Céu, Terra e Mar - O trio climático Pokémon

Conheçam um pouco mais sobre o trio que mistura natureza com mitologia

Continuando nossa série de artigos sobre os trios da franquia, chegou a vez do primeiro trio 'protagonista', ou seja, os três membros estrelaram as capas de suas versões e são um símbolo na franquia. Lançadas para o Game Boy Advance, as versões Ruby, Sapphire e Emerald marcaram sua geração por serem inovadoras e por apresentarem uma série de funções que podem ser notadas até os dias atuais.  Só que dessa vez, o buraco é mais embaixo. Despertar um Pokémon capaz de destruir todo o continente a partir de chuvas torrenciais, um sol escaldante ou através de fortes correntes de ar não parece ser uma boa ideia. O 'Weather Trio' como são conhecidos, é composto por Groudon, Kyogre e Rayquaza. São as feras lendárias de Hoenn que veremos aqui hoje. Boa leitura!

Apresentando o trio

O trio climático é conhecido por ser capaz de alterar o clima assim que entram em batalha: o Groudon invoca o 'Sunny Day', o Kyogre invoca 'Rain Dance' e por fim, o Rayquaza cancela todas as alterações climáticas. No remake dos jogos, o Rayquaza ganhou uma mega evolução e uma nova habilidade, chamada 'Delta Stream', que cancela todos os efeitos climáticos em jogo e reduz o dano de tipos que causam dano dobrado no tipo Flying. O Groudon e Kyogre também ganharam novas formas e novas habilidades, sendo as formas Primal Groudon e Primal Kyogre e as habilidades Desolate Land e Primordial Sea, que funcionam de maneira similar à Delta Stream, eliminando o clima presente na arena mas com um detalhe diferente: Desolate Land impede que outro clima que não seja Primordial Sea ou Delta Stream seja ativado, além de cancelar qualquer golpe que seja do tipo Water, enquanto que o Primordial Sea cancela golpes do tipo Fire.

                           
                                   Groudon                         Kyogre                           Rayquaza

Groudon

O Groudon é baseado no 'Behemoth' (Gigante) da mitologia hebraica, conhecido por ser o invencível mestre da terra. Embora o Behemoth seja representado como uma criatura próxima ao hipopótamo na maioria das vezes, o Groudon mais se assemelha com um Anquilossauro por conta de seus espinhos dorsais. Outra possível origem para o Groudon são os vulcões devido ao seu formato, podendo ter sido modelado a partir de um deles. Seu nome também possui duas possibilidades: junção dos termos 'Ground', que significa 'Chão' e 'Don' vindo do espanhol, que significa 'Soberano'. O termo 'Don' também pode vir do grego e significa 'Dente', utilizado comumente nos nomes dos dinossauros.
Anquilossauro

Kyogre

O Kyogre é o contrário do Groudon e é baseado no 'Leviathan', também da mitologia hebraica, que significa 'O Grande Monstro Marinho' e hoje possui um significado mais simples, apenas 'Baleia', tanto que a aparência do Kyogre está diretamente relacionada à de uma Orca, que mesmo sendo associada a uma baleia, pertence à família dos  golfinhos. Seu nome é a combinação dos termos 'Kai' que significa 'Oceano' e 'Orca' mas também pode ter o termo 'Kaio' como base, que significa 'Rei do Mar' e compõe o início do nome 'Kaiosei', que significa 'Netuno', o Poseidon para os romanos. Uma das possíveis origens para o Kyogre é que ele foi moldado pelo oceano, parecido com o Groudon.
Orca

Primal Groudon e Primal Kyogre

Com os remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire tivemos a criação de Primal Groudon e Primal Kyogre, que são as suas formas ancestrais e fazem referência à batalha travada entre Behemoth e Leviathan. Na ocasião, os dois lutaram ferozmente até a morte, episódio conhecido como o 'Fim dos Dias'. Nos jogos, ambos foram postos em um sono profundo, esperando o guardião para despertá-los novamente.

Todo trio tem o seu comandante

O terceiro membro é aquele que pôs fim à  batalha entre Groudon e Kyogre . Na mitologia hebraica o Rayquaza é a representação de Ziz, o mestre dos céus. Sua forma é baseada no Quetzalcoatl, divindade asteca conhecida como 'Serpente Alada', que vive nos limites entre o céu e a terra. Seu tipo Dragon vem de sua outra possível origem, sendo um dragão chinês. Seu nome lembra bastante o termo hebraico 'Raqiya', que significa 'Firmamento', sinônimo para Céu ou Paraíso. Ainda, o termo 'Rekuza' pode ser a união dos termos 'Retsu', que pode significar 'Violento' ou 'Furioso', 'Ku' (Céu) e 'Za' (Localização), formando a frase 'Aquele Que Fica Nos Céus'. Foi o primeiro Pokémon a se tornar Mega e o único que não possui uma pedra específica para se transformar e sim o golpe Dragon Ascent. Nos jogos, o Rayquaza é encontrado no Sky Pillar, que fica acima no nível das nuvens, dando a entender de que estamos 'fora' da Terra.

Dragão Chines

Alpha, Omega e Delta

Capazes de controlar o clima por onde passam, esse trio lendário abriu as portas para os demais que virão. Groudon o todo poderoso da terra, Kyogre o todo poderoso dos mares e Rayquaza o todo poderoso dos céus completam o Weather Trio. Após os remakes de suas versões, ganharam formas alternativas, com uma carga de história e mitologia. Terminamos os trios de Hoenn e partiremos para Sinnoh, onde a história tem um impacto bem alto na mitologia e origem dos trios que lá habitam. Em nosso próximo encontro, veremos as 'emoções'. Já devem ter adivinhado quais são...Até mais!

Revisão: João Paulo Benevides
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google