Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #336: Mario + Rabbids sem legendas em português; Trava de região; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Fala, galere pedrástica! A comemoração pela "Independência do Brasil" está chegando e vocês já sabem o que isso significa, certo? Isso mesmo, mais tempo para jogar! Ah, e ver a parada também. XD No N-Blast Responde de hoje, temos perguntas sobre jogos piratas, o Classic Controller do Wii vs. o controle do GameCube, trava de região para jogos de DS, como encontrar pessoas no StreetPass e mais!


Olá, vocês responderam uma outra pergunta confirmando que teria legendas em português no jogo Mario e Rabbids, até mesmo um responsável pela Ubi confirmou, só que o jogo não veio legendado em português, tem alguma explicação pra isso?
Anônimo "PTBR" da Silva
Pois é, na verdade, quem confirmou que haveria legendas em português brasileiro em Mario + Rabbids Kingdom Battle foi o próprio diretor da Ubisoft Brasil, Bertrand Chaverot. Mas como podemos conferir no jogo, não foi o que aconteceu. O pessoal do Última Ficha entrou em contato com a Ubisoft Brasil e recebeu a seguinte declaração:

“A Nintendo não está oficialmente no Brasil e o Nintendo Switch não está sendo distribuído e vendido no mercado brasileiro, fatores que limitam significativamente a quantidade de jogadores do console no país e que inviabilizaram o plano inicial da Ubisoft de localizar o jogo para o português e lançá-lo no Brasil.”

Então ficou claro que a Ubisoft, mesmo tendo interesse em localizar o jogo em português brasileiro, não tinha como saber se valeria a pena. Talvez, com um bom número de feedbacks dos jogadores do Brasil, eles atualizem o jogo gratuitamente.



Oráculo Pedrangular, comprei um Switch recentemente, e verifiquei que a cada jogo adquirido, ele fica na tela inicial, onde há “slots” para 12 (doze) jogos; caso compre mais de 12 jogos, terei de desinstalar algum ante a limitação de 12 quadros na tela, ou essa quantidade irá aumentar?
CarlosEdAlmeida, o apreciador de slots de Menu
Na verdade, depois que você instala 12 jogos no console ele bloqueia completamente a compra de novos jogos, informando que você está gastando demais.

Brincadeira! xD

Quando esse limite é atingido, simplesmente acontece que aparece um ícone na tela dizendo “All Software” que você pode clicar para mostrar todos os jogos.


Pedra, tem algum jeito de fazer StreetPass sem ser aleatoriamente pela rua? Já andei pela cidade toda e não achei ninguém :(
Anônimo "Forever Alone" da Silva
Infelizmente, não. Não há como burlar o sistema, no caso de você ser um Forever Alone na sua região (no sentido de ter um 3DS, claro, não no sentido geral, hehe)… o que na verdade é uma situação muito comum para jogadores brasileiros que não moram nas grandes cidades (e os que moram nas grandes cidades não podem sair à vontade por aí com seus 3DS devido ao perigo de assaltos, então também não faz muita diferença xD).



Olá, Pedra! Nunca tive um console da Nintendo e pretendo comprar um New 2DS XL. Gostaria de saber mais sobre como configurar o console (criação e vinculação de contas, eShop, etc.) Existe eShop BR? Se sim, vale a pena usar e loja nacional? Se não, qual loja vale mais a pena ser usada? Obrigado!
Anônimo "Bidê" da Silva
Pode ficar tranquilo quanto ao processo de configuração, porque ele é bem simples e intuitivo e o próprio sistema irá guiando você ao começar a usar. O que é preciso estar atento, de fato, é o país que você vai usar, já que uma vez configurado isso, não dá mais para mudar a não ser formatando o portátil e perdendo todos os dados salvos nele.

O 3DS possui eShop brasileira, sim. Ela tem a vantagem de permitir o uso de alguns cartões de crédito brasileiros (sim, apenas alguns, não todos), mas como pode imaginar, os preços costumam ser mais altos. A loja canadense é a preferida por muitos, por ter preços geralmente menores que na brasileira e por também permitir alguns cartões brasileiros internacionais. A outra opção é a loja americana, que não aceita nenhum cartão brasileiro, mas tem a facilidade de permitir o uso de cartões pré-pagos para adicionar créditos, que podem ser comprados facilmente pela internet (estes cartões não existem para a loja brasileira e são difíceis de encontrar para a canadense).

