Dicas e Truques

Hollow Knight (Switch): dicas para sobreviver aos perigos de Hallownest

Aprenda truques na navegação do mundo, combate e customização do herói e tenha uma jornada um pouco mais prazerosa.


Hollow Knight é um metroidvania que chama a atenção com seu belíssimo visual desenhado à mão que lembra um desenho animado macabro. Mas por trás dessa ambientação, há um jogo difícil e repleto de pequenos detalhes — explorar o mundo de Hallownest pode ser bem tenso e complicado. Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar a jornada de Hollow Knight mais agradável. Confira:

Encontre e atualize os mapas

Hollow Knight, ao contrário de outros jogos do gênero, utiliza um sistema diferente na construção de mapas. Para obter o esquema de alguma região, precisamos comprá-lo do cartógrafo Cornifer — o detalhe é que o personagem precisa ser encontrado em algum lugar da área. Por sorte, ele deixa pistas: páginas espalhadas pelo chão indicam que ele está próximo, e é possível ouvir ele cantando. Sendo assim, fique atento a esses detalhes. Depois que o chefe da área é derrotado, Cornifer vai embora do local e o mapa pode ser comprado na loja.

Para atualizar o mapa, compre o item “Mapa e Pena” na loja de Cornifer em Dirtmouth e descanse em algum dos vários bancos espalhados pelo jogo. Para mostrar o marcador do herói no mapa, equipe o artefato “Bússola Caprichosa”. Por fim, é possível abrir o mapa das proximidades ao segurar o botão L, sendo que dois toques rápidos no botão abrem o mapa completo.


Utilize os marcadores no mapa e faça anotações

O mundo de Hallownest é extenso e é muito fácil esquecer onde ficam tesouros e pontos inicialmente inalcançáveis. Para ajudar na tarefa, é possível colocar marcadores no mapa. O primeiro passo é comprá-los na loja de Cornifer em Dirtmouth, depois basta abrir o mapa completo e colocá-los nos pontos desejados. Existem vários tipos de marcadores, o ideal é usar categorias diferentes para elementos específicos: o dourado pode indicar tesouros, já o vermelho algum obstáculo, e assim por diante.

Mas, mesmo assim, somente os marcadores podem não ser suficientes. Sendo assim, uma alternativa é fazer anotações em algum elemento externo ao jogo. Outra opção é utilizar o recurso do Switch que permite tirar fotos. Dá um pouquinho de trabalho, contudo vai ajudar bastante na jornada.


Explore quando estiver perdido

Hollow Knight tem progressão aberta e é comum não saber exatamente qual é o próximo passo. Quando estiver perdido, abra o mapa e procure passagens ainda não visitadas completamente, é bem capaz que a aventura continue em algum desses pontos. As anotações, marcações e fotos tiradas anteriormente podem ajudar nesses momentos. Também fique atento aos cenários: algumas passagens e entradas podem ser difíceis de ver em um primeiro momento, vasculhe minuciosamente cada canto.

Reinicie o jogo para sair de situações difíceis ou para viajar rapidamente

Hollow Knight salva automaticamente o progresso da aventura. Já os bancos espalhados pelo mundo funcionam como ponto de renascimento e também como ponto de início ao carregar um arquivo. Sendo assim, é possível utilizar esses dois detalhes para facilitar algumas coisas sem penalidade. Caso você esteja em alguma situação complicada e com pouca vida, basta sair para o menu principal e recarregar o arquivo — você recomeçará no último banco visitado com todo o progresso intacto. Esse truque também é bem útil para navegar mais rapidamente pelo mundo: em vez de andar de volta para algum banco, basta recarregar o arquivo. Por fim, essa dica também funciona para evitar que Amuletos quebráveis, como Força Frágil/Fragile Strength, sejam destruídos.


Mude os artefatos de acordo com a situação

Os Artefatos (Charms) são itens que concedem vantagens ao herói. Os efeitos são variados: aumentar a velocidade de movimentação, diminuir o custo de Alma para realizar feitiços, atacar inimigos ao ser atingido e mais. A configuração de Artefatos só pode ser alterada quando o protagonista está sentado em algum banco.

