Mega Man X: a esperança de um futuro para Reploids e humanos

Conheça a trajetória de X pela busca da paz.

Desde o seu lançamento em 1987, Mega Man ( ロックマン - Rockman no Japão) é uma série de jogos querida entre o público da Nintendo. O robozinho azul conquistou fases e corações rendendo à franquia diversos títulos com o passar dos anos. Em 1993, um "update" na saga trouxe um protagonista mais moderno e com muito para contar.


Quem é X?

X foi o primeiro e único Reploid (robô com habilidade cognitiva semelhante aos humanos) desenvolvido pelo gênio da robótica, Dr. Thomas Light. Com receio de sua criação não ser aceita pela sociedade de sua época e por medo de X não estar preparado, Light selou-o em uma cápsula acreditando que ele seria a salvação para as pessoas do futuro.


Após alguns anos, Dr. Cain encontra as ruínas do antigo laboratório de Light. Ao explorar o local, ele se depara com a cápsula onde o robô permanecia selado. O paleontólogo fica fascinado pela capacidade de X tomar as próprias decisões. Ao estudá-lo, Cain decide desenvolver novos modelos de Reploids, ignorando os avisos do falecido Dr. Light.

A rebelião de Sigma e as Guerras Maverick

No ano de 21XX, alguns robôs começaram a desenvolver defeitos cognitivos, tornando-os agressivos e rebeldes. Esses Reploids ficaram conhecidos como “Mavericks”. Como os humanos não podiam se defender de tais ameaças, um grupo de Reploids foi organizado para combater os Mavericks e restaurar qualquer dano causado por eles.

Liderados por Sigma (o Reploid mais forte e moderno criado por Cain), os Maverick Hunters constituem um grupo formado pelos robôs mais poderosos a serviço da humanidade. Suas divisões percorrem o céu, a terra e o mar com o intuito de trazerem a paz e a ordem para a vida no planeta.

Embora esteja entre os Reploids especiais do grupo, X mantém uma classificação baixa por conta de sua atitude diante dos inimigos. Seu sentimentalismo é sempre visto como fraqueza e o mesmo acaba hesitante em situações de risco. Embora Sigma desaprove sua atitude, Cain acredita que a capacidade de X de se importar com os outros seja o seu maior potencial e um dia será a fonte de seu maior poder.

Após uma série de eventos, Sigma começa a enxergar os humanos como um obstáculo capaz de impedir a evolução dos robôs. Tendo isso em mente, o líder dos Maverick Hunters inicia uma rebelião com o intuito de extinguir a espécie humana e promover uma sociedade composta apenas por Reploids.


Infelizmente, sua influência e poder fizeram com que diversos Hunters se juntassem à causa. Dentre eles, Chill Penguin, Sting Chameleon, Spark Mandrill, Armored Armadillo, Launch Octopus, Boomer Kuwanger, Storm Eagle, Flame Mammoth e Vile, o mercenário. Tamanho poder lhe permitiu o controle da situação aérea, aquática e terrestre, além de manter um estoque de energia e produção de armas.

Contudo, o bombardeiro azul, ao lado de Zero, mostrou-se uma opção viável para deter os planos de seu antigo comandante. Após a neutralização de seus companheiros de outrora, a dupla segue para a Fortaleza de Sigma, onde encontram Vile. Diante de um adversário tão formidável, Zero se sacrifica, criando uma oportunidade para a derrota do orgulhoso mercenário.

Completamente sozinho, X caminha para o encontro contra Sigma, disposto a vingar a morte de seu companheiro vermelho. A presença do Reploid azul desperta a curiosidade do líder da rebelião. Embora Sigma subestime X, ele fica impressionado com os feitos de seu antigo subordinado, iniciando uma batalha entre ambos. Após a derrota, Sigma é completamente destruído e sua Fortaleza afunda dentro do oceano.

O retorno de Sigma

Muito tempo se passou e os estragos causados pela rebelião foram contidos e corrigidos. Contudo, a ideologia de Sigma permaneceu viva, servindo de motivação para inúmeros Reploids continuarem se rebelando contra os humanos. Diante disso, um grupo de Mavericks observava X. Violen, Serges e Agile acreditavam que X era um incômodo e deveria ser destruído, enviando seus subordinados para neutralizá-lo.

Embora fossem adversários formidáveis, Wheel Gator, Bubble Crab, Flame Stag, Overdrive Ostrich, Magna Centipede, Morph Moth, Wire Sponge e Crystal Snail foram derrotados por Mega Man, tornando-o mais forte e exigindo uma intervenção dos X Hunters. Com o intuito de ameaçar o bombardeiro azul, Serges afirma possuir partes de Zero e está disposto a entregá-las se o Hunter for capaz de derrotar o grupo em combate. A estratégia acaba saindo pela culatra e X consegue reunir o corpo de seu falecido parceiro.