Então qual escolher depende das suas preferências de como comprar. Apenas lembre-se de já começar criando a sua conta principal do 3DS com o país da loja que você quer acessar, já que a conta NNID deverá ser, obrigatoriamente, desse mesmo país.

Ah sim, e uma última coisa, lembre-se que o 3DS tem trava de região. Portanto, as lojas brasileira, americana e canadense só estarão disponíveis caso você compre o modelo americano do portátil. Se comprar um europeu ou japonês, estará restrito às lojas dessas regiões.



Olá, tenho a seguinte dúvida. Comprei um 3DS europeu e li que não há trava de região para certos jogos do DS… Os seguintes americanos rodariam aqui? Mario Kart DS, Chrono Trigger, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, The Legend of Zelda: Spirit Tracks, New Super Mario Bros. e Super Mario 64 DS?
Oty, travado na dúvida
Sim, exato, a grande maioria dos jogos de DS não possuem trava de região, pois foi apenas com a chegada do modelo DSi que esse pesadelo recurso passou a ser usado no portátil, então apenas os últimos jogos, lançados com alguma funcionalidade extra para o DSi, foram os que se tornaram travados por região. Pode ficar tranquilo, nenhum desses jogos que você citou tem trava, então vai funcionar normalmente mesmo sendo americanos,

Os jogos de DS da MINHA série não têm trava de região. XD
PEDRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA estou em uma duvida cruel, qual escolher ? Classic Controller ou o controle de GameCube (para o Nintendo Wii)? O classic controle precisas de pilhas? Quais as vantagens e desvantagens ? Quais jogos compatíveis ?
Anônimo "Classic" da Silva
A grande diferença – além do formato, claro, é que enquanto o controle de GameCube se conecta diretamente ao Wii, o Classic Controller se conecta ao Wii Remote, da mesma forma que o Nunchuk. O Classic Controller não usa pilhas próprias, pois ele “compartilha” a energia das pilhas do Wii Remote. Sim, isso significa que vai haver mais consumo das pilhas, mas na verdade o Classic Controller requer menos energia que o Nunchuk, então não é ruim. Bom, daí qual escolher vai da sua preferência… O Classic Controller tem a vantagem de ser “sem fio”, de certa forma (na verdade ele tem fio, mas por estar conectado ao Wii Remote e não ao console, a mobilidade é maior), contudo, a grande maioria dos jogadores mais experientes preferem o GameCube, pela ergonomia do controle. Quanto à compatibilidade, todos os jogos que aceitam o Classic Controller também aceitam o controle do Cubo, então não há diferença com relação a isso.

Será que é melhor que o controle do GameCube?

Olá grande, rochosa, sedimentar e FOFA pedra. Estou numa onda de não comprar mais jogos pirateados. Mas isso fica bem caro, então estipulei uma regra: we o autor já morreu ou o jogo não é mais fabricado, compro pirata. Assim não estou prejudicando ninguém. O que acha disso? Ou estou só me enganando?

Gerovaldo do Pão, o FOFO
Fofa no sentido figurado, porque aqui é uma dureza de pedra. XD E não, eu não acho que você esteja se enganando. Acho bom saber que você, como vários leitores, está buscando comprar os jogos de forma legal, dentro de suas possibilidades, uma vez que, no Brasil, não estão saindo nada baratos.

Sabe, é difícil negar que a pirataria faz parte das vidas das pessoas, principalmente quando se trata de algo que sequer pode ser comprado. Não é apenas no caso dos games, como também em séries, músicas, filmes etc. Não adianta se orgulhar de não piratear jogos e baixar diversos álbuns de um cantor do momento, ou cada episódio de alguma série popular.

Em alguns casos, o prejuízo é claro, basta pensarmos em consoles que ainda estão sendo fabricados e tendo seus jogos pirateados. Em outras situações, como em casos de jogos muito antigos, que não são mais comercializados, nem de forma digital, e que às vezes não estão disponíveis nem mesmo usados, fica até difícil censurar, afinal, o criador daquele jogo, que seria o prejudicado, já deixou de lucrar com ele há muito tempo.

Parece legítimo! XD
É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google