Dicas e Truques

Pokémon GO (iOS/Android): guia de Raid

O sistema de Raid trouxe muitas novidades e nós damos uma mãozinha para você dominá-la e capturar aquele tão sonhado Pokémon lendário!


Desde a sua introdução na atualização de reformulação de ginásios, o Sistema de Raid se tornou a atividade mais popular entre os jogadores de Pokémon GO. A Batalha de Raid é o único local onde os treinadores têm a oportunidade de adquirir monstrinhos lendários, e conseguir itens exclusivos que auxiliam na captura e treinamento dos seus Pokémon. Buscando auxiliar vocês, aspirantes a mestres Pokémon, elaboramos este guia explicando o funcionamento da Batalha de Raid, como melhorar a eficiência de dano do seu time e até dicas para capturar aquele sonhado monstrinho lendário.

Encontrando uma Raid


A Batalha de Raid é aberta a todos os jogadores a partir do nível 5 e que optaram por participar de uma das três equipes que lutam pelo domínio dos ginásios. Durante o dia, de maneira aleatória, os ginásios serão selecionados para sediar uma Raid.

Quando um ginásio é escolhido para receber uma Raid, um ovo gigante irá aparecer no topo da arena junto de um contador. Os jogadores tem 60 minutos para se organizarem e chegarem no local antes da abertura da batalha, e 45 minutos para enfrentar o chefe.


Você pode encontrar a Raid mais próxima de você ao abrir a janela Por Perto encontrada no canto inferior direito da tela, e tocando na aba Reide. São mostradas as 6 Raids mais próximas dentro do seu campo de visão no jogo. As Raids sediadas em ginásios em que você está defendendo também podem ser visualizadas na janela mesmo fora do alcance de visão do mapa.


Existem alguns sites populares que ajudam os treinadores a monitorarem a Raid mais próxima na cidade, são o GymHuntr (pode não funcionar em áreas rurais) e o BeiruteScan (só foi implementado em algumas cidades no Brasil).

A dificuldade da batalha de Raid muda de acordo com a cor do ovo no ginásio e o número de estrelas (*). Cada cor de ovo representa um grupo de Pokémon que podem vir a aparecer ao chocá-lo, são eles:
Ovos Normal, Raro e Lendário respectivamente
  • Normal (Rosa) (Dificuldade * / **): São as Raids mais fácil do jogo, podendo ser facilmente concluída por um único jogador de nível 30+. Na Raid de nível 1 é possível encontrar Wailmer, Wartortle, Ivysaur e Charmeleon. Já a de nível 2 pode-se enfrentar Magneton, Sableye, Sandslash, Tentacruel, Marowak, Mawile e Cloyster;
  • Raro (Amarelo) (Dificuldade *** / ****): São as Raids de dificuldade média e alta, sendo grande parte delas impossível de vencê-la sozinho. É recomendado entre 3 a 6 jogadores depende do Pokémon a ser enfrentado. Você pode encontrar Ninetales, Scyther, Omastar, Alakazam, Gengar, Machamp e Porygon nos ovos de nível 3 e Lapras, Snorlax, Tyranitar, Poliwrath, Victrebell, Golem, Absol, Nidoking e Nidoqueen no nível 4;
  • Lendário (Lilás) (Dificuldade *****): É a Raid de maior dificuldade do jogo e são o lar das criaturas lendárias. A quantidade de pessoas necessária para vencê-la depende do monstro enfrentado e do quanto os jogadores estão preparados, o mínimo de treinadores requerido varia entre 3 a 10.

Participando da Batalha de Raid

Agora que encontramos uma Raid, precisamos adquirir um ticket para se juntar a batalha. O jogo distribui um passe (Laranja) gratuito diário a todos os treinadores e, para recebê-lo, gire o “Pokestop” de qualquer ginásio, o jogo permite manter apenas um passe gratuito na mochila. Pode-se adquirir mais convites (Verde) na loja do jogo ao custo de 100 Pokécoins, não há limite de quantidade de passes premium que podem ser carregados na mochila.
Passe Gratuito e Premium respectivamente
Antes de entrar na batalha, é possível ingressar em uma sala pública ou privada (Requer um código), cada sala comporta até 20 pessoas. O jogo exibe a quantidade de jogadores aguardando na sala pública no botão Batalha. Uma vez que o convite é utilizado, o jogador pode lutar quantas vezes quiser naquela Raid até concluí-la.


Para criar uma sala privada, toque em Grupo Privado e, em seguida, em Criar Grupo. O código mostrado no canto superior direito da tela é gerado aleatoriamente, e funciona como um identificador da sala para os outros jogadores. Para participar de uma sala privada, insira o código e toque em GO.


Uma vez na sala, é exibido um contador de tempo restante para os jogadores se preparem antes do início do confronto (São 120 segundos, disparado pelo criador da sala). Você pode acessar a mochila, curar os seus monstrinhos, e trocar o time padrão montado pelo jogo. O combate começa quando o contador chegar a zero.


