Dicas e Truques

Pokémon Black/White (DS): O melhor time para a região de Unova

A quinta geração dos monstrinhos de bolso trouxe novos desafios, mecânicas e para superá-los, mostraremos os seis melhores Pokémon para esta tarefa.



A região de Unova é totalmente diferente das quatro anteriores e conta com diversos elementos que dão um charme para a região. Espelhadas nos jogos da primeira geração, as versões Black e White tentaram resgatar o fôlego da franquia e  possuem muitas semelhanças com Red e Blue, dentre elas uma dupla de Pokémon do tipo FIGHT com Throh e Sawk representando Hitmonlee e Hitmonchan, um Pokémon do tipo POISON que representa o lixo com Garbodor assim como o Muk, sobrando até para o trio de lendários parecido dos tipos ICE com Kyurem, ELECTRIC com Zekrom e FIRE com Reshiram. 

Aliás, nesses jogos, só podemos capturar os Pokémon criados para essas versões e os Pokémon lendário mascotes depois de vencermos a Elite, algo inédito até então. Falando em Elite, a dificuldade do jogo foi levemente reduzida, afinal, somos presenteados com o item Lucky Egg e dessa forma conseguiremos, com certa facilidade, treinar nossa equipe confortavelmente para passar pelos desafios desta região, que conta com dois rivais: Bianca e Cheren, um conjunto de líderes de ginásio bem interessante, sem contar na equipe vilã que possui dois líderes: Ghetsis e N

Para este guia, selecionamos os 6 melhores Pokémon, na nossa visão, que são capazes de vencer tranquilamente todas essas frentes e como sempre, não incluiremos os Egg Moves, Move Tutors e TMs encontrados após a Elite e já que os Pokémon lendários dessas versões são encontrados apenas depois de vencer a Elite Four, os mesmos passarão bem longe. Boa leitura!

Inicial

Parece que a Game Freak gostou tanto da ideia de juntar os tipos FIRE e FIGHT que por três gerações seguidas o inicial do tipo FIRE terá o mesmo tipo secundário. A princípio, o Tepig não chama tanta a atenção quanto o Snivy ou até mesmo Oshawott. Porém, assim que evolui para Pignite parece que a dificuldade do jogo diminui consideravelmente, pois temos tantas vantagens, mas tantas vantagens, que podemos chegar até o quinto ginásio utilizando apenas sua linha evolutiva. 

Além de passar com certa facilidade pelos ginásios, o Emboar se dá muito bem contra o Team Plasma, nossos dois rivais (Bianca, Cheren e até certo ponto N) e contra os membros da Elite, que também são extremamente fracos para os dois golpes de STAB do Emboar.

Nature - Naughty (+Atk, -SpD)

Ofensivamente, sua combinação de tipos cobre praticamente todos os cenários para dano neutro e suas bases de Attack (123) e Special Attack (95) permitem o uso de um moveset misto, ou seja, poucos Pokémon serão capazes de defender seus dois golpes STAB

Tirando sua monstruosidade ofensiva, seu potencial defensivo no papel é bom, pois sua base de HP é muito alta, na casa dos 110 pontos de base, porém, suas defesas são medíocres (base 65 em ambas) e somando sua baixa Speed (base 65) para um Pokémon ofensivo, alguns adversários no final do jogo podem ultrapassá-lo e causar uma enorme quantidade de dano, mesmo que o golpe utilizado seja neutro. 

Ainda que tenha um movepool com diversas opções, o Emboar raramente terá a oportunidade de utilizá-los, pois normalmente, os golpes de cobertura são para situações de desvantagem e se não conseguirmos nocautear o adversário que já realizou um ataque, no próximo turno provavelmente o Emboar será nocauteado e por isso, é melhor trocar para algum companheiro de equipe que consiga lidar melhor com a situação.

