Dicas e Truques

The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch): desvendando os segredos da cozinha

Aprenda a fazer pratos e elixirs eficientes para que Link tenha um melhor desempenho em sua jornada.

Entre as inúmeras atividades que o jogador pode realizar em The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch), cozinhar tem uma enorme importância ao longo da jornada de Link, proporcionando melhores condições de batalha e sobrevivência geral. Como muitas receitas são descobertas através de posters em casas ou missões secundárias, existe um risco de que o jogador deixe de descobrir certas combinações. Mas não se desespere, pois aqui reuniremos 11 receitas úteis e fáceis do jogo, assim como dicas relacionadas ao processo.

Observações Importantes

Para preparar uma refeição, o jogador deve ir ao seu inventário, fazer Link carregar os ingredientes desejados e então pressionar A em uma panela sobre o fogo. Mas antes de começar, existem alguns conhecimentos e truques de grande importância. Sobre o preparo de pratos e elixirs:
  • Link pode utilizar uma bomba, varinha/espada de fogo, atirar em um chuchu jelly de fogo ou simplesmente aproximar uma tocha para reacender uma panela de cozinhar;
  • Até cinco ingredientes podem ser inseridos em uma panela;
  • Refeições completas não podem ser preparadas em fogueiras e são compostas por ingredientes comestíveis;
  • Elixirs são preparados misturando partes de monstros com insetos. Quanto mais raro o monstro e a parte dele utilizada, maior a duração do elixir;
  • Ingredientes comestíveis não devem ser misturados com partes de monstros;
  • Combinar o mesmo ingrediente várias vezes intensifica seu efeito no prato/elixir, enquanto combinar ingredientes de efeitos diferentes faz com que os anteriores sejam cancelados;
  • Não intensifique demais um prato/elixir a ponto de se tornar um desperdício;
  • Cozinhar durante uma Blood Moon pode garantir um sucesso crítico;
  • Utilizar como ingrediente uma fada, parte de dragão ou fragmento de estrela serve de melhoria para o efeito do prato;
  • Como pedaços de monstros podem ser trocados pela moeda “Mons” através de Kilton, talvez você, jogador, queira focar mais em refeições do que elixirs, para não desperdiçar os pedaços de monstros;
  • Resistência ao calor e resistência a queimaduras/fogo não são a mesma coisa. O primeiro permite que o jogador explore regiões como o deserto de Gerudo sem levar dano, enquanto o segundo permite que o jogador se aproxime de superfícies extremamente quentes sem pegar fogo.

 Sobre a obtenção de ingredientes:
  • Alguns ingredientes só podem ser adquiridos durante certas condições ambientais;
  • Vários ingredientes estão disponíveis para compras em lojas gerais e vendedores ambulantes;
  • Peixes específicos podem ser atraídos por determinadas frutas;
  • Ingredientes geralmente refletem o efeito de onde foram encontrados (Por exemplo, ingredientes responsáveis por tornar Link imune ao calor podem ser encontrados em ambientes frios);
  • A função Hyrule Compendium da Sheikah Slate informa onde o jogador pode encontrar ingredientes dos quais já tirou uma foto;
  • Ingredientes como pedaços de carne podem ser facilmente obtidos através do uso de um amiibo;
  • As receitas expostas neste Dicas e Truques não são as únicas que cedem ao jogador tal efeito. Se você não conseguir encontrar o ingrediente citado ainda, tente encontrar um equivalente. Ingredientes como Big Hearty Radish tem uma versão menos eficiente, mas mais acessível como Hearty Radish. O mesmo vale para jogadores que consigam achar ingredientes mais eficientes do que os aqui utilizados.

Spicy Sautéed Peppers (Resistência ao frio)

Logo no início do jogo, Link é introduzido às barreiras que condições ambientais podem ser sem a vestimenta adequada. Porém, receitas que combinam ingredientes quentes como a Spicy Pepper tornam o jogador resistente ao frio por tempo limitado. Mas atenção: não é um simples prato apimentado que vai lhe tornar capaz de nadar em um lago congelante.

Você também pode combinar peixes e cogumelos neutros com pimentas para criar uma refeição com efeitos similares desta, mas com maior potência de cura.
Receita:
5x Spicy Pepper.

Onde encontrar o ingrediente:
Cabines/Pequenas Casas;
Plantas em regiões amenas ou nas próximas de áreas frias;
Deserto de Gerudo.

Efeito:
Restaura cinco corações;
Resistência ao frio por 10 minutos.

