Dicas e Truques

Dragon Ball Xenoverse 2 (Switch): guia de transformações

Saiba como obter as transformações disponíveis no jogo e quais raças de patrulheiros do tempo podem aprendê-las.


Dragon Ball Xenoverse 2 é um jogo que mistura elementos de luta e RPG, desenvolvido pela Bandai Namco, e que se baseia na popular obra de Akira Toriyama. O jogo, lançado em 22 de Setembro de 2017 para o Switch, dá a chance de revisitar os eventos principais da franquia com um personagem criado pelo próprio jogador e que pode pertencer a uma das cinco raças principais.

Conforme a história de Dragon Ball avançou (posteriormente nos animes Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super) a maneira mais comum dos personagens aumentarem seus níveis de poder foi por meio de transformações. Quem não se lembra da icônica luta entre Goku e Freeza, quando o protagonista virou super saiyajin pela primeira vez em um momento de fúria? Essa e muitas outras transformações foram trazidas a Xenoverse 2, e neste artigo falaremos sobre cada uma e a forma de obtê-las.

Super Saiyan

Somente os saiyajins podem alcançar as transformações que mudam os cabelos para a cor dourada — em Xenoverse 2, existem três delas. O Super Saiyan (super saiyajin) aumenta bastante o poder de ataques físicos, enquanto ataques de ki ganham um boost menor. Golpes normais (botões X ou Y) ficam mais rápidos e executam um Z Vanish (deslocamento rápido em direção ao alvo) quando executados a média distância. Ataques especiais de ki, como o Kamehameha, também ganham um Z Vanish se forem carregados ao máximo.
Super Saiyan, a primeira transformação saiyajin


Para obter a transformação, seu personagem precisa estar acima do nível 40. Na time rift da Capsule Corporation, você poderá encontrar Vegeta e enfrentá-lo algumas vezes. Em um determinado momento, ele pedirá para você conversar com Trunks e Bulma. Depois disso, Vegeta vai se juntar a Goku para um desafio que dará ao jogador a awoken skill Super Saiyan

Dependendo da sua quantidade de barras de ki, a transformação pode assumir uma forma mais poderosa. O Super Saiyan pode ser usado com três barras de ki, o Super Saiyan 2 com quatro barras e o Super Saiyan 3 com cinco barras. Fique atento ao consumo do seu ki: quanto mais alto for o nível da transformação, mais rapidamente o seu ki será drenado.
O nível mais alto da transformação, Super Saiyan 3

Super Vegeta

Essa técnica é uma versão do Super Saiyan usada exclusivamente por Vegeta. Embora as duas formas tenham algumas semelhanças (como a aparência idêntica e o uso do Z Vanish), existem diferenças significativas — como a animação do momento da transformação. Ao contrário da skill anterior, com Super Vegeta os ataques de ki ganham um aumento de ataque considerável, enquanto os ataques físicos se fortalecem menos.
Super Vegeta 2, fisicamente idêntica ao Super Saiyan 2


Para obter a awoken skill de Super Vegeta, você deverá continuar cumprindo os desafios de Vegeta na time rift da Capsule Corporation, mesmo após ter adquirido a skill Super Saiyan. No seu último desafio, ele irá te ensinar a nova técnica. Super Vegeta precisa de três barras de ki para ser ativada, e com quatro barras você terá Super Vegeta 2. Não há um terceiro nível de transformação para essa técnica — já que na obra original, o príncipe dos saiyajins nunca o alcançou.

Super Vegeta é mais interessante para jogadores que focaram a distribuição de seus pontos de habilidade para os especiais e ataques de ki. Técnicas como o Kamehameha e o Galick Gun são beneficiadas por ela.