A Batalha de Raid funciona de maneira similar a do ginásio, a diferença é que apenas um único monstro poderoso é enfrentado por todos os jogadores.


Você retornará à sala de espera caso todo o seu time seja derrotado e poderá curar ou selecionar um novo time.


Para vencer a luta, os Pontos de Saúde do Chefe de Raid devem chegar a zero dentro do tempo limite de 300 segundos. Ao ser concluída, surgirá um emblema de vitória no ginásio.


O sistema contém uma grande quantidade de bugs, a maioria relacionados ao código do jogo, conexão de internet e a sincronização do relógio do smartphone. No último caso, desligar a sincronização automática e, manualmente, ajustar o relógio pode resolver o problema.

A distribuição de recompensas


Todos os jogadores ao concluírem com sucesso a Batalha de Raid ganharão itens e uma quantidade de Pontos de Experiência. Quanto maior é a dificuldade da Raid, maior são os prêmios e EXP distribuída, além de claro ter a oportunidade de capturar o Pokémon vencido no conflito.


O efeito do Ovo da Sorte (Lucky Egg) também é aplicado na experiência ganha na batalha de Raid.

O treinador pode receber Super Poção, Hiper Poção, Reviver e os itens exclusivos Doce Raro (Rare Candy), Fruta Frambo Dourada (Golden Razz Berry) e os MT Ataque Ágil / Carregado (TM Fast / Recharge).
Fruta Frambo Dourada, Doce Raro, MT Ataque Ágil e MT Ataque Carregado
  • Fruta Frambo Dourada: É uma versão melhorada da Fruta Frambo comum aumentando drasticamente a chance de captura. Também restaura em 100% a motivação de um Pokémon no ginásio;
  • Doce Raro: É um item especial que, ao ser utilizado em um Pokémon, se transforma no seu doce correspondente;
  • MT Ataque Ágil / Carregado: Um dos itens mais valiosos no jogo, o MT Ataque Ágil ensina outro movimento de ataque rápido que o monstrinho é capaz de aprender. Por exemplo, é possível trocar o ataque rápido Cauda de Ferro do Tyranitar pelo Mordida. O mesmo ocorre com o MT Ataque Carregado, substituindo aquele ataque com barras de energia por um outro. Para o nosso alívio o sistema sempre substitui o ataque por um novo. Também não é possível aprender ataques legacy, que são movimentos não mais disponíveis no jogo. Por exemplo, o ataque carregado Pulso do Dragão do Dragonite.
Após a distribuição dos itens uma tabela de resultados exibirá o seu desempenho individual e o da sua equipe de ginásio durante a luta. A quantidade de Premier Ball recebida para capturar o Pokémon de Raid, varia de acordo com a contribuição de dano no Chefe de Raid ao longo da batalha. A seguir são explicados os bônus de Premier Ball.

  • Chefe derrotado: Ao vencer a luta é garantido 6 Premier Balls de recompensa;
  • Dano: Quanto maior é a sua contribuição de dano na batalha, maior será a quantidade extra de Premier Balls. Ao auxiliar com 5% de dano em relação ao total acumulado pelos jogadores você receberá 1 bola, 15% de dano 2 bolas e 20% de dano ou mais 3 bolas;
  • Controle do Ginásio: Se a sua equipe de ginásio é a mesma que controla o estádio você receberá 2 Premier Balls de bônus;
  • Contribuição por equipe: O ranking é baseado no desempenho geral do time na luta do Chefe de Raid. A equipe que contribuiu com maior dano recebe 3 Premier Balls de bônus, a segunda 2 bolas e a terceira 1 bola.
A quantidade de Premier Balls dada ao final da luta também influência no montante de itens enviados ao treinador. As recompensas são entregues em pacotes. Por exemplo, em uma Raid de nível 5 a Super Poção / Reviver são entregues em pacotes de 5 unidades, Doce Raro / Fruta Frambo Dourada / Hiper Poção em pacotes de 3 unidades e os MT Ataque Ágil / Carregado são entregues individualmente.
Ao finalizar uma Raid de nível 5 recebendo 13 Premier Balls, você terá direito a adquirir 8 pacotes sortidos de itens. Por exemplo, poderia receber 3 pacotes de Super Poção (15 unidades no total), 3 pacotes de Reviver (15 unidades) e 2 pacotes de Doce Raro (6 unidades).
bug em que sua contribuição de dano é zerada caso todos os seus Pokémon desmaiem durante a luta foi consertado na versão 0.81.1 para Android e 1.51.1 para iOS. Agora ao vencer uma batalha é garantido a distribuição de Fruta Frambo Dourada, e 500 Poeira Estelar independente se os treinadores tenham sucesso ou não na batalha contra o chefe de Raid.

Capturando o Pokémon Lendário

Um dos momentos mais tenso do jogo, pegar um Pokémon lendário pode se tornar uma experiência frustrante ao fugirem. As únicas bolas que você poderá usar na captura são as Premier Balls recebidas ao final da batalha e, ao esgotarem, fazem o monstrinho fugir. Para aumentar as suas chances de captura, jogadores encontraram uma maneira de “travar” o círculo garantindo arremessos ótimos e excelentes.


