Dicas e Truques

Fortnite (Switch): 10 dicas para se dar bem no campo de batalha

Siga as nossas dicas e aprenda como sobreviver no maior Battle Royale do mundo dos games.



Battle Royale é um modo de jogo que anda chamando muita atenção do público gamer atualmente. Jogos como: H1Z1 e Player Unknown's Battlegrounds deram o pontapé inicial para que esse estilo virasse um fenômeno na indústria dos jogos. O modo foi inspirado no livro Battle Royale (em tradução livre: Batalha Real) de 1999; trabalho do escritor japonês Koushun Takami. A obra ganhou sua adaptação live action – reimaginação de uma mídia com atores reais – no ano de 2000, que mais tarde também foi adaptado para o mangá.


Player Unknown's Battlegrounds bateu recordes de venda e jogadores simultâneos em 2017, quando foi lançado; o que puxou para si olhares de empresas que futuramente acabariam adaptando esse modo em seus jogos. No mesmo ano, Fortnite adotou o Battle Royale, que com o tempo acabou destronando o seu concorrente pela sua originalidade e criatividade.

O modo trata-se de um estilo de jogo onde 100 jogadores são lançados de paraquedas em um mapa enorme, e obrigados a se enfrentar até a morte, enquanto o mapa se fecha em um ponto específico. Fortnite tem o mesmo princípio, mas leva consigo uma mecânica diferente, a possibilidade de coletar recursos e fazer construções – que pode ser uma técnica decisiva durante a partida.

Visto o fenômeno que se tornou e sua recém chegada ao Nintendo Switch, decidimos preparar 10 dicas, ou melhor, fundamentos para você se dar bem em Fortnite. Então prepare-se para treinar e mãos à obra.

1° Fundamento: Procurar pelo High Ground


Para os não familiarizados com jogos de tiro, uma dica muito importante é sempre ficar em cima do seu oponente, no bom sentido é claro. Vamos a um exemplo: quando você estiver em um confronto contra um inimigo, busque sempre um lugar alto para obter a vantagem de visão sobre o seu rival.

Por se tratar de um jogo em terceira pessoa, quem estiver no High Ground – acima do oponente – terá a vantagem de observar as ações do outro jogador sem precisar se expor, tendo assim o benefício de pensar em uma tática para voltar a luta rapidamente e eliminá-lo de surpresa. Lembre-se de usar as construções para se obter a vantagem.

2° Fundamento: Buscar o seu estilo de jogo


Lembre-se que todos somos diferentes, então não tente copiar aquele jogador que sabe manusear muito bem armas de longa distância se esse não for o seu estilo de jogo. Existem aqueles que preferem títulos fast-paced – jogos frenéticos que exigem alto nível de reflexos –, neste caso o jogador é acostumado a avançar com armas de curta distância, usando as construções a seu favor.

Há também os famosos campers – jogadores que preferem ficar escondidos a maior parte do tempo –, que vão sempre procurar lugares isolados, de preferência em High Grounds, para matar seus adversários com suas snipers.

Portanto, procure testar todos os estilos que Fortnite te oferece, desde avançar que nem um maluco em cima dos oponentes ou se esconder e caçar suas presas sem que ninguém o perceba, garantindo assim o maior número de vitórias e muita diversão, que é o mais importante.

3° Fundamento: Conhecer todas as armas e itens


Outro ponto importante para se dar bem: conhecer todas as armas e itens de Fortnite. Os danos que os rifles causam em determinadas distâncias, tempo de carregamento das armas, tempo de uso de bandagens e escudos, entre outras mecânicas. Um exemplo: em um confronto contra um jogador de shotgun, saber o tempo de recarga e respostas dos tiros é essencial para que você possa pesar em uma estratégia e atingir o oponente durante esses períodos de vulnerabilidade.

Aprenda também sobre os itens, desde os escudos até as granadas. Escudos são essenciais em trocas de tiro com oponentes, então os use sempre que puder. Granadas de impulso, além de afastar os inimigos, podem ser usadas para avançar em um jogador ou fugir do mesmo, ou até para pular fora da zona de perigo do mapa.

Para os amantes da Twitch e YouTube, existe um jogador profissional chamado Tfue, que comenta sobre as funcionalidades das armas e itens enquanto faz suas streams. Não ache que é errado assistir alguém jogando para aprender mais, isso é extremamente necessário se almeja ser o melhor.

4° Fundamento: Construção e setup


Como citado, as construções são de extrema importância para sobreviver a esse mundo caótico do jogo, para isso, defina um setup – botões que serão colocados os atalhos – que seja mais confortável e de fácil manuseio. Com isso feito, aprenda a construir com velocidade. O jogador que se deslocar para cima do oponente mais rapidamente, terá a maior probabilidade de vitória. Para isso, treine bastante essa mecânica com um setup adequado para você.

Outro utensílio presente no jogo são as construções especiais, como: armadilhas e trampolins, que bem usadas podem atrapalhar os inimigos ou te ajudar a fugir de situações indesejadas.

Assista também o streamer Nick Eh 30, que assim como o profissional Tfue, ajuda seus telespectadores a terem uma noção melhor sobre como usar as construções de Fortnite de forma eficaz.