Future Super Saiyan

Essa terceira variação do Super Saiyan possui apenas um nível, e é usada pelos saiyajins da linha temporal do futuro, Trunks e Gohan. Ela é visualmente idêntica às outras versões, mas apresenta uma animação diferente durante a transformação. O Future Super Saiyan concede um aumento de poder pequeno para todos os tipos de ataque e sua única vantagem é permitir uma regeneração de ki mais rápida do que as outras transformações.
Future Super Saiyan, a transformação menos poderosa de todas

Para obtê-la, você deverá jogar o epílogo da história — o que só pode ser feito depois de reunir os cinco distorted time eggs, cumprindo as missões disponíveis em todas as time rifts de Conton City.

SSGSS/ Super Saiyan God Super Saiyan

Também conhecida no anime como Super Saiyan Blue (Super Saiyajin Blue no Brasil), a transformação dos guerreiros saiyajins com a adição do ki divino chegou em Dragon Ball Xenoverse 2 através de uma atualização gratuita. Os aumentos de poder concedidos aos ataques físicos e de ki são muito maiores do que em todas as outras transformações, mas a drenagem da barra de ki se torna extremamente rápida.

Conseguir essa transformação dá um trabalho bem maior do que as anteriores. Seu patrulheiro do tempo saiyajin deverá estar pelo menos no nível 90. Você também precisará ter Whis como seu mestre e deverá aumentar os nível de amizade com ele até o máximo, o que pode ser feito batalhando com ele em seu time em missões paralelas algumas vezes. Concluídos estes requisitos, Whis ensinará a awoken skill do SSGSS ao seu patrulheiro.
O SSGSS ou Super Saiyan Blue
 Como a drenagem da barra de ki é absurda, essa transformação tende a esgotá-la rapidamente. Uma forma de amenizar esse efeito é usar sempre a técnica Maximum Charge e equipar Super Souls que ofereçam algum tipo de aumento de ki. Um exemplo é a Super SoulI hope you're reborn as someone good this time”, que completa sua barra de ki sempre que derrotar um inimigo.

Turn Golden

Dragon Ball Super introduziu uma transformação para Freeza além de sua forma final, conhecida como Golden Freeza. Você também poderá alcançar essa nova forma do vilão em Xenoverse 2 caso seu patrulheiro do tempo pertença à mesma raça.
A técnica da forma dourada de Freeza pode ser aprendida
Para obter a awoken skill da forma dourada, você precisará cumprir todas as missões na time rift Freeza’s Spaceship. Você deverá aguardar as convocações, cumprir as missões e subir na hierarquia do exército do tirano, até que o próprio Freeza o requisitará pessoalmente. Em um determinado momento, Meta Cooler vai te ensinar a skill Turn Golden para que você derrote Freeza.
Patrulheiro do tempo com a Turn Golden ativada
A transformação aumenta a velocidade do personagem e o poder dos ataques baseados em ki, mas não concede nenhum bônus a ataques físicos. Os ki blasts mudam de forma e, quando carregados ao máximo, transformam-se em poderosos death beams.

Potential Unleashed

O Potential Unleashed (Potencial Liberado) é uma técnica usada por Gohan adulto e representa o resultado do treinamento feito com o antigo kaioshin, onde o potencial oculto de um guerreiro é desbloqueado. Fisicamente, a transformação apresenta poucas mudanças — apenas uma aura branca.
Gohan com Potential Unleashed ativado
A awoken skill desta transformação é obtida através dos testes de avanço da academia Orange Star, em Conton City. Você precisará obter um rank Z em todos os testes para poder acessar o teste final, que permite aprender a técnica.

Além de proporcionar o aumento de poder de todos os ataques, ela concede um bom aumento na regeneração de ki e pode ser usada por patrulheiros de qualquer raça, portanto ela é bastante efetiva para qualquer tipo de personagem.

Purification

Essa awoken skill é exclusiva da raça majin, que tem Majin Boo como o membro mais notório. Portanto, ela só pode ser aprendida se o seu patrulheiro do tempo também for um majin.