Primeiro, você deve posicionar o círculo de captura no diâmetro desejado segurando a Premier Ball (Sem arremessá-la). Em seguida, aguarde o Pokémon atacar para arremessar a bola. Os arremessos devem ser feitos durante a animação de ataque do monstrinho, assim, o círculo não se moverá. O vídeo a seguir pode ajudar a entender melhor o truque:
Vale lembrar que, caso você queira fazer o arremesso logo no início do encontro, por padrão, o círculo de captura vai estar em 50% do seu diâmetro. Utilizar a Fruta Anaba (Nanab Berry) é uma boa opção para praticar a arremessos em curva. O efeito de aumento de chance de captura das medalhas de bronze, prata e ouro (Fogo, água, planta e etc…) também é aplicada ao pegar o Chefe de Raid.


A dica de “Não apertar o botão OK” após o final da captura é mito, a própria Niantic a desmentiu.

Conheça a EX Raid Battle

Antes chamada de Raid Exclusiva, a EX Raid Battle é um tipo especial de Raid onde somente os jogadores portadores de um convite especial podem participar. Para receber um passe, o treinador precisa ter vencido ao menos uma batalha de Raid qualquer no ginásio em que o evento vai ocorrer. Arenas próximos de parques ou que já tenham hospedado alguma Ex Raid são mais propensas a recebê-la. Possuir a medalha de ginásio no nível mais alto (Prata ou Ouro) e ter vencido uma grande quantidade de batalhas de Raid também aumentam a sua chance de ganhar um convite naquele local. Mesmo cumprindo os requisitos anteriores você pode acabar não recebendo um passe.
O convite, além de um texto de felicitações, possui o horário do evento, o nome do ginásio e um link contendo as coordenadas geográficas do local no Google Maps.


A EX Raid Battle é geralmente agendada no final de semana mas já ocorreram casos em que o confronto foi marcado na segunda-feira durante o horário comercial. Os passes são distribuídos com alguns dias de antecedência.

Jogadores relataram que após o envio dos passes, o ginásio não sediou nenhuma nova Raid até o horário da EX Raid. O convite não pode ser deletado do inventário, sendo removido automaticamente ao ser usado ou após o horário do evento vinculado. Assim como na Raid comum, os jogadores podem enfrentar o Chefe de Raid quantas vezes quiserem até o vencerem.


No momento o Mewtwo é o único Pokémon disponível para captura na Raid especial, mas a Niantic já prometeu trazer outros monstrinhos lendários.

Dica: Evite transtornos e chegue 15 minutos antes do horário indicado no convite.

Otimizando o seu time usando o Damage Breakpoint

Com a escassez de Poeira Estelar (Stardust) no jogo, muitos jogadores passaram a procurar a melhor maneira de maximizar o dano dos monstrinhos na Raid, gastando a menor quantidade de recursos (Doces e Poeira Estelar) disponível. Após o estudo do sistema de batalha do jogo, os jogadores chegaram a uma solução chamada Damage Breakpoint.

O Damage Breakpoint é uma tabela criada por jogadores que consegue indicar em qual nível o seu Pokémon precisa alcançar para maximizar o seu dano contra um adversário específico. Para isso, é preciso que você saiba qual é o IV (Individual Value) de ataque do seu monstro e qual é o IV de defesa do Pokémon que você vai enfrentar (Todo monstro de Raid possui 15 de IV de defesa).

Digamos que eu tenho um Tyranitar de 15 de IV de ataque com os ataques Mordida (Bite) / Mastigada (Crunch) e desejo utilizá-lo contra o Mewtwo. Vamos utilizar a tabela disponibilizada no site Jop.

Primeiramente, vamos calcular o Damage Breakpoint do ataque Mordida.


Veja que na tabela gerada o maior número encontrado é 7. Isso significa que o ataque Mordida atinge o seu ponto dano máximo no coeficiente de dano 7, como nosso Tyranitar tem 15 de IV de ataque, o nível mínimo para alcançar o maior dano possível contra o Mewtwo é 27.5. Observe que um Tyranitar de IV 14 também chegaria ao dano máximo no mesmo nível.


Agora, vamos calcular o ataque Mastigada. O maior coeficiente encontrado é 80 e ele só é atingido no nível 39.5. Para alcançá-lo, o Tyranitar de IV 15 precisa estar no nível 39.5. Como o nível requerido do ataque Mastigada é maior que o Mordida, para atingir a capacidade máxima de dano, o nosso Tyranitar deve ser treinado até o nível 39.5.


Outra opção para calcular o Damage Breakpoint é a tabela do site Dominikzen. Os dados são mais enxutos e os resultados mais simplificado.


Chegamos ao final de mais um guia! Espero que, com esse tutorial, vocês consigam dominar as Batalhas de Raid! Conhece outra dica? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários! Não esqueça de conferir o nosso guia de ginásios.


Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google