5° Fundamento: Treinar a mira


Pode parecer uma dica superficial, mas por se tratar de um jogo de tiro, treinar a sua mira é o fundamento mais importante para se obter sucesso em Fortnite. Se você está com dificuldade para acertar aquele alvo que está na sua frente, lembre-se que o sistema de tiro do jogo é considerado rng – não há padrão no percurso da balas, elas agem de maneira randômica –, por isso mire sempre o mais próximo de seu inimigo, de preferência agachado, pois assim o recuo da arma ao disparar é menor.

Há também o fator de distância. Ao alvejar um adversário que está longe da posição de sua posição, as balas vão cair durante o percurso, por isso mire um pouco acima de seu alvo. Tenha em mente que essa queda de balas é relativo de arma para arma.

Esse fundamento aprende-se com treino e paciência, por isso teste suas habilidades em modos como: 50x50 – onde há uma grande quantidade de armas espalhadas pelo mapa e um local fixo para os jogadores se enfrentarem.

6° Fundamento: Editar as construções


Depois de aprender a construir com velocidade, está na hora de saber como editar suas construções. Existe um comando que possibilita que o jogador remodele as paredes, tetos e chãos. Essa funcionalidade só pode ser usada para construções que o próprio jogador colocar.

Há situações onde você pode acabar preso dentro de sua própria obra, nesse caso é mais eficiente editar a construção do que quebrá-la – abrindo uma porta na parede ou liberando um espaço no chão. Em razão disso, use o Playground para treinar a edição – modo do jogo onde há um limite maior de tempo para o mapa se fechar.

7° Fundamento: Reforçar as obras


Todo o cenário de Fortnite é destrutível, por isso reforçar sua obra com materiais mais resistentes ou mais camadas é fundamental para dificultar a demolição dela. Existe uma técnica muito usada pelos profissionais que é: ao construir uma rampa em direção ao céu, faça sempre uma parede na frente para defendê-la dos tiros.

Existem várias maneiras de fortificar a sua obra, mas aí vai da criatividade do jogador. Se estiver buscando inspirações, assista o streamer Ninja, pois ele passa a maior parte de seu tempo testando novas maneiras de fortalecer as suas construções.

8° Fundamento: Estudar as atualizações do mapa


Existem dois fatores que fazem Fortnite se destacar em relação aos seus concorrentes: as atualizações do mapa e a narrativa que acontece através de eventos ao vivo. Um exemplo é o lançamento do míssil que ficava próximo a Margens Esnobes; esse episódio aconteceu no dia 30/06, às 14:00 (Horário de Brasília), e reuniu milhares de jogadores.

Esses acontecimentos, como o lançamento do foguete e a queda do meteoro na season 4 – que destruiu um dos locais do mapa –, criam a necessidade dos jogadores de se adaptarem às mudanças do jogo. Tendo em vista essa mecânica peculiar, é preciso ficar atento às atualizações.

O conhecimento de terreno em jogos de tiro é essencial para aqueles que querem antecipar a chegada do oponente em determinados locais ou conhecer esconderijos. Uma dica é assistir o já citado Ninja, que costuma explicar sobre as atualizações do mapa e dar orientações de como se adaptar a elas.

9° Fundamento: Preste atenção em sua volta


Este é outro fundamento que pode parecer superficial mas é extremamente importante. Lembre-se de que você está jogando um Battle Royale, ou seja, são 100 jogadores lutando entre si. Por isso, tenha em mente que enquanto você estiver confrontando um inimigo, outros dois, ou até mais, podem aparecer em sua volta, e se você não estiver familiarizado em lidar com essas situações, e com um bom fone de ouvidos, a derrota é certa.

Conhecer o mapa e as suas atualizações ajudam muito nesse quesito, pois o jogador terá uma noção maior de onde os inimigos podem vir.

10° Fundamento: Se divirta


Por mais que você morra para os viciados de plantão, não fique irritado, lembre-se que com o tempo as suas habilidades vão melhorar e até lá o importante é aprender com os erros e se divertir, pois é apenas um jogo.

Reunir os amigos para jogar é sem dúvidas a coisa mais divertida de se fazer em jogos online, por isso reúna a galera e foque no entretenimento que o jogo lhe oferece. Uma dica legal para quem tiver tempo e dinheiro é assinar o Battle Pass, que custa aproximadamente R$ 40,00, e oferece missões semanais que dão experiência para subir de level, roupas e danças para os personagens.

Com esses 10 fundamentos podemos garantir que você, jogador, vai se dar bem e se divertir bastante em Fortnite. Por esse motivo, ligue o Switch e bom jogo!
Achou que faltou alguma dica? Escreva nos comentários e nos conte como é sua experiência no Fortnite de Switch!
Revisão: Pedro Franco

Passou por vários cursos até aceitar seu destino em Publicidade e Jornalismo. Hoje escreve para a Nintendo Blast durante a manhã e combate Goombas com o seu amigo Luigi durante a noite. Quando não está em suas aventuras midiáticas ou acadêmicas, está presente no Facebook e Instagram (@mirandacom2a)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google