Sonic Unleashed (Wii) e as referências em suas fases

Conheça os elementos culturais e os locais do mundo real que serviram de inspiração para a SEGA produzir um jogo controverso, mas com excelentes cenários.


Sonic Unleashed foi uma produção da SEGA que não agradou boa parte dos fãs do ouriço. O jogo dividiu o gameplay em dois estilos diferentes: enquanto as fases diurnas tinham Sonic em sua forma original e em alta velocidade, durante a noite o personagem se transformava em um monstro, com velocidade bem reduzida, com fases focadas em combate corpo a corpo e exploração.


Apesar dos tropeços, o jogo teve um mérito bem interessante: a história se desenvolvia em várias regiões diferentes que contavam com fases baseadas em lugares do mundo real. Diversos elementos culturais e arquitetônicos, vindos dos mais diferentes pontos do planeta, foram inseridos no universo do jogo, enriquecendo visualmente os cenários com um bom número de referências.


Neste post, falaremos sobre as fases presentes na versão para o Nintendo Wii. Duas regiões ficaram de fora dessa lista: Empire City e a sua fase Skyscraper Scamper (que só existe na versão para Xbox 360 e PS3) e Eggmanland (que não é baseada em nenhum lugar do mundo real).

Apotos

Segundo a descrição do próprio jogo, "com um lindo cenário oceânico ao fundo, esta cidade portuária marca o começo da aventura de Sonic". Apotos é um vilarejo que traz o primeiro estágio jogável por Sonic, Windmill Isle, e teve como inspiração para sua concepção locais da Grécia — mais especificamente, a região de Mykonos.

Mykonos é a mais famosa ilha da Grécia, visitada por turistas do mundo inteiro. Ela faz parte do arquipélago das Cyclades, um grupo de ilhas que fica ao norte do mar Egeu e cercadas por várias praias com águas cristalinas. O local também muito é conhecido por suas casinhas brancas e de portas azuis, que junto com ruas sinuosas e passagens estreitas fazem do lugar um ambiente muito elegante e agradável.


Esse cenário foi fielmente reproduzido em Sonic Unleashed, quando o personagem corre por paisagens com as famosas casas brancas e o mar ao fundo durante o dia. À noite, a luz do luar e dos postes conferem uma iluminação mais tímida à cidade.

Mazuri

Essa região faz parte do mesmo continente que Apotos, trazendo vários aspectos de lugares da África. Infelizmente, a versão do jogo para Wii conta somente com uma boss battle, que acontece sobre o tronco de uma árvore gigante, e não tem fases comuns.

A versão para PS3/ Xbox 360 do jogo introduz o nível Savannah Citadel, o qual abordaremos a nível de curiosidade. O ambiente que predomina no cenário é uma extensa savana, com animais que vivem na região complementando o cenário do fundo. Boa parte das fases diurnas se passam em cima de grandes baobás — árvores que são encontradas na região de Madagascar, com caminhos de madeira construídos sobre eles.

Algumas construções, feitas de areia, lembram as casas de verdade que existem em Mali e Timbuktu, enquanto outras lembram mesquitas — inclusive, há uma grande inspiração na Grande Mesquita de Djenné, um grande edifício de argila e palha, construído inicialmente no século XIII no centro da comunidade de Djenné e hoje é um dos grandes marcos africanos.

Holoska

Essa região é baseada nos gélidos círculos polares, portanto, espere encontrar bastante caminhos cobertos de neve, com icebergs por todos os lados. O estágio dessa região é o Cool Edge, inspirado no continente mais frio do mundo — a Antártida. A Groenlândia, uma enorme ilha ártica no norte da América do Norte, também é referência para este cenário.

Sob um céu azul com poucas nuvens, Sonic passa uma fase com caminhos brancos, cercados de água e glaciares, com grandes colunas de gelo que surgem para atrapalhar o caminho. Algumas áreas da fase se passam no interior de cavernas congeladas. Durante a noite, uma bela aurora boreal aparece nos céus ao fundo.

