Blast from the Past

One Piece: Unlimited Adventure (Wii) é um divertido RPG para os fãs do anime

Luffy e seus amigos exploram uma ilha perdida, onde lembranças se tornam realidade


One Piece: Unlimited Adventure é um Action RPG lançado em 2007 para o Nintendo Wii, baseado no mangá de sucesso da revista Shonen Jump. O game conta com elementos de crafting, em que o jogador deve coletar recursos para construir equipamentos e avançar no jogo.


Com oito personagens jogáveis que podem ser escolhidos a qualquer momento, o game é uma ótima pedida para os fãs da série, mas deixa um pouco a desejar para jogadores que não conhecem seu mundo.

Um pouco sobre o mangá


One Piece figura há anos entre os mangás mais populares do mundo. Mesmo com a péssima localização da versão animada nas américas, a facilidade de acesso à versão original em japonês fez com que o título ganhasse uma base considerável de fãs na região. No Brasil, o mangá foi publicado de 2002 a 2008 pela Conrad, sendo um dos carros-chefe da editora. Em 2012, a publicação foi continuada pela Panini. 

A série narra as aventuras de Luffy, um garoto que forma uma tripulação pirata para partir em busca de um tesouro escondido chamado One Piece, o qual garante o título de “rei dos piratas” para quem o encontrar. Durante a jornada, a tripulação enfrenta diversos contratempos, rendendo histórias publicadas até hoje.

Roteiro fraco, gameplay interessante

Em One Piece Unlimited Adventure, Luffy e seus amigos são lançados para uma ilha escondida, em que os poderes de um Orb fazem com que lembranças sejam transportadas para a realidade. Desta forma, o jogo consegue oferecer ao jogador uma história original sem descartar vilões populares da época, como Smoker, Crocodile, Mihawk e Barba Branca. Uma premissa desinteressante, porém compensada pelo gameplay. 

O jogador tem à sua disposição determinadas regiões da ilha que podem ser exploradas. Nestas ele deve coletar recursos que podem ser utilizados para construir equipamentos, confeccionar remédios e cozinhar, ou convertê-los em pontos para o Orb, necessários para desbloquear novas áreas. 

Um dos pontos mais legais do jogo está no fato de o jogador poder escolher entre oito personagens jogáveis a qualquer momento. Cada personagem possui habilidades próprias, conquistadas de acordo com a experiência adquirida nas batalhas. 

Piratas que esbanjam carisma

Os personagens de One Piece são amados por seu carisma, o que foi muito bem adaptado no game. Eles estão o tempo todo reagindo às situações de acordo com sua personalidade, permitindo que os jogadores que não os conhecem também tenham a chance de conhecê-los. 

No que remete ao design de personagens, Unlimited Adventure apresenta um visual único aos seus protagonistas. Modelados em 3D de baixa poligonagem, o grupo utiliza outfits com um estilo épico, entrando no clima do gênero RPG.

Luffy, o capitão
Luffy é o capitão da tripulação. Quando era criança, comeu uma fruta amaldiçoada chamada Gomu Gomu No Mi, a qual lhe deu poderes de moldar seu corpo como borracha, mas lhe tirou a habilidade de nadar. Não nega nenhuma oportunidade de viver uma grande aventura, o que sempre coloca seus parceiros em perigo.

Zoro, o espadachim
Zoro é o primeiro membro recrutado por Luffy. Seu objetivo é ser o maior espadachim do mundo, utilizando sua técnica de três espadas. É orgulhoso e possui um péssimo senso de direção. 

Nami, a ladra
Nami é a navegadora do grupo e uma ladra especializada em piratas. Seu objetivo é desenhar um mapa do mundo e coletar muitas riquezas. 

Usoop, o atirador
A principal característica de Usoop é sua habilidade de mentir para resolver seus problemas. Porém, apesar de ser medroso, é um excelente atirador. Sua arma é um estilingue, que utiliza para atirar as mais diversas bombas, sempre pregando peças nos adversários. 

Sanji, o cozinheiro
Sanji é um excelente cozinheiro, mas sua força em combate também é considerável. Seu estilo tem foco nos chutes. Sua principal característica é ser pervertido. 

Chopper, o médico
Chopper é o mascote do grupo. Uma rena com poderes de se transformar em formas mais fortes e com conhecimentos avançados em medicina. É medroso, assim como Usoop.

Nico Robin, a arqueóloga
Nico Robin é a personagem mais séria e silenciosa na equipe. Sabe decifrar poneglyphs, misteriosos blocos de pedra que possuem inscrições que revelam fatos históricos do mundo e possíveis pistas para a localização do One Piece. É forte em combate, tendo o poder de invocar mãos em diversas quantidades e em qualquer tamanho. 

Franky, o marceneiro
Franky é um ciborgue com habilidades de marceneiro. Sempre surge com poderes novos e equipamentos interessantes.

Continuações

Apesar de ser um bom game, One Piece Unlimited Adventure não foi um sucesso de vendas nas Américas. Ainda assim, a desenvolvedora Ganbarion e a Bandai Nanco lançaram uma continuação chamada One Piece: Unlimited Cruise, aproveitando boa parte do material já criado para o game anterior. 

O game foi dividido inicialmente em duas partes, sendo a primeira lançada em 2008 e a segunda em 2009 para Wii e 3DS. 

Em 2013, mais um RPG de One Piece foi lançado, chamado de Unlimited World Red, para Wii U e 3DS, porém seguindo uma linha visual mais próxima do anime. 

Revisão: Júlio César 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google