Perfil

Caeda, a hábil princesa que voa pelos céus de Fire Emblem Warriors (Switch)

Caeda, a hábil princesa que voa pelos céus de Fire Emblem Warriors (Switch)

Apresentada inicialmente em Fire Emblem: The Shadow Dragon and The Blade of Light (Multi), de 1990, apresentada pela Intelligent System em parceria com a Nintendo, Caeda é uma das heroínas do jogo e reaparece em outros títulos da franquia, sendo o último deles Fire Emblem Warriors (Switch), como personagem jogável.

A saga de Caeda

Quando Caeda era criança, salvou Ogma, um gladiador de ser espancado, comprando-o da arena e tornando-o um de seus guarda-costas pessoais. A princesa de Talys faz sua primeira aparição no capítulo 1 de Fire Emblem: The Shadow Dragon and The Blade of Light (Multi), ajudando Marth e seus aliados na luta contra perigosos bandidos.

A jovem parte em jornada com o grupo de heróis, na qual se mostra uma excelente diplomata, convencendo um grande número de pessoas a ajudá-los a derrotarem Medeus, o maligno dragão negro, acabando assim com a guerra das sombras. Porém o vilão sobrevive e dá início a uma segunda guerra, a Guerra dos Heróis, em Fire Emblem: Mystery of the Emblem (Multi).



Caeda faz sua aparição no terceiro jogo da franquia, no prólogo III. A história ocorre enquanto o casamento da garota com Marth está suspenso. Ela precisa fugir do castelo e das forças comandadas por Medeus, ajudando Marth novamente a salvar o continente do vilão. Após derrotarem o dragão, Caeda finalmente se casa com Marth e vai viver no castelo de Altea, reino do herói.

A corajosa cavaleira alada

Começando a história com apenas 14 anos, Caeda é uma jovem de cabelos azuis, com olhos de mesma cor. Durante a evolução do jogo, a personagem foi sofrendo alterações em seu design, como uma armadura maior, mas que não atrapalha os movimentos necessários para que ela comande seu fiel pegásus.

Caeda mantém o visual apresentado em Fire Emblem: New Mystery of the Emblem (NDS), no jogo de celular Fire Emblem Heroes (IOS/Android). Mas já sofre mudanças em Tokyo Mirage Sessions #FE (Wii U), onde retorna com um visual mais escuro, utilizando uma armadura branca com detalhes amarelos cobrindo a maior parte do corpo inclusive seus olhos.

Amor e super-proteção

Caeda é denotada como uma personagem gentil, com grande paciência e que facilmente perdoa, demonstrado em sua história com Ogma. Porém ela também é cabeça dura e teimosa, negando os pedidos de Marth para deixar o campo de batalha e retornar para a segurança, demonstrando grande determinação de permanecer ao lado do herói.


A jovem que possui grande tendência para a política, com uma boa capacidade de convencer outros a se aliarem ao grupo de heróis durante o percurso, ela ainda possui uma excelente memória e uma grande percepção. Muitas muitas vezes ela coloca sua vida em risco para proteger outros, principalmente Marth, a quem ela possui afeto e com desenrolar da história se apaixona pelo garoto.

Classe das montarias aladas

Caeda possui treinamento com lanças e espadas, o que de acordo com Weapon Triangle, lhe da vantagem durante os combates contra espadas e machados, respectivamente. Possuindo também uma excelente habilidade em montaria, a jovem cavalga pelos céus em seu belo pegasus, sendo uma das Pegasus Knight, unidades presentes no jogo.


A classe possui grande mobilidade e esquiva, podendo ignorar terrenos difíceis e alcançar grandes distâncias. Porém uma de suas fraquezas são Arqueiros, que infligem uma grande quantidade de dano a estas unidades. Ao evoluir de classe, Caeda se torna uma DracoKnight, que lhe traz algumas melhoras, sendo uma delas o aumento de vida.

Em Fire Emblem Warriors (Switch), temos Caeda como uma das representantes desta unidade, Pegasus Knight. Sua arma inicial é uma lança comum, que com o tempo pode ser modificada. Apresentando as habilidades e fraquezas trazidas em outros jogos da franquia, a ela é permitido voar por cima de obstáculos, cortando caminho. Porém unidades que possuem montarias neste jogo não podem abandoná-las, fazendo Caeda permanecer em cima de seu grande companheiro, Pegasus.

Outras histórias

Em Fire Emblem Warriors (Switch), Caeda retorna para ajudar os heróis, Rowan e Lyanna, que buscam restaurar o poderoso Escudo de Fogo para salvar o continente. Caeda junto a Marth, Tiki e mais alguns personagens que aparecem durante a jornada contra Medeus, se juntam para ajudar os gêmeos e derrotar o novo e maligno dragão Velezark

Além disso, Caeda aparece em Fire Emblem Heroes (IOS/Android). Ao lado de seus companheiros de jogo, inicialmente manipulados pelo grupo de vilões. Os personagens retornam ao normal após serem derrotados. Ao contrário de Warriors, Caeda utiliza uma espada no jogo, possuindo uma grande velocidade e causando uma quantidade maior de ferimentos a unidades com grandes armaduras.


Outra de suas aparições pode ser vista em Tokyo Mirage Sessions #FE (WiiU), o crossover entre as series Shin Megami Tensei (Multi) e Fire Emblem (Multi). Caeda é a parceira de Tsubasa Oribe, que busca recuperar sua memória perdida e dá conselhos a Oribe. Ela mantém sua classe característica, e durante o combate se transforma em uma lança para auxiliar Oribe.

Ela também aparece nas adaptações de Shadow Dragon para anime e mangá, possuindo grande importância no desenrolar da história de ambas as mídias. Além disso aparece como um stick em Super Smash Bros. Brawl (Wii), que pode ser equipada em Marth ou Ike, aumentando o ataque dos heróis. Por ultimo, em Fire Emblem 0 (Cipher), o cardgame lançado com base nos jogos da franquia e em seus crossovers, temos cartas que a representam.

Carisma e determinação

A presença de Caeda em Tokyo Mirage Sessions #FE (WiiU) e Fire Emblem Warriors (Switch) não é incomum, já que ela possui um grande número de fãs.Uma excelente personagem criada para a saga que conta as aventuras de Marth, Caeda conquistou os fãs com suas incríveis habilidades e coragem para lutar mesmo em momentos ruins.

Sua capacidade de persuasão conquista não só um grande número de personagens para o grupo, como, também cativa o jogador. Sua habilidade com ataques aéreos, sua grande força de vontade e sua incrível habilidade de conquistar os jogadores e personagens, fazem de Caeda uma excelente escolha para os diversos jogos e crossovers da franquia.


Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google