Masuda não acreditava no sucesso de Pokémon fora do Japão por ser "fofo demais"

Diretor revela que a Game Freak foi informada para mudar o design dos monstrinhos para torná-los populares nos Estados Unidos.



Se a primeira impressão é a que fica, podemos dizer que essa expressão popular se aplica muito bem com a série Pokémon. A primeira geração de monstrinhos é sempre lembrada com muito carinho pelos fãs, seja pelo carisma ou pela nostalgia. Entretanto, a Game Freak quase mudou o design dos Pokémon para torná-los mais atraente para o público ocidental.


Em entrevista ao USGamer, o diretor Junichi Masuda revelou que a equipe de desenvolvimento foi informada que os Pokémon eram "fofo demais" para fazer sucesso fora do Japão e que deveriam alterar o design dos monstrinhos para lançar Red & Blue nos Estados Unidos. "No começo, nos disseram que os Pokémon eram muito fofos para serem bem-sucedidos nos Estados Unidos e que deveríamos mudar o design dos personagens. Na época, não era comum RPGs do Japão serem populares no Ocidente. Lembro-me de estar preocupado se os jogadores fora do Japão aceitariam Pokémon como ele era", disse Masuda.

O diretor contou que esperava que Pokémon como Charizard e Mewtwo ganhassem a atenção do público na América, mas tinha dúvidas se os monstrinhos mais redondos e rosados receberiam o mesmo tipo de carinho. "Felizmente, minhas preocupações provaram ser infundadas e todos os Pokémon encontraram seus fãs fora do Japão", comentou.

Para Masuda, a estratégia de trazer o anime de Pokémon juntamente com os jogos foi inteligente. "Decidimos começar com a série de TV animada e acho que essa estratégia realmente valeu a pena", disse. Ainda assim, ele revelou que só ficou completamente aliviado e convencido de que o público americano tinha aceitado Pokémon quando presenciou a exibição do longa-metragem Pokémon: The First Movie (chamado de "Pokémon O Filme: Mewtwo Contra-Ataca" no Brasil).

"Quando cheguei nos Estados Unidos, vi quantos produtos Pokémon estavam nas prateleiras das lojas. Havia muito mais produtos do que eu esperava e lembro de ficar muito surpreso. Ver o grande número de produtos disponíveis nas lojas foi provavelmente a primeira vez que realmente percebi o quão grande Pokémon tinha se tornado", relembrou Masuda.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google