Vem aí

Prévia: Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon (3DS) nos faz questionar o retorno das "terceiras versões"

A última aventura dos monstrinhos de bolsos no 3DS propõe um retorno para Alola no estilo Ultra.



Não faz um ano ainda sequer desde que iniciamos nossa jornada pela sétima geração da franquia de monstrinhos de bolso na região tropical de Alola e já estamos com data marcada para um retorno. Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon (3DS) são os novos jogos da série principal de Pokémon e que retomam o conceito de terceira versão e/ou versão definitiva não visto desde Pokémon Platinum (DS).


Considerando isso, diferentemente de Pokémon Black 2 Version & White 2 Version (DS) não estamos tratando de uma continuação às aventuras passadas e sim de uma espécie de história alternativa em que os eventos ocorreram de outra forma. Fica a dúvida, portanto, se os que viajaram por Alola no ano anterior deverão se arriscar em um jogo que não vai propor grandes diferenciações

Para tentar esclarecer as coisas e chegarmos a uma possível resposta para essa dúvida iremos dar uma breve pincelada em tudo que nos foi mostrado sobre esta nova “ultra aventura”.

Pequenas, porém interessantes, adições ao catálogo de monstrinhos


As versões melhoradas de Pokémon Sun & Moon (3DS) se propuseram a entregar uma novidade intrigante considerando o suposto padrão estabelecido da franquia: a de adicionar novos monstrinhos para a Pokédex. Isso não é algo surpreendente visto de longe, porém vale lembrar que até então nunca houvera uma adição de exemplares ao conjunto de Pokémon existentes em um jogo no meio de uma geração.

O nome “Ultra” do jogo não é um mero artefato de ilustração, mas sim também e principalmente uma  forma de  indicar  que teremos muito mais influência de elementos pertencentes ao universo que compõem as Ultra Beasts nestes jogos. Portanto, nada mais do que conveniente de adicionar novas Ultra Beasts como enfatização.



Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon terão a presença de novos exemplares destes seres que vêm do misterioso Ultra Space e, até o momento, temos a confirmação de que serão pelo menos três: a UB Burst, uma espécie de palhaço que compartilha a tipagem de Fire/Ghost; a UB Assembly, um Pokémon que se destaca pelo seu tamanho e seu formato quadrangular com milhares de seres compondo seu corpo e que terá a tipagem Rock/Steel; e, por fim, a pequena UB Adhesive de tipo Poison puro.

Não é só de novos Pokémon que se comporá a Pokédex nestes novos jogos, também haverá um acréscimo expressivo de monstrinhos antigos que não estavam disponíveis para serem capturados nas versões anteriores. Cerca de mais de 400 Pokémon estarão dentro do jogo e isso aumentará as possibilidades das criações de times, consequentemente promovendo uma campanha que certamente se diferenciará da de Sun/Moon neste aspecto.

Além disso, alguns antigos Pokémon receberão novas formas diversificando seu visual e seu funcionamento como um todo em batalha. Até o momento sabemos que o Lycanroc receberá uma nova forma que poderá ser obtida evoluindo um Rockruff de evento e também que o misterioso Necrozma terá duas formas novas, as quais estarão na capa destes novos jogos e que falaremos mais sobre adiante.

A mesma história de antes, mas com um toque de “Ultra”


A sétima geração, junto de Pokémon Sun & Moon, se propôs a dar um maior enfoque no enredo do jogo em termos de apresentação. Nunca antes tivemos um jogo com tantas cenas e diálogo na franquia principal, o que até chegou a ser uma reclamação por  parte dos jogadores que não conseguiam avançar de forma satisfatória por causa desta limitação que o jogo impunha colocando cenas no meio da campanha muito frequentemente.

Analisando isso, não é surpresa que Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon também já prometem focar no enredo, que ao que parece terá algumas diferenças perante as versões originais mas ainda terá um escopo parecido. A diferença da história se dará por eventos a serem causados pelo misterioso Necrozma, o terceiro lendário de Alola que terá uma exploração profunda nestes novos jogos.



Necrozma também é o Pokémon da capa de Ultra Sun & Ultra Moon, porém na forma Dusk Mane Necrozma em que se funde com Solgaleo e Dawn Wings Necrozma em que se funde com Lunala. Essa dinâmica lembra muito a que foi utilizada com Kyurem em Pokémon Black 2 Version & White 2 Version e deixa uma pitada de curiosidade aos jogadores em como a história se alterará graças a este misterioso Pokémon.

