Pokémon Blast

Quatro, Cinco Seis - As bestas lendárias de Johto

Seguimos com as análises dos trios de lendários da franquia Pokémon!



Dando continuidade ao assunto, hoje veremos um pouco mais sobre as famosos cães lendários ou como são conhecidos: Raikou, Entei e Suicune, que ficam na região de Johto. O grande destaque do trio fica por conta de Suicune, que chegou a estrelar a capa do jogo Pokémon Crystal, enquanto que Raikou e Entei ficaram meio “esquecidos”. 

Inclusive, nos filmes da franquia, o que menos ganha destaque é o Raikou, pois o Entei ganhou um filme só para ele e o Suicune aparece no filme onde o Celebi é a estrela. Sem mais delongas, lhes apresento as Bestas Lendarias! Boa leitura!

Apresentando o trio

Conhecidos como as Bestas lendárias, Cães Lendários ou Gatos Lendários, o trio Raikou, Entei e Suicune é uma continuação direta do trio anterior. Mas como assim? A numeração na Pokédex é totalmente diferente, regiões diferentes, ainda que os tipos sejam parecidos, muita coisa não bate. A resposta é simples, lembram que sequência era um dois e três, então, eles são quatro, cinco e seis respectivamente, vejam:
                                
                                        4 pontas                5 pontas                6 pontas

Raikou

Parecido com o Zapdos, o Raikou é baseado nos deuses do trovão de diversas culturas, aproximando-se mais do “Raiju”, ou Besta do Trovão. Sua aparência lembra muito um tigre de bengala, por conta dos detalhes pretos em sua pele e cauda longa. 

O termo Raikou é a combinação de “Rai” (Trovão) e “Ko” (Imperador), ou seja, a pronúncia fica como “Raikô”, sendo que a letra U no final serve para intensificar o som da letra “O” ao invés de continuar.
Tigre de Bengala

Entei

Temos aqui o clássico exemplo de um leão, mais precisamente um leão chinês, que era o guardião dos templos budistas por terem uma aparência feroz e amedrontadora. Assim como um leão de verdade, o Entei possui uma juba grande, garras retráteis e um corpo, ainda que grande, bem ágil. Seu nome é a junção dos termos “Enten” (Calor Ardente) e “Kotei” (Imperador).
Leão Africano 

Suicune

Dos três membros do trio, o Suicune talvez seja o que mais se destaca, tornando-se mascote do jogo Pokémon Crystal. Aliás, seu nome pode ser uma extensão da palavra “Suicho” (Cristal), entretanto, pode ser também a combinação dos termos “Sui” (Água) e “Kun” (Monarca). 

Sua aparência está diretamente relacionada ao Leopardo, por conta de suas manchas no corpo e por ser baseado na figura “Fujin”, conhecido como o Deus dos Ventos do Norte para os xintoístas, que inclusive, se veste com uma roupa feita com a pele de um leopardo.
Leopardo

Todo trio tem o seu comandante

Parece repetição, mas não é. Da mesma forma que as miragens aladas possuem um mestre, as bestas lendárias também. Há um fato curioso nessa história: segundo as lendas contadas em Johto, mais especificamente na cidade de Ecruteak, haviam duas torres gêmeas, sendo que uma delas atingida por um raio, consumida pelo fogo e ficou em ruínas após o vento e a chuva apagarem o incêndio.

Nesse dia, três Pokémon morreram no incidente e foram revividos pelas cinzas de um Pokémon alado, que deixava um rastro de arco-íris por onde passava, e saíram Johto afora. Onde será que já vimos isso? O raio, o fogo e água/vento são metáforas para as bestas, enquanto que as cinzas e arco-íris representam o Ho-Oh.

Fenghuang
O Ho-Oh é a representação da Fênix da China, ou “Fenghuang”, que passa a vida sem dormir e revive os outros seres através de suas cinzas e chamas. O mais engraçado é que a habilidade do Ho-Oh é Regenerator, fazendo uma ENORME referência à Fênix, que se regenera das cinzas. Seu nome, “Hōō”, é uma forma alternativa de se dizer Fênix em chinês, pois o segundo “ō”, quer dizer imperador ou rei.

O fogo que purifica o mundo 

É incrível o fato de haver tanto conteúdo por trás dos Pokémon que não conseguimos imaginar até onde vai. As Miragens Aladas e “Bestas Lendárias” foram apenas as primeiras, até por conta dessas duas gerações, Kanto e Johto, serem muito próximas e compartilham muitas características. 

Uma coisa é certa, a franquia Pokémon sempre trará um conteúdo histórico e mitológico em seus trios, ainda que passe despercebido por muitos, estaremos aqui para mostrar a vocês essas curiosidades. Semana que vem é a vez do Golens Lendários. Até a próxima!

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google