Após a contenção de todos os Mavericks, X descobre que Sigma permanecia vivo e orquestrou toda a destruição que ele havia presenciado. Com a promessa de Cain que reconstruiria Zero, o protagonista azul parte para a base onde Sigma se encontra. Contudo, seu antigo comandante estava preparado para uma revanche e havia criado uma cópia de Zero para destruir Mega man. Antes mesmo que sua criação desse um passo em direção ao protagonista, o verdadeiro Zero surge diante de X e destrói o impostor. Zero dispensa formalidades e pede para seu companheiro lidar com Sigma, enquanto ele se encarrega de destruir a base.


Uma feroz batalha se inicia e por fim, Sigma é mais uma vez derrotado. Pelo menos era o esperado. O vilão na verdade havia se convertido em um vírus Maverick e após a destruição de seu corpo, ameaça X alegando que não importa quantas vezes seja destruído, regressará novamente cada vez mais forte e motivado a acabar com a vida humana.

Paz inalcançável

Após todo o dano causado pelos Mavericks e a expansão do vírus de Sigma, era apenas questão de tempo até cada Reploid apresentar sinais de agressividade. Diante disso, um cientista chamado Dr. Doppler desenvolveu uma vacina para o problema. Através de seu Neuro Computador, Doppler neutralizou a ação do vírus em alguns Reploids, estes que por sua vez, construíram uma cidade próxima ao cientista como forma de gratidão.

A Doppletown era mantida pelas ações dos agora saudáveis Blizzard Buffalo, Tunnel Rhino, Volt Catfish e Neon Tiger. Embora a cidade apresentasse uma imagem pacifista, uma fábrica de armas foi construída em seus arredores, chamando a atenção dos Maverick Hunters.  Antes que X e Zero tomassem qualquer atitude, um surto do vírus de Sigma tomou conta do lugar, transformando todos os Reploids em Mavericks.


Logo em seguida, ficou claro que Doppler não passava de um agitador, causando o surto propositalmente e transformando Reploids inocentes em seu exército. Com este mesmo poderio, o cientista ordenou um ataque contra o quartel general dos Hunters.  Após combater os inimigos, X acaba sendo capturado por seu antigo companheiro Mac. O ex Hunter afirma que seu objetivo ali é levar o robô azul até Doppler para que ele seja infectado e junte-se a causa do cientista. Contudo, Zero aparece e destrói Mac com muita facilidade.

O exército do cientista louco adquire cada vez mais força. Além dos Reploids que mantinham a cidade, Toxic Seahorse, Crush Crawfish, Gravity Beetle, Bit, Byte e o reconstruído Vile se juntam ao grupo, sendo necessária uma ação imediata dos Maverick Hunters. Embora a cidade apresentasse uma defesa absoluta, os Mavericks foram abatidos um a um pelos Hunters, deixando Doppler recluso em seu laboratório, aguardando a chegada de X e Zero.


O laboratório se mostra uma fortaleza densamente armada, tornando difícil o caminho até Doppler. Após lidar com os obstáculos, X se depara com o cientista e uma feroz batalha se inicia. Ao ser derrotado, Doppler alega que foi controlado pelo vírus de Sigma e criou um corpo perfeito para o antigo líder da rebelião.

Adentrando ainda mais no laboratório, X encontra Sigma. O vilão acredita que dessa vez está apto a derrotar Mega Man com a ajuda do corpo criado por Doppler. Após a batalha, Sigma se manifesta através de sua forma viral ameaçando possuir X. Contudo, antes que o vírus realizasse seu objetivo, Dr. Doppler o prende dentro de seu corpo, alegando que o destruirá de uma vez por todas. O cientista inicia um processo de autodestruição, levando consigo todo o laboratório, enquanto X e Zero fogem.

A queda da Repliforce

Algum tempo se passou e as atividades Maverick estavam adquirindo cada vez mais expansão. Cientes disso, os Maverick Hunters passaram a receber auxílio de outra organização no combate aos inimigos. A Repliforce mostrou-se inicialmente uma aliada formidável, mas sua presença não foi eficaz na redução dos conflitos.


Após um imenso acidente envolvendo a cidade aérea Sky Lagoon, os Maverick Hunters suspeitaram que os membros da Repliforce estivessem por trás da tragédia. Por conta dessa acusação, seu líder, o Reploid General, decidiu iniciar um movimento pela independência dos Reploids, algo visto pela base dos Hunters como um golpe de estado.

Infelizmente, o conflito acabou se intensificando e muitos Reploids perderam suas vidas, dentre eles membros da Repliforce como Web Spider, Frost Walrus, Jet Stingray, Storm Owl e Slash Beast, assim como Mavericks (Magma Dragon, Split Mushroom e Cyber Peacock). Além disso, a batalha envolveu amigos dos protagonistas, como Colonel, Íris e Double.

A batalha por independência levou a Repliforce até o espaço, sendo seguidos por X. Após uma série de conflitos e uma batalha direta contra o General, Mega Man descobre que todo o conflito entre ambos os grupos havia sido manipulado por Sigma. Sim, o principal agitador contra os humanos permanecia vivo e agora, utilizava-se do poderio da Repliforce para alcançar seus objetivos. Contudo, após ser mais uma vez derrotado por Mega Man e uma intervenção do General, as ações do vilão são neutralizadas.