Sugestão de Moveset para Emboar

Stoutland

Este talvez seja um dos exemplos de Pokémon mais fortes para o “in-game” e que pode ser encontrado nas primeiras rotas do jogo. Assim que deixamos Nuvema Town, temos acesso ao Lillipup, que é um Pokémon do tipo NORMAL e todos sabemos porquê esse tipo é tão famoso: sua cobertura de dano é excelente, ainda mais se considerarmos as três mordidas elementais à sua disposição, Crunch para causar dano em Pokémon tipo GHOST e a falta de resistências para o tipo NORMAL na região de Unova. 

Com um bom Attack e bases defensivas sólidas para um Pokémon ofensivo, o Stoutlandé muito útil ao longo da jornada por ser capaz de lidar com alguns Pokémon que podem causar problemas para o Emboar.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Entretanto, seu movepool final está disponível apenas quando estivermos no sexto ginásio, pois faz-se necessário o uso do Move Reminder, que pede o item Heart Scale em troca de cada golpe que será aprendido. Para conseguir facilmente este item, em Driftveil City na casa a oeste do Centro Pokémon, uma mulher pede para mostrarmos um determinado golpe e de presente, nos dá uma Heart Scale. 

do excesso de HM's nas gerações passadas, temos apenas meia dúzia destes golpes, sendo que dois deles, Waterfall e Dive, são utilizados efetivamente  somente após a Elite Four e por esse motivo, podemos usá-lo como usuário do HM.04 - Strength, que recebe STAB e obrigatório para avançarmos em algumas cavernas do jogo, como a Victory Road.

Sugestão de Moveset para Stoutland

Seismitoad

Dentre todas as opções de Pokémon do tipo WATER, o Seismitoad se sobressai por conta de seus stats ofensivos balanceados, permitindo o uso de um moveset totalmente físico, totalmente especial ou até mesmo misto pois seu movepool acompanha estes atributos. 

Similar ao Stoutland, suas bases defensivas também são sólidas e permitem que o Seismitoad funcione como um tanque ofensivo. Agora seria a hora em que apontamos sua baixa Speed como ponto negativo, certo? Só que não. Sua habilidade, Swift Swim, dobra este atributo quando está chovendo, sendo que o Seismitoad aprende Rain Dance, ou seja, além de amplificar o dano de seus golpes STAB do tipo WATER e reduzir o dano dos golpes do tipo FIRE pela metade, ele se torna mais rápido que seus adversários. Tudo isso somado ao seu segundo tipo, GROUND, transformam o Seismitoad em um Pokémon a ser reconhecido e muito bem utilizado contra a maioria dos líderes de ginásio, e alguns Pokémon da Elite.

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)

Por outro lado (claro, nem tudo é perfeito), sua combinação de tipos lhe garante uma quádrupla fraqueza para o tipo GRASS, que mesmo não sendo tão comum dentre os treinadores de Unova, ainda é uma grande ameaça, principalmente contra a Bianca, que possui uma Serperior. 

Por mais diverso que seu movepool seja, por conta da maioria dos TMs considerados “bons” estarem disponíveis somente após a Elite, nossa principal fonte de dano será a combinação Rain Dance + Surf, até porque, o Seismitoad não é capaz de aprender Ice Beam (um dos poucos do tipo WATER a sofrer com isso), tendo que confiar em Sludge Bomb como golpe de cobertura para sua fraqueza. 

Em relação a Nature, a fim de manter seu potencial ofensivo e defensivo no mais alto nível, temos Brave e Quiet como opções, que mesmo reduzindo sua Speed, não serão fatores determinantes para que o Seismitoad não consiga desempenhar bem o seu papel.

Sugestão de Moveset para Seismitoad

Sigilyph

Certas características são padrão nos jogos da franquia Pokémon e uma delas é a presença de Pokémon do tipo FLYING nas primeiras rotas do jogo, que servirá como recipiente do HM.02 - Fly. Entretanto, não iremos utilizar o Unfezant, mesmo sendo a escolha mais comum para essa função, pois estamos visando o máximo de performance para os desafios de Unova. 