Hasty Steamed Fruit (Velocidade de Movimento)

O mapa de Breath of the Wild é gigante, e o jogador leva um tempo considerável para conseguir seu primeiro cavalo. Além disso, Link pode se meter em algumas encrencas com monstros poderosos demais no começo do jogo. Diversos ingredientes como a Swift Carrot são úteis para preparar refeições que aumentem a velocidade do jogador, possibilitando a fuga de situações perigosas ou simplesmente uma locomoção mais rápida.

Neste caso, combinamos Fleet-Lotus Seeds com Swift Carrots para que a refeição cure alguns corações além de fornecer o bônus de velocidade de movimento.
Receita: 
2x Fleet-Lotus Seeds;
3x Swift Carrot. 

Onde encontrar os ingredientes:
Fleet Lotus Seeds: Região de Lanayru dentro de poças d’água, em caixas de acampamentos Bokoblin e fora da Ne’ez Yohma Shrine, em Zora’s Domain.
Swift Carrot: Kakariko Village, High Spirits Produce (Loja Geral de Kakariko Village), lado leste da base da montanha Satori e na região de Necluda. 

Efeito:
Restaura cinco corações;
Aumento triplo na velocidade de movimento por cinco minutos.

Sneaky Elixir (Furtividade)

Se o jogador estiver na desvantagem e quiser auxílio na aproximação de oponentes ou rejeitar bater em retirada, ingredientes com nomes que sugerem a furtividade, o silêncio ou a escuridão como Silent Princess, Blue Nightshade e Sneaky River Snail são essenciais para o preparo de refeições que aumentam o potencial de furtividade de Link.

Para variar um pouco e aproveitar as partes de monstros adquiridas, o Sneaky Elixir é uma combinação simples, eficiente e acessível.
Receita:
1x Keese Eyeball;
1x Sunset Firefly.

Onde encontrar os ingredientes:
Keese Eyeball: Quando o jogador derrota um Keese (morcego) de qualquer variedade, existe uma probabilidade de que o seu olho caia.
Sunset Firefly: Durante a noite em áreas florestais como a região de Dueling Peaks.

Efeito:
Aumento duplo na furtividade por cinco minutos.

Energizing Glazing Seafood (Recuperação de Energia)

Vários minigames de Breath of the Wild exigem uma quantia consideravelmente alta de energia para serem completos, e algumas montanhas também desafiam a capacidade energética de Link em sua jornada. Para isso, existem refeições de recuperação de energia, uma ótima combinação com receitas de aumento de velocidade de movimento, como uma das citadas anteriormente.

Os dois ingredientes usados nesta receita, na maioria dos casos, são encontrados de forma fácil pelo jogador, e o prato também é ótimo para recuperar corações. Se você preferir, pode substituir o mel por mais dois Staminoka Bass para focar somente na recuperação de energia. 
Receita:
2x Courser Bee Honey;
3x Staminoka Bass. 

Onde encontrar os ingredientes:
Courser Bee Honey: Colmeias podem ser encontradas nos arredores do lago Rutile e de Uten Marsh.
Staminoka Bass: Campo de Hyrule e Necluda oeste. 

Efeito:
Restaura 15 corações;
Recupera três rodas de energia.

Enduring Fried Wild Greens (Extensão de Energia)

Existe uma outra forma de conseguir energia extra além da troca de Spirit Orbs (adquiridas em shrines) e do uso de pratos de recuperação de energia. Certos ingredientes, como a Endura Carrot, tem a propriedade de aumentar temporariamente o limite de energia de Link. Combinando cinco das cenouras, o jogador consegue uma potência de cura e extensão de energia mutuamente impressionante.
Curiosamente, a Endura Carrot também podem ser dada para cavalos, e tem efeito similar ao dos pratos que compõe, cedendo às montarias três impulsos extras que desaparecem após usados.
Receita:
5x Endura Carrot.

Onde encontrar o ingrediente:
Endura Carrot: Hyrule Ridge e Faron Grasslands.

Efeito:
Restaura 21 corações;
Temporariamente estende a energia máxima em duas rodas.

Chilly Steamed Fish (Resistência ao Calor)

Cedo ou tarde o jogador terá de desbravar o deserto de Gerudo, e isso não será possível sem o uso de uma vestimenta apropriada ou a ingestão de um elixir/refeição com propriedades de resistência ao calor. Três ingredientes formam a base de refeições de resistência ao calor: Hydromelon, Cool Safflina e Chillfin Trout. Nesta receita, combinamos os três, mas fica a critério do jogador quais ingredientes serão usados e em que quantidade.  
Receita:
3x Hydromelon;
1x Cool Safflina;
1x Chillfin Trout. 

