateria, tirá-la e colocá-la novamente, pode ser o suficiente para resolver. O caso mais sério é se a bateria em si está com problema. Daí será necessário comprar outra e fazer a troca.
Olá Pedra que tudo sabe, estou apenas esperando lançar o Super Mario Odyssey para comprar meu Switch, no entanto estava pensando… Será que compro antes do lançamento do game? Pois estou com receio do preço do console aumentar depois que lançarem a nova aventura do bigodudo. O que você acha?
Fabio A. e a odisseia da ansiedade
Não, não… os consoles nunca aumentam de preço, apenas diminuem. Mesmo com lançamentos importantes. Então pode até ser que ele esteja mais barato quando o novo jogo do Mario for lançado, ou então que seja lançado um bundle do Switch com o jogo. Mas no pior dos casos o preço estará igual, então pode ficar tranquilo.
Pedra, toda vez que eu quero entrar na eShop no Switch aparece a mensagem que a eShop não está disponível no meu país, já que a minha conta é BR. Eu esperava que isso acontecesse e eu até tenho uma conta dos EUA pra usar, mas um dia eu vou poder jogar online e entrar na eShop com minha conta BR?
Anônimo "Indisponível" da Silva
Essa é uma das grandes dúvidas em relação ao Switch, não é mesmo? Será que um dia terá a loja brasileira liberada, ou será que vai ter o mesmo destino que a eShop do Wii U? Não há muito o que dizer atualmente, porque a Nintendo em si não falou nada sobre isso… mas podemos dizer que há esperanças.

Os serviços relacionados ao My Nintendo, bem como alguns dos jogos mobile da Nintendo estão sendo localizados para o Brasil, o que pode ser um sinal de que estão preparando o terreno para voltar a ter uma atuação maior no país. Além disso, há projetos de lei que, se aprovados, podem melhorar a situação dos impostos e encorajar o retorno da Nintendo ao Brasil. Então por enquanto só resta torcer. Em todo caso, graças ao Switch não ter mais trava de região, pelo menos fica mais fácil comprar na loja de outros países.

Pedra, por que seus ouvidos ficaram tão surdos a ponto de não responder mais tantas perguntas igual antes? O Alfacinho foi na sua casa, pra tanta indisposição? Sdds
Anônimo "Saudades da Pedra" da Silva
Muitas horas de Breath of the Wild e tarefas a realizar em Hyrule. Mas próxima semana já estarei em maior atividade. Só terminar uns Shrines, algumas dezenas de Koroks e… XD
Confesse: você já fez isso!
Estou com uma duvida sobre amiibos, comprei o amiibo do WOLF LINK TWILIGHT PRINCESS – WIIU, paguei um precinho salgado (gostei da figura) e depois que vi que existem os amiibo cards, porém esses amiibo card levam ao banimento? São liberados pela Nintendo?
Anômiibo da Silva
Antes de mais nada, é importante fazermos uma distinção aqui. Existe uma categoria de amiibo, criados pela própria Nintendo, que possuem o formato de cards. Esse tipo de amiibo foi usado principalmente nos jogos de Animal Crossing, com vários cards para diferentes animais vizinhos. É uma forma alternativa e mais barata da Nintendo disponibilizar conteúdos adicionais, mas claro que são bem menos interessantes que os bonequinhos e por isso são usados para coisas menos importantes como a adição desses vizinhos em Animal Crossing.
Estes cards são legais… e fofos.
Dito isso, deve-se estar alerta, de fato, a cards piratas. E não apenas versões piratas dos cards aí em cima, mas também dos amiibo tradicionais. Sim, assim como tanta coisa no mundo da tecnologia, amiibo são “pirateáveis” e, através de uma magia negra, é possível baixar os dados de amiibo e colocá-los em chips. Isso, como você bem imaginou, é totalmente ilegal. Infelizmente talvez não haja uma forma da Nintendo criar algo para detectar se trata-se de um amiibo de verdade ou não, mas claro que isso não torna a coisa menos errada.

Outra coisa que existe é um dispositivo “armazenador” de amiibo. Este pequeno aparelho, que antes era chamado de amiiqo e agora mudou de nome para n2 Elite, permite que você carregue os dados de até 200 de seus amiibo nele, facilitando o transporte (você não precisaria carregar a sua coleção de bonecos para jogar com um amigo, por exemplo). A principio isso pode também parecer ilegal, mas muito semelhante a um emulador, depende de como é usado. Este dispositivo possui um acessório que tem um leitor NFC próprio e você pode usar este leitor para ler os dados dos seus amiibo e armazenar no dispositivo. Desta forma você não estará fazendo nada de errado, já que estará apenas criando um backup do amiibo que você de fato possui (seria o equivalente a criar uma ROM de um jogo que você possui, o que não é ilegal). Contudo, assim como ROMs são distribuídos ilegalmente pela internet, dados de amiibo também são distribuídos, e infelizmente é possível baixar estes dados para armazenar no n2 Elite, sem ter realmente o boneco. E isso, obviamente, é pirataria e ilegal.

Portanto, pode ter saído caro, mas orgulhe-se da sua compra do seu amiibo, porque podem até existir alternativas potencialmente mais baratas, mas não apenas elas são ilegais, como podem acabar saindo caro, já que não possuem garantia nenhuma. Você fez a coisa certa.

Olá, Pedra! Gostaria de tirar uma dúvida sobre o “repouso” do Switch. Ele pode ficar o tempo todo no Dock Station? Ou isso encurtaria a vida útil da bateria? Já que estaria carregando o tempo todo. Obrigado.
Rochedo da Silveira Stone, meu parente distante
Não, não há nenhum problema em deixar carregando constantemente. Isso é uma preocupação que vem de tempos mais antigos, quando as baterias de celulares e outros dispositivos eram de níquel e requeriam que os ciclos de carga fossem completos – só carregar quando estivesse no fim, e deixar carregar sempre até 100% – pois caso contrário acabavam “viciando” e tendo a sua vida útil encurtada. Hoje em dia, contudo, as baterias são feitas com tecnologias mais avançadas e não possuem mais esse problema.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google