Ao analisarmos o movepool do Unfezant, o único golpe voador e físico que ele aprende é Sky Attack e no Lv.61, ou seja, demora muito, sem contar o turno de carga. Seus outros golpes, ou são da categoria Special ou são muito fracos, tornando o Unfezant pouco atrativo. É aí que entra o Sigilyph. Também encontrado no Desert Resort, nosso pássaro (se é que dá para chamar esse “troço” de pássaro) possui um diferencial (e que diferencial) dentre os Pokémon do tipo FLYING presentes na Pokédex de Unova que é o seu segundo tipo, PSYCHIC.

Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Sabemos que Fly é um golpe da categoria Physical, porém, não iremos utilizá-lo em batalha, uma vez que base de Attack do Sigilyph é bem menor do que sua base de Special Attack, sem contar que teremos Air Cutter e Air Slash para STAB, que inclusive pode causar o efeito de flinch no adversário e como o Sigilyph é um Pokémon relativamente rápido, poderemos vencer lutas sem sequer sofrer dano. 

Por também ser do tipo PSYCHIC, golpes como Psybeam e Psychic estarão à sua disposição, recebendo STAB e completando uma cobertura que atinge muitos Pokémon que podem causar problemas para essa equipe, no caso, os Pokémon do tipo FIGHT, pois sua combinação de tipos lhe rende uma quádrupla resistência contra esses golpes. Isso, somado ao seu bom movepool o tornam uma escolha mais do que viável para esta equipe. 

Seu ponto negativo fica para o final do jogo, especialmente contra a Elite, pois metade dos membros presentes possuem vantagem direta: Shauntal é especialista no tipo GHOST enquanto que Grimsley é especialista no tipo DARK. Caitlin, a mesma do Battle Castle de Pokémon Platinum, é especialista no tipo PSYCHIC e seus Pokémon possuem golpes de cobertura que podem ameaçar o Sigilyph, sobrando apenas Marshall, que é especialista no tipo FIGHT.

Sugestão de Moveset para Sigilyph

Krookodile

Além do Emboar, precisamos de um segundo Pokémon para causar dano nos adversários. Por ter características únicas, o Krookodile foi escolhido por literalmente “varrer” toda a região de Unova, desde os treinadores mais fracos no Desert Resort até o campeão Alder e no pós jogo, a Cynthia. 

Seus dois tipos, DARK e GROUND cobrem todos os tipos para pelo menos causar dano neutro, pois Earthquake é um golpe que pode ser utilizado em quase qualquer tipo de situação e Crunch é utilizado quando não podemos usar Earthquake (ainda reduz a Defense do alvo, causando ainda mais dano no próximo ataque), no caso, contra Pokémon do tipo FLYING ou com a habilidade Levitate, sem contar seus golpes de cobertura para aumentar ainda mais sua amplitude. Sua habilidade principal, Moxie, aumenta seu Attack cada vez que ele nocautear um adversário e como os treinadores importantes do jogo possuem de 4 a 6 Pokémon, assim que o primeiro adversário é derrotado certamente venceremos a batalha com pouco esforço.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Por ser um Pokémon ofensivo, a Speed do Krookodile também é acima dos padrões de Unova e quase sempre atacará primeiro e com isso, pode garantir o boost de Moxie logo no primeiro turno, se tornando um verdadeiro “predador”. Porém, caso não seja possível nocautear um adversário logo de cara, o dano recebido será moderado, tendo em vista as defesas medianas do Krookodile e mesmo que optemos por utilizar a habilidade Intimidate, receber menos dano é menos viável do que aumentar nosso Attack constantemente. 

Ainda, mesmo sendo capaz de aplicar muito dano nos adversários, Pokémon que possuem a Defense alta, como Ferrothorn que não sofre dano dobrado de seus golpes de STAB, pode causar problemas para o Krookodile por ser capaz de sobreviver um golpe dele e causar tanto dano quanto ele, deixando-o em uma faixa de HP em que golpes de prioridade como Mach Punch ou Aqua Jet possam nocauteá-lo. Por ser um Pokémon basicamente físico, nossas opções de Nature ficam entre Adamant ou Jolly, sendo que a primeira garante mais Attack e a segunda mais Speed.