Para conseguir essa awoken skill, você precisará ajudar Majin Boo a construir uma família, dando comida para ele na time rift Majin Boo’s House. Conforme você dá mais comida ao simpático personagem rosa, mais filhos ele criará. Em algum momento entre a existência de dois e seis filhos na família, ele vai te ensinar a técnica Purification.
Purification torna seu personagem um maijn puro
Com o uso dessa transformação, seu patrulheiro se tornará um majin puro com uma aparência idêntica à de Kid Boo, mas com a cor do seu personagem. Ela aumenta o poder de ataque e a velocidade em troca de consumo de stamina, e substitui todo o seu moveset por um conjunto diferente.

Become Giant

Essa awoken skill é exclusiva dos namekuseijins, portanto você só poderá aprendê-la se o seu personagem for da mesma raça de Piccolo.

Podendo ser aprendida na time rift de Namekusei, você deverá ajudar Nail a proteger as Esferas do Dragão daquele planeta das forças de Freeza. Eventualmente, Piccolo também aparecerá no local e, com a ajuda de Nail, irá ensiná-lo a awoken skill exclusiva de sua raça.
Patrulheiro namekuseijin com Become Giant ativada
Essa transformação aumenta o poder de todos os ataques do seu patrulheiro, ao mesmo tempo em que você se torna um gigante (uma forma conhecida como Great Namekian no anime). Por causa desse aumento do tamanho, sua velocidade é um pouco reduzida. Além disso, o seu moveset é substituído por outro diferente e sua stamina começará a ser drenada.

Power Pole Pro

A awoken skill exclusiva da raça humana em Xenoverse 2 é um tanto estranha. Ela não realiza nenhuma transformação propriamente dita — em vez disso, seu patrulheiro subirá na famosa Flying Nimbus (Nuvem Voadora) de Goku e usará o Power Pole (Bastão Mágico) para os ataques.
Patrilheiro humano com Flying Nimbus e Power Pole
Essa técnica pode ser aprendida na time rift Hercule’s House. Lá, você poderá ajudar o grupo do Grande Saiyaman em várias missões. Em um determinado momento, a awoken skill Power Pole Pro será desbloqueada. Ela não necessita de ki mínimo para ser acessada, mas é desativada automaticamente caso o jogador sofra uma determinada quantidade de dano. Outra vantagem é a possibilidade do patrulheiro se defender enquanto voa sobre a nuvem.

Kaioken

Essa é a famosa técnica usada por Goku em Dragon Ball Z, para enfrentar Vegeta, muito antes de aprender a se transformar em super saiyajin. Em Xenoverse 2, ela pode ser usada por patrulheiros de qualquer raça. Essa skill aumenta, na mesma proporção, os ataques físicos e os ataques baseados em ki. Ao contrário das transformações de super saiyajin (como Super Saiyan, Super Vegeta e as demais), ela drenará a sua stamina ao invés de seu ki.
Kaioken aumentado 20 vezes
Assim como na awoken skill Super Saiyan, existem três níveis de ativação para Kaioken, com os níveis posteriores mais poderosos. Com apenas uma barra de stamina, você terá acesso ao Kaioken sem fator multiplicador. Com três barras, você terá o Kaioken x3 e com cinco barras o Kaioken x20. É importante notar que, no caso do último nível, seu patrulheiro sofrerá mais dano de ataques inimigos do que o normal.

É importante observar com cuidado o consumo de stamina, já que se o seu personagem esgotá-la completamente entrará no estado guard break — onde não poderá defender-se, usar o Z Vanish ou qualquer outro movimento que dependa da stamina por algum tempo.

Essas transformações não podem ser ensinadas como técnicas
Infelizmente, algumas transformações não tiveram awoken skills disponíveis para o jogador aprender, como o Super Saiyan Rosé (de Goku Black), o Super Saiyan God (Goku) ou o Super Saiyan 4. Mas quem sabe isso seja possível em algum futuro jogo de Dragon Ball?

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google