Onde encontrar os ingredientes:
Hydromelon: Em acampamentos de Bokoblins e áreas verdes do deserto de Gerudo.
Cool Safflina: Montanhas de Hebra e planaltos de Gerudo.
Chillfin Trout: Montanhas de Hebra e fronteira de Tabantha.

Efeito:
Restaura cinco corações;
Aumento duplo na resistência ao calor por 12 minutos.

Electro Fruit and Mushroom Mix (Resistência a Eletricidade)

O caminho até Zora’s Domain é repleto de inimigos elétricos e tempestades que impossibilitam o jogador de utilizar armaduras e armas de metal. Para facilitar a viagem até o local (ou pelo menos não arrancar os cabelos), o jogador pode se tornar resistente a eletricidade por um período limitado através do uso de receitas como a Electro Fruit and Mushroom Mix.
Receita:
3x Voltfruit;
2x Zapshroom.

Onde encontrar os ingredientes:
Voltfruit: Nos cactus do deserto de Gerudo e acampamentos Bokoblin da região.
Zapshroom: Em torno da região de Gerudo.

Efeito:
Restaura cinco corações;
Aumento triplo na resistência a eletricidade por 12 minutos.

Hearty Fried Wild Greens (Corações Extra)

Não existem muitos desafios que um bom número de corações não consiga apaziguar. Assim como funciona com as rodas de energia, é possível estender temporariamente o número máximo de corações de Link através do uso de pratos específicos. Os ingredientes mais comuns para este tipo de refeição são Big Hearty Radish e Hearty Radish, relativamente raros, mas de alta serventia. Você pode adaptar o número de ingredientes usados na receita considerando o número de corações extras que precisará.
Receita:
5x Big Hearty Radish.

Onde encontrar o ingrediente:
Big Hearty Radish: Akkala Highlands e Lanayru Great Spring.

Efeito:
Restaura todos os corações;
Temporariamente estende o número de corações em 25.

Tough Fried Wild Greens (Bônus de Defesa)

Pessoalmente, não gosto muito de refeições e elixirs que garantem ao jogador um bônus de defesa pelo fato de que ataques pesados de inimigos, como Moblins, ainda lançarão Link para longe, mas, não deixa de ser uma opção. As Fortified Pumpkin são provavelmente a melhor pedida para quem pretende fazer uso de tal bônus de defesa, mas o cogumelo Ironshroom pode servir de substituto.
Receita:
5x Fortified Pumpkin.

Onde encontrar o ingrediente:
Fortified Pumpkin: Pode ser comprada por 20 rupees em Kakariko Village.

Efeito:
Restaura cinco corações;
Aumento triplo na defesa por quatro minutos.

Mighty Seafood Skewer (Bônus de Ataque)

O sistema de durabilidade de armas pega muita gente de saia justa, e é comum que jogadores fiquem lotados de armas fracas em seu inventário. Para que mesmo essas armas sejam úteis, receitas como Mighty Seafood Skewer fornecem um bônus de ataque, e podem auxiliar Link a derrotar guardiões mais cedo do que o comum. Se a combinação de ingredientes dessa receita for muito difícil de realizar, a simples combinação de Mighty Bananas dá conta do serviço.
Receita:
1x Mighty Bananas;
2x Mighty Thistle;
1x Mighty Porgy;
1x Razorclaw Crab.

Onde encontrar o ingredientes:
Mighty Bananas: Através da derrota de membros e na base do Yiga Clan, e em Faron Grasslands. 
Mighty Thistle: Necluda Oeste e Faron Grasslands.
Mighty Porgy: Mar Necluda e Mar Lanayru.
Razorclaw Crab: Necluda Leste e Mar Necluda.

Efeito:
Restaura cinco corações;
Aumento triplo no ataque por nove minutos.

Fireproof Elixir (Resistência ao Fogo)

Por fim mas não menos importante, para chegar em Goron City, o jogador tem de enfrentar temperaturas extremamente altas, capazes de tornar Link em uma fogueira ambulante. Para evitar um uso permanente de pomadas para assaduras, o jogador pode adquirir unidades de Fireproof Elixir no estábulo Foothill por 60 rupees cada, ou em caso de pobreza extrema, fazer os seus próprios.
Receita:
4x Fireproof Lizard;
1x Red Chuchu Jelly.

Onde encontrar o ingredientes:
Fireproof Lizard: Escondido em rochas localizadas em lugares quentes.
Red Chuchu Jelly: Através da derrota de Chuchus de fogo ou do incendiar de Chuchus normais.

Efeito:
Restaura três corações;
Resistência ao fogo por 11 minutos.

 Revisão: Vinícius Veloso

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google