Rare cancelou Super Battletoads para o Game Boy, revela ex-produtor

E acredite: o jogo estava 100% finalizado...


A história da Nintendo entre a década de 1990 e início dos anos 2000 não pode ser contada sem citar a Rare. A talentosa subsidiária britânica da Big N desenvolveu inúmeros jogos que marcaram gerações. Entretanto, nem todos os projetos do estúdio viram a luz do dia nas plataformas da Nintendo.


Em entrevista ao site RareFanDaBase, Paul Machacek, ex-produtor e engenheiro da Rare, revelou que houve um projeto da companhia que jamais foi lançado: Super Battletoads para o Game Boy. A versão para o portátil seria um spin-off baseado em Battletoads Arcade, lançado para fliperamas no Japão em 1994 e conhecido como Super Battletoads. Segundo Machacek, Super Battletoads do Game Boy é o jogo que ele mais gostaria que tivesse se tornado realidade, já que estava 100% concluído quando foi descartado.
"Provavelmente o mais incômodo é o Super Battletoads no Game Boy. Ouviu falar disso? Não, quase ninguém ouviu. Foi o quarto [título] que escrevi na série, era um spin-off do jogo de arcade homônimo, e foi 100% finalizado e aprovado pela equipe de testes. Então ele foi cancelado logo depois que fui para o desenvolvimento de Donkey Kong Land porque o jogo de arcade teve um desempenho inferior no mercado e a Tradewest tinha "desligado" toda a franquia.

Em 2015, durante o desenvolvimento do Rare Replay, com membros de longa data da Rare dizendo para mim "não seja bobo, esse jogo nunca existiu", nós o encontramos em um disco antigo. Uma cópia finalizada do jogo. Um dos engenheiros tinha um emulador do Game Boy e nós arrastamos o arquivo para ele e esperamos ansiosamente. Ele funcionou! Eu não podia acreditar, ninguém tinha visto esse jogo por quase 22 anos, e eu era a única pessoa que lembrava de sua existência.

Então nós precisávamos ver exatamente o que havia e, por ser um jogo de Battletoads que ninguém tinha jogado em mais de 20 anos, não seria fácil. No entanto, eu ainda tinha o código fonte (que não tinha mais como compilar, mas poderia explorá-lo de qualquer modo). Eu trabalhei em um truque de vidas infinitas, apliquei-o no arquivo binário apenas "cutucando-o" e consegui que um dos nossos times jogasse tudo de uma vez e gravasse o vídeo. Demorou um pouco mais de meia hora (com vidas infinitas), mas estava tudo lá. Um jogo 100% concluído. Aparentemente, nenhum bug foi visto."
Vale lembrar que a Rare lançou outros títulos da série para o Game Boy como BattletoadsBattletoads in Ragnarok's World e Battletoads & Double Dragon.


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google