Sugestão de Moveset para Krookodile

Galvantula

Muitos Pokémon do tipo ELECTRIC, como Jolteon e Eelektross, apenas sonham em ter um segundo tipo para aumentar sua cobertura de dano ou para terem seu lugar ao sol. Nesse ponto, a Galvantula se destaca dentre os Pokémon desse tipo presentes na região de Unova por ter BUG como segundo tipo e com isso, é capaz de causar muito dano contra a Elite Four, todo o time do Cheren e Bianca, além de alguns líderes de ginásio. 

Com um bom Special Attack e Speed, a Galvantula normalmente ataca primeiro e graças à sua habilidade, Compound Eyes, a precisão dos golpes utilizados por ela aumenta em 20%, fazendo com que Thunder tenha 91% de chance ao invés de 70%, ou seja, temos um golpe com 120 pontos de base, STAB e com grandes chances de acertar o alvo.

Nature - Timid (+Spe, -Atk)

Além disso, sua cobertura de dano com Signal Beam aumenta significativamente, por causar dano em Pokémon dos tipos ELECTRIC, GRASS e GROUND, que possuem resistência a Thunder. Entretanto, seu movepool contém mais golpes da categoria Physical do que Special, que não é o melhor atributo da Galvantula e com isso, usaremos com frequência apenas seus golpes de STAB

Por falar nisso, caso a Galvantula não seja capaz de nocautear seu adversário, receberá um bom dano, pois suas defesas são baixas, tornando-a um Pokémon relativamente frágil a ponto de um golpe neutro quase derrubá-la e se for super efetivo, pode preparar o Revive na mochila. Suas opções de Nature ficam entre Modest e Timid e dependem da preferência/necessidade.

Sugestão de Moveset para Galvantula

Opcionais

Eelektross

Opção para a vaga da Galvantula, o Eelektross não possui fraquezas por conta de sua habilidade, Levitate, torná-lo imune a golpes do tipo GROUND, que é a única fraqueza do tipo ELECTRIC. Ofensivamente, o Eelektross pode aprender diversos golpes, cobrindo vários treinadores importantes. 

Ainda que seja um Pokémon ofensivo, suas defesas permitem que ele sobreviva alguns golpes, até porque, sua Speed é bem abaixo da média e na maioria das vezes, receberá um ataque antes de poder causar seu dano. Como sua Speed já não é das melhores, nossas opções de Nature ficam em Brave se preferir um moveset mais físico ou Quiet se preferir um moveset mais especial.

Scrafty

Se olharmos para o Scrafty, não imaginamos seu potencial destruidor na região de Unova. Sua combinação de tipos, DARK e FIGHT são capazes de causar dano neutro em TODOS os Pokémon dessa região, ou seja, pelo menos aplicam dano neutro nos adversários, sem contar os golpes de cobertura, que ajudam contra os Pokémon do tipo FLYING, sua única fraqueza. 

Entretanto, sua Speed é muito baixa e é certeza que levará algum dano de seus adversários antes de poder atacar e por mais que possua bases defensivas altas para um Pokémon ofensivo, a falta de golpes de recuperação de HP farão com que ele seja enfraquecido muito rápido. Por ser exclusivamente físico, nossa opção de Nature fica em Adamant, dessa forma, poderemos causar a maior quantidade de dano possível sem sacrificar nenhum outro atributo.

Chandelure

Dominante na região, o Chandelure inclusive é utilizado por Shauntal, membro da Elite Four e especialista em Pokémon do tipo GHOST. Seu segundo tipo FIRE, lhe garante uma excelente cobertura de dano com apenas dois golpes, sendo capaz de derrubar virtualmente todos os membros da Elite. 

Sua habilidade, Flash Fire, lhe garante imunidade ao tipo FIRE e ainda aumenta o dano causado por seus próprios golpes deste tipo, ou seja, dobra a força desses golpes quando utilizado pelo Chandelure. Mesmo sendo um excelente Pokémon no papel, na prática o Chandelure deixa a desejar pois muitos TMs que ele pode aprender são encontrados apenas a após a Elite, limitando seu potencial. Para causar mais dano, temos Modest como opção de Nature ou Timid se preferir atacar antes.