O herói conta com encaixes para colocar os Artefatos, e cada um desses itens tem um custo para poder ser equipado. No começo da aventura há somente três encaixes e é possível aumentá-los ao realizar tarefas pelo mundo. Caso deseje, é possível equipar um Artefato mesmo sem ter encaixes suficientes por meio da Sobrecarga (Overcharm). Para isso, tente ativar um Artefato repetidas vezes até que ele seja forçadamente equipado. É uma boa maneira de receber os efeitos de um Artefato poderoso, porém há um grande revés: você recebe o dobro de dano enquanto estiver no estado de Sobrecarga.


Sempre altere a configuração de Artefatos de acordo com a situação. Algumas recomendações:
  • Exploração: Bússola Caprichosa/Wayward Compass (indica localização no mapa), Ganância Frágil/Fragile Greed (os inimigos derrubam mais dinheiro), Apanhador de Almas/Soul Catcher (recebe mais Alma ao acertar os inimigos), Enxame de Colecionadores/Gathering Swarm (o dinheiro é coletado automaticamente), Pedra do Xamã/Shaman Stone (aumenta a potência dos feitiços);
  • Combate: Espinhos da Agonia/Thorns of Agony (acerta inimigos ao ser atingido), Longnail (aumenta o alcance do ferrão), Carapaça Robusta/Stalwart Shell (aumenta o tempo de invencibilidade após ser atingido), Carapaça de Baldur/Baldur Shell (cria uma barreira que protege o herói enquanto ele executa o Foco), Foco Rápido/Quick Focus (aumenta a velocidade de execução do Foco).

Fique atento aos sons e barulhos

O mundo de Hallownest é repleto de perigos brutais e qualquer deslize pode ser fatal. Uma dica para sobreviver é ficar atento aos sons: resmungos de inimigos ficam cada vez mais altos quando eles se aproximam e alguns personagens pacíficos também fazem barulhos, como os Grubs aprisionados. O cenário também dá dicas sonoras, como partes quebráveis do chão que rangem quando passamos por elas. Por fim, muitos ataques dos chefes são precedidos de algum grito ou murmúrio.

Compre a lanterna assim que possível

Na loja de Dirtmouth é possível comprar uma lanterna. Ela é bem cara, mas vale a pena: existem várias partes bem escuras no mundo, algumas delas praticamente sem luz alguma. A probabilidade de você acabar em um desses lugares cedo é bem alta, logo é melhor ir prevenido.


Obtenha desconto na loja de Leg Eater

Um vendedor chamado Leg Eater vende alguns Amuletos poderosos do tipo “frágil” que se quebram quando o protagonista morre. Caso você esteja com o Amuleto Marca do Defensor/Defender's Crest ao interagir com ele, todos os itens da loja estarão com 25% de desconto, inclusive o serviço de reparo.

Chame sua sombra de volta

Ao morrer em Hollow Knight, uma sombra maligna do herói é criada no local da morte. Para recuperar todo o dinheiro perdido, é necessário ir até o lugar e derrotar a criatura. Acontece que muitas vezes morremos em locais complicados, o que torna difícil recuperar o dinheiro. Uma alternativa a esse problema está em uma casa no extremo direito de Dirtmouth. Após destrancá-la com uma Chave Simples (Simple Key, pode ser comprada na loja da cidade), é possível usar um Ovo Rançoso (Rancid Egg) para chamar a sombra de volta. Esses ovos podem ser encontrados por todo o mundo, porém a quantidade é limitada — utilize-os somente em situações de necessidade.

Domine as batalhas

O combate de Hollow Knight parece bem simples por causa da pequena quantidade de movimentos disponíveis. No entanto os confrontos são bem difíceis e intensos, pois os inimigos usam ataques ágeis e a janela de invencibilidade do herói após ser atingido é bem pequena.


Confira algumas dicas para se dar bem nas batalhas:
  • A principal maneira de ataque do protagonista são golpes com o Ferrão (Nail), uma pequena lâmina que lembra uma espada. Não é possível atacar rapidamente em sequência com a arma, sendo assim, dose os golpes e atinja os inimigos nos momentos certos. Tentar atacar descuidadamente normalmente significa receber dano;
  • Observe com cuidado os padrões de ataques dos inimigos e identifique aberturas para conseguir golpear no momento correto. Cada oponente exige estratégias diferentes, atacar de qualquer jeito pode significar morte, principalmente quando enfrentando grupos;
  • Domine o ataque para baixo no meio do pulo. Quando ele acerta, o herói é lançado para cima, o que permite atacar novamente. Além disso, muitos inimigos são vulneráveis a ataques vindos de cima. O porém vem do fato de que esse é um ataque difícil de acertar o tempo, treine o máximo que conseguir;
  • Abuse dos feitiços que consomem Alma. Dois, em especial, são muito úteis: Espírito Vingativo (Vengeful Spirit) lança um projétil poderoso e é ideal para acertar inimigos distantes, já Mergulho Desolado (Desolate Drive) deixa o herói invencível por alguns poucos momentos. As versões melhoradas desses feitiços podem ser devastadoras.