Shamar 

Shamar é uma região com forte inspiração em várias localidades no Oriente Médio, como as cidades de Petra na Jordânia, Teerã no Irã, Bagdá no Iraque e Doha no Catar. O nome do cenário jogável dessa região diz muito sobre ele: Arid Sands, com a descrição “um deserto rochoso com ruínas”.

A paisagem é cercada pelo deserto em sua maior parte, com areia movediça presente mesmo nas áreas mais urbanas. Em um determinado momento, Sonic passa por ruínas construídas em montanhas semelhantes às ruínas de verdade da cidade de Petra. Longos caminhos de pedra e grandes penhascos complementam o cenário desértico.

Spagonia

Essa é uma das regiões mais belas do jogo, totalmente ligada à arte e cultura do mundo de Sonic. O cenário jogável dessa área, o Rooftop Run, é fortemente baseado em vários locais da Europa Ocidental.

Existem muitos elementos reconhecíveis de vários países europeus, principalmente da Espanha, Inglaterra, França e Itália. A arquitetura das casas (construídas bem próximas umas das outras) pelas quais Sonic atravessa pelos seus telhados alaranjados são baseadas em casas reais dos países citados antes, principalmente nas belas residências de Siena, na Itália.


Ao longo da fase, Sonic passará por uma enorme torre de relógio, que teve como principal inspiração o Big Ben de Londres. Longos canais de água, montanhas e parques também podem ser vistos pelas fases. Um grande aqueduto, semelhante aos que podem ser encontrados por toda a Europa, encerra a fase diurna de Spagonia.



Adabat

Adabat é um verdadeiro paraíso tropical em Sonic Unleashed. O vilarejo tem as famosas palafitas, que são as casas construídas sobre vários conjuntos de estacas em regiões alagadas, que servem para mantê-las firmes sobre a água. Essas casas podem ser vistas na fase Jungle Joyride, que é baseada em locais reais do Sudeste Asiático.

Jungle Joyride é basicamente um arquipélago tropical, com inspirações na Indonésia, Tailândia e Camboja. Ao longo do caminho percorrido por Sonic várias cabanas semelhantes às construções ancestrais tongkonan, construídas pelo grupo indígena Toraja e que podem ser localizadas na Indonésia, podem ser vistas.



Outra inspiração vem das ruínas que podem ser vistas pelas águas ao longo do cenário, que foram baseadas em partes de templos budistas asiáticos — sobretudo, o Angkor Wat. Esse templo é considerado a maior estrutura religiosa do mundo e fica 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, no Camboja.


Chun-nan

Essa é uma região cercada por montanhas, por onde o cenário Dragon Road é construído. As cordilheiras de Huangshan, localizadas na província de Anhui na China, serviram de inspiração principal para essa fase e aparecem ao redor do trajeto feito por Sonic em sua maior parte. Essas montanhas são um dos pontos turísticos chineses mais populares.

O cenário possui várias construções nas cores vermelho e preto que se erguem sobre as águas e nas montanhas, como torres, templos e pontes sólidas de madeira vermelha. As torres altas seguem o padrão das pagodes — um tipo de torre com várias beiradas bem comum na China. Embora muitos deles tenham sido construídos com propósitos religiosos, eles também foram usados para fins militares ou simplesmente para tornar as paisagens mais bonitas.


Todos esses elementos encontrados em Dragon Road têm características da arquitetura tradicional chinesa. Próximo ao fim do cenário diurno, um belo bosque com árvores de flor de cerejeira aguarda o ouriço.


Sonic Unleashed foi concebido com a ideia de trazer Sonic para o mundo real e, apesar dos elementos de gameplay duvidosos nos cenários noturnos, os desenvolvedores conseguiram entregar um título com um level design muito interessante. Mesmo para aqueles que não conseguiram — ou não pretendem — colocar as mãos no jogo, vale a pena conhecer um pouco das muitas referências que ele carrega.

Revisão: Pedro Franco

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google