Perfil

Professor Kukui e os golpes dos Pokémon

Confiram agora um guia prático sobre os golpes de A a Z-Move com o Mascarado!



A sétima geração dos monstrinhos de bolso chegou mais cedo do que o esperado e trouxe com ela mais uma inovação. Aliás, quando o assunto é Pokémon, parece que a Nintendo e a Game Freak sempre têm  uma carta na manga e surpreende a todos. Dessa vez, não foram os Pokémon que ganharam uma melhoria e sim, os golpes. O prefixo "Z" vem do termo zenryoku, que significa "Força Total", o que explica o aumento de poder em alguns golpes. Quem nos conta um pouco mais sobre os golpes e os Z-Moves é o Professor Kukui da região de Alola. Boa leitura a todos.

Quem é o Professor Kukui?

Sun Moon Professor Kukui.pngPor incrível que pareça, tanto em inglês como em japonês (ククイ博士 Dr. Kukui), o nome do Professor Kukui não sofreu alterações, assim como seus antecessores. Muito apaixonado por tudo que faz, o Professor Kukui esbanja carisma e determinação em seus estudos. Por falar nisso, sua linha de pesquisa é voltada ao estudo dos golpes dos Pokémon e acreditem, ele é capaz até de receber um golpe de um Pokémon para aprender mais sobre ele. É, parece que ele foi acertado por um Dizzy Punch e ficou meio "confuso"...

Além de ser professor, é o campeão da liga de Alola, fundada por ele mesmo, a fim de apresentar a região de Alola para o mundo. Entre um golpe e outro, também leva a vida como lutador mascarado no Battle Royale e é casado com a Professora Burnet, que estuda o comportamento dos Pokémon quando estão sonhando.

Por ser o principal pesquisador da região, fica a cargo dele entregar aos novos treinadores, um dos três Pokémon iniciais da região de Alola, são eles:

Rowlet                                       Litten                           Popplio

Golpe de Misericórdia

O universo Pokémon é conhecido por sua grande  diversidade de espécies e com os golpes não é diferente: são 719 tipos diferentes de golpes divididos em três categorias: Physical (golpes físicos), Special (golpes à distância) e Other (golpes de suporte). Os golpes físicos são divididos em dois subgrupos: os que provocam o contato físico, como Thunder Punch, ativando a habilidade Iron Barbs do Ferrothorn e os que não causam contato, como Earthquake. Os golpes especiais, em teoria, não deveriam ter contato físico por serem "lançados" contra os adversários, contudo, temos uma exceção no golpe Grass Knot, que é da categoria Special mas provoca contato físico, algo que não acontece em golpes como Thunder ou Fire Blast.

Cada golpe possui um poder base (Base Power) e chance de acerto (Accuracy) diferentes. Normalmente, golpes de prioridade como Aqua Jet possuem o poder base de 40. Ainda, os golpes que não erram, como Shock Wave, costumam ter 60 como poder base. A variedade é tão grande, que um golpe pode nocautear um Pokémon instantaneamente, sendo classificados como "One-Hit-KO" e temos como exemplo o golpe Fissure, entretanto, sua chance de acerto é muito baixa, na casa dos 30%, porém, essa conta não é exata: caso o alvo esteja em um nível menor, a chance aumenta, enquanto que se o alvo está em um nível maior, o golpe irá falhar. Há também aqueles que são exclusivos de certos Pokémon, como o Dark Void do Darkrai. Nos jogos, cada Pokémon possui uma certa quantidade de golpes que pode aprender ao longo dos níveis e pode usar simultaneamente de um a quatro, ou seja, a cada novo golpe aprendido, é necessário substituir um desses quatro para ter acesso ao novo golpe.

Os Z-moves

Dream Normalium Z Sprite.png
Z-Crystal
Na sexta geração, nos foram apresentadas  as mega-evoluções. Agora, na sétima, foi a vez dos golpes ganharem um "upgrade" com os Z-Moves. Para que seja possível utilizá-los, os Pokémon precisam carregar um cristal específico, o Z-Crystal e combinar seus desejos com os de seus treinadores através do Z-Ring bem parecido com as mega-evoluções, não? Como se isso não fosse  bastante, só é possível utilizar um Z-Move por equipe, mesmo que dois ou mais Pokémon estejam equipados com um Z-Crystal.

Resultado de imagem para oceanic operettaExistem 18 tipos de diferentes de cristais, um para cada tipo, e assim como os golpes normais, os Z-Moves também são divididos em três categorias: aqueles que podem ser utilizados por qualquer Pokémon, como o Breakneck Blitz, golpes de suporte que, quando combinados com um cristal específico, causam efeitos "melhorados" como o Z-Conversion do Porygon-Z e por fim, aqueles que podem ser utilizados somente por um Pokémon específico, como Oceanic Operetta da Primarina. Quando um Pokémon possui mais de um golpe do mesmo tipo em sua lista e que podem se tornar um Z-Move, seu poder e a categoria podem variar de acordo com o golpe base, vejam um exemplo:

Gigavolt Havoc VII.pngGolpe base - Nuzzle;
Categoria - Physical;
Poder Base - 20;
Z-Move - Gigavolt Havoc físico de Poder Base 100;

Golpe base - Thunderbolt;
Categoria - Special;
Poder Base - 90;
                                                               Z-Move - Gigavolt Havoc especial de Poder Base 175;

Além do aumento no poder base, há uma característica única dos Z-Moves: os efeitos secundários dos golpes base e a chance de acerto não são carregados, ou seja, Nuzzle tem 100% de chance de deixar o alvo paralisado e chance de acerto também de 100%. Se utilizarmos Nuzzle apenas em um alvo que possui +2 na evasiva (Evasion), pode ser que o golpe não acerte, o que não acontece com o Z-Move Gigavolt Havoc, que acertará o alvo independente dos acúmulos de evasiva mas não irá aplicar o efeito de paralisia. Os Z-Moves não podem ser totalmente bloqueados por golpes como Protect ou Detect, causando apenas 25% do dano total que seria aplicado e caso o Pokémon alvo esteja em um estado de semi-invulnerabilidade, como Fly ou Dive, o Z-Move falhará por não ter um alvo.

Guardião de Alola

Dentre todas as mudanças recentes na franquia, talvez o Z-Move seja um indício de que a Nintendo ainda se preocupa com a franquia. Tanto é, que a "sequência" de Sun/Moon já foi anunciada, trazendo novas formas, assim como foi feito em Black/White. Será que teremos uma grande reviravolta com essas novas versões? Estará o Professor Kukui como pesquisador principal ou sua esposa tomará seu lugar, a fim de que ele possa seguir sua tão sonhada carreira  de lutador? Muitas perguntas ainda sem resposta. Nos resta esperar o lançamento de Ulta Sun e Ultra Moon para desvendarmos esse mistério...

Revisão: João Paulo Benevides
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google