Derrotando os chefes

Os confrontos contra os mestres de Hollow Knight são bem complicados. Os grandes monstros são poderosos, usam ataques complexos, se movem rapidamente e normalmente contam com várias fases. Por conta disso, algumas dessas batalhas podem ser bem frustrantes e difíceis. Confira algumas estratégias para acabar com os chefes:
  • Observe muito atentamente os padrões de ataques dos chefes e abuse da investida para escapar de golpes;
  • Respire fundo e tente várias vezes. Ataque com cuidado e tente dominar ao máximo as habilidades do protagonista;
  • Altere o seu conjunto de Amuletos de acordo com o chefe. Alguns mestres atacam muito rápido e não há tempo para recuperar a vida, nesses casos utilize Amuletos focados no ataque, como Pedra do Xamã/Shaman Stone (aumenta poder dos feitiços), Força Frágil/Fragile Strength (aumenta o poder de ataque) e Ferrão Longo/Longnail (aumenta o alcance do Ferrão). Uma configuração defensiva interessante é Carapaça Robusta/Stalwart Shell (aumenta o tempo de invencibilidade após ser atingido), Carapaça de Baldur/Baldur Shell (cria uma barreira que protege o herói enquanto ele executa o Foco) e Foco Rápido/Quick Focus (aumenta a velocidade de execução do Foco);
  • Experimente diferentes tipos de estratégia: em alguns chefes o ideal é ser mais agressivo, já em outros é mais fácil observar e atacar nos momentos certos;
  • Tentou varias vezes e não consegue derrotar o chefe? Explore outras partes do mundo em busca de melhorias e enfrente o mestre depois. É possível aumentar a vida do herói, fortalecer o Ferrão, melhorar os feitiços e encontrar outros Amuletos. Com equipamento melhorado, algumas batalhas ficam bem mais fáceis.

Use o Ferrão dos Sonhos

O Ferrão dos Sonhos (Dream Nail) é uma espécie de arma com vários usos distintos. Ele é praticamente inútil no combate, mas serve para várias outras coisas interessantes: ler o pensamento de NPCs e inimigos, enfrentar chefes opcionais, acessar áreas específicas e mais. Além disso, é de posse dele que é possível acumular Essência (Essence), que dá como recompensa vários itens importantes.

O uso mais interessante do Ferrão dos Sonhos é a possibilidade de criar um ponto de teletransporte chamado Portão do Sonho (Dreamgate). Ele pode ser colocado praticamente em qualquer lugar do mapa, facilitando bastante a navegação. Para consegui-lo, é necessário coletar 900 Essências. As maneiras mais fáceis de conseguir essa quantidade de Essências são ativando as Raízes Sussurrantes (Wispering Roots) e enfrentando chefes dos sonhos opcionais (para enfrentá-los, acerte seus corpos com o Ferrão dos Sonhos).

Procure a Trupe Grimm

Hollow Knight conta com uma linha de história opcional focada na Trupe Grimm, uma sombria e estranha companhia de insetos circenses. Esse conteúdo está levemente escondido na aventura e conta com vários passos, contudo as recompensas valem o esforço: Amuletos poderosos, itens valiosos, personagens exóticos e batalhas intensas. Quer iniciar a linha de história por conta própria? A dica é procurar em uma área perto do início do jogo. Aqueles que desejam uma explicação um pouco mais detalhada podem conferir a localização e os passos nessa imagem.


~
Explorar o mundo de Hollow Knight será uma tarefa um pouco mais fácil com essas dicas, ainda mais por causa da dificuldade acentuada e da facilidade em se perder nos vastos mapas. Sabe de algo que não mencionamos? Tem alguma dúvida? Não deixe de dizer nos comentários.
Revisão: Luigi Santana


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google