Fora isso, também teremos a presença de novos personagens como a Ultra Recon Squad, um esquadrão de pessoas que aparentemente habitam uma outra dimensão no Ultra Space e que também implicarão mudanças na história. Por falar nisso, a viagem pelo Ultra Space era algo presente nas versões originais, mas que era muito limitado. Esse conceito também será expandido nestas novas versões, já que poderemos viajar pelo Ultra Space com a liberdade de poder explorar outras dimensões onde poderemos encontrar Ultra Beasts a serem capturadas e até mesmo todos os Pokémon lendários das gerações anteriores.



Outro toque especial que a Game Freak preparou para o enredo e que promete causar um twist em como a divisão de linhas do tempo dos jogos da franquia principal se comportam é o retorno da Team Rocket. Sob o nome de Team Rainbow Rocket, estes vilões liderados por Giovanni invocarão vilões de jogos anteriores de forma a causar problemas ao jogador.

Não sabemos de que forma isso será executado, mas com todo este desenvolvimento de múltiplos universos que a franquia vem instaurando tem-se uma preocupação se este elemento de enredo será executado da maneira correta. Espera-se que haja uma boa inserção destes vilões de forma que não fique escancarado que foi uma articulação apenas para fanservice. Ainda assim, é interessante ver personagens tão icônicos e importantes da franquia serem lembrados e retornarem de alguma forma.


Novas mecânicas e uma “nova Alola”?!



Também não podemos deixar de comentar sobre as novas mecânicas de diversificação de gameplay que estarão presentes em Ultra Sun & Ultra Moon. Nós teremos um modo especial de surfe em um Mantine que poderemos utilizar para viajar entre as ilhas e ele permitirá que você faça manobras, encontre Pokémon selvagens, etc. Além disso, também poderemos ter os nossos próprios Totem Pokémon a partir da caça de Totem Stickers, itens que ficarão espalhados por toda Alola, de forma parecida à que ocorria com os Zygarde Cells em Sun & Moon.

Outras mecânicas como a já citada viagem pelos Ultra Wormholes e alguns upgrades na Rotom Dex de modo a deixá-la com funções para auxiliar o jogador em coisas como aumento de nível de Pokémon e rachamento de ovos mais rápido também estarão presentes. Todas estas mecânicas e outras mais fazem parte de um provável aumento de horas durante a jogatina, porém não muito significativo.

Essa espécie de "resort de Pikachu" é um dos novos locais que poderão ser explorados em Alola.


A exploração de Alola, aliás, também não sofrerá muitas modificações. Nestes novos jogos propuseram-se a colocar novas áreas para a região de forma parecida com que ocorreu em Black 2 Version & White 2 Version, porém de forma mais limitada. As áreas novas até o momento mostradas parecem em pequena quantidade e de tamanho não muito relevante, deixando um gostinho de quero mais se comparado à  nova Unova que os últimos jogos citados inseriram na quinta geração.


Uma versão definitiva, mas não necessariamente convidativa


Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon prometem oferecer um conteúdo decente para renovar o espírito da Alola de Sun & Moon, mas não necessariamente são convidativos aos que jogaram as primeiras versões. O escopo dos jogos perante as versões anteriores parece permanecer bem similar, já que momentos e o percurso do jogo não se alteram muito. Isso nos faz questionar se realmente haverão “Ultras” mudanças como o título dos jogos sugere.

O retorno do conceito de terceira versão em Pokémon parece uma espécie de retrocesso após a Game Freak tê-lo evoluído na quinta geração, mas algo certo é de que se você não jogou Pokémon Sun & Moon certamente Ultra Sun & Ultra Moon será uma boa pedida para você. Todavia, se você é um jogador que já se aventurou por Alola e espera por uma nova aventura, talvez este jogo possa não lhe ser o ideal. Resta-nos aguardar o pouco que falta para o lançamento para saber a resposta definitiva.


Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon - Nintendo 3DS
Desenvolvimento: Game Freak
Gênero: RPG
Lançamento: 17 de Novembro de 2017
Expectativa: 4/5

Revisão: João Paulo Benevides

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google