Super Smash Bros. Melee certamente é o principal título da série de luta da Nintendo. Não é à toa que o jogo, lançado originalmente para o GameCube em 2001, continua presente no cenário competitivo, marcando presença em torneios como o EVO (Evolution Championship Series) desde 2013.
Por exigir mais técnica e movimentos complexos, Melee é muito adorado por jogadores mais habilidosos e profissionais. Em entrevista ao
Washington Post, Masahiro Sakurai, designer da série Smash Bros., reconheceu que muitos fãs adoram Melee, mas, para ele, por ser um jogo técnico demais, acabou afastando muitos jogadores. "
Eu acho que muitos dos jogadores de Melee amam Melee. Mas, ao mesmo tempo, acho que muitos jogadores, por outro lado, desistiram de Melee porque é muito técnico, porque não conseguem acompanhá-lo. E sei que muitos jogadores sofreram de tendinite e se confundiam com o controle... isso é realmente muito difícil para o jogador. E sinto que um jogo deveria focar no que é o público-alvo", disse Sakurai.
Com Super Smash Bros. Ultimate a caminho do Nintendo Switch, Sakurai almeja unir o público causal com os jogadores competitivos. Segundo ele, não se concentrar apenas nos jogadores competitivos não distorce o jogo para o lado técnico. "
Quando você fala sobre o público, eu realmente não penso muito sobre o público em si. Eu sinto como um jogo, no fim do dia é sobre jogar um jogo. Mas se nós focarmos demais nos jogadores de alto nível — ou no público — então o jogo distorce um pouco mais para o lado técnico", explicou.
Durante a E3 deste ano, a Nintendo realizou o torneio
Super Smash Bros. Invitational 2018. Entretanto, a gigante japonesa não explora a série no cenário de eSports. Para Sakurai, esse modelo competitivo com premiações não combina com a filosofia da Big N. "
Acho que a filosofia por trás deles não está alinhada com a filosofia da Nintendo, pois alguns desses jogadores estão jogando pelo dinheiro da premiação. Chega a um ponto em que eles jogam o jogo pelo dinheiro e sinto que esse tipo de direção não coincide com a visão da Nintendo sobre como os jogos deveriam ser", expressou sua opinião.
O designer explicou ainda que a série Super Smash Bros. adota uma jogabilidade mais ampla em relação a outros jogos de luta como Street Fighter, no qual Sakurai é fã. "
Não quero dizer que Street Fighter esteja falhando [por adotar mais o jogo competitivo] de qualquer maneira, mas, particularmente, acho que qualquer jogo com comandos de sequência de golpes é difícil. O lado criador está tentando aumentar a quantidade as pessoas que fazem isso. Ele não bate um jogo onde você pressiona um botão para criar um movimento especial. Eu acho que é realmente mais fácil para muitas pessoas", completou Sakurai.
Super Smash Bros. Ultimate será lançado em 7 de dezembro de 2018 para Nintendo Switch.