Perfil

Professor Sycamore e as mega-evoluções

Vejam como os Pokémon superam os limites das evoluções tradicionais e se tornam "mega"



Estamos em uma nova região, Kalos, lar de novas espécies e de novos conceitos que viram  o universo da franquia Pokémon de cabeça para baixo. Até o momento, sabíamos que os Pokémon, ao atingir um certo nível de experiência pelas batalhas, podem evoluir, tornando-se criaturas formidáveis e cheias de poder. E se eu dissesse a vocês que é possível chegar em um estágio além da evolução final através da forte ligação entre o treinador e o seu Pokémon? Onde será que já vimos isso? Será que todos os Pokémon são capazes de chegar a esse estágio? Chamamos esse fenômeno de "mega-evolução", que é um estágio acima da evolução final mas sem mudar completamente o Pokémon. Vamos entender mais desse assunto e conhecer mais um pouco do Professor Sycamore, que é referência no assunto? Boa leitura!

Quem é o Professor Sycamore?

Professor Sycamore XY.pngAugustine Sycamore ou em japonês "プラターヌ博士 Dr. Platane", é o pesquisador à frente da região de Kalos e é especialista quando o assunto é mega-evolução. Suas habilidades e conhecimentos nessa área estão diretamente ligados a outro professor que estuda as evoluções dos Pokémon, o Professor Rowan, que foi seu principal mentor na juventude. Inclusive, o Pokémon que o Professor Sycamore utiliza para conduzir seus estudos é um Garchomp, dando a entender que ele teve um Gabite em algum momento do passado, enquanto ainda estudava em Sinnoh com o Professor Rowan. 

Sycamore em seu laboratório
Como se não bastasse ter a influência de um professor, Sycamore também possui uma relação muito forte com outro professor pokémon, o Professor Oak, após descobrir que os três Pokémon iniciais da região de Kanto são capazes  de mega-evoluir. Para realizar seus estudos sobre o assunto, o Professor Sycamore dispõe de um enorme centro de pesquisas na cidade Lumiose, que fica no coração da região de Kalos.


Como principal mentor da região, fica a cargo dele entregar aos novos treinadores, um dos três Pokémon disponíveis como iniciais para começarem sua jornada, são eles: 

Chespin chespin_xy_animated                                        Fennekin fennekin_xy_animated                                        Froakie froakie_xy_animated

O que é a Mega-Evolução?

Resultado de imagem para mega-evolution
Mega Lucario
Após anos de estudos, o Professor Sycamore descobriu que com uma forte ligação entre o treinador e seu Pokémon, é desencadeada uma transformação, ou como foi apelidada "mega-evolução". Quando isso ocorre, o Pokémon fica equipado com uma pedra característica, a 'Mega-Stone' e o seu treinador com o 'Mega-Ring', ou bracelete, para ativar a transformação. 

Resultado de imagem para mega rayquaza
Mega Rayquaza
Contudo, não são todos os Pokémon que podem mega-evoluir, o que gerou uma certa "revolta" dos jogadores pois, se o processo é o resultado dessa ligação, por que o Mewtwo é capaz de mega-evoluir, mesmo sendo um Pokémon selvagem? Segundo pinturas encontradas nas paredes do Sky Pillar, que fica na região de Hoenn, o primeiro Pokémon capaz de mega-evoluir foi o Rayquaza, entretanto, de acordo com as lendas de Kalos, o Lucario foi o primeiro Pokémon a mega-evoluir, tanto que a líder do ginásio lutador, Korrina, da cidade Shalour que fica em Kalos, possui um Lucario. Atualmente, 46 espécies diferentes de Pokémon são capazes de mega-evoluir mas temos 48 diferentes por conta das variações X e Y de Charizard e Mewtwo.

O impacto das Mega-Evoluções

Imagem relacionada
Partida de VGC com o Charizard-Mega Y
Quando as mega-evoluções foram anunciadas, muito se falou sobre a relação com uma outra franquia que tem uma mecânica parecida, como se fosse uma 'cópia'. Entretanto , a dinâmica  que as mega-evoluções trouxeram, tanto para o jogo quanto para o anime, foi acima do esperado. No formato oficial de torneios da Nintendo, o VGC ou Video Game Championship, houve um grande aumento de jogadores, mais até do que quando as formas alternativas  de Landorus, Thundurus e Tornadus foram lançadas em Black/White 2. Em outras palavras, foi uma ideia "antiga" mas que deu tão certo, que se transformou em "nova". Isso sem contar o quesito personalização, pois algumas pedras são encontradas em versões diferentes, fazendo com que a interação entre os jogadores crescesse, a fim de trocar os Pokémon característicos de sua versão pelo equivalente, como é o caso do Pinsir (X)pinsir_xy_mega_icon e Heracross (Y)heracross_xy_mega_icon.

Super, Ultra, Hyper e Mega

Com o surgimento das mega-evoluções, a franquia dos monstrinhos de bolso recuperou um pouco do fôlego, afinal, não é todo dia que temos uma reviravolta dessas, ainda mais tratando-se de um assunto tão polêmico como as mega-evoluções. Embora não seja bem visto por algumas pessoas, as mega-evoluções, ainda que recentes, podem alavancar novas mudanças do mesmo porte na série, que não se cansa de inovar, refletindo até no número total de Pokémon que temos hoje. Será que algum dia, a Big N e a Game Freak vão nos presentear com mega-evoluções para todos os Pokémon? E você, gostaria que qual Pokémon, que ainda não tem uma mega-evolução, ganhasse uma? Por que esse Pokémon deveria ganhar uma mega-evolução? Deixe sua resposta logo abaixo nos comentários e até a próxima!

Revisão: João Paulo Benevides
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google