Sete, Sete e Sete? Entenda um pouco mais sobre os golens de Hoenn

Descubra agora como funciona o trio de titãs da franquia Pokémon!


De volta com a sequência dos trios de lendários da franquia Pokémon, vimos da última vez as bestas lendárias de Johto parando no número seis. Dessa vez, iremos além, mas nem tanto. A região de Hoenn é uma das mais bem definidas em relação à sua geografia, pois claramente podemos ver a divisão entre “Litosfera”, “Hidrosfera” e “Atmosfera”, contudo, deixaremos esse tema para depois. Pegando esse gancho, temos três locais específicos que merecem atenção especial: a grande maioria que jogou as versões Ruby, Sapphire e Emerald já viu três cavernas espalhadas pela região com escrituras em braile, que é o recurso utilizado pelos deficientes visuais para leitura e até certo ponto, a escrita. Acho que vocês já sabem de quem estamos falando... Sem mais delongas, confiram um pouco mais sobre os titãs Regirock, Regice e Registeel. Boa leitura a todos!

Apresentando o trio

Os termos “Golens Lendários” ou “Titãs Lendários” são as formas de tratarmos Regirock, Regice e Registeel. Diferente dos trios anteriores, os três membros possuem o prefixo Regi antes de seus tipos, além de compartilharem a habilidade Clear Body. Em seus rostos, temos um padrão em braile com sete pontos distribuídos diferentemente entre eles. Seus tipos são as representações dos mesmos elementos dos outros dois trios, ou seja, a rocha é formada através da lava que secou (Regirock), o zero absoluto é a temperatura mais fria que existe até o momento (Regice) e o aço é a representação dos raios, tanto que, na rota em que está situada a caverna do Registeel, está chovendo. Vejam agora um pouco mais sobre cada membro do trio.

Regirock

O termo “Regi” vem do latim e significa “Rei”, enquanto que o termo “Rock” significa “Rocha”. O Regirock é baseado nos golens hebraicos, que são criaturas inanimadas, ativadas após remover as escrituras em suas cabeças, liberando uma fúria sem fim. Dois fatos curiosos sobre o Regirock são a imagem de sua pegada e sua localização: a pegada é baseada em um escaravelho, um inseto típico de regiões desérticas, que inclusive é onde o Regirock fica e é próximo da cidade Lavaridge, coincidência não? Dentre os membros do trio, é o que possui a maior base de Defense, alcançando 200 pontos, com o máximo de 548.
Golem Hebraico

Regice

Assim como seu antecessor, o nome do Regice é a junção entre o termo “Regi” e o termo “Ice”, que significa gelo. Notem que uma letra 'i' é omitida, mas a pronúncia não muda, ficando próximo à “Réjaisse”. Também é baseado nos golens hebraicos, mas tem uma característica única, lembrando bastante um Iceberg, inclusive, o navio abandonado na rota 108 fica próximo, temos aqui uma referência ao Titanic? Seus stats são totalmente o oposto do Regirock, tendo como base 200 sua Special Defense, alcançando 548 pontos máximos também.
Exemplo de Iceberg

Registeel

Como último membro do trio, o Registeel é visto como o mais forte dos três, até porque, seu tipo possui vantagem e resistência contra os outros dois. Diferentemente de seus companheiros, não possui destaque em apenas uma defesa e sim, possui as duas iguais, com base 150, alcançando 438 pontos máximos em uma ou outra. Seu nome também é a junção dos termos “Regi” e “Steel”, que significa aço. Um fato BEM curioso do Registeel é o seu sprite, ou ícone nos jogos Diamond/Pearl/Platinum fora do continente americano. Na ocasião, sua mão esquerda está levantada na altura do ombro, fazendo uma referência ao gesto realizado pelos nazistas chamado ‘Hail Hitler” ou “Salve Hitler”. Na versão Platinum para todas as regiões, a Game Freak sabiamente alterou esse sprite, deixando seus dois braços em paralelo e abaixo da linha de seu ombro.

Todo trio tem seu comandante

Parece que a Nintendo e a Game Freak gostaram da ideia de criar o mestre para o seu trio na geração seguinte e com os titãs não foi diferente. Eis que surge na quarta geração um colosso que comanda os três golens, mesmo que tenham sido capturados por algum treinador. Um colosso que é capaz de mover continentes com sua fúria sem fim. É dito nas lendas antigas que um poderosíssimo golem estava causando a destruição na cidade. Este mesmo ser foi selado no sótão de um templo para que nunca mais voltasse a causar o caos e a desordem, embora nos jogos, o mesmo foi selado no porão do templo. Esse colosso também atende pelo nome de Regigigas, o mestre do trio dos titãs.

O termo Regigigas é a combinação de “Regi” assim como os demais titãs e “γίγας” ou “Gigas” quem vem do grego e significa “Gigante”. Seu corpo também possui sete pontos no rosto e possui também marcas com as cores que correspondem a Regirock, Regice e Registeel. Para termos a chance de ver um Regigigas ativo, primeiro precisamos ter os três outros golens dominados, tornando-se o único Pokémon da quarta geração que depende de um jogo de uma versão anterior para conquistarmos o Diploma, item chave que é entregue pelo professor da região após completarmos a Pokédex. Possui um base de ataque monstruosa, na casa dos 160, alcançando 460 pontos máximos e um golpe exclusivo, o Crush Grip, que aplica dano com base no HP máximo de seu alvo.
Colosso de Rhodes, Grécia

Pilares da Amizade

Ao que parece, os trio dos golens e o Regigigas funcionam como os pilares da sociedade, ou seja, são a base para o mundo, mantendo o equilíbrio entre as forças presentes na terra, afinal, não estão em um sono profundo à toa. Acordá-los pode causar grandes complicações, uma vez que seus poderes são extremamente altos, sendo capazes de dizimar cidades inteiras. Em nosso próximo encontro, permaneceremos em Hoenn para descobrir mais sobre o trio dos climas, o primeiro da franquia a estrelar as capas de seus jogos. Até mais!

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google