Darmanitan

Temos aqui um “Mini-Emboar”, pois tem o mesmo potencial ofensivo, golpes similares e uma habilidade incrível, Sheer Force, que elimina o segundo efeito dos golpes para aumentar 30% do dano e que dano, pois o Darmanitan possui 140 pontos de base em Attack. Também pode ser encontrado no Desert Resort e assim que temos acesso ao Darmanitan, podemos utilizá-lo em qualquer situação, pois sua Speed é acima da média (base 95) e seus golpes de cobertura praticamente eliminam qualquer adversário. 

Porém, ele possui somente o tipo FIRE e mesmo com todo o potencial ofensivo, os golpes disponíveis são relativamente fracos, sem contar suas defesas que praticamente não existem. No mais, o Darmanitan é um excelente Pokémon para se utilizar no “in-game” e pode até formar um combo de “FIRE-spam” com o Emboar.

Outros Iniciais

Samurott

O tipo WATER é conhecido por ser um dos mais equilibrados dentre as 17 opções até então presentes nos jogos da quinta geração. Em termos de dificuldade, iniciar nossa jornada com o Oshawott nos renderá vantagens e desvantagens por igual, sendo o começo do jogo um pouco mais difícil por conta da Elesa, líder do quarto ginásio e especialista no tipo ELECTRIC ser uma das mais complicadas de se vencer em toda a franquia. 

Contudo, assim que evoluímos nosso inicial para Samurott, seus stats ofensivos garantem um bom dano no adversário, além de poder utilizar um moveset misto, amplificando ainda mais sua efetividade. Por conta disso, seus companheiros de equipe visam mitigar suas fraquezas no começo do jogo e ainda podem contribuir com uma boa parcela quando chegamos para desafiar a Elite Four. A equipe será composta por:

Samurott: Surf, X-Scissor, Swords Dance e Aqua Jet;
Krookodile: Earthquake, Crunch, Rock Slide e Dragon Claw;
Scrafty: High Jump Kick, Crunch, Strength e Rock Slide;
Sigilyph: Psychic, Air Slash, Fly e Charge Beam;
Darmanitan: Flare Blitz, Bulldoze, Rock Slide e Brick Break;
Galvantula: Thunder, Signal Beam, Charge Beam e Flash.

Serperior

Por quatro gerações seguidas, o tipo GRASS é classificado como o pior para um Pokémon inicial. E não é para menos. No papel, os stats do Snivy são bons, ainda mais quando chega em sua forma final, Serperior pois suas bases de Attack e Special Attack são iguais (75 pontos), suas defesas são altas para um Pokémon ofensivo (95 em ambas) e sua Speed é uma das mais altas dessa região (base 113). Porém, seu movepool é extremamente limitado e com isso, não temos como causar dano sem golpes fortes. 

Para se ter uma ideia, apenas seus golpes de STAB são realmente usáveis e para piorar, a Serperior perde para quase todos líderes de ginásio por só ter vantagem direta contra o Clay, especialista no tipo GROUND. Portanto, sua equipe terá a árdua tarefa de vencer os outros 7 ginásios por ela, sendo composta por:

Serperior: Leaf Blade, Aerial Ace, Swords Dance e Return;
Seismitoad: Surf, Bulldoze, Rain Dance e Sludge Bomb;
Scrafty: High Jump Kick, Crunch, Strength e Rock Slide;
Sigilyph: Psychic, Air Slash, Fly e Charge Beam;
Chandelure: Flame Burst, Shadow Ball, Will-O-Wisp e Hex;
Eelektross: Thunderbolt, Acid Spray, Acrobatics e Flash Cannon.

E então pessoal, essa equipe parece mesmo ser capaz de vencer a região de Unova? Acham que outro Pokémon deveria compor a equipe? Postem nos comentários suas críticas e seus times utilizados nessa jornada. Teremos ainda a versão desta equipe para Black e White 2, que com certeza não será parecida com esta. Até mais!
Revisão: Ana Krishna Peixoto

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google