A expansão de um vírus destrutivo

Alguns meses após o fim da Repliforce, um surto do Sigma Virus fortalecido se espalha pela Terra. Os efeitos de tal disseminação são catastróficos, deixando o planeta imerso no completo caos, uma vez que o vírus está afetando tanto Reploids, quanto humanos. Além disso, uma colônia espacial chamada Eurásia, entrou em rota de colisão com o planeta, ameaçando toda a vida na terra.

Diante da situação, a base dos Hunters prepara-se para lidar com o problema. Além de X e Zero, alguns nomes de peso passaram a constituir o grupo dos Maverick Hunters. Eles são: a navegadora Alia, o mestre estrategista Signas, o mecânico Douglas e o Salva-vidas.  Com o impacto iminente se aproximando, a equipe decide construir um canhão capaz de destruir a colônia.


Infelizmente, muitas peças importantes para a construção do canhão Enigma, estão sob a posse de Reploids que foram afetados pelo vírus de Sigma. Após uma série de combates contra Grizzly Slash, Duff McWhalen, Squid Adler e Izzy Glow, as peças são adquiridas e o canhão é finalizado. Contudo, o poder do Enigma não é o suficiente para destruir a estação espacial, exigindo um plano B, no qual uma nave tripulada irá colidir diretamente com a Eurásia, destruindo-a por completo.


Com o intuito de fortalecer a nave espacial, X e Zero buscam armamento necessário no território de Dark Dizzy, The Skiver, Mattrex e Axle the Red. Ao neutralizá-los, a base Hunter conquista seu objetivo, fortalecendo a nave e preparando-se para o lançamento. Como o sistema de piloto automático está danificado, Zero se voluntaria para ser o piloto e levar o plano adiante.

Contra vontade de X, seu parceiro parte em direção à Eurásia destruindo-a. Em pouco tempo, Zero manda mensagem ao QG afirmando que está vivo, mas danificado. Enquanto Signas prepara uma equipe de auxílio, Alia detecta uma forte leitura no planeta. O resíduo de vírus que estava na estação havia se fundido com o Sigma Vírus, tornando-o semelhante aos dados de Zero. X vai de encontro ao local onde o vírus de manifesta, almejando por um fim na situação.


O lugar onde o vírus prospera é extremamente perigoso, exigindo o melhor das habilidades de X. Ao encontrar-se com Zero, o bombardeiro azul, preocupado com seu amigo, pede para que o mesmo retorne para a base, pois teme que seu parceiro esteja infectado. Zero afirma que está saudável e não seguirá o conselho de X. Sem opção, uma batalha inicia-se entre ambos, deixando-os esgotados.


Diante da situação, a pedra angular de toda aquela destruição se manifesta mais uma vez. Sigma deseja se aproveitar da vulnerabilidade de X para destruí-lo. Contudo, Zero o impede, afirmando que o derrotará. O líder da rebelião afirma não temer Zero, mas irá se retirar e esperar por um momento mais oportuno.

Ao adentrar ainda mais nos domínios de Sigma, X e Zero se deparam com o vilão. Sigma afirma ter conhecido um estranho cientista que sabia muito sobre Zero. Aparentemente, o estranho homem havia aperfeiçoado o corpo de Sigma, tornando-o mais forte e preparado.  Uma feroz batalha se inicia, levando Sigma a mais uma derrota. Contudo, a explosão gerada por Sigma acaba deixando Zero em um estado crítico. Numa última tentativa de matar X, Zero o impede, destruindo Sigma, antes de falecer.

Um futuro distópico

Muitos anos se passaram e X permaneceu batalhando. Carregando os desejos de seu antigo companheiro, Mega Man conseguiu pôr um fim no vírus de Sigma através da Elfa Mãe, um programa desenvolvido a partir do corpo de Zero. Seus efeitos trouxeram o fim das Guerras Mavericks e uma era de paz.


Neste período, o protagonista azul conseguiu desenvolver uma cidade chamada Neo Arcadia, onde humanos e Reploids coexistiam com passividade. Infelizmente, um cientista da época chamado Dr. Weil se apossou da Elfa Mãe e deu início ao que ficou conhecido como Guerra dos Elfos. Este conflito foi tão violento que causou a morte de 90% de todos os Reploids e 60% de todos os humanos.

Após a derrota de Weil, X selou a Elfa Mãe dentro de seu corpo, permanecendo inativo deste então. Infelizmente, sua ausência permitiu novos conflitos entre Reploids e humanos. Após alguns incidentes, seu corpo acabou sendo destruído por Elpizo, o líder da atual resistência, deixando o mundo sob os cuidados de Zero.

Revisão: João Paulo Benevides

Pode ser encontrado viajando pela região de Kanto com seu Bulbasaur ou lendo livros em dias chuvosos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google