Perfil

Professor Birch e a geografia dos Pokémon

Quer achar aquele Pokémon legal mas não sabe onde procurar? Vem que o Professor Birch nos conta onde encontrar!


Imagem relacionada

A cada versão liberada, criamos aquela expectativa com os novos Pokémon que foram criados. Além disso, quando começamos o jogo, sempre buscamos capturar aquele Pokémon que tem o visual maneiro ou que é o mais forte de todos. Mas, você sabe onde encontrá-los? Na maioria das vezes, os "melhores" Pokémon são os mais difíceis de ser encontrados, isso quando não temos que revirar o mapa até achar aquele matinho escondido ou uma entrada diferente pelas cavernas em que entramos durante nossa jornada. Eu sei de alguém que pode nos ajudar. O nome dele é Birch e é o professor que iremos conhecer agora. Bora lá? Boa leitura a todos!

Quem é o Professor Birch?


Resultado de imagem para professor birch running from a poochyenaRuby Sapphire Professor Birch.pngO Professor Birch ou em japônes “オダマキ博士 Dr. Odamaki”, é o principal pesquisador da região de Hoenn e tem seu laboratório situado na cidade Littleroot. De jaleco, sandálias e equipado com um potente jipe, Birch é o mais extrovertido dos professores, muito por conta de sua área de atuação, que estuda o habitat e a distribuição dos Pokémon, ou seja, quase sempre está fora de seu laboratório pesquisando um habitat diferente ou procurando algum Pokémon que vive em um lugar totalmente escondido, fazendo com que seu "local de trabalho" seja mais informal em comparação aos demais. Logo no começo do jogo, temos uma pequena demonstração ao salvarmos ele dos ataques de um Poochyena selvagem. Na história principal, ele é o pai da May/Brendan, nossos vizinhos, e amigo de infância de Norman, líder do ginásio da cidade Petalburg.

Cada um no seu quadrado

Imagem intitulada Catch Feebas in Pokemon Emerald Step 6A linha de pesquisa do Professor Birch tem seu foco no habitat dos Pokémon e sua distribuição ao longo de toda Hoenn. Este tema é bem recorrente na região, já que alguns Pokémon são extremamente raros de se encontrar, como por exemplo o Feebas. Este pequeno peixe, se não for o, é um dos Pokémon mais difíceis de serem encontrados em seus habitats naturais. Nos jogos Ruby/Sapphire, o chão do jogo é dividido em "tiles" ou quadrados. Cada quadrado possui um percentual de chance diferente para cada Pokémon que pode ser encontrado em uma determinada rota. Quando passamos isso para a água, há poucos quadrados que possuem uma chance para encontrar o Feebas, cerca de seis específicos com maior chance. Fora desses quadrados, o processo de captura deste Pokémon pode (e vai) demorar bem mais do que o esperado. 

Imagem relacionadaAlgo parecido ocorre na entrada subaquática da cidade de Sootopolis com o Relicanth, uma das peças necessárias na resolução do quebra-cabeça do trio Regi. Nesse caso, não há um quadrado específico para achá-lo, pode ser logo de primeira ou após diversas tentativas, digamos que, vai da sua sorte encontrá-lo rapidamente.

Por Hoenn afora

Imagem relacionada
Nos jogos, o Professor Birch nos dá a missão de procurar pelos Pokémon presentes na região de Hoenn junto de sua filha May, a fim de registrar quais Pokémon aparecem em uma determinada região e se o mesmo Pokémon pode ser encontrado em mais de um local. Agora, ao invés da Pokédex mostrar apenas o ponto onde o Pokémon é encontrado, há uma variação: caso o Pokémon seja encontrado ao longo de uma rota, a mesma ficará totalmente preenchida de vermelho e pulsando com a área em que é possível encontrar esse Pokémon. Entretanto, caso seja um local específico para encontrar um determinado Pokémon, uma bolinha vermelha fica piscando no local.

Com a variação entre as versões, fica evidente casos de Pokémon que são exclusivos em cada versão, ou seja, enquanto alguns Pokémon são capturados na versão Ruby, seus opostos podem ser capturados na versão Sapphire, como por exemplo Mawile(R) e Sableye(S). Além de ser um pesquisador, o Professor Birch é responsável por entregar a Pokédex e um dos três Pokémon iniciais para os novos treinadores da região de Hoenn, são eles: 

Treecko treecko_xy_animated                                        Torchic torchic_xy_animated                                                Mudkipmudkip_xy_animated

O que esperar do Professor Birch?

Após o remake para o Nintendo 3DS com Omega Ruby e Alpha Sapphire, as aparições do Professor Birch foram aumentadas mas não melhoradas. O que isso quer dizer? Lembram no começo, quando disse que temos de resgatá-lo de um Poochyena? Então, a mecânica se repete após vencermos a Elite pela segunda vez, pois temos que ajudá-lo a fugir de um Shroomish. Na terceira vez, de um Machoke... percebem a repetição? Acreditem, na terceira vez temos de ajudá-lo a fugir de sua própria esposa! Parece que a criatividade acabou logo no começo jogo. Hoenn é uma região grande, sendo que estas cenas poderiam ser realizadas em outro lugar do mapa, já que ele estuda a distribuição no continente e não apenas na primeira rota do jogo. No fim das contas, parece que Birch e Elm tem muito em comum, ambos são bem desastrados, muito engraçados, arrancando boas risadas, seja nos jogos ou no anime, e controlados por suas esposas. Será que elas trocam ideias sobre como perseguir seus maridos?